180graus

Meu Pequeno Evangelho - 26/11/2014 às 07h00

Meu Pequeno Evangelho será lançado no dia 13 de dezembro, às 15h, em São Paulo

10313282_880574088642503_176978177957465068_n.jpg

O livro Meu Pequeno Evangelho, de Maurício de Sousa, será lançado no dia 13 de dezembro, às 15h, em São Paulo. Haverá sessão de autógrafos e a Turma da Mônica estará presente.

Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista. São Paulo/SP.

unnamed23.jpg

Confira a entrevista concedida por Mauricio de Sousa aos autores Ala Mitchell e Luis Hu Rivas.

mauriciodesouza.jpg

1. Qual é a importância em fazer um livro, que fala do Evangelho, com a Turma da Mônica?
R- Todos os ensinamentos que levam à reflexão da paz e amor são importantes em nossas histórias. A Turma da Mônica sempre traz esses conceitos de solidariedade, de saber conviver com os diferentes e do respeito ao ser humano, independentemente de suas crenças, etnias ou origens. Em primeira análise, nossas historias são um lazer, uma diversão, mas sempre com muita informação, sobre os mais diversos temas. Daí a importância de estar em projetos como esse do Evangelho.

2. A Mônica é mais conhecida pela sua força, mas também pelo amor que demonstra ter a seus pais e amigos. Você acha que uma obra que reforça temas como amor aos pais, amor aos animais, caridade e perdão, retratados no livro, possa coroar todos esses anos?
R- Como já disse, temos a certeza de que a criança gosta de se divertir. E se for aprendendo, melhor ainda. Sabemos que nossas histórias informam e formam nossos leitores. E vamos continuar assim.

3. Com os personagens mais conhecidos do Brasil, a obra ensina a importância de praticar o bem e a caridade, de respeitar o próximo e a natureza, de se conhecer e de compartilhar seus "tesouros". Você acredita que falar isso para as crianças de hoje, poderá contribuir na formação de um mundo melhor?
R- Sem dúvida. A criança tem curiosidade de saber sobre o mundo em que vivemos. Nós, adultos, temos a missão de entregar essas informações para elas. Cabe a nós poder passar o que elas podem fazer para melhorar, ou consertar, o que fizemos no nosso mundo.

4. Em uma das histórias da Magali, você a apresenta em uma de suas vidas passadas, em um momento que revelaria o motivo pelo qual ela tem essa obsessão por comida. De onde você pegou essa inspiração?
R- Em histórias em quadrinhos, temos uma licença poética que nos dá centenas de possibilidades. Um personagem pode ter superpoderes ou invadir o passado em busca de aventura. E não fechamos nenhuma porta a esses conhecimentos da própria alma, que é mais livre ainda quando se é criança.

5. Temas relacionados à morte, reencarnação e ressurreição geralmente são tratados nas histórias do Penadinho e da Dona Morte. O que o influenciou na criação desses personagens?
R- A Turma do Penadinho veio para desconstruir o medo da morte e do desconhecido. Pelo humor, podemos passar uma visão mais positiva, que é valorizar a vida em detrimento da morte.

6. No livro Meu Pequeno Evangelho a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Seu Antenor (o pai do Cascão) que é espírita. Em meio à curiosidade das crianças, ele apresenta conceitos do Evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. Como você observa isso?
R- Como a Turminha é formada por crianças, que estão na fase de aprendizado de tudo na vida, precisávamos de um interlocutor que passasse pra elas as informações corretas. De uma maneira suave, lúdica e sem jamais impor qualquer preceito religioso.

7. A MSP já tem lançado livros com editoras católicas. Este é o primeiro com uma editora espírita. Como a MSP observa isso?
R- Nossa visão de vida é a que permeia todas as religiões. Lidamos com leitores que têm crenças diferentes, mas todos estão juntos pela paz e a solidariedade entre os povos. Portanto, não há problema algum de um católico ler um livro espírita ou vice-versa. Conhecer as outras religiões é um ganho para quem quer viver em sociedade e conhecer seu próximo, independentemente da religião que segue.

8. Em Meu Pequeno Evangelho estão reunidos todos os ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho Segundo o Espiritismo. Você tem tido algum contato com os ensinos ou livros espíritas?
R- Sou católico e também um homem de comunicação. Tenho obrigação de ter conhecimento de tudo o que vou comunicar aos leitores. Tenho que ter informações pesquisadas em fontes de credibilidade, para que não informe errado às pessoas. No Brasil, temos não só livros como pessoas na religião espírita que transcendem as fronteiras da própria religião, como o Chico Xavier, por exemplo. Aprendi a respeitar todas as religiões na rua da minha infância, em Mogi das Cruzes onde havia famílias de vários cantos do mundo. Árabes, japoneses, italianos... e cada qual com sua religião. Nós, crianças, brincávamos todos juntos. E em alguns momentos aproveitávamos as portas sempre abertas das casas para entrarmos e tomarmos um suco, comermos um pedaço de bolo. Exercitávamos a cordialidade, o companheirismo, o respeito pelo ser humano, as crenças de cada um. Sem preconceitos de raça, cor ou religião.

9. Qual é a expectativa que se espera de um livro que mostra os preceitos do Espiritismo aplicados a pessoas de qualquer crença?
R- A mesma de quando entramos no projeto: entendemos que com palavras podemos levar ensinamentos de paz e amor a todos os leitores de qualquer crença.

10. Você poderia deixar uma mensagem destinada aos pais, que vão adquirir o livro Meu Pequeno Evangelho?
R- Pais que mostram a seus filhos um caminho do bem, independentemente da religião, são os melhores professores da vida. Um bom adulto é resultado direto da boa educação na infância.

11. Você poderia deixar uma mensagem destinada às crianças, que vão ler o livro com os ensinamentos de Jesus?
R- Jesus foi um homem que mudou a história do mundo. Veio para dizer coisas que influenciam nossas vidas até hoje. Então é importante conhecer sua história, tomar conhecimento de suas mensagens.

10710418_10205218218112944_2537729699579214564_o.jpg

Autor: Evangelina de Oliveira

Fonte: http://www.redeamigoespirita.com.br e facebook

Publicado Por: Raul Ventura

Tópicos
Revista Nova Aurora - 23/11/2014 às 07h00

Lançamento da 5ª Edição da Revista Nova Aurora acontecerá no dia 30 de novembro

10811618_753296008084048_1972343113_n.jpg

O Lançamento da 5ª edição da Revista Nova Aurora acontecerá na semana de comemoração do 64º aniversário da Federação Espírita Piauiense, no dia 30 de novembro às 19h20.

Nova Aurora é uma revista da Federação Espírita Piauiense, produzida pelo Instituto de Cultura Espírita do Piauí (ICEPI), de periodicidade anual.

Confira a programação de aniversário da FEPI:

ANIVERSÁRIO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PIAUIENSE (27/11)
64 anos divulgando a Doutrina Espírita

PROGRAMAÇÃO
Data: 23 a 30.11.2014 LOCAL: FEPI, Rua Olavo Bilac, 1394 - Centro - Teresina/PI
DIA: 23.11 (dom) - 18h
-ABERTURA
-Lançamento da programação de Aniversário da FEPI, pelo Presidente José Lucimar de Oliveira
- Momento de Arte: Coral “Prece em Harmonia”
- Apresentação de documentário: “O Caminhar da FEPI nos seus 64 anos”
- Palestra: “O Cristo Consolador”, com Nilton Stuguit (SP)

DIA: 26.11 (qua) - 16h
-Projeção de Mensagem: “Exortação”
- Palestra: “Por que Sofremos?”, com Ruth Meireles (PI)

DIA: 28.11 (sex) - 19h
-Momento de Arte:Grupo Musical “Umabanda”
-Palestra: “Que brilhe a Vossa Luz”, com Ariston Teles (DF)

DIA: 29.11 (Sab) - 14h30
- Momento de Arte: Grupo Musical “Amor em Ressonância”
-TEMA: “Jesus e o Evangelho à Luz da Pedagogia Profunda” (I), com Marcel
Mariano (BA)

DIA: 30.11 (dom) -9h
9h :- Momento de Arte: Grupo de Flautas
-TEMA:“Jesus e o Evangelho à Luz da Pedagogia Profunda” (II) , com
Marcel Mariano (BA)

DIA: 30.11 - Das 9h às 20h30 - CIRCUITO CULTURAL ESPÍRITA
9h às 11h - Hall e salas da Evangelização
- Atividades infanto-juvenis: Oficinas de arte; Roda de leitura; Contação de
histórias
16h30 - Pátio e Sala 01
- Abertura dos espaços de divulgação de livros espíritas: Livraria; Biblioteca; Bazar de livros espíritas
- Abertura da exposição: Painéis temáticos e trabalhos produzidos nas
oficinas de arte
17h30 às 19h30 - Auditório
17h30 - Momento de arte:
- Musical - Violão e voz
- Grupo de teatro FACES - Esquete: “ Amai-vos uns aos outros.”
- Grupo “Mãos que Consolam” - Prece
18h30 – Palestra: “O Evangelho segundo o Espiritismo - 150 anos iluminando
corações”, com Osni Moritz (PI)
19h20 – Lançamento da 5ª edição da Revista Nova Aurora
19h30 - Hall
-Apresentação da Banda “ Sintonia”
-Chá Fraterno
20h30 - ENCERRAMENTO

 

Autor: Evangelina de Oliveira

Publicado Por: Raul Ventura

I MACEPI - 22/11/2014 às 07h00

Encontro de jovens de três Estados do Nordeste aconteceu em Teresina

Nos dias 14 a 16/11/2014 foi realizado em Teresina (PI) o 1º MACEPI (Congresso de Juventude Espírita da Microrregião Nordeste – Maranhão, Ceará e Piauí). O evento contou com a presença de 148 participantes, incluindo representantes dos estados da microrregião, de Pernambuco, da Bahia e do Rio Grande do Norte. O tema central “O Evangelho na Construção do homem de Bem” foi trabalhado pelos palestrantes Leonardo Machado (PE) e Marco Leite (FEB). O presidente da FEB encaminhou uma mensagem gravada aos participantes do MACEPI. Durante o evento foi realizada a primeira reunião administrativa dos estados com Cirne Araújo Coordenador Nacional da Área de Infância e juventude do CFN-FEB sobre a CONBRAJE NORDESTE (confraternização das juventudes espíritas da região nordeste) que acontecerá de 09 a 12/10 de 2015 na cidade de Recife – PE.

MACEPI.1.jpg

Foto oficial do evento: Gélia Gentil

MACEPI.2.jpg

MACEPI.3.jpg

MACEPI.4.jpg

MACEPI.5.jpg

MACEPI.7.jpg

MACEPI.8.jpg

MACEPI.9.jpg

MACEPI.10.jpg

Fonte: http://www.febnet.org.br e facebook

Publicado Por: Raul Ventura

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
20h00 Avelino Lopes receberá R$ 331.029,38 a mais do FPM em dezembro 20h00 Veja quanto o municipio de Campo Largo do Piauí recebera em dezembro do FPM 19h45 Claro adotará fim da velocidade reduzida a partir de dezembro 19h40 R$ 248.272,04 é o valor que o município de Arraial receberá de FPM 19h40 Atriz Thaíssa Carvalho vai realizar sonho de ter o próprio quarto aos 32 19h23 Com corpo em forma, Poliana Abritta conta que não faz dieta: 'Sou gulosa' 19h17 Frank Aguiar terá programa semanal na TV Meio Norte e realizará sonhos 19h15 Namorado de mãe é suspeito de matar adolescente de 15 anos no Acre 18h54 Organizadora confirma prova da Polícia Federal para dia 21 de dezembro 18h53 Penitenciária de Vereda Grande em Floriano registra confusão entre detentos 18h52 Ensino Médio realizará I Mostra Cultural de Português e Matemática 18h46 São Lourenço do PI: CNM divulga valor de R$ 248.272,04 do repasse do FPM 18h41 Município de São José do Divino receberá R$ 248.272,04 do repasse do FPM 18h40 Aroazes receberá R$ 248.272,04 a mais de FPM em dezembro 18h39 STF nega liberdade a vice-prefeito acusado de mandar matar Emídio Reis 18h35 Prefeitura Municipal de Campo Largo do Piaui realizará obra de pavimentação em Ruas da Cidade 18h34 Repasse do FPM aumenta, veja quanto São João do Piauí ganhará 18h31 XIII Seminário de Literatura Piauiense e X de Literatura Picoense 18h30 São João da Varjota: CNM divulga valor do repasse de 1% do FPM 18h27 Repasse do FPM aumenta, veja quanto São João da Serra ganhará 18h25 Veja a programação da 2ª olimpíada esportiva de União 18h21 CNM divulga valor do repasse de 1% do FPM a São João da Fronteira; Saiba 18h17 Governo do Estado: incentivos vai gerar mais empregos 18h16 CNM divulga valor do repasse de 1% do FPM a São Gonçalo do Piauí 18h13 Com estes incentivos, o Estado fecha o ano com 37 empresas industrias incentivadas
CNH