180graus

Reunião CFN-Nordeste - 20/04/2015 às 18h13

Presidente da Federação Piauiense participa da Reunião da Comissão Regional do CFN - Nordeste

IMG_3731.jpg

Ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Salvador-BA, a Reunião da Comissão Regional do Conselho Federativo Nacional (CFN), no Centro de Convenções, com a presença do presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Jorge Godinho Barreto Nery, da vice-presidente da FEB, Marta Antunes de Oliveira Moura, do Secretário Geral do CFN, Roberto Fuina Versiani e dos nove presidentes das federativas do Nordeste, além da Secretária da Comissão Regional Nordeste, Creuza Lage. Como convidado especial, Henrique Kemper, presidente da União Espírita Mineira (UEM).

A abertura dos trabalhos se deu na noite do dia 10/04, sexta-feira, com a palavra de boas vindas do presidente da Federação Espírita da Bahia (FEEB), André Luiz Peixinho. Em seguida, falou o presidente da FEB, que concitou todos a se unirem em torno da Doutrina Espírita e de sua plena divulgação. Na mesma noite, foi apreciado o item 1 da pauta: - Apreciação dos fundamentos filosóficos, psicológicos e administrativos das ações federativas, sugerido pela FEEB.

No dia seguinte (11), foram trabalhados os seguintes itens:
2 - A sustentabilidade financeira das federativas e das instituições espíritas em geral, proposta da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC),
3 - Integração das publicações e compras de material de divulgação pelas federativas, propositiva de Carlos Campetti Sobrinho, do CFN, Setor Editorial/FEB;
4 - Apreciação do tema “Ampliando a consciência federativa” como eixo estruturante das atividades em todo Nordeste, sugerido pela FEEB;
6 - Comportamento das federativas do Nordeste diante das ações da CONCAFRAS, sugestão da Federação Espírita do Estado do Maranhão (FEMAR) e Federação Espírita Piauiense (FEPI).

Já no domingo (12), foram analisados os itens:
5 - Participação do Nordeste do Centenário da FEEB, sugestão da FEEB;
7 - Ações resultantes da Comissão Regional Nordeste/2014, da parte da Secretária Regional do Nordeste;
8 - Indicadores do Plano de Trabalho do Movimento Espírita Brasileiro (PTMEB) – Apresentação dos resultados da Oficina de Indicadores ocorridos no CFN/2014, indicação da Secretaria Geral do CFN;
9 - Outros assuntos.

No mesmo período, ocorreu também o Encontro Nacional da Área de Promoção Social Espírita (APSE) com a presença dos Diretores e representantes de todas as Federativas do Brasil, sob a coordenação-geral de José Carlos e Maria de Lourdes Pereira de Oliveira, ambos da FEB. O Piauí foi representado por Osmarina Pires, Diretora do APSE da FEPI e uma representante da União Municipal Espírita de Parnaíba.

Concomitante a essas atividades, realizou-se o I Congresso de Juventude Espírita da Bahia, contando aproximadamente com 500 jovens daquele Estado, que teve também como convidado um grupo de jovens de Sergipe. Ao final, no meio dia do domingo, deu-se o encerramento deste evento juvenil, com a presença de praticamente de todos os presidentes das federativas espíritas do Nordeste, da equipe da FEB, representantes do APSE da FEB e dos Estados e Distrito Federal.

Confira alguns registros fotográficos.

IMG_3704.jpg

IMG_3706.jpg

IMG_3714.jpg

IMG_3723.jpg

IMG_3729.jpg

IMG_3730.jpg

IMG_3733.jpg

IMG_3750.jpg

IMG_3754.jpg

Fonte: Federação Espírita Piauiense

Publicado Por: Raul Ventura

Tópicos
Malhar o Judas - 10/04/2015 às 11h37

Malhar o Judas. Artigo do médium espírita Divaldo Franco

divaldofranco.autografando.jpg

Malhar o Judas

Divaldo Franco

O comportamento humano, sem dúvida, é muito paradoxal. Dificilmente podemos aguardar equilíbrio neste oceano de níveis de consciência em que nos encontramos mergulhados. Durante muito tempo e ainda hoje, felizmente em menor intensidade, desforçávamos da atitude infeliz de Judas quando traiu Jesus, malhando-o de maneira cruel e animalizante, como ainda ocorre em momentos de linchamento de algum atormentado criminoso contra quem as massas se voltam… Jesus, a quem dizíamos amar, não titubeou em perdoar a todos os algozes responsáveis pelo Seu exemplo de abnegação e de misericórdia, nos últimos momentos e mais dolorosos do Seu martírio. Nós, entretanto, os que dizíamos segui-Lo, atendendo a comportamentos doentios do passado, culpamos e não perdoamos ao povo no qual Ele nasceu e que seria responsável perpetuamente pelo que a alucinação de alguns psicopatas e aliciados pelo poder do Sinédrio impuseram a Pilatos que o condenou à morte.

Transformamos o substantivo judeu em exemplo de crueldade, como se não fôssemos de alguma forma, quase todos, igualmente asselvajados quando estão em jogo os interesses do ego. E Judas passou à posteridade como sendo o infame que, em toda Semana Santa, deveria ser malhado, arrebentado e destruído… Em momento de equilíbrio a Igreja Católica, oportunamente, “liberou” os judeus da culpa da crucificação e Judas da perseguição inclemente. Ainda ressumam em alguns países e cidades interioranas do Brasil o hediondo espetáculo que o tempo irá apagar da memória humana.

Todos necessitamos de perdão e de autoperdão. A contribuição valiosa das doutrinas psicológicas demonstra que perdoar é saudável, e feliz é sempre aquele que o exerce em relação ao próximo, assim como a si mesmo, brindando-se oportunidade de correção e reconciliação. Utilizemo-nos, religiosos ou não, dos dias evocativos da Páscoa judia para alguma reflexão em torno de Jesus e de Sua doutrina, perdoando e perdoando-nos.

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 09-04-2015.

Fonte: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/2015/04/10/malhar-o-judas/

Publicado Por: Raul Ventura

Espiritismo e Neurociência - 04/04/2015 às 07h00

Seminário 'Espiritismo e Neurociência' com Anete Guimarães em Teresina

CARTAZ - IMAGEM.jpg

A pesquisadora e oradora internacional Anete Guimarães (RJ) estará em Teresina para ministrar o Seminário “Espiritismo e Neurociência”.

A palestra de abertura acontecerá na sexta-feira (10/04), às 19h, na Faculdade Santo Agostinho, na Av. Valter Alencar, 665, no bairro São Pedro. O evento tem sua continuidade no sábado (11/04), às 15h, no auditório da Federação Espírita Piauiense, na Rua Olavo Bilac, 1394, Centro, Teresina.

O seminário, que é aberto ao público em geral, é uma promoção da FEPI e conta com o apoio da União Distrital Espírita da Zona Norte de Teresina, do Centro Espírita Nosso Lar, da Sociedade Espírita Fabiano de Cristo e da Faculdade Santo Agostinho.

Outras informações pelo telefone: (86) 3221-2500.

Fonte: ESDE-FEPI

Publicado Por: Raul Ventura

105 anos de Chico Xavier - 02/04/2015 às 16h09

Homenagem da Federação Espírita Brasileira aos 105 anos do nascimento de Chico Xavier

001_chicoxavier.jpg


Em 2 de abril de 2015 são comemorados os 105 anos de nascimento de Francisco de Paula Cândido Xavier, o médium mineiro considerado um dos maiores divulgadores do Espiritismo. Chico Xavier, como era conhecido, nasceu em Pedro Leopoldo (MG). Um homem simples, humilde e dedicado ao próximo que ultrapassou as barreiras religiosas, focando no bem e no exemplo de caridade para todos. Em reconhecimento por suas ações foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1981 e 1982, tendo sido eleito em 2012 como o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, pelo SBT.

O médium mineiro psicografou cerca de dez mil cartas e 468 livros, jamais cobrando nada dos destinatários e doando os direitos dos livros a diversos centros espíritas e à FEB. Em 1943 psicografou o livro Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium, e que no ano de 2010 foi transformado em filme com sucesso de divulgação.

Nesta existência dedicou-se integralmente a fazer bem ao próximo, seja por palavras ou gestos, empenhando-se em transformar um pouco do mundo em que vivemos. “Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precise”, dizia aquele que buscou concretizar em gestos o que proferia em palavras.

Neste dia de amor e luz, a Federação Espírita Brasileira agradece e reconhece mais uma vez o trabalho deste grande homem, cuja doçura no viver e no agir tocou milhares de corações e mentes pelo mundo. A Chico homem, espírita e trabalhador imortal como todos nós, trabalhador e um exemplo para todos, nossa eterna gratidão.

Fonte: www.febnet.org.br

Publicado Por: Raul Ventura

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Curta a nossa fanpage
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Duas cabeças pensam melhor do que uma
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
03h12 PF está preocupada com atraso de diligências na Lava Jato, diz entidade 02h56 CPI da Petrobras ouvirá o primeiro empreiteiro ainda em abril 02h37 Investidores americanos e chineses compram o Cirque du Soleil 02h03 Número de terceirizados no país podem dobrar se lei for aprovada 01h54 Ariana Grande e Big Sean terminam o namoro, confirma revista 01h32 Apresentadores da Record participam de ação publicitária inusitada 01h06 Escola apaga a palavra 'feminista' em foto de camiseta de aluna de 13 anos 00h52 Google agora permite que você baixe seu histórico de buscas 00h32 Curta-metragem brasileiro é selecionado para a Semana da Crítica de Cannes 00h03 Namorado de Bahls já pensa em casa e construir uma família 23h51 MPF pede a prisão preventiva da cunhada de João Vaccari Neto 23h43 Torneio de Jui-Jitsu reúne lutadores de sete cidades e de dois Estados 23h36 Tribunal nega pedido de liberdade ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto 23h32 Prefeitura abre inscrições para vaga de conselheiros tutelar de Campo Maior 23h31 Definidos: River e Parnahyba são os finalistas do 1º turno do Piauiense 23h23 Juiz chama representantes políticos para avisar sobre recadastramento biométrico 23h10 Ação de saúde arrecada quase 2 toneladas de alimento para entidades carentes 23h03 TCU aponta excesso de aditivos em contratos investigados na Lava Jato 22h51 Licença-paternidade no Brasil e no mundo será debatido em Audiência pública 22h50 Cai 6,9% em abril a Intenção de consumo das famílias; segundo CNC 22h26 Projeto que estabelece regras para drenagem é avaliado pela Câmara 22h18 Secretaria de Educação realiza planejamento escolar com professores do município 22h03 Transparência de resultados de buscas na Internet é investigado pela UE 21h55 Brasil é um dos países mais transparentes do mundo, diz Levy 21h38 Balança comercial acumula déficit no mês de US$ 108 milhões
Curta a nossa fanpage
Duas cabeças pensam melhor do que uma

Enquete

A Secretaria de Segurança apresentou números que mostram que o índice geral de violência caiu até 37% no Piauí após a chegada da Força Nacional. Você concorda com estes números?

Total de Votos: 262

Válida de 17/04/2015 a 24/04/2015

Mais lidas

    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    THREVO POETIC
    Curta a nossa fanpage
    VAL PRAEIRO
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    THREVO POETIC
    WX - Village Leste
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    180graus no Instagramno Instagram