Vai ficar de fora? -

CBF divulga nota sobre Portuguesa; Clube pode ser eliminado da Série B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta sexta-feira, após a confusão em Joinville, na qual a Portuguesa abandonou o gramado aos 17 minutos de jogo na primeira rodada da Série B, uma nota oficial sobre o caso. Na nota, apresentada durante o Jornal Nacional, da TV Globo, a entidade falava que a situação da Portuguesa configurava "abandono ou WO". Cerca de uma hora depois, porém, divulgou novo comunicado, alterando o texto.

A nota divulgada no Jornal Nacional, da TV Globo, abaixo:

"O ato apresentado ao delegado do jogo não tem nenhum eficácia jurídica pois foi proferido por juíza incompetente e que descumpriu determinação do Superior Tribunal de Justiça, que decidiu que o juiz competente é a 2ª vara civil, da Barra da Tijuca, do Rio de Janeiro, que proferiu decisão contrária. A Portuguesa, apesar de advertida pelo juiz da partida, que deveria ter dado continuidade à partida, optou por não voltar, o que configura abandono de jogo ou WO, que será apreciado e julgado pelo STJD."

Cerca de uma hora depois, o texto divulgado para a imprensa foi modificado:

"O ato apresentado ao delegado do jogo entre Joinville e Portuguesa não tem nenhuma eficácia jurídica, pois decorre de uma decisão proferida pelo incompetente juízo da 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Penha, São Paulo, e que vem a desrespeitar flagrantemente a determinação do Superior Tribunal de Justiça, que já decretou que a competência é exclusiva da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que proferiu decisão contrária. O ato desse juízo confirma grave desrespeito ao STJ e é muito sério. Seus responsáveis terão de reparar os vultuosos danos causados. Quanto à Portuguesa, que abandonou o campo, caberá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgar o mérito".

Procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt disse que a Portuguesa pode até ser excluída da competição. "Pode acontecer. Abandono, W.O e interrupção. São três artigos distintos e ainda existem os códigos disciplinares da Fifa. As penas vão desde multa, perda de pontos da partida e até a exclusão da competição. Em tese funciona desse jeito. Pelas esferas internacionais podem ocorrer rebaixamento imediato ou até uma eliminação", explicou Paulo Schmitt.

"A Portuguesa precisa definir se vai jogar a Série B ou se não vai entrar em campo no campeonato. Ela não vai atuar na primeira divisão, pois isso já foi definido na Justiça. Se eles não querem a Série B, não tem problema. Serão responsabilizados por isso. Não vamos transformar ninguém em vítima ou mártir da competição. A Portuguesa descumpriu normas disciplinares e regulamentos. O tribunal vai julgar isso", completou.

Fonte: Com informações do UOL

Comentários

Trabalhe Conosco