180graus

Protagonizou diversos papéis - 29/03/2013 às 12h34

Morre o ator Richard Griffiths, que fez o tio Dursley na saga Harry Potter

Morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária

CEV
Artcores
MUNICIPIO CONTABILIDADE
Kangaco
TELHAS MAFRENSE

O veterano ator britânico Richard Griffiths, que entre muitos papéis interpretou Vernon Dursley na saga Harry Potter, morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária, informou nesta sexta-feira a rede "BBC".Griffiths morreu ontem no Hospital Universitário de Coventry and Warwickshire, segundo a emissora.

Ao longo de sua carreira, Griffiths protagonizou diversos papéis no cinema e na televisão mas também nos palcos teatrais, onde recebeu os prêmios Tony e Olivier.O ator nasceu na cidade de Thornaby-on-Tees, em North Yorkshire, e abandonou os estudos aos 15 anos. Posteriormente, no entanto, decidiu cursar teatro antes de entrar para a respeitada Royal Shakespeare Company.

Ele ganhou reconhecimento global ao interpretar Vernon Dursley nos filmes de Harry Potter. Antes disso, conquistara fãs com seu papel de tio Monty no filme de 1987 "Os Desajustados", um dos maiores clássicos "cult" do cinema britânico.No cinema, também atuou em "Carruagens de Fogo", "Superman 2" e "Gandhi".

Em 2008, o ator foi condecorado com uma OBE (Ordem do Império Britânico) na lista de condecorações que anualmente a rainha Elizabeth 2ª concede por sua contribuição artística.Seu colega Daniel Radcliffe, com quem atuou na série Harry Potter e, no teatro, na peça Equus, foi um dos primeiros a comentar a morte de Griffths.

Daniel Radcliffe e Richard Griffiths em cena da peça Equus, em Londres (2010)
"Richard esteve ao meu lado em dois dos momentos mais importantes da minha carreira", disse o jovem, que protagonizou a série. "Tenho orgulho de tê-lo conhecido."Nicholas Hytner, diretor do National Theatre, disse que a inesperada morte do ator deixou um sentimento de profunda tristeza em "seu exército de amigos".

"Richard Griffiths não foi apenas um dos mais amados e reconhecidos atores britânicos, era também um dos melhores", afirmou Hytner. "Sua atuação (na peça) The History Boys foi impressionante: uma obra-prima de sagacidade, delicadeza, travessura e desolação, muitas vezes simultaneamente."O agente do ator, Simon Beresfold, disse à agência de notícias Associated Press que Griffiths era um "homem extraordinário" e revelou que ele morreu na última quinta-feira, em um hospital londrino."No palco, ele nos permitiu (pensar em) nossa própria humanidade e constantemente questionar nossas diferenças. Ele fará muita falta."

Fonte: Com informações da UOL

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
05h03 Marcado:Dani Alves não volta ao Barça e Eto'o fecha com a Roma; Hernani sai 04h54 Dramaturgia na TV aberta deve ser feita essencialmente para o público 04h25 Pedro Leonardo estreia novo programa em setembro; saiba onde 04h07 Comitê da campanha de B.Sá é inaugurado em Oeiras 03h52 Luma de Oliveira e irmão entram em guerra e trocam ações na Justiça 03h32 Após ficar loiro, André Marques radicaliza e clareia ainda mais o cabelo 02h41 Segunda noite do 6° Festival Cultural de Alto Longá 02h39 Secretário de obras de Alto Longá compareceu a jantar 02h27 Cauã Reymond dá entrevista para TV argentina e diz querer se casar de novo 02h27 Secretário de finaças comparece a jantar 02h25 Secretária de saúde esteve em jantar 01h56 Benedito Ruy Barbosa apresenta três novos projetos para a Globo 01h36 Lívia Andrade deixa de ganhar mais de R$ 200 mil recusando oferta da Record 00h48 Luiz Bacci revela que Marcelo Rezende o incentivou para ir para a Band 00h24 RedeTV! anuncia Fábio Arruda como apresentador do 'The Bachelor' 00h11 Judoca Joseanne Fernandes é prata na X Copa Minas Tênis Clube 23h57 Babi Rossi deixa programa da RedeTV! e vai para 'A Fazenda 7' 23h55 Desembargador Jamil Gedeon permanece no plantão até domingo (3) 23h50 Destaque contra o Brasil na Copa, Ochoa fecha com o Málaga 23h36 Serviço gratuito do Judiciário orienta cidadão sobre movimentação processual 23h35 Rede Bandeirantes decide proibir seus artistas de irem ao 'Teleton' 23h28 AV. São Sebastião 23h15 Comarca de Magalhães de Almeida terá novo fórum 23h09 Piso cai no pé de apresentador durante merchandising; veja o vídeo 23h05 Mantido o plantão judicial da Justiça do Trabalho neste fim de semana (2 e 3 de agosto)