Não pegou nada bem -

Faustão diz que cabelo de dançarina é uma vassoura e é acusado de racismo

Um comentário de Fausto Silva no último domingo (20) revoltou usuários de redes sociais e ativistas da igualdade racial. Em seu programa, o apresentador falou que Arielle Macedo, uma das dançarinas da cantora Anitta, tem cabelo de "vassoura de bruxa". Arielle apareceu em um vídeo, exibido originalmente no ano passado, em que revelava que Anitta obrigava suas bailarinas a cheirarem seu "pum".

Anitta estava no palco do Domingão do Faustão e Arielle, não. Ao final da reapresentação do videotape de Arielle, Faustão comentou: "Olha lá, a Arielle com cabelo vassoura de bruxa". No vídeo, a bailarina surgia com uma cabeleira black power vermelha.

O comentário levou internautas a chamarem Fausto Silva de preconceituoso e racista. Alguns ativistas pedem que o apresentador se retrate.

Página no Facebook de adeptos do cabelo black power, a comunidade virtual Cacheando em Salvador fez um veemente protesto, dizendo que o apresentador da Globo "destilou racismo": "Não aceitamos mais que nos sejam impostos os padrões eurocêntricos de beleza! Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente da grande mídia. Não aceitaremos mais que nos "eduquem" para sermos racistas!".

Já a publicação Ofensiva Negritude, voltada para discussões e ações antirracistas, afirmou que "o caso é grave". "Não só por se tratar do 'black power', mas vai além, o tom pejorativo da brincadeira consegue ofender diversas pessoas que estão fazendo a transição para o cabelo black ou as pessoas que já o possuem."

O grupo finaliza o "editorial" exigindo uma retratação pública do apresentador: "Que ele peça desculpas em rede nacional e que um dia todas as pessoas com 'vassoura de bruxa', como diz Faustão, tomem ainda mais a TV".

Fonte: Com informações do Notícias da TV

Comentários

Trabalhe Conosco