180graus

Jogo será pela Recopa - 13/12/2012 às 10h58

Corinthians e São Paulo farão final internacional pela segunda vez

As datas precisam ser definidas pela Conmebol (entidade que dirige o futebol da América do Sul)

Artcores
CEV
TELHAS MAFRENSE
Kangaco
MUNICIPIO CONTABILIDADE

O São Paulo alcançou mais um título inédito para sua galeria ao faturar a Copa Sul-Americana nesta quarta-feira diante do Tigre, da Argentina. De quebra, carimbou vaga para a Recopa-2013, contra o Corinthians. As datas precisam ser definidas pela Conmebol (entidade que dirige o futebol da América do Sul).

O curioso é que os tradicionais rivais só duelaram uma vez em torneios internacionais oficiais. Foi em 1994, quando disputaram a semifinal da extinta Copa Conmebol. Quem acabou triunfando na disputa foi o clube do Morumbi, que avançou nos pênaltis.

Depois o São Paulo foi campeão em cima do Peñarol, do Uruguai. Durante toda a campanha o time tricolor utilizou um time "B", apelidado de "Expressinho". Essa foi a saída encontrada pelo clube para driblar um calendário inchado.

Jogadores como o goleiro Rogério Ceni, o zagueiro Bordon, o meia Juninho Paulista, e os atacantes Caio e Denilson, que eram promessas do São Paulo, foram os protagonistas da campanha continental. O técnico foi Muricy Ramalho, então auxiliar de Telê Santana (que também abriu mão do torneio).

Juninho Paulista, aliás, protagonizou algo raro. No mesmo dia em que participou da vitória sobre o Sporting Cristal, do Peru, por 3 a 1, no Morumbi (fez gol, inclusive), ele também disputou um jogo contra o Grêmio pelo Brasileiro.

Já o Corinthians, apesar de realizar boa campanha no Nacional, utilizou sua base na Copa Conmebol. Assim, jogadores como os atacantes Casagrande e Tupãzinho e o goleiro Ronaldo estiveram presentes nos jogos da equipe alvinegra.

Os dois jogos da semifinal entre os rivais foram no início de dezembro e no Pacaembu. O primeiro duelo terminou com vitória são-paulina por 4 a 3. No segundo os corintianos devolveram o revés e venceram por 3 a 2.

Na época, os torneios da Conmebol não tinham o critério de gols fora de casa, como ocorre hoje (com exceção das finais). Assim, a vaga foi decidida nos pênaltis.

Gralak e Leandro Silva erraram as cobranças pelo Corinthians. Caio foi o único são-paulino que falhou. A vitória por 5 a 4 tirou o time alvinegro do que poderia ser sua primeira final continental (algo que só aconteceu neste ano, na Libertadores).

Já na final, o São Paulo venceu o Peñarol por 6 a 1, no Morumbi, e perdeu por 3 a 0, no estádio Centenário, em Montevidéu. Foi suficiente para faturar o troféu.

A Recopa-2013, que será disputada no segundo semestre, reúne os campeões da Libertadores-2012 e da Sul-Americana-2012.

Fonte: Com Informações Da Folha Online

Publicado Por: Fábio Carvalho

Últimas Notícias
21h15 Prefeitura promove ações sociais na Vila Palmeira 21h05 Secretários tratam sobre ações para alcançar os Objetivos do Milênio 20h55 Secretário Marcos Affonso elogia atuação de Policial Civil no Fórum Desembargador Sarney Costa 20h41 Atiradinho! Cauã Reymond elogia seios de apresentadora argentina de 70 anos 20h38 Caminhão desvia de animal e sai da pista 20h35 Sefaz intensifica notificação de devedores de IPVA 20h30 Chris Pratt diz que passou fome para protagonizar 'Guardiões da Galáxia' 20h27 Secretaria de Saúde Promove Atividades Educativas em escola 20h15 Semu capacita profissionais de atendimento à mulher em situação de violência 20h06 Para presidente da república no Piauí: Dilma tem 58%, Aécio 18% e Campos 5 20h05 JEMS: Escolas do interior seguem invictas no futebol 20h02 Joelma diz que não se importa com rumores sobre seu casamento com Chimbinha 19h59 Zé Filho é aprovado por 57% do PI, segundo pesquisa do 'Jales' 19h53 Irmão nega que morte de Fausto Fanti tenha relação com briga conjugal 19h52 Para deputado estadual: Juliana tem 5%; Wilson 3% e Themístocles 2% 19h40 Para deputado federal: Marcelo tem 3%, Marllos 3% e Júlio César tem 2 19h35 Luana Piovani se irrita ao ser abordada por Repórter Vesgo em praia do RJ 19h32 Jales para senador: Wilsão tem 49% e Elmano Ferrer 27%; veja números 19h28 Governador Zé Filho desembarca em Floriano 19h25 UMA GRANDE MULTIDÃO DA INICIO AOS FESTEJOS DE CURRAIS 19h22 Caema divulga nota de utilidade pública 19h11 Recaída? Ana Maria Braga viaja com ex para Miami 18h49 Prefeitura vistoria veículos do transporte coletivo na capital 18h45 MP quer investigar Banco Central por autorizar venda do banco de Sílvio Santos 18h43 Ibope mostra Dilma com dificuldade em São Paulo e Minas e com folga no Rio