Esporte

Será o outro jogão da rodada · 11/01/2013 às 19h33

Flamengo é mais vice que o Vasco no geral, mas vence no 'confronto'

Vasco não vence o Flamengo em decisões desde o Carioca de 1988, mas se somarmos todos os vices...


Compartilhar Tweet 1



Muitos torcedores do Flamengo que vão ao Engenhão neste domingo estão empolgados com a possibilidade de cantar "vice de novo" para os vascaínos. A melodia ecoa em estádios do Rio desde o tricampeonato estadual conquistado pelos rubro-negros sobre o time da Colina em 1999/2000/2001.

O Vasco não vence o Flamengo em decisões desde o Carioca de 1988, mas, na estatística geral, pode provocar o rival quando o assunto é o número de vices em todas as principais competições disputadas na história. O Flamengo já terminou em segundo lugar 40 vezes. O Vasco, 35. Ou seja o Fla é mais vice que o Vasco.

No confronto direto, no entanto, a vantagem é mesmo do Flamengo. O time já foi 12 vezes campeão com o rival como vice. Mas a diferença não é tanta: O Vasco já comemorou 11 vezes com o Flamengo em segundo. No levantamento, é importante lembrar, não foram consideradas finais de turno do Campeonato Carioca. No estadual deste ano, por exemplo, o Flamengo deu a volta olímpica diante da torcida do Vasco na decisão da Taça Rio.

Mas o vice da competição, contando toda a campanha, foi o Fluminense. Nesses critérios, a última vez que o Flamengo foi campeão sobre o Vasco foi na Copa do Brasil de 2006. Em alguns anos, por conta do formato das competições, existe polêmica sobre quem foi o vice. No Torneio Rio-São Paulo de 1957, Flamengo e Vasco terminaram empatados na segunda colocação , com 11 pontos. O Rubro-Negro é considerado vice por ter melhor saldo de gols (8 contra 3). Porém, o Vasco aparece como vice em algumas publicações por ter vencido o Flamengo no confronto direto na competição (1 a 0, no dia 08/05/57).

Situação parecida acontece no estadual de 1961. Fla e Vasco terminaram na segunda colocação com o mesmo número total de pontos (30), mas os rubro-negros tinham maior saldo de gols. O meia Felipe, campeão carioca pelo Flamengo em cima da equipe cruz-maltina em 2004, não gosta quando os rubro-negros chamam o Vasco de vice. - Para ser vice, tem que chegar à final. Se chegou, é porque tem mérito. Infelizmente, só um pode ganhar e na nossa cultura, o segundo lugar não serve. O Vasco é um time grande, e isso vem de berço. Essa é uma final diferente, porque só o Vasco está buscando o título, mas não depende só de nós.

Fonte: Com Informações Do Globoesporte.com