180graus

Futuro do futebol - 04/03/2015 às 09h37

Fique por dentro do torneio Sul Americano, a disputa iniciará hoje!

O Sul-Americano sub-17, será realizado nas cidades de Assunção, Capiatá e Luque

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Teresina Participativa
Você no controle do Processo





A partir desta quarta-feira, os talentos do futuro do futebol do nosso continente começam a desfilar nos gramados do Paraguai. O Sul-Americano sub-17, a ser realizado nas cidades de Assunção, Capiatá e Luque, põe frente a frente as jovens promessas escolhidas para representarem seus países na competição que dá quatro vagas para o Mundial da categoria, que acontece em outubro, no Chile. Pela partida de abertura, os anfitriões enfrentam a Venezuela na noite desta quarta.

No torneio, a atual campeã Argentina, que já levantou a taça três vezes, tenta desbancar o decacampeão Brasil, que conta com promessas de grandes clubes nacionais para buscar o título. O Uruguai, que testa sua geração promissora, e a Venezuela, atual vice-campeã que tem recebido investimentos no futebol de base, prometem correr por fora.

Favoritos e destaques
Credenciada pelo título em casa no último Sul-Americano sub-17, em 2013, a Argentina já colheu frutos de seu trabalho no futebol de base ao conquistar também o torneio na categoria sub-20 em 2015.

Os garotos argentinos são comandados por Miguel Ángel Lemme, ex-jogador de 61 anos que foi assistente técnico de Maradona na seleção principal entre 2009 e 2010. Entre os destaques do plantel dirigido por ele, está o goleiro Federico Bonansea, que tem apenas 16 anos, mas já foi integrado ao elenco profissional de seu clube, o Belgrano. Na frente, uma das principais estrelas é o atacante Tomás Conechny, do San Lorenzo, que deixou duas vezes sua marca na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai em amistoso preparatório, e também garantiu o triunfo do time por 1 a 0 sobre o Catar em outro jogo-treino.

Defendendo o domínio histórico na competição e com a esperança de fazer melhor que o time sub-20, que chegou apenas em 4º no Sul-Americano da categoria, o Brasil chega forte ao Paraguai. Comandada pelo técnico Caio Zanardi, a base da Seleção Brasileira sub-17 joga junta desde o sub-15, em 2013, e conta com jovens destaques de grandes clubes nacionais. A estreia acontece às 20h10 (de Brasília) desta quinta-feira, contra a Colômbia.

Em entrevista à GazetaEsportiva.net, o lateral esquerdo Caíque, do São Paulo, garantiu que a equipe canarinho está confiante para o torneio. "A importância (do Sul-Americano) é bem grande. É um dos campeonatos mais importantes da nossa categoria, e depois dá classificação para o Mundial. Vamos tentar conseguir essa classificação, e tenho certeza que vamos fazer um bom campeonato representando o Brasil todo", declarou.

Na outra lateral, Kleber, do Flamengo, se destaca por sua velocidade e apoio ao ataque. No meio-campo, o segundo volante Andrey, do Vasco, mostra ímpeto na marcação e qualidade na chegada à frente. O meia Matheus Pereira, do Corinthians, dá um toque de classe ao setor central da equipe. Na frente, está a grande promessa do time: Evander, também do Vasco, que marcou 26 gols com a amarelinha em 2014 e é tido como trunfo ofensivo brasileiro.

Possíveis surpresas
Comandada pelo treinador Santiago Ostolaza, ex-meia do Nacional, de 42 anos, o Uruguai busca sua primeira conquista no torneio após chegar três vezes ao vice-campeonato (em 1991, 2005 e 2011). Para tentar conseguir o título, a jovem Celeste deposita sua esperança de gols no atacante Nicolás Schiappacasse, do River Plate-URU, que foi o artilheiro da sub-17 em 2014, com 11 tentos, e atraiu a atenção de grandes clubes europeus. Atualmente, já tem acordo verbal com o Atlético de Madri para defender a equipe espanhola quando completar 18 anos de idade, o que acontece no início de 2017.

Atual vice-campeã, a Venezuela fez forte preparação para o Sul-Americano sub-17. No fim do ano passando, a equipe viajou para a Espanha, onde fez sete jogos-treino, totalizando quatro vitórias (contra Indonésia, Real Madrid, Atlético de Madri e Deportivo La Coruña), dois empates (diante de Valencia e Villarreal) e uma derrota (para o Levante). A jovem Vinotinto, comandada por Ceferino Bencomo, ainda conquistou a Copa Internacional Go Pro Sport sub-17, na Colômbia.

Fórmula de disputa e regulamento
Na primeira fase do Sul-Americano sub-17, as dez seleções participantes estão dispostas em duas chaves. No Grupo A estão: Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela. Já no Grupo B, aparecem Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Uruguai. As equipes duelam entre si ao longo de cinco rodadas, ao fim das quais os três primeiros de cada agrupamento avançam ao hexagonal final.

Em caso de igualdade em pontos, tanto na primeira fase quanto no hexagonal final, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: saldo de gols, gols marcados, resultado de confronto direto e sorteio.

No hexagonal final, só são considerados os jogos e as estatísticas desta fase para o desempate, desconsiderando-se o que aconteceu na primeira. Caso as duas equipes que estiverem disputando o título estejam empatadas em todos os critérios e se enfrentem na última rodada, farão disputa de pênaltis para definir o campeão, se não houver vencedor no tempo normal. As seleções que ocuparem as quatro primeiras colocações ao fim do torneio garantem vaga no Mundial sub-17.

Primeira rodada

04/03 (quarta-feira) - Paraguai x Colômbia
05/03 (quinta-feira) - Brasil x Colômbia (às 20h10, de Brasília)
06/03 (sexta-feira) - Argentina x Equador
06/03 (sexta-feira) - Uruguai x Bolívia

Fonte: Com informações do footstats.net

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Teresina Participativa
Terrazzo Poti
Últimas Notícias
13h40 Homens são presos na zona rural de Bocaina após roubar carga 13h02 'Enade 2017' será aplicado no dia 26 de novembro; veja quais cursos avaliados 12h36 Prefeito Léo Leite faz recuperação de estradas vicinais 12h27 Cem dias da administração de Hermes Teixeira em Regeneração 11h59 Prefeito Joel participa de Encontro dos Municípios em Brasília 11h56 Rei da Cacimbinha fará show em Passagem Franca do Piauí 11h55 Floriano: prefeito realiza reunião para discutir os primeiros 120 dias de gestão 11h53 PM impede arrombamento de agência dos Correios no PI 11h48 Água Branca: prefeitura está construindo uma creche no bairro São Judas Tadeu 11h42 Prefeitura de Água Branca realiza a 10° Conferência de Assistência Social 11h36 Em Alegrete, atividades religiosas marcam primeiro dia de festividades 11h28 Filho encontra mãe de 70 anos morta e com sinais de violência sexual 11h23 SAMU de Colônia do Gurguéia foi inaugurado pela gestão anterior sem funcionar. 11h19 Após fechamento da fábrica em Fronteiras economia local é afetads 11h18 Onda de assaltos a mão armada assusta população esperantinense 11h08 Filhos fazem aniversário surpresa para mãe com o tema 'supermercado' 11h04 Adolescente em motocicleta morre em colisão com caminhão no Piauí 11h02 Campo Maior sediará de 27 a 29 Convenção Estadual de Pastores da Assembléia de Deus 11h00 Cabeceiras completará 25 anos de emancipação política com grande festa 11h00 Greve geral é 'choro' de sindicatos que vão perder dinheiro para manter regalias, dizem movimentos 10h56 Objeto no céu chama atenção dos moradores em Pedro II 10h53 Mulher morre em acidente de moto na PI 116, em Luis Correia 10h49 Polícia impede arrombamento dos Correios em Beneditinos 10h41 Homem mata irmão com facada no pescoço na cidade de Piripiri 10h37 Alegrete: 1° dia de festividades é encerrado com missa no município

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 841

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram