#ÉProibidoPerder -

Coreto do Teresina Shopping se transforma numa galeria histórica

O Artes de Março de 2014 homenageia o período de maior expressão da cultura nacional ,o Tropicalismo, e a nível local escolheu sabiamente ao eleger Torquato Neto como o homenageado do festival.

Torquato Neto foi um compositor extremamente importante para o movimento tropicalista, foi ele o compositor das letras-manifestos do movimento, como “Geléia Geral” e “Marginália II”, participou também dos momentos-chave do movimento e apesar de toda essa contribuição, sua participação é por muitos considerada apenas um apêndice da trajetória dos compositores baianos.

Torquato era jornalista também, suas colunas retratavam fielmente as transformações na música popular brasileira, uma vez que ele era participante direto dos fatos por ele narrados ou discutidos.

Geralmente, a memória de Torquato Neto permanece aprisionada na sua trajetória de poeta marginal e suicida (ele se matou em novembro de 1972), supervalorizando-se uma trajetória de maldito em contraposição aos seus anos de criação tropicalista na música popular.

Durante o festival foi montado no Coreto uma exposição auto explicativa a respeito do que foi a Tropicália, o que era feito no movimento, o que ocorria no mundo nesse momento e mais fatos marcantes. Esse espaço conta ainda com guias para melhor informar melhor os detalhes desses acontecimentos.

Fonte: Com informações de Tropicalimo e Antropofagia

Comentários

Trabalhe Conosco