180graus

Lealdade: artigo de Divaldo - 21/06/2016 às 06h30

Lealdade: artigo do médium e conferencista espírita Divaldo Pereira Franco

Lealdade

por Divaldo Pereira Franco

caminho_20141206_pf.jpg

A cultura moderna imediatista e o comportamento humano apressado são responsáveis pela falta de lealdade em nossa sociedade. As redes sociais e outros veículos de notícias, com as exceções compreensíveis, têm contribuído para o exibicionismo narcisista, as fugas psicológicas dos conflitos para as apresentações fantasiosas, num insensato disputar pela fama, mesmo que se utilizando de recursos inadequados, quando não agressivos e vulgares.

Faz-se de tudo para tornar-se notícia, ser comentado, invejado… Em consequência, os relacionamentos sociais são ligeiros, sem profundidade nem significado, numa coisificação que se torna tormentosa, especialmente no que diz respeito ao prazer: fumo, álcool, sexo em desvario e drogas ilícitas. A correria desenfreada para as novidades não permite os relacionamentos afetivos que tenham significado e contribuam para a lídima união das criaturas, deixando-as sempre em suspeição, angústia e medo de serem descartadas quando menos esperam. A lealdade desaparece sob o véu da mentira e da malversação de valores éticos, produzindo insegurança e mal-estar.

Os sentimentos saudáveis, que constituem base de sustentação dos afetos, apresentam-se conflitivos, e suspeitas, fundamentadas ou não, passam a perturbar o equilíbrio mental, instalando desconfianças que terminam em lamentáveis discussões, separações e crimes lamentáveis… O culto ao ego e ao prazer substitui todas as outras formas de aquisição elevada, por proporcionarem resposta imediata, enquanto os deveres em relação ao Espírito que se é, são postergados para a quadra da velhice, ou para os dias severos das enfermidades, quando se esperam milagres inexistentes.

Jesus proclamou o amor como solução para todos os problemas, no entanto, eis que esse nobre desafio foi transformado em interesse subalterno. Aja sempre com dignidade mesmo quando aparentemente enganado, descartado, tendo a honra de ser você aquele que é vítima, aquele que ama.

Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 16-06-2016

Fonte: facebook Mansão do Caminho

Crônicas de um Espírito Amigo - 19/06/2016 às 06h30

Série “Crônicas de um Espírito Amigo”: O Juízo Final

04 - O Juízo final

O mundo material e o espiritual se dão as mãos ante a necessidade que o espírito tem de ascender aos altiplanos da casa do Pai.

Inúmeros são os espíritos, tanto no corpo como fora dele, a se movimentarem em busca das experiências que todos procuramos viver. A tão famosa cruz, como se intitula aí na Terra, na verdade são as imperfeições, cujo peso carregamos, tanto num plano como no outro. Não há milagres que venham abonar as nossas falhas.

Há pressa, tanto aí como aqui. E isto me faz lembrar da Avenida Paulista nos meus tempos. Comparando-a com os tempos de hoje, em relação à população, percebo a azáfama enlouquecendo aqueles que lutam para manter o corpo, porque o homem, e principalmente as mulheres, trabalham para manter o corpo, o que se diferencia muito daqui, pois não nos alimentamos como aí. No meu tempo, aquela galinha cabidela misturada à farinha amarela ou um cuscuz ao leite atraía qualquer um.

cats.jpg

Vivo nas andanças de um espírito em recordações, como se estivesse diante daquela máquina de filme – Leica* – cujos pedaços precisavam ser emendados, pois sempre quebravam devido às projeções continuadas. São muitas lembranças que carregamos na máquina do tempo do espírito imortal.

Certo dia, deparei-me com alguém que me chamou a atenção. Claro que aqui trazemos as mesmas convicções de quando vivíamos aí e são elas que dificultam as nossas passadas por este mundo. Pois bem, ao olhá-lo, percebi logo que alguma coisa o impacientava. Trazia nas suas mãos anotações que muito aguçaram a minha curiosidade. Encurtei a distância e indaguei-lhe:

- Quais são as suas preocupações? Pois posso vê-las estampadas em seus olhos e em suas mãos a se esfregarem uma na outra.

Ele olhou-me com mais interesse e disse:

- Estou à espera do Juízo Final e, pelo visto, está demorando. Por causa disso estou um pouco perdido no tempo.

Disfarcei o impacto das suas palavras e provoquei o assunto que me atraía imensamente:

- O Juízo Final que o livro sagrado proclamou?

Meneando a cabeça respondeu que sim. Eu não sabia o que dizer, se o esclarecia quanto ao juízo final, ou se pesquisava mais sobre a hipnotização em que aquele homem se encontrava. Decidi-me por continuar e disse-lhe:

- Meu amigo, acreditas realmente que ele acontecerá?

- Piamente – respondeu. E depois continuou: - ao deixar a Terra, após os relevantes serviços prestados a santa madre igreja, recolhi tudo aquilo que achava necessário para que, ao chegar ao julgamento, eu não tivesse esquecido de nenhum documento. Por isso estou aqui.

juizo-final.jpg

Tinha minhas dúvidas se o esclarecia realmente ou se o retirava do tempo em que ele estava estacionado. Perguntei-lhe:

- E os outros? Pois não resta dúvidas que muitos também deveriam estar aqui, ao teu lado, para que, ao se abrirem as portas do grande tribunal divino, todos pudessem adentrar. O que me diz de tu te encontrar sozinho aqui à espera?

E ele respondeu:

- Eu estou sozinho porque tenho mais merecimento do que os outros. Por isso, ao se abrirem as portas, serei o primeiro a receber a absolvição dos meus erros e em seguida serei conduzido aos céus que fiz por merecer.

Depois destas palavras, me certifiquei que tinha tomado a decisão correta, pois não adiantava tentar esclarecê-lo. Estava muito convicto e não arredaria o pé do que acreditava, após a lavagem cerebral que haviam feito nele. Deixei-o entregue às próprias convicções e segui o meu itinerário.

No Brasil, muitos religiosos se destacaram neste campo do fanatismo como, por exemplo, Antônio Conselheiro, que cuspia, através das suas palavras, o fogo do inferno que acreditava piamente existir. Um país, com as suas dimensões, multiplica as crendices rapidamente e nós, por nossa vez, possuímos berço trazido pelos escravos e pela escória dos degredados dos países europeus.

antonio_des_cunha.JPG

E quantos não estão espalhados pelo mundo terreno e espiritual, defendendo o momento onde aqueles que se rotulam merecedores ou não, na imaginação fértil de cada um, serão enfim julgados?

Afastei-me penalizado, tanto pelo tempo que estava na angustiosa espera, quanto por saber que estava preso a uma coisa que o manteria naquelas condições até que fosse reconduzido a uma encarnação. A meu ver, o grande Juízo final, ocorrerá através das experiências que viveremos e que nos conduzirão às portas do Reino dos Céus, que se abrirão de par em par para redenção dos filhos de Deus.

* Leica: marca de câmera fotográfica, A Leica está particularmente associada com fotografia de rua, especialmente durante o meio-fim do século XX. Fonte: wikipédia.

Essa mensagem é a quarta de uma série que intitulamos “Crônicas de um Espírito amigo”, cujas mensagens foram recebidas mediunicamente pelo trabalhador Jobrane (João Braga), do Lar Espírita Casa do Samaritano.

A série é publicada aos domingos no blog espírita do portal 180graus.com.

Tópicos
Seminário em Pedro II - 15/06/2016 às 06h30

Seminário “Da Sensualidade ao Amor Cósmico” na cidade de Pedro II

13450948_1756009604683548_884664823936324274_n.jpg

O Centro Espírita Cristo Consolador e a Associação Médico-Espírita do Piauí (AME-PI) realizarão no dia 25/06/2016 (sábado), às 18h, em Pedro II, o Seminário “Da Sensualidade ao Amor Cósmico”, que será ministrado pelas expositoras Dra. Kátia Marabuco e Cacilda Oliveira, da AME-PI.

O evento será no Memorial Tertuliano Brandão Filho, na cidade de Pedro II

Tópicos
Seminário da Família - 14/06/2016 às 06h30

Confira a programação do 23º Seminário da Família

13412868_883233505137727_3320011808950763179_n.png

O evento acontece no dia 10/07/2016, em dois horários, na sede da Federação Espírita Piauiense, na Rua Olavo Bilac, 1394, Centro, em Teresina. O tema central do Seminário é "Família e os Valores Humanos em Tempos de Transição".

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Dr. Igor Martins
UNIMED - DIGA 33
Últimas Notícias
00h35 Prefeito Gilson inaugura UBAS e entrega 32 casas em João Costa 00h10 Curso de Capacitação para Merendeiras do Município de Itaueira 23h33 Festejos Junino de Itaueira abre as festividades com um público recorde 23h16 Icasa leva um saco de gols da Associação Atlética de Altos 21h19 Maçonaria de União solidariza-se com vencedores de concurso 20h57 Desatenção levou brasileiros a caírem no antidoping, diz especialista 20h57 Instituto Butantan começa a testar vacina contra a dengue em todo o país 20h56 Primeiro-ministro italiano vai à França discutir saída do Reino Unido da UE 20h54 Brexit: partido português quer a realização de referendo no país 20h53 Papa Francisco visita memorial do genocídio na Armênia 20h52 Reino Unido deve dar o primeiro passo para deixar UE, diz Merkel 20h51 Lâmpadas incandescentes não poderão ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 20h50 Brasil renova acordo automotivo com a Argentina até 2020 20h48 Movimentos discutem mudanças nas políticas antidrogas 20h47 Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo quarto mês seguido 20h45 Evento em São Paulo discute tortura no país 20h29 X Moto Passeio de Cachoeirinha 17h52 Rapaz morre com um tiro nas costas em evento religioso 17h49 Mariah Carey traz turnê ao Brasil em novembro; confira em quais cidades 17h48 Brasil fecha 72.615 vagas de trabalho em maio, diz Caged 17h46 Dilma gastou R$ 15 milhões com aparições na TV em 2015 17h43 Mulher irrita vizinhos após tomar sol em janela de apartamento 17h37 Marcelo Rosenbaum cria instituto e transforma vida de vilarejo no Piauí 17h13 Acidente em Mogi-Bertioga ocorreu por alta velocidade e falha nos freios 16h11 Líder comunitária recebe amigos em estilo caipira
Contratamos designer gráfico

Enquete

Escândalos de corrupção têm sido cada vez mais frequentes no noticiário. Pagamentos de propina à nível nacional envolvem até políticos do Piauí. Você acha que ainda tem jeito pro Brasil?

Total de Votos: 241

Válida de 16/06/2016 a 23/06/2016

Mais lidas

    sunset

    180graus no Instagramno Instagram