180graus

Protagonizou diversos papéis - 29/03/2013 às 12h34

Morre o ator Richard Griffiths, que fez o tio Dursley na saga Harry Potter

Morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária

CELTA CONSTRUTORA
LB Fitness
Casa do Cartucho
Kangaço

O veterano ator britânico Richard Griffiths, que entre muitos papéis interpretou Vernon Dursley na saga Harry Potter, morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária, informou nesta sexta-feira a rede "BBC".Griffiths morreu ontem no Hospital Universitário de Coventry and Warwickshire, segundo a emissora.

Ao longo de sua carreira, Griffiths protagonizou diversos papéis no cinema e na televisão mas também nos palcos teatrais, onde recebeu os prêmios Tony e Olivier.O ator nasceu na cidade de Thornaby-on-Tees, em North Yorkshire, e abandonou os estudos aos 15 anos. Posteriormente, no entanto, decidiu cursar teatro antes de entrar para a respeitada Royal Shakespeare Company.

Ele ganhou reconhecimento global ao interpretar Vernon Dursley nos filmes de Harry Potter. Antes disso, conquistara fãs com seu papel de tio Monty no filme de 1987 "Os Desajustados", um dos maiores clássicos "cult" do cinema britânico.No cinema, também atuou em "Carruagens de Fogo", "Superman 2" e "Gandhi".

Em 2008, o ator foi condecorado com uma OBE (Ordem do Império Britânico) na lista de condecorações que anualmente a rainha Elizabeth 2ª concede por sua contribuição artística.Seu colega Daniel Radcliffe, com quem atuou na série Harry Potter e, no teatro, na peça Equus, foi um dos primeiros a comentar a morte de Griffths.

Daniel Radcliffe e Richard Griffiths em cena da peça Equus, em Londres (2010)
"Richard esteve ao meu lado em dois dos momentos mais importantes da minha carreira", disse o jovem, que protagonizou a série. "Tenho orgulho de tê-lo conhecido."Nicholas Hytner, diretor do National Theatre, disse que a inesperada morte do ator deixou um sentimento de profunda tristeza em "seu exército de amigos".

"Richard Griffiths não foi apenas um dos mais amados e reconhecidos atores britânicos, era também um dos melhores", afirmou Hytner. "Sua atuação (na peça) The History Boys foi impressionante: uma obra-prima de sagacidade, delicadeza, travessura e desolação, muitas vezes simultaneamente."O agente do ator, Simon Beresfold, disse à agência de notícias Associated Press que Griffiths era um "homem extraordinário" e revelou que ele morreu na última quinta-feira, em um hospital londrino."No palco, ele nos permitiu (pensar em) nossa própria humanidade e constantemente questionar nossas diferenças. Ele fará muita falta."

Fonte: Com informações da UOL

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
17h05 Conselho Superior vota promoção de 20 membros do MPMA para entrância intermediária 17h04 Petista 'denuncia' sabotagem de sua candidatura por membros do partido 17h02 Governo prevê abrir 24,8 mil vagas de concursos em nível federal só em 2015 17h00 Assessor da diretoria diz: 'Agespisa trabalha com os contratos vencidos' 16h56 Delegado Gil Gonçalves é o novo titular da Depol de Montes Altos 16h55 Pagamento não computado em fatura gera indenização 16h45 Prefeitura promove ação social na área de Atenção Básica na Vila Luizão 16h41 Advogada encontra bobina de cartão de crédito em sanduíche Subway 16h30 Mostra infantil e espetáculos de gala marcam programação da Semana de Dança neste sábado (30) 16h17 Prefeito Adalberto, de Santo Antônio dos Milagres comparece a evento do TRT/PI 16h15 Justiça determina corte de trecho do programa de Iracema Portella na TV 16h15 Presidente Sergio Frota anuncia a contratação do meia Jonas e do goleiro Marcelo Pitol 16h12 Município de Pedro II recebe homenagem do TRT/PI em Teresina 16h05 Capitã e Técnico do Maranhão Vôlei elogiam a torcida maranhense e já convocam para temporada 2014/15 16h04 Carol Nakamura e Sidney Sampaio romperam em definitivo, diz fonte 16h00 Bafão! Sósia de Megan Fox rebate provocação de Miss Bumbum Ceará 15h47 Grandioso churrasco em honra a Nossa Senhora das Mercês 15h46 Investimentos públicos em infraestrutura chamam a atenção da iniciativa privada 15h46 Unidade Escolar Raimundo Ferreira Lima na Barrinha,realiza folclore,foi nesta 6ª 28/08,veja 15h45 Termina a Jornada de Ciência Sociais da Uema 15h44 Falta de prestação de contas de convênio motiva ACP e Denúncia do MPMA contra ex-prefeita 15h36 Programação da última noite dos festejos de São Raimundo no Assentamento Caraíbas 15h34 Pedrinhas registra 14 mortes apenas em 2014 15h31 População do sul do Piauí pede solução para a falta de água na região 15h29 Deputado Julio Cesar realiza visita a Canavieira; conversou com políticos
ControlX
Mesário Voluntário

Enquete

A morte de um taxista gerou um clima de revolta em Teresina. Um dos suspeitos já presos tinha várias passagens pela polícia, mas estava solto. Com um número cada vez maior de criminosos à solta, de quem você acredita que seja a culpa?

Total de Votos: 77

Válida de 29/08/2014 a 05/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram