180graus

Crônicas de um Espírito Amigo - 28/08/2016 às 23h44

Série "Crônicas de um Espírito Amigo": O Coração do Evangelho

13 - O Coração do Evangelho

21c639019227eed79f11d89a940a9b06.jpg

Ao me aproximar do local onde grandes navegantes do passado, como Colombo e outros mais recentes, como Jacques Cousteau, confabulavam sobre os oceanos vencidos no mundo terreno, avistei Cabral, que há muitos anos havia deixado as suas caravelas ancoradas nos portos terrenos. Servi-me da minha ansiedade para atrair a atenção do grande navegante português, guiado pelas hostes divinas às costas do Brasil.

Logo ao se dirigir em minha direção, começamos a entabular um diálogo amistoso quanto as suas viagens, mais especificamente a que fizera ao Brasil, ainda perdido nas brumas do anonimato. A minha alegria não cabia dentro do coração. Por isso, derramava-se pelos meus sorrisos, que eram largos diante daquela oportunidade de entrevistá-lo. Era o que todo repórter gostaria de fazer se tivesse condições.

Contendo a emoção falei:

- O senhor sabe que a minha última encarnação foi no solo brasileiro?

Ele meneou a cabeça em afirmação e continuei:

- Causou-me sempre interrogações quanto aos ventos terem trazido suas caravelas à Terra de Santa Cruz, já que o seu destino era outro.

contraponto.jpg

Cabral, mergulhando no seu inconsciente, que seria descoberto pelos estudos demorados de Freud, não demorou a encontrar as respostas para aplacar a minha ansiedade:

- Eu também, porque a rota era para as Índias, devido aos interesses da terra lusitana. Passamos vários meses programando a viagem para que nada pudesse desviar a expedição do seu destino, mas não sabíamos que riquezas incalculáveis encontraríamos na terra onde desembarcamos, meio desiludidos pela recepção com a qual nos deparamos; um punhado de nativos.

Olhando os navegadores em prosas inflamadas, continuou:

- As suas riquezas, somente depois a compreendemos, quando as encontramos nos veios auríferos, nos diamantes, na madeira que colhemos. Retornei outras vezes ao Brasil. As suas riquezas abriram os olhos da Coroa, que não se demorou para manter uma rota permanente, com muitas caravelas destinadas à nova terra. O Brasil sempre me encantou. Algo queria me dizer que não eram somente as riquezas que eram carregadas nos lombos dos animais e dos índios desajeitados para o trabalho duro que existiam. Outras haviam também.

JBC4192b.jpg

Colocando uma das mãos no mento, ficou a mergulhar no que havia vivido. Muitos anos já haviam se dobrado na poeira do tempo, e pelo que presenciava, ele demorava para voltar da viagem de dentro do seu inconsciente, onde deviam ter muitas coisas importantes armazenadas.

Aproveitei-me da oportunidade, trazendo a nossa conversa para o ponto que queria e indaguei dele se ele já sabia que a terra que ele havia descoberto havia se transformado no “Coração do mundo, Pátria do Evangelho”.

Ao indagá-lo, notei que ele não esboçou nenhuma reação de espanto. Apenas disse assim:

- Ouço os comentários nas rodas por aqui. Isso respondeu-me à sensação que eu já sentia de que o Brasil não possuía somente a riqueza do ouro, dos diamantes, da madeira que era extraída, da banana, da canela. Alguma coisa muito mais importante havia e era o que o meu coração sentia e que veio a se confirmar algum tempo depois. Esse filão é inesgotável.

Era difícil conter a minha alegria por estar ouvindo o que dizia um ilustre navegante português, que abrira as portas físicas do meu querido Brasil. Grande latifundiário, portanto, do país, pois fora o primeiro a descer na terra do cruzeiro do sul. E prosseguindo indaguei-lhe:

- Que mensagem gostaria de mandar ao Brasil?

E em seguida, tentei mexer com a sua vaidade, tão comum nestes desbravadores:

- És reverenciado de ponta a ponta do país. As escolas ensinam aos alunos os teus feitos, a bravura das tuas caravelas.

descobrimento brasil caravelas cabral.jpg

Ele, calmamente ajeitando o corpo, respondeu:

- Hoje, aqui de onde nos encontramos e pelo que ouço falar daqueles que chegam aqui, o país que eu descobri ainda é um país considerado como emergente, mesmo com todas as riquezas que tem, porque elas são inesgotáveis. E com a chegada do Evangelho, os estoques das riquezas se tornaram infinitas. Por isso, procuro uma explicação para que ele não tenha ainda atingido o patamar mais alto ante os países do velho continente.

Detendo-se um pouco, enquanto enchia os seus pulmões com uma brisa que corria, continuou:

- O país foi saqueado não somente pelos portugueses, mas por toda a Europa. A ganância daquela época, como na de hoje, assim como as dificuldades, são imensas, difíceis de medir, mesmo tendo à mão um astrolábio.

Eu concordei. Sabia que o barco terreno estava encalhado. E mesmo com todos os esforços dos abnegados trabalhadores do Cristo, ainda não se tinha conseguido desencalhar de vez para rumar à moralidade esperada. E explicando-me, disse-lhe:

- Eu também me fiz várias vezes essas mesmas perguntas. Cheguei a ir buscar uma explicação nos indígenas porque, como sabemos, não são bons operários, fato esse bem conhecido de vossa excelência, mas logo mudei de opinião quando me lembrei que o Brasil foi a terra escolhida para que as escórias da sociedade europeia desembarcassem em suas terras, trazendo com eles toda a espécie de viciações.

E notei que após as últimas palavras, ele já fazia movimentos para retornar ao lugar onde estava a fim de continuar a conversa inacabada com os companheiros de aventuras.

Cabral foi, na verdade, guiado pelas hostes dos espíritos enviados por Jesus, para que fosse preparado definitivamente o solo do Brasil para que as sementes do Evangelho, mais tarde, encontrassem um campo propício para germinarem.

brasilcoracao.jpg

O momento é de transição. Não serão mais necessárias as caravelas do navegador português, nem tão pouco Jacques Cousteau, ligando os continentes. O momento é de se fazer o dever de casa para que os alunos não sejam transferidos a outras escolas inferiores à Terra. A regeneração já se avista na linha do horizonte. O alvorecer de um novo mundo não demora. Ainda há tempo. Os anjos lançam suas redes e a separação já começou. Nas “Bem-aventuranças”, Jesus falou que “Somente os mansos herdariam a terra”.

Avante, navegantes da nau da evolução! Alegrias, paz, felicidades vos aguardam. Avante! Os ventos da Boa Nova enchem as velas dos vossos corações. Avante! Os veios de felicidade e de paz vos aguardam.

13ª mensagem da série “Crônicas de um Espírito amigo”, recebidas mediunicamente por Jobrane (João Braga), do Lar Espírita Casa do Samaritano (PI).

A série é publicada aos domingos no blog espírita do portal 180graus.com.

Tópicos
Regional Planície Litorânea - 26/08/2016 às 23h34

FEPI realiza a primeira reunião da Regional “Planície Litorânea”

Abertura 1ª Regiona Pha.JPG

No sábado (20/08), a Federação Espírita Piauiense realizou a primeira reunião da Regional 1 – Planície Litorânea. As atividades aconteceram no Centro Espírita Humberto de Campos, situado na rua Franklin Veras, 799, no Bairro São Francisco, em Parnaíba e contou com a presença de trabalhadores de casas espíritas da cidade.

A prece de abertura foi proferida por Rosário Lira, presidente da casa espírita que sediou o evento. Os trabalhos iniciaram com a apresentação pelo presidente da FEPI, José Lucimar, e pela Assessora de Planejamento da FEPI, Rosa Araújo, do tema “Do surgimento do Movimento de Unificação no Brasil à criação dos Órgãos Regionais de Unificação no Piauí”.

Em seguida, Samuel Aguiar, presidente da União Municipal Espírita de Parnaíba falou sobre as atividades que a UME vem desenvolvendo e as que ainda serão desenvolvidas neste ano, como a “Campanha Setembro Amarelo”, “Jornada Mediúnica”, “Semana Humberto de Campos” e “Campanha Imortalidade da Alma”.

Osmarina Pires, Diretora do Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita da FEPI, discorreu sobre as Ações Sociais Espíritas no Piauí. Aristeu Tupinambá, secretário do Conselho Federativo Estadual e Zeila Sabry, presidente do Conselho Fiscal da FEPI, ministraram o Seminário “Gestão na Casa Espírita”. Estiveram presentes ainda a 3ª vice-presidente da FEPI, Cristina Maria de Sousa Miranda, o diretor da UDE-Zona Leste/Sudeste, Luiz Gonzaga Pires e Ana Tupinambá, integrante da Coordenação de Atendimento Espiritual da FEPI.

A reunião foi encerrada com uma prece proferida por Ana Catharina, do Centro Espírita “Perseverança no Bem”.

Mais detalhes em www.fepiaui.org.br

IMG_6323.JPG

IMG_6342.JPG

IMG_6343.JPG

IMG_6349.JPG

IMG_6353.JPG

IMG_6378.JPG

IMG_6384.JPG

IMG_6385.JPG

12º ENLIHPE - 26/08/2016 às 08h00

12º Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo acontece em São Paulo

14079526_2174315916041987_3859018373548946438_n.png

O 12º ENLIHPE - Encontro Nacional da Liga de pesquisadores do Espiritismo ocorrerá neste final de semana (27 e 28/8), na União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo/SP. Além da apresentação de trabalhos científicos sobre o Espiritismo, também será lançado o livro "Novos Estudos sobre a Reencarnação". Informações e inscrições pelo link: http://www.ccdpe.org.br/2016/06/12-enlihpe-encontro-nacional-da-liga-dos-pesquisadores/

14086415_2174316162708629_5869254592314617791_o.jpg

14063707_2174316176041961_8629970924527283065_n.jpg

Tópicos
Reunião da 2ª Regional - 24/08/2016 às 23h31

Reunião da 2ª Regional Federativa será realizada no sábado

IMG-20160823-WA0011_1471998765807.jpg

No sábado (27/08/2016), a Federação Espírita Piauiense realizará em sua sede, de 8 às 18h, a 1ª Reunião da Regional 2 – Teresina, com os centros espíritas que a compõe. Os objetivos da reunião são unir e unificar o movimento espírita piauiense a partir do diálogo e da troca de experiências e discutir as peculiaridades da região, em busca de alinhar o sistema de planejamento do movimento espírita no estado.

Confira a programação abaixo:

8h - Recepção/Acolhimento

8h10 min - Abertura da Reunião
1.Prece
2.Palavra do Presidente da FEPI - José Lucimar de Oliveira
3.Identificação das Casas Espíritas presentes
4. Apresentação da equipe federativa

8h30 min - Ações federativas e de unificação do Movimento Espírita no Estado do Piauí - DIREX/FEPI

10h - Ações Sociais Espíritas no Piauí - DAPSE/FEPI

11h30 min - Perguntas e respostas - Interação platéia e expositores

12h - Intervalo para o almoço

14h - Seminário - Gestão da Casa Espírita: 1. Planejamento no Centro Espírita; 2. O Dirigente Espírita e os Colaboradores - Assessoria de Planejamento/FEPI

17h30 – Considerações finais

18:00 h – Prece/ Encerramento

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS
Phocus Galerie
Terno e Cia
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
18h34 Prazo para sacar o abono salarial acaba nesta quarta-feira, dia (31) 18h28 Concurso para a prefeitura de Picos-PI foi realizado com dentro do planejado 18h17 280 trabalhadores de Uruçuí ainda não sacaram o PIS de 2014 18h16 Expectativa de vida no país aumentou mais de 40 anos em 11 décadas 18h15 River solicita à CBF por mudança da partida contra o ABC para o Lindolfo Monteiro 18h15 Frentista mata a esposa com dois disparos de espingarda 17h53 W. Dias não vai ao Senado apoiar a presidente Dilma Rousseff 17h50 Daniel Alves não se empolga com faixa de capitão para Eliminatórias 17h49 Nassau comemora o Dia do Psicologo com ciclo de palestras 17h45 Temer sobre discurso de Dilma:'Não tive a satisfação, fiquei trabalhando' 17h37 Voto impresso junto com urna eletrônica não valerá nas eleições de 2016 17h34 São João do Piauí: 90 trabalhadores têm até dia 31 para sacar abono salarial 17h33 Chupão no pescoço dado por namorada causa morte de adolescente 17h32 Município de SRN e Santa Luz acordam junto ao MP a destinação de resíduos sólidos 17h17 Estado Islâmico executou 2.369 civis na Síria nos últimos dois anos 17h11 Regina Sousa quer que a Globo se comporte segundo as conveniências 17h11 Detran leiloa 148 veículos nesta sexta-feira (02);para pessoa física ou jurídica 17h06 Unimed Teresina amplia rede com inauguração de unidade na Zona Norte 16h59 Unidade escolar realiza palestra com tema: Queremos Paz 16h52 Em Valença do Piauí, 82 trabalhadores têm benefício a receber do MTE 16h42 Alunos da Escola Municipal de Campo Largo do Piaui participam de manhã de interatividade 16h21 Dia 31/08 encerra prazo para 617 trabalhadores de Picos sacarem PIS 15h53 Canto do Buriti: Deputado faz alerta para suplementação orçamentária 15h52 Polícia Federal e ANATEL fecham rádio clandestina da oposição em Barras 15h41 No Senado, Dilma não respondeu se a Suprema Corte participa do 'golpe'
SAMBAIBA MODULADOS
Terno e Cia
ISLAMAR
Phocus Galerie
Laurice - Projetos

Enquete

O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

Total de Votos: 266

Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

Mais lidas

    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ISLAMAR
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Shop Festa - Inauguração
    SAMBAIBA MODULADOS
    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    Panificadora Canindé
    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    180graus no Instagramno Instagram