Compartilhar Tweet 1



A deputada Eliziane Gama participará nesta quarta-feira (11/06) do Seminário "Governos Militares: o Brasil 50 anos depois”. O evento é uma iniciativa do Juiz de Direito Rômulo Lago e Cruz, Titular da Comarca de Esperantinópolis/MA.

A parlamentar será uma das palestrantes do encontro e também receberá a Comenda "Joaquín Herrera Flores", cedida pela União Ibero Americana de Direitos Humanos.

Além do seminário, a deputada Eliziane Gama também participará do ato público que acontecerá às 18 horas, na Praça Central daEsperantinópolis.


Compartilhar Tweet 1



O juiz titular da Comarca de Esperantinópolis, Rômulo Lago e Cruz promove, em parceria com a União ibero-americana de Direitos Humanos e com a Universidade Estadual do Maranhão (Polo Darcy Ribeiro), um seminário sobre o período da ditadura militar no Brasil. Com o tema “Governos Militares: O Brasil 50 anos depois”, o evento tem o objetivo de promover discussões a respeito desse período junto à sociedade, possibilitando reflexões acerca do tema. O seminário acontece de 9 a 11 de junho, no auditório do fórum.

A conferência inaugural do seminário será realizada pelo ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal. Entre debatedores e palestrantes estão: a doutora em História Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Mônica Piccolo Almeida.

No interior do Maranhão · 12/05/2014 às 19h59

Comarca de Esperantinópolis teve problemas com internet nesta segunda


Compartilhar Tweet 1



O juiz Rômulo Lago e Cruz, titular da Vara única da Comarca de Esperantinópolis, pertencente ao Polo Judicial de Bacabal, informou que a unidade judicial ficou com suas atividades prejudicas nesta segunda-feira (12) em virtude de problemas de acesso a internet.

De acordo com o magistrado, as ações mais prejudicadas foram realização de audiências e movimentação de processos judiciais e administrativos. “Apesar do problema, mantivemos o atendimento ao público e a realização das audiências marcadas para não prejudicar ainda mais a população. O problema foi que as audiências necessitaram de um tempo maior para serem realizadas, acarretando em atrasos”, disse o juiz.


Compartilhar Tweet 1



O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA) repudiou, nesta quarta-feira (12), o atentato contra a radialista Isatelma Bernardo, em Esperantinópolis (MA). Na noite dessa terça-feira (11), pelo menos quatro tiros foram disparados contra a residência da radialista. Segundo testemunha, os tiros foram efetuados por um homem que conduzia uma moto.

“É lamentável o que está acontecendo com os profissionais de comunicação no estado do Maranhão. Em menos de uma semana dois casos de atentados contra os profissionais de imprensa foram registrados no interior. São tentativas covardes de calar, de silenciar as pessoas que estão cumprindo sua função, seu trabalho.


Compartilhar Tweet 1



O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, participou, em Esperantinópolis, de reunião com representantes de 27 associações que pleiteiam benefícios do Viva Casa, programa habitacional do Governo do Estado. Gerenciado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento urbano (Secid), o programa beneficia famílias trabalha na melhoria da habitabilidade da população de baixa renda por meio de recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop).

Hildo Rocha disse que, em Esperantinópolis, 250 famílias serão beneficiadas pelo Viva Casa. O Secretário explicou, durante o evento, realizado sábado (16), os critérios exigidos para a obtenção dos benefícios.