Melhoria de performance -

Botafogo adota dispositivo bucal para aperfeiçoar desempenho dos atletas

As chuteiras coloridas e fabricadas com alta tecnologia foram a última novidade usada pelos jogadores de futebol. No Botafogo, entretanto, um novo acessório na boca dos atletas promete ajudar a melhorar a performance. O zagueiro Dória e o meia Carlos Alberto receberam nos últimos dias dispositivos bucais que têm como objetivo oferecer melhores condições de desempenho em treinos e jogos.

O nome placa intraoral otimizadora de desempenho é complicado. Mas o princípio é simples: corrigir o encaixe dos dentes que, por consequência farão o alinhamento preciso de todo o corpo. Feito de acrílico rígido, o dispositivo consegue, então, ajustar a posição da cabeça, da coluna e das vias aéreas.

O Diosport – nome comercial – é usado em larga escala por atletas da NFL (liga profissional de futebol americano), NBA, beisebol, golfe e MMA. No futebol ainda não é um aparelho popular. Seedorf e Rafael Marques, por exemplo, chegaram ao Botafogo vindos de clubes estrangeiros e tinham o dispositivo.

"Na hora do esforço, especialmente nos momentos de explosão muscular ou de movimentos bruscos, apertamos os dentes para ter maior estabilidade. Entretanto, se a mandíbula não estiver corretamente alinhada, todos os músculos que formam as cadeias cérvico-escapulares farão com que a atividade esportiva não seja exercida com a devida eficiência. Além disso, quando a mandíbula é estabilizada em uma posição adequada, as vias aéreas ficam mais livres, gerando uma quantidade suplementar de oxigênio", explicou Luis Daniel Yavich, cirurgião dentista do departamento de odontologia do Botafogo.

Dória vai usar a versão que visa a exclusivamente fazer essa correção. Já Carlos Alberto recebeu o aparelho que também conta com um protetor para os dentes e decidiu customizá-lo com o nome dos filhos, Lucca e Davi.

"O departamento de odontologia do Botafogo me explicou tudo sobre esse dispositivo, e eu entendi que ele pode ajudar a melhorar minha performance nos treinos e jogos. Acho que a adaptação não vai ser problema", disse Carlos Alberto.

Coordenador do departamento de odontologia do Botafogo, Gustavo Ferreira deixa claro que o aparelho incorporado ao dia a dia do clube não se trata de um teste. A implementação do dispositivo tem como base diversos estudos e trabalhos publicados internacionalmente sobre seus benefícios.

"Os testes mostram que os resultados são bons, e estamos transmitindo isso aos atletas do Botafogo. Com a melhora da postura, a performance terá benefícios", ressaltou.

Fonte: com informações do Globo Esporte

Comentários

Trabalhe Conosco