180graus

Protagonizou diversos papéis - 29/03/2013 às 12h34

Morre o ator Richard Griffiths, que fez o tio Dursley na saga Harry Potter

Morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária

CEV
Kangaço
Artcores
TECNIQUIMICA
LB Fitness

O veterano ator britânico Richard Griffiths, que entre muitos papéis interpretou Vernon Dursley na saga Harry Potter, morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária, informou nesta sexta-feira a rede "BBC".Griffiths morreu ontem no Hospital Universitário de Coventry and Warwickshire, segundo a emissora.

Ao longo de sua carreira, Griffiths protagonizou diversos papéis no cinema e na televisão mas também nos palcos teatrais, onde recebeu os prêmios Tony e Olivier.O ator nasceu na cidade de Thornaby-on-Tees, em North Yorkshire, e abandonou os estudos aos 15 anos. Posteriormente, no entanto, decidiu cursar teatro antes de entrar para a respeitada Royal Shakespeare Company.

Ele ganhou reconhecimento global ao interpretar Vernon Dursley nos filmes de Harry Potter. Antes disso, conquistara fãs com seu papel de tio Monty no filme de 1987 "Os Desajustados", um dos maiores clássicos "cult" do cinema britânico.No cinema, também atuou em "Carruagens de Fogo", "Superman 2" e "Gandhi".

Em 2008, o ator foi condecorado com uma OBE (Ordem do Império Britânico) na lista de condecorações que anualmente a rainha Elizabeth 2ª concede por sua contribuição artística.Seu colega Daniel Radcliffe, com quem atuou na série Harry Potter e, no teatro, na peça Equus, foi um dos primeiros a comentar a morte de Griffths.

Daniel Radcliffe e Richard Griffiths em cena da peça Equus, em Londres (2010)
"Richard esteve ao meu lado em dois dos momentos mais importantes da minha carreira", disse o jovem, que protagonizou a série. "Tenho orgulho de tê-lo conhecido."Nicholas Hytner, diretor do National Theatre, disse que a inesperada morte do ator deixou um sentimento de profunda tristeza em "seu exército de amigos".

"Richard Griffiths não foi apenas um dos mais amados e reconhecidos atores britânicos, era também um dos melhores", afirmou Hytner. "Sua atuação (na peça) The History Boys foi impressionante: uma obra-prima de sagacidade, delicadeza, travessura e desolação, muitas vezes simultaneamente."O agente do ator, Simon Beresfold, disse à agência de notícias Associated Press que Griffiths era um "homem extraordinário" e revelou que ele morreu na última quinta-feira, em um hospital londrino."No palco, ele nos permitiu (pensar em) nossa própria humanidade e constantemente questionar nossas diferenças. Ele fará muita falta."

Fonte: Com informações da UOL

Publicado Por: Neumara Silva

Últimas Notícias
15h38 Secretaria vai apurar empréstimo de celular a detento de Pedrinhas 15h33 Carro colide em van com 15 passageiros, em Luís Correia 15h23 Acidente entre moto e Fiat Uno deixa duas pessoas feridas em Oeiras;veja 15h18 Acusados de roubarem vaso sanitário, dupla é presa em Parnaíba 15h17 Projeto proíbe revista íntima de mulheres em locais de trabalho 15h12 Secretaria de Educação irá promover Formação Continuada 15h10 Paróquia de São Benedito começa visita com imagem do Padroeiro 15h03 Segundo dia de programação da Semana da Pátria 14h57 Escolas picoenses são capacitadas sobre diversidade e inclusão social 14h40 Serviço de Distribuição do Foro Trabalhista de Imperatriz apresenta bom desempenho 14h27 Vaquejada do Parque do Cafezal acontece neste final de semana em Arari 14h21 Em ensaio, Rebeca Gusmão lembra de 1ª vez com homem mais velho 14h21 Dilma e Aécio usam mesmo discurso na TV; 'Marina não tem força política' 14h21 AD Uberlândia (MG) sedia evento da CGADB 14h15 Aneel analisa pedido para prorrogar cronograma da Usina Santo Antônio 14h12 Lista dos bilionários brasileiros da Forbes Brasil traz 21 cariocas 14h12 Combate à degradação florestal é tema de debate internacional 14h10 Candidato a deputado estadual Ziza Carvalho participa de festa do vaqueiro em Ribeira do Piauí 14h04 Ziza Carvalho visita Ribeira do Piauí e participa de Festa do Vaqueiro 14h01 Solon critica gestão da Agespisa ao ver a população 'brigando' por água 13h48 Prefeitura Municipal e empresário Cícero Leite realizam festa dos vaqueiros nos festejos da Ipueira. 13h45 Criança de 9 anos com 20 passagens pela polícia é jurada de morte 13h45 Ziza Carvalho visita Ribeira do Piauí e participa de Festa do Vaqueiro 13h38 Justiça em São Bernardo julga 23 ações de improbidade administrativa 13h36 Concurso para procurador do Estado do RN tem salário de quase R$ 24 mil
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 273

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram