Finais estaduais -

Flamengo é campeão Carioca sobre o Vasco; Ituano conquista Paulistão

FLAMENGO LEVA TÍTULO CARIOCA
O Flamengo arrancou um empate heroico com o Vasco, em 1 a 1, na tarde deste domingo, no Maracanã, e conquistou o Campeonato Carioca pela 33ª vez.

Após levar um gol já no segundo tempo, em penalti bem convertido por Douglas, o gol do título foi marcado por Márcio Araújo que, em posição irregular, aos 45 minutos, aproveitou rebote quando a vitória parecia se encaminhar para São Januário.

Mesmo debaixo de chuva, o primeiro tempo foi quente. Com a obrigação de vencer para levantar a taça, o Vasco partiu para o ataque logo no início da partida. O Cruzmaltino pressionou o Rubro-Negro e chegou com perigo em algumas oportunidades com Douglas e Thalles. O Flamengo, por sua vez, jogando por empate para se sagrar campeão, saía em contra-ataques muito perigosos, geralmente puxados por Everton e Paulinho.

Tecnicamente, porém, as equipes pecavam bastante na execução das jogadas. Um fato que chamou atenção na primeira etapa foi o grande número de cartões. O árbitro Marcelo de Lima Henrique - alvo de uma polêmica por causa da esposa, Sandra Henrique, que apontou o Vasco como vice certo - distribuiu seis amarelos, sendo três para cada lado. Com muitas faltas e nervosismo, o primeiro tempo terminou sem bola na rede.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro, com o Vasco no ataque e o Flamengo esperando oportunidades para sair no contra-ataque. Os times, contudo, não conseguiam chegar ao tão sonhado gol por serem muito previsíveis. Com o passar do tempo, o clima ficou quente. Antes da casa dos 15 minutos, numa confusão antes da cobrança de um escanteio para o Flamengo, o zagueiro Chicão e o lateral André Rocha trocaram cabeçadas e discutiram asperamente. Marcelo de Lima Henrique não pensou duas vezes e expulsou a dupla. Apesar das expulsões, os ânimos continuaram exaltados, com muitas discussões em campo.

Confiante de que poderia vencer, o Vasco continuou na pressão até que finalmente conseguiu o que queria. Aos 28 minutos, Thalles achou Pedro Ken, que invadiu a área do Flamengo em alta velocidade. Erazo chegou forte e derrubou o meia: pênalti. Frio, Douglas foi para a bola e mandou no canto direito de Felipe, que nem saiu na foto: 1 a 0 e explosão da torcida cruzmaltina. Após o gol, a partida ganhou ainda mais emoção. Pressionado a buscar o empate, o Flamengo teve que sair mais para o ataque.

O jogo, então, se inverteu, com o Vasco recuado, esperando o contra-ataque, e o Flamengo na pressão para chegar ao gol. O jogo parecia que caminhava para a vitória cruzmaltina até que, na raça, o Flamengo empatou. Após cobrança de escanteio, Wallace cabeceou e a bola sobrou para Márcio Araújo, em posição irregular, após muita confusão na área, empurrar para o fundo do gol de Martín Silva. Depois, só deu tempo para Bernardo tentar colocar o Vasco novamente em vantagem, em cobrança de falta, mas já era tarde, título para o Flamengo.

ITUANO VENCE SANTOS NOS PENALTIS EM SP
O surpreendente Ituano mostrou qualidade desde a primeira rodada, saiu na frente na primeira decisão, perdeu a partida final no tempo normal para o Santos por 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu, mas, com muita garra e determinação, conquistou o bicampeonato do Paulistão nos pênaltis (7x6). Uma conquista digna da grandeza da famosa cidade de Itu. O Ituano é, sim, grande!

Mas a conquista do Galo não foi fácil. Longe disso. O time comandado pelo ex-volante Doriva precisou superar a falta de favoritismo e, principalmente, a derrota no tempo normal na finalíssima. Em uma disputa equilibrada de pênaltis, o goleiro Vagner defendeu a cobrança do zagueiro Neto e fechou com chave de ouro a belíssima campanha da equipe do interior.

Pressão do Santos, cera do Ituano. Nervosismo do Santos, desequilibrio do Ituano. O primeiro tempo da decisão do Paulistão teve pouca bola rolando e confusões de sobra. Ao todo, foram 24 faltas (13 do Ituano e 11 do Santos), quatro cartões amarelos e inúmeras discussões. Até Vladimir, goleiro reserva do Peixe, teve a proeza de receber cartão.
Em desvantagem na soma dos placares e apoiado pelos mais de 30 mil torcedores presentes no Pacaembu, o Peixe foi para cima desde o primeiro minuto. A ameaça ofensiva foi grande, mas a equipe visitante soube segurar o jogo. Ora na bola, ora com falta.

A pressão do Santos ganhou corpo nos minutos finais, quando o Ituano, com três jogadores amarelados, deu um tempo nas faltas. Aos 39 minutos, o grito de gol quase ecoou no estádio. Geuvânio lançou Leandro Damião dentro da área. O atacante escorou de cabeça para Cícero, que, bem marcado, não conseguiu tocar a bola para o fundo do gol de Vagner.

Aos 46 minutos, festa nas arquibancadas. A 13ª falta do Ituano na etapa inicial deu ao Peixe a chance de ir para o intervalo na frente do placar. Após bate e rebate dentro da área do Ituano, o zagueiro Alemão fez pênalti em cima de Cícero, que estava posicionado de forma irregular no início da jogada. Diferentemente do jogo anterior, o camisa 8 acertou o gol e colocou o Peixe em vantagem.

Ao contrário do que se viu na primeira etapa, o Ituano se lançou mais ao ataque do que o Santos no começo do segundo tempo. E também deu de ombros para as faltas. Com a bola no pé, o Galo até levou perigo ao gol de Aranha, mas não obteve sucesso.

O Peixe, de forma mais tímida, arriscou pouco. Na oportunidade mais clara de gol, aos 23 minutos, Geuvânio recebeu livre dentro da área e chutou cruzado a bola, que passou tirando tinta da trave. A rede não balançou, mas o lance incendiou a torcida e renovou o ânimo santista.

Mas o Ituano não estava entregue na partida. Pelo contrário. Aos 37 minutos, resposta do time de Itu. Em bela cobrança de falta, o zagueiro Anderson Salles por pouco não empatou a partida. Aranha foi ainda melhor e defendeu o chute.

Daí em diante, Ituano e Santos, já à espera da decisão por pênaltis, pouco criaram. Se arriscaram com cautela redobrada. Não à toa o lance mais chamativo dos minutos finais foi a expulsão de Cicinho, que recebeu o segundo cartão amarelo ao fazer falta em cima de Anderson Salles.

Um dos principais destaques da campanha do Ituano, Vagner também brilhou na finalíssima. Cícero, Alan Santos, David Braz, Gabriel, Arouca e Alison superaram o goleiro nas cobranças de pênaltis. Rildo acertou a trave. Mas a sombra do camisa 1 do Ituano cresceu para cima de Neto, que parou no goleiro e viu o Peixe deixar escapar o 21º título na história do Paulistão. Problema do Peixe. O Ituano acertou seis da sete cobranças e garantiu o bicampeonato estadual (2002 e 2014).

EM MINAS, CRUZEIRO CONQUISTA A TAÇA
O Cruzeiro é o campeão Mineiro de 2014! Após o empate sem gols na partida de ida, no Independência, a equipe celeste recebeu o Atlético-MG Mineirão e empatou novamente em 0 a 0, pela terceira vez na temporada.

A melhor campanha na primeira fase do estadual, no entanto, deu a vantagem dos dois empates ao time estrelado, agora campeão pela 37ª vez. Festa para a China Azul, que já havia comemorado o título da Superliga Masculina de Vôlei, pela manhã, e agora ergue o título do Mineiro na 100ª edição do estadual.

INTER GOLEIA GRÊMIO E FICA COM O GAUCHÃO
De forma incontestável, o Internacional ampliou a hegemonia estadual e faturou neste domingo o tetracampeonato do Gauchão. O título veio com um atropelamento sobre o Grêmio, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul: uma sonora goleada por 4 a 1, fora o baile.

Os gols do jogo do título foram de D'Alessandro, Alex - duas vezes - e Alan Patrick. Ernando, contra, descontou para o Grêmio. Com mais uma taça do Gaúcho, o Colorado aumentou a diferença de títulos em relação ao maior rival. Agora, o placar é 43 a 36 para o Inter.

BAHIA LEVA O TÍTULO BAIANO
O Bahia empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo, jogando em Pituaçu, e levanta a taça do Campeonato Baiano. O Esquadrão já havia saído triunfante na partida de ida, na Arena Fonte Nova, por 2 a 0. O título coroa o bom início de trabalho do treinador Marquinhos Santos em Salvador. Antes mesmo do final do primeiro tempo, torcedores do Rubro-Negro, desiludidos com a participação do time, já deixavam o estádio.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco