Outros não tiveram sorte -

Há dez anos, Messi foi campeão mundial sub-20; veja onde estão seus companheiros

Há dez anos, Lionel Messi começava a entrar para a história da seleção argentina. No dia 2 de julho de 2005, vestindo a camisa 18, ele marcou dois gols de pênalti na decisão contra a Nigéria. Os albicelestes venceram por 2 a 1.

Messi terminou o torneio como melhor jogador e artilheiro com seis gols, incluindo um contra o Brasil, na semifinal. Era um cartão de visitas do que estava por vir nos anos seguintes no Barcelona, mas ainda não veio na seleção argentina principal, pela qual o craque pode conquistar seu primeiro título neste sábado, contra o Chile, na final da Copa América.

Além de Messi, cinco jogadores daquele time estarão na final deste sábado: Zabaleta, Garay, Biglia, Gago e Agüero. Outros jogadores campeões em 2005, no entanto, não tiveram tanta sorte na carreira, o que mostra que título, em divisões de base, não garante sucesso nenhum. Confira onde estão os companheiros de Messi na conquista do Mundial Sub-20 de 2005:

1 - Óscar Ustari: goleiro, foi reserva na Copa do Mundo de 2006 e campeão olímpico em 2008. Em clubes, surgiu bem no Independiente, mas não se firmou no futebol europeu e atualmente está no Newell's Old Boys.

2 - Gustavo Cabral: zagueiro, surgiu bem no Racing, passou pelo River Plate, e atualmente defende o Celta, da Espanha.

3 - Lautaro Fornica: lateral-esquerdo revelado no Newell's Old Boys, teve uma sequência no Godoy Cruz entre 2008 e 2010. Depois disso, passou pelo futebol grego e atualmente defende o Guarani Antonio Franco, da segunda divisão argentina.

4 - Julio Barroso: volante que também joga como zagueiro, não se firmou no Boca Juniors, mas faz carreira no futebol chileno. Atua no Colo-Colo desde 2014.

5 - Juan Manuel Torres: volante revelado pelo Racing, atuou também pelo San Lorenzo e foi vendido em 2011 para o Metalist Kharkiv, da Ucrânia, onde atua até hoje.

6 - Gabriel Paletta: desde 2010 o zagueiro atua no futebol italiano. Em 2014, trocou o Parma, falido, pelo Milan. Naturalizou-se e fez parte da seleção italiana que jogou a Copa do Mundo de 2014.

Lucas Biglia durante jogada com Schweinsteiger no Maracanã7 - Lucas Biglia: volante, desde 2013 atua no Lazio e atualmente é titular da seleção argentina principal.

8 - Pablo Zabaleta: titular do Manchester City e da seleção principal, Zabaleta foi também campeão olímpico ao lado de Messi.

9 - Pablo Vitti: centroavante revelado pelo Rosario Central, virou um andarilho do futebol. Passou por Ucrânia, Canadá, Peru, México e Equador. Atualmente está no San Martín de San Juan, da primeira divisão argentina.

10 - Patricio Pérez: meia formado no Vélez Sarsfield, foi outro a rodar o mundo. Passou por México, Cile e Austrália. Atualmente, está no Once Caldas, da Colômbia.

11 - Emiliano Armenteros: meio-campista formado no Banfield, atuou por Sevilla, Rayl Vallecano, Xerez e Osasuna, da Espanha. Atualmente está no Jaguares Chiapas, do México.

12 - Nereo Champagne: goleiro reserva na conquista, foi formado no San Lorenzo. Desde 2012 é o camisa 1 do Olimpo de Bahía Blanca.

13 - Ezequiel Garay: zagueiro, foi campeão olímpico em 2008 e titular da seleção argentina na Copa do Mundo de 2014. Defende o Zenit, da Rússia.

14 - David Abraham: zagueiro revelado pelo Independiente, foi tricampeão suíço pelo Basel, e desde 2013 defende o Hoffenheim, da Alemanha.

15 - Rodrigo Archubi: meio-campista, surgiu bem no Lanús e foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, em 2007. Voltou ao River Plate no ano seguinte, mas foi pego em um antidoping por consumo de maconha, suspenso e dispensado. Depois disso, passou pelo Juventude e atualmente está no Sporting Italiano, da terceira divisão.

16 - Neri Cardozo: meia, surgiu como promessa no Boca Juniors em 2004 e foi campeão da Libertadres em 2007. Dois anos depois, acertou com o Jaguares Chiapas e em 2010 foi para o Monterrey, do México, clube pelo qual foi tricampeão da Liga dos Campeões da Concacaf.

17 - Fernando Gago: volante comparado a Fernando Redondo no início de carreira, atuou por Real Madrid, Roma e Valencia antes de retornar ao Boca em 2013. Participou da Copa do Mundo de 2014 e está na Copa América de 2015, junto com Messi, Agüero, Garay, Biglia e Zabaleta.

Agüero Mundial Sub-20 200719 - Sergio Agüero: atacante, foi também campeão mundial sub-20 em 2007 (quando foi eleito o melhor jogador). Está no Manchester City, onde é ídolo, e disputou as duas últimas Copas do Mundo.

20 - Gustavo Oberman: meia formado no Argentinos Juniors, jamais conseguiu se firmar na primeira divisão argentina e passou por vários clubes sem destaque. Atualmente, defende o San Marcos de Arca, da segunda divisão chilena.

21: Nicolás Navarro: terceiro goleiro, foi campeão olímpico em 2008, e passou por Napoli e River Plate, sem se firmar. Atualmente, joga no Gimnasia y Esgrima.

Fonte: Com informações do Globo Esporte

Comentários

Trabalhe Conosco