180graus

Artigo de Divaldo Franco - 21/04/2017 às 07h00

Divaldo Franco aborda o tema do suicídio em artigo. Veja

SUICÍDIO

por Divaldo Franco

DIVALDO-EDITADA.jpg

Com caráter epidêmico, o suicídio alcança índices surpreendentes na estatística dos óbitos terrestres, havendo ultrapassado o número daqueles que desencarnam vitimados pela AIDS.

A ciência, aliada à tecnologia, tem facultado incontáveis benefícios à criatura humana, mas não conseguiu dar-lhe segurança emocional.

Em alguns casos, a comunicação virtual tem estimulado pessoas portadoras de problemas psicológicos e psiquiátricos a fugirem pela porta abissal do autocídio, como se isso solucionasse a dificuldade momentânea que as aturde.

Por outro lado, sites danosos estimulam o terrível comportamento, especialmente entre os jovens ainda imaturos, que não tiveram oportunidade de experienciar a existência. De um lado, as promessas de felicidade, confundidas com os gozos sensoriais, dão à vida um colorido que não existe e propõem usufruir-se do prazer até a exaustão, como se a Terra fosse uma ilha de fantasia. Embalados pelos muito bem feitos estimulantes de fuga da realidade, quando as pessoas dão-se conta da realidade, frustam-se e amarguram-se, permitindo-se a instalação da revolta ou da depressão, tombando no trágico desar.

Recentemente a Mídia apresentou uma nova técnica de autodestruição, no denominado clube da baleia azul, no qual os candidatos devem expor a vida em esportes radicais ou situações perigosíssimas, a fim de demonstrarem força e valor, culminando no suicídio. Se, por acaso, na experiência tormentosa há um momento de lucidez e o indivíduo resolve parar é ameaçado pela quadrilha de ter a vida exterminada ou algum membro da sua família pagará pela sua desistência.

O uso exagerado de drogas alucinógenas, a liberdade sexual exaustiva e as desarrazoadas buscas do poder transitório conduzem à contínua insatisfação e angústia, sendo fator preponderantes para a covarde conduta.

O suicídio é um filho espúrio do materialismo, por demonstrar que o sentido da vida é o gozo e que, após, tudo retorna ao caos do princípio.

É muito lamentável esse trágico fenômeno humano, tendo-se em vista a grandeza da vida em si mesma, as oportunidades excelentes de desenvolvimento do amor e da criação de um mundo cada vez melhor.

Ao observar-se, porém, a indiferença de muitos pais em relação à prole, a ausência de educação condigna e os exemplos de edificação humana, defronta-se, inevitavelmente, a deplorável situação em que estertora a sociedade.

Todo exemplo deve ser feito para a preservação do significado existencial, trabalhando-se contra a ilusão que domina a sociedade e trabalhando-se pelo fortalecimento dos laços de família, pela solidariedade e pela vivência do amor, que são antídotos eficazes ao cruel inimigo da vida – o suicídio!

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 20/04/2017.

 

Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Últimas Notícias
15h38 Principais praças esportivas do Bairro Nova Esperança estão cobertas por matos e lama 15h31 Vereador solicita construção de arquibancadas no estádio de Alagoinha do Piauí 15h30 Vereador apresenta projeto que visa reaproveitar alimentos em Teresina 15h29 Formação Continuada: Uso do livro didático na Educação Infantil 15h23 Governo quer ter fila única em cada estado para cirurgia eletiva no SUS 15h22 Dois jogos sofreram mudanças para a abertura do Brasileirão da Série B;veja 15h19 Entrega de certificados 15h16 PMT garante entrega de novo cemitério com 40 mil vagas para mês de outubro 15h14 Amapi sugere à bancada alterações em PL que pode afetar fundo do judiciário 15h12 Consumidores de Picos ganham R$ 50 mil e R$ 20 mil na Nota Piauiense 15h12 Secretária de assistência social participa de encontro sobre o Processo Conferencial 2017 15h06 Governador cumpre agenda na região de Picos neste final de semana 15h05 Homem agredido pelo irmão morre em hospital e agressor é preso em Santo Antônio de Lisboa 14h59 Secretaria realiza curso de doces e promove mais uma capacitação 14h59 Contas bloqueadas:Gestão anterior de Colônia do Gurguéia não entregou a prestação de contas de 2016. 14h58 Encontro do Grupo Viva a Vida marca 7° dia da programação de aniversário de Santana do PI 14h58 Homem é assassinado nas proximidades do 3º BEC em Picos 14h58 Expansão de ‘Hot Wheels’ para ‘Forza Horizon’ 3 chega em maio 14h54 Policia prende um dos suspeitos de assalto a empresário de Luzilândia 14h52 Dia 02 de maio espetáculo JUSTIÇA, uma super produção artística de Valdsom Braga 14h51 Presos se escondem em forro para fugir da Penitenciária de Parnaíba 14h46 Acusados de furtar apartamentos são presos em Joaquim Pires 14h45 Em Alegrete, secretaria de assistência social realiza curso e faz entrega de uniformes dos SCFV 14h42 TCE decide pelo bloqueio de contas de 32 prefeituras do Piauí; confira lista 14h39 É divulgada programação do bairro São Miguel no município de São Lourenço do PI
Teresina Participativa

Enquete

Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

Total de Votos: 844

Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

Mais lidas

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram