Competição de nível nacional -

Mineiro vence na Elite e Desafio da Primeira Capital revela campeões piauienses

Para ficar na memória a segunda edição do Desafio da Primeira Capital, prova de mountain bike, que agitou o Sul do Piauí, neste final de semana, na cidade de Oeiras. Participaram 169 bikers que percorreram 60 km de percurso de alto nível, aliás a nível de etapa nacional, já que a prova foi válida foi válida pelo ranking nacional do estilo XCM (circuito cross crountry maratona) da Confederação Brasileira de Ciclismo e válida também pela 9ª e penúltima etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, da Federação de Ciclismo do Piauí. O tempo total de prova foi de 5h30. Mas os ponteiros das principais categorias, como a Elite, Master A-1, Master A-2 e Sub-30 terminaram o circuito em pouco mais de 2h30 a 3 horas. Participaram ciclistas de oito estados: Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Piauí. A premiação foi de R$ 10 mil.

Campeões piauienses, cearenses, mineiros e brasileiros deram o ar da graça, o que tornou a prova do mais alto nível técnico, na qual as estratégias, a resistência, a velocidade e a superação foram fatores preponderantes para encarar um sol ardente e altas temperaturas, que a partir da metade da prova chegaram a marcar 45 graus Celsius.

“A prova realmente foi bastante técnica, com trechos onde a velocidade foram de médias acima dos 40 km por hora e em outros, onde a atenção tinha que ser total, como na descida que batizamos de alta tensão, onde o perigo de deslizar, cair e se machucar foram grandes”, disse o diretor de prova, Márcio Braz Filho. Os organizadores Paulo Fernandes e Último Campos, que também são ciclistas ficaram satisfeitos com a participação, que foi dentro do esperado. “Tivemos aqui os melhores ciclistas de MTB do momento, como os mineiros Gustavo Santos e o Rosinha, de Minas Gerais, e também cearenses e piauienses, que vêm liderando provas importantes na temporada”, disse Último Campos.

Alguns atletas chegaram a passar mal, como o campeão piauiense por antecipação da categoria Máster A-2, José Murta, o Cremosinho, de Teresina. Ele já é o campeão 2013 antecipado na categoria. O piauiense 5º colocado na categoria Elite, Gerson Albuquerque, também de Teresina, celou com o resultado o título de campeão piauiense, na categoria por antecipação.

De Fortaleza e de outras cidades cearenses, como Tianguá, a representatividade foi grande, tendo a participação de 22 atletas. A equipe Instituto Pedalar era uma das mais fortes, todos na categoria Elite, com Diego Almeida Ferreira, Júnior Cabeção, Elionai Costa, Gilberto Sousa e Claudio Anastácio. Diego foi o melhor colocado dos cinco, obtendo o quarto lugar na categoria. Na Elite, destaque para o mineiro de Lagoa da Prata, Gustavo Santos; ele venceu a prova com folga, já que seus adversários cometeram erros, a exemplo do segundo colocado e um dos melhores atletas do Piauí, Lindomar Ferreira, de Altos, e o outro mineiro Edicarlos Oliveira, o Rosinha, de Belo Horizonte, que chegou na terceira posição. Rosinha foi vice-campeão da prova em 2012 e é destaque nacional, já que foi campeão brasileiro em 2012 no XCM. “Peguei um trecho errado e corri mais de dois quilômetros errado e tive que voltar, mas aí já era tarde porque peguei um pelotão que também contribuiu para atrasar”, disse Lindomar.

Destaque para a categoria Júnior, na qual o atleta de Altos, Piauí, Matheus Ferreira, de 14 anos, garantiu o 1º lugar e também ampliou mais ainda a vantagem do campeonato piauiense. “A prova foi muito boa e os atletas de fora deram um ritmo melhor e a gente só aprende com a experiência que eles têm em outros eventos por aí afora e com a preparação que eles fazem para provas grandes”, disse o garoto.

No feminino, destaque novamente para Carmem Castro, que é personal trainer e venceu as outras sete adversárias, com folga. Carmem já é campeã piauiense por antecipação, tornando-se bicampeã consecutiva, já que levou o título também de 2012, em sua estreia no esporte. O Desafio da Primeira Capital também foi marcante para a estreante Albertina Nogueira, de 36 anos. Foi sua primeira competição e ela gostou tanto que pretende continuar no esporte. A ciclista é moradora do assentamento Vista Alegre e como é pedagoga contribui para o desenvolvimento do assentamento onde vive desde que nasceu. “Foi maravilhosa, cansativa, mas valeu a pena”, disse.

Mais de 10 ciclistas de Floriano participaram da prova, entre eles o paratleta Luís Alves, de 43 anos, que se considera atleta profissional, pois vive do esporte e recebe até bolsa de incentivo do Governo Federal. “Corro também paratriatlon e sou campeão brasileiro deste ano em quatro etapas realizadas, sendo a última em Caraguatatuba, São Paulo. Aqui em Oeiras corri na Turismo e gostei bastante”, disse o atleta afirmando que não tem dificuldade em participar das provas, mesmo não tendo uma das pernas. Destaque também para o empenho dos atletas de Oeiras que encararam os 30 km da categoria Turismo, da qual dos cinco melhores colocados, quatro foram da cidade.

RESULTADO DESAFIO DA PRIMEIRA CAPITAL – VÁLIDO PELO RANKING NACIONAL DE MOUNTAIN BIKE XCM E 9ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MOUNTAIN BIKE
ELITE
1º - Gustavo Ricardo – Lagoa da Prata – MG
2º - Lindomar Ferreira – Altos – PI
3º - Edicarlos Oliveira (Rosinha) – Belo Horizonte – MG
4º - Diego de Almeida – Fortaleza – CE
5º - Gerson de Albuquerque – Teresina – PI

JUNIOR
1º - Matheus Ferreira – Altos – PI
2º - João Alves Neto – Altos – PI
3º - Lucas Sousa – Picos – PI
4º - Erick dos Santos – Teresina – PI
5º - Bruno Camargo – Ipubi - PE
SUB-30
1º - Antonio Marcelo – Teresina – PI
2º - Francisco Cristiano – Tianguá – CE
3º - Rafael Pinto – São Luís – MA
4º - Francilângio – Tianguá- CE
5º - Marcelo Tavares – Tianguá – CE

MASTER A-1
1º - Valdécio Cariri – Fortaleza – CE
2º - Celso Pereira – São Luís – MA
3º - Manoel Dionísio – Floriano – PI
4º - Adalberto Morais - - Parnaíba – PI
5º - Deybith Oliveira – Parnaíba – PI

MASTER A-2
1º - José Carlos de Sousa – Altos – PI
2º - José Ivanildo – Crato - CE
3º - Celso Henrique – Teresina – PI
4º - José Gonçalves Murta – Teresina – PI
5º - Fábio Nogueira – Teresina - PI

MASTER B-1
1º - João Batista – Fortaleza- CE
2º - Maurício Miranda – São Luís – MA
3º - Bonifácio Teixeira – Teresina – PI
4º - Francisco Gonçalves – São Luís – MA
5º - Pedro Araújo – Teresina – PI

MASTER B-2
1º - Joselito Gomes (Dedé) – Teresina – PI
2º - André Borges Gonçalves – Parnaíba – PI
3º - Wagner Dias – Teresina - PI
OVER-50
1º - Antonio Francisco Oliveira – Teresina – PI
2º - Aldo Ferro – Teresina – PI
3º - Rubens Santos – Teresina – PI
4º - Raimundo Andrade – Crato – CE
5º - Francisco Carleonis – Fortaleza – CE

FEMININO
1º - Maria do Carmo Castro – Teresina – PI
2º - Antonia Luíza (Pituíba) – Barão de Grajaú – MA
3º - Marineide da Silva – Castanhal – PA
4º - Lidiana Alves – Teresina – PI
5º - Simone Gilvani – Picos – PI

TURISMO
1º - Acilino Marcos – Oeiras – PI
2º - Edimilson de Sousa – Oeiras – PI
3º - Pedro Henrique – Picos – PI
4º - Ronival Alves – Oeiras – PI
5º - Marcos Moura – Picos - PI

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco