180graus

Crônicas de um Espírito amigo - 25/09/2016 às 10h24

Série “Crônicas de um Espírito amigo”: 17 - O homem tecnológico

17 - O homem tecnológico

homem-apresentando-tecnologias.jpg

O homem moderno ou tecnológico peca ainda pela falta de moralidade do seu espírito imortal. Suas ações são incompatíveis com aquilo que ele se diz ser. Ao ilustrar esta condição humana lanço mão de uma personagem mitológica de nome Sísifo, aquele mesmo que tentou enganar a Zeus – o deus dos deuses – e por isso, foi condenado a rolar uma pedra ao topo de uma montanha sem conseguir o seu intento, porque ela escapole todas as vezes que se aproxima do topo.

O protótipo humano carregando em sua estrutura física, trilhões de células movidas pelo seu instinto, mesmo morrendo milhões delas por dia, o indivíduo caminha em sua ascensão espiritual. Porém, ao correr a última gota de oxigênio pelas suas veias os vermes se debruçam por sobre o banquete que terão por logos dias, protegidos pelas leis dos homens quanto à exumação de cadáveres.

Causa-nos preocupações ante o momento que a escola terrena se encontra, ou seja, às portas da regeneração. E observando o homem perdido nos seus cifrões, noto que ele olha de um lado ao outro, à espera de um milagre que venha fazer o que ele não fez nestes mais de seis mil anos de civilização. Ou será preciso que o grande legislador hebreu, Moisés, venha novamente lançar as suas pragas a fim de libertar os terráqueos da escravidão em que se encontram pelo poder temporal do mundo?

Não me excluo, porque se me encontro do outro lado da vida, isso não quer dizer que estou imune às paixões que vivi quando estava preso ao corpo físico, que não deve ter sido um banquete, como os outros, aos vermes.

Há fuga constante do homem do seu autodescobrimento, que se ajoelha aos pés do altar, roga e suplica, paga o dízimo para ser credor da misericórdia do criador. Todavia, ao sair desta condição, volta a ser o que sempre foi. É por isto que nos leva a concluir que diante de Deus somos aquele filho comportadinho, no entanto, ao dar as costas, logo nos transformamos, caem as asas do anjo para aparecer as garras do predador.

Será que precisamos da alavanca de Arquimedes para mover os problemas que trazemos encrustados na alma? O ciclo vicioso em que vivemos, que nos faz vergar a uma “mó” a girar em círculos, carregando os mesmos pensamentos, repetindo as mesmas ações?

2yxr60y.jpg

A discriminação racista ainda é gritante e por isso calaram a voz daquele que disse um dia: “Eu tenho um sonho...” Martin Luther King. Entretanto, os sonhos eivados nas leis de libertação do homem do seu eito expiatório, não morrem jamais.

Muitas vozes já se ergueram no mundo tentando combater as desigualdades sociais que são enormes, ante a insensatez do homem em querer ser melhor do que os seus irmãos de caminhada, o que demonstra a sua pequenez moral.

O mundo mudou? Acredito que sim, mas só que tecnologicamente. Moralmente falando, não, porque os habitantes desta escola tomam os seus cenários para as suas apresentações, cometendo todos os excessos e ainda são aplaudidos, fazendo-os acreditar que são realmente o que os outros dizem ser e por isso, relaxam abrindo as guardas da sua alma às perturbações dolorosas.

10601345-jpg.jpg

No tempo do cinema mudo, onde Carlitos representava as desigualdades sociais da época, não se falava, gesticulava-se. Entretanto, logo depois que os irmãos Lumière aperfeiçoaram o cinema e as expressões verbais começaram a influenciar o modo de pensar e de agir dos filhos de Deus, as produções acanhadas chegaram aos grandes estúdios e o passado e o presente se intercalaram em suas grandes produções.

O púlpito terreno está repleto de bons oradores, mas que buscam agradar ao ego de muitos e não para esclarecê-los sobre o que precisam fazer, parafraseando um dito popular deste mundo que diz: “o inferno está cheio daqueles que só falam da boca para fora”. Diferentemente de Demócrito, em sua retórica, que empolgava pela sua moralidade, pelos seus exemplos.

filmes_5271_Mundo06.jpg

O homem do meu tempo nunca imaginaria que os passos do homem moderno chegassem onde chegaram. É uma epopeia. E se o filme “A volta ao mundo em oitenta dias” fez tanto sucesso, imaginem hoje, os jogos que a criança tem em suas mãos! Os países estão tão próximos um do outro pela comunicação, que se ao espirrar no Japão, os morros cariocas logo contrariam os vírus de uma gripe que estivesse se alastrando naquele país.

É a tecnologia. As máquinas construídas pelas mãos dos homens percorrem os corpos numa velocidade espantosa, oferecendo laudos cada vez mais sofisticados, contribuindo para que o indivíduo se liberte das enfermidades, antes mesmo que elas se espalhem pelo seu corpo. Desta forma, oferece recursos para que a alma se aperfeiçoe e erga-o do lamaçal moral em que se encontram deslizando.

TRABALHO-DE-SISIFO.jpg

Se Sísifo, rei de Corinto, foi elogiado pela sua astúcia e por ter tentado enganar a Zeus foi condenado a rolar a pedra, a mitologia representou muito bem a esperteza do homem que tenta enganar a si mesmo, porque nunca enganará as leis de Deus. E enquanto não realizar o seu autodescobrimento continuará a rolar a pedra da sua ignorância, tentando de todas as formas cobrir a chama da realidade que viverá e que nunca se apagará.

17ª mensagem da série “Crônicas de um Espírito amigo”, recebidas mediunicamente por Jobrane (João Braga), do Lar Espírita Casa do Samaritano (PI).

A série é publicada aos domingos no blog espírita do portal 180graus.com.

Tópicos
Palestra sobre Suicídio - 22/09/2016 às 22h29

César Rocha proferirá palestra "Suicídio: um mal silencioso" na Casa de Misericórdia Chico Xavier

IMG-20160921-WA0017_1474513872716.jpg

A Casa de Misericórdia Chico Xavier receberá na manhã de domingo (25/09/2016), de 8 às 9h30, o palestrante César Rocha (RN), que proferirá a palestra "Suicídio: um mal silencioso". A exposição encerra o 2º Seminário da Família da casa espírita, que fica localizada na Rua São José, 1346, na Vila Afonso Gil, no bairro Promorar, em Teresina.

Tópicos
Seminário de Estudo - 22/09/2016 às 10h00

FEPI promove Seminário da Área do Estudo do Espiritismo com Carlos Campetti

IMG-20160905-WA0015_1473123191351.jpg

O Departamento de Estudo do Espiritismo da FEPI realizará nos dias 24 e 25 de setembro, um Seminário com Carlos Campetti (FEB), com o tema “Amai-vos e instruí-vos”. O evento é aberto ao público em geral, mas o conteúdo é voltado principalmente para aqueles que trabalham na área do estudo nas casas espíritas. O Seminário contará com exposições, oficinas e troca de ideias.

A programação completa está no cartaz abaixo.

IMG-20160905-WA0014_1473123191613.jpg

Tópicos
C.E. Humberto de Campos - 21/09/2016 às 07h06

Aniversário de 60 anos do Centro Espírita Humberto de Campos

IMG_6566 1.JPG

A noite do último dia 15 foi marcada pela solenidade de aniversário de 60 anos do Centro Espírita Humberto de Campos, situado na rua Franklin Veras, 799, no bairro São Francisco, em Parnaíba.

Estiveram presentes no evento, trabalhadores de diversas casas espíritas da cidade e o presidente da FEPI, José Lucimar de Oliveira, que em sua fala, relembrou fatos importantes daquela instituição, local onde começou os seus estudos sobre o Espiritismo.

A palestra pública foi proferida por Samuel Aguiar, presidente da União Municipal Espírita de Parnaíba.

IMG_6550.JPG

IMG_6555.JPG

IMG_6556.JPG

IMG_6576.JPG

IMG_6586.JPG

IMG_6590.JPG

Carregando, por favor aguarde...
Unimed
Dr. Wilson Gondim
Phocus Galerie
Terno e Cia
Unimed
Últimas Notícias
18h52 Contaminantes ambientais presentes no nosso dia-a-dia (parte I) 18h14 Teresina contará com loja oficial da Apple a partir do mês de dezembro 18h02 Jornalista da 'Clube' e Lourdes Melo brigam feio durante entrevista;vídeo 17h37 Presidente Temer reconduz José Wilson ao cargo de Juiz Titular do TRE-PI 17h35 Governador, Rejane Dias e Sarah Menezes inauguram Centro de Artes Marciais 17h35 Campo Maior:pesquisas têm números exatamente opostos 17h30 Cola de papel, manifestação silenciosa e levar celular para cabina: isso pode? 17h30 Tite convoca Wendell e Rafael Carioca para a seleção brasileira 17h15 Fugitivos de presídio são recapturados em Esperantina e polícia segue buscas 17h14 Presidente da Portela e candidato a vereador é assassinado no Rio 17h08 Candidato a vice-prefeito tem bens e conta indisponibilizados pela justiça 17h07 Saúde: rótulos de cosméticos poderão ter aviso sobre risco de alergia; confira 16h55 Teresina Hall recebe show de 'Dilma Ducheff' nesta sexta-feira, dia 30/09 16h13 Governo reajusta salários do Mais Médicos a partir de janeiro de 2017 15h42 Juiz Sérgio Moro determinou bloqueio de R$128 milhões de Antonio Palocci 15h29 Centro Sarah Menezes é inaugurado e atenderá 500 alunos; veja detalhes 15h28 Lei considera inelegíveis pessoas demitidas do serviço público 15h17 Ministro da Justiça diz que investigações continuam mesmo com as eleições 15h04 Rejane Dias participa de evento com candidato Ariano em Cristalândia do Piauí 15h01 Candidato a prefeito sofre acidente após veículo capotar diversas vezes 14h51 Neymar senta no colo de Mascherano antes de foto oficial do Barcelona 14h46 Diego Hypolito volta ao Faustão para explicar veto ao programa 14h40 Depressão: um simples exame de sangue indica o melhor tratamento 14h30 Adolescente é perseguido e morto a tiros no litoral;polícia investiga caso 14h29 Último filme de Domingos Montagner é premiado em festival nos EUA
Laurice - Projetos
Terno e Cia
Dr. Wilson Gondim
Phocus Galerie

Enquete

Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

Total de Votos: 347

Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

Mais lidas

    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Wilson Gondim
    Casa do cartucho
    Silva, Guedes & Barroso
    Panificadora Canindé
    Dr. Wilson Gondim
    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    180graus no Instagramno Instagram