Maior feira literária do PI -

Salipi vende livros até por R$ 1; veja a programação e vá fazer sua visita

Segue com uma vasta programação durante toda esta semana o maior evento de literatura do estado, o Salipi, que acontece no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí (UFPI). É a 12ª edição do Salão do Livro do Piauí - SALIPI tem como tema 'Quem não lê, não vê', e homenageia o Teatrólogo piauiense José Gomes Campos, lembrando ainda do centenário de morte de Augusto do Anjos.

Uma das vantagens de quem passa pelo Salipi é que os valores dos livros são muito bem vindos para o público. É possível encontrar revistas, mangás e livros infantis por apenas R$ 1 (hum real). O evento vem sendo percebido como o maior acontecimento literário do Piauí e um dos maiores eventos culturais já realizados. Com a simpatia da população, contando com o devido apoio do poder público, o salão traduz a singularidade da literatura piauiense e brasileira, além de reunir o que há de melhor e incentivar a leitura.

Paralelo ao Salão, ocorre o Seminário Língua Viva, que está na 17ª edição. Nele serão apresentadas palestras de grandes nomes do universo acadêmico e cultural. Estão confirmados os autores Fabrício Carpinejar (RS), Laurentino Gomes(PR), Alexis Levitin (EUA), Sheryl Saint Germain (EUA) e vários outros palestrantes. A grande novidade este ano do Salipi é sua mudança da Praça Pedro II para a UFPI. A ideia é garantir um espaço mais amplo, estacionamento, mais segurança e mais conforto.

É o que informa Lana Carolina Silva, uma das coordenadoras do evento. "Estamos melhorando principalmente pelo espaço. Aqui é mais agradável e mais seguro pela cobertura. Sabemos que o acesso é mais difícil, mas existem as escolas que trazem seus alunos para participar do salão com ônibus alugados como por exemplo de União, Lagoa Alegre e Parque Brasil que já passaram pelo espaço" disse Lana. O Salipi teve sua abertura no dia 31 de maio e segue programação até domingo, 8 de junho. Conta também com apresentações musicais que serão realizadas no Espaço Cultural Noé Mendes com o palco Marcus Peixoto, a partir das 18h30.

ESTUDANTES EM VISITA AO SALIPI
Cerca de 24 alunos da Escola Municipal Santa Joana Darc da cidade de Timon no Maranhão estiveram no Salipi nesta terça-feira(03). A turma estava acompanhada pela coordenadora pedagógica Elisabeth Barbosa que demonstrou muita satisfação. "Trazer esses alunos aqui é um enriquecimento cultural, é o despertar da leitura escrita com livros de ilustrações diferentes e atrativas. Tudo isso é de fundamental importância para eles que passarão a conhecer novos autores", explicou a coordenadora.

As alunas do 9º ano do colégio São Judas Tadeu, Madelle Mirna e Maria Luiza, ambas de 13 anos, também marcaram presença no salão e aproveitaram para pesquisar os livros que acabaram de chegar.

"Eu gosto ficar acompanhando os livros, principalmente os lançamentos que eu costumo comprar junto com meu pai. Eu adoro ler e indicaria mais estudantes que pudessem visitar essa feira de livros", disse Madelle.

Francisca Maria é uma das livreiras presentes do Salão do Livro. Trabalhando já por três anos destacou a importância da feira.

" É de grande importante para os alunos conhecerem os livros fora do ambiente das livrarias. Apresentamos aqui os livros que são sucesso de vendas e que durante o ano estão entre os mais lidos. Por exemplo o livro que mais procurado é de John Green "A culpa é das estrelas", disse ela.

A novidade do Salipi surpreendeu também os universitários da Universidade Federal do Piauí. Gustavo de Sousa Lopes estudante de licenciatura em ciências biológicas falou da honra em receber o salão dentro do seu ambiente acadêmico.

"O Salipi acontecendo aqui favorece uma integração muito boa para nós universitários, já que é nosso ambiente de estudo e pesquisa. Por outro lado boa parte da população tem dificuldade de chegar até a universidade, pois sabemos da carência de ônibus nessa região", explicou Gustavo.

Quem também prestigiou o evento foi a professora e cordelista piauiense Maria Ilza Bezerra que trabalha com literatura e língua portuguesa. Segundo ela o Salipi já faz parte da sua agenda.

"Cada momento aqui no Salão do Livro, vejo como um momento de louvação. Louvação da poesia e da prosa; assim como um espaço de integração e de troca de conhecimentos um com o outro. Quem vem uma vez, volta sempre, porque a leitura vicia", afirmou Maria Ilza.

Além de shows e exposições o 12º SALIPI conta também com uma grande programação. CONFIRA E PARTICIPE!

17º LÍNGUA VIVA Palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas integram a programação do 17º Seminário Língua Viva, que acontece paralelo ao Salão do Livro, no Cine Teatro da UFPI. O seminário consta de 70 horas/aula e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral.

BATE-PAPO LITERÁRIO O Bate-Papo Literário, mediado pelo professor Luiz Romero, com a participação de entrevistadores convidados, é a vitrine do Salão do Livro do Piauí. Trata-se do espaço destinado aos lançamentos de livros e aos bate-papos com escritores consagrados e principiantes, que falam de suas produções e de cultura em geral. É no espaço do Bate-Papo Literário que acontecem os saraus, recitais, debates culturais, os “Diálogos Poéticos” e shows musicais intimistas com artistas da terra. Toda a programação é transmitida pela Rádio Antares e outros meios de comunicação.

PROGRAMAÇÃO DO BATE-PAPO LITERÁRIO

Coordenadores do Bate-papo Literário:Professor Luiz Romero LimaProfessora Laís RomeroProfessora Andreia MarreiroProfessor Adriano Lobão

TERÇA-FEIRA (03.06.2014)

15h: Irmãos das almas – Henrique S. Segundo16h: Cílios do Asfalto – Francisco de Assis Sousa17h: Minhas rimas – Pedro Nogueira Pereira17h30: A Bela dos Diários – Austregésilo Brito18h: A História do Comércio de Teresina no desenvolvimento do Piauí – Marta Tajra18h30: Genu Moraes: A Mulher e o Tempo – Kenard Kruel19h: Herança Sombria – Alexandre Noleto

QUARTA-FEIRA (04.06.2014)15h: Convicções – Welington Dias16h: Carlos Castelo Branco: O Comentarista Pragmático da Imprensa Brasileira – Maria de Jesus Daiane Rufino Leal16h30: Aulas de Química no séc. depois da LDB/96: Novos paradigmas ou Velhas (De)Formações? – Alessandro A. B. Façanha17h: Formação e Práticas profissionais docentes – Patrícia Sara18h: Ousadia: 20 anos de história do Balé de Teresina – Roberto Freitas/ Flávio Brebis18h30: Catanã: O último cangaceiro – D’Gáudio Procópio19h: Discurso da Desigualdade entre os Homens – Ester Maria de Sá Castelo Branco19h30: Construção da Cidadania das Mulheres trabalhadoras Rurais do Piauí – Lindalva Alves Cruz20h: Nova Ciência: Uma ponte para o Trans- Humano – Dr. Agenor Martins

QUINTA-FEIRA (05.06.2014)

15h: Lourenço, o Gigante – Conceição de Maria Santos16h: AJULE – PRO-CAMPUS -Org. Profª. Roberta16h30: Química nuclear e radioatividade – Henrique Passos17h: Sonetos e Retalhos – Gerson Campos/ Gutemberg Lopes17h30: 12 Poemas de Oeiras – Rogério Newton18h: Viola Bastarda – Rubens Nery18h30: Som D’Arquitetura – Júlio Medeiros19h: Economia Política e Jornalismo – Org. Jaqueline Lima Dourado20h: Dança Árabe

SEXTA-FEIRA (06.06.2014)

15h: 70 anos do Instituto Monsenhor Hipólito – Uma História escrita à mão15h30: As Cinzas, As Palavras – Adriano Lobão16h: Poesias – Marcelo Leandro Ribeiro16h30: Ler, viajar e sonhar – Escola M. Delfina Borralho Boa Vista17h: Bullying contra Surdos: a manifestação silenciosa da Resiliência – Telma Franco17h30: O Dirceu: Expressão da Nova Centralidade de Teresina – Paulo Henrique Gomes18h: Acorda Cidadão: Defenda seu Direito – Juscelino Oliveira18h30: Joaquim e Silvia, com amor – Gabriela Aguiar19h: A Natureza do Piauí – André Pessoa19h30: Pedaços do Conhecimento Jurídico – João Borges Caminha

SÁBADO (07.06.2014)

15h: O Salto do Cavalo Cobridor/ Os nadinhas / O gato maluquinho – Assis Brasil16h: Mas, pai, é sério! / Guia Turisticamente Incompleto da Europa – Mauro Sampaio16h30: Crispim e a Sétima Virgem – Eduardo Prazeres17h: Alguém na Escuridão – Fran Lima17h30: Diário de uma Pedagoga em Crise – Anabela C. Freitas18h: África e Brasil: Diálogos Possíveis – Artemisa Odila Candé Monteiro18h30: Para uma historiografia literária do Piauí: a literatura da seca – Celestina Mendes19h: O Mapa da Tribo, de Salgado Maranhão / A Terra do Fogo, de Edmar Oliveira20h: Guerra do Pau de colher – Marcos DamascenoDOMINGO (08.06.2014)

17h: Ares e lares de Amores Tantos – Dílson Lages Monteiro18h: A Outra Face Da Polícia Militar – Marcelo Leal

CIRCO DAS LETRAS Com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e incentivar o hábito da leitura para a formação de novos leitores, o Circo das Letras é instalado próximo à entrada principal do evento. Há ainda o Espaço Criança Liz Medeiros, com diversas atividades lúdicas, oficinas de arte, contadores de história, teatro de bonecos, sala de leitura, etc.

O Circo das Letras e o Espaço Criança ocorrem em parceria com artistas locais, oferecendo entretenimento aliado à informação educacional, cuidadosamente planejado para este público especial, com as seguintes atrações: palhaços, malabaristas, cantores, saraus, músicos e corais infantis, contadores de história, mamulengueiros, oficinas de desenho, pintura, massinha, peças teatrais, dança e ainda outras atividades.

IX CONCURSO JOVENS ESCRITORES Todo grande escritor começa a mostrar seu talento quando ainda é uma criança. É nosso papel incentivar esses talentos e ajudar a descobrir novos escritores. É assim que a gente vai formar a próxima geração da literatura brasileira. Incentive seu filho a participar do Concurso Jovens Escritores. A participação é gratuita e ainda tem um montão de prêmios. No final, os melhores trabalhos são imortalizados numa edição especial do Jornal O DIA. É inesquecível!

A comissão de avaliação julgará as produções de acordo com a coerência textual e desenvolvimento temático, considerando as características e evolução do gênero. Nestes quase 10 anos de realização do concurso, o Sistema ODIA de Comunicação se orgulha do seu papel em fomentar a leitura e a escrita, eixos-base para a realização do certame.

CONFIRA O QUE ACONTECE NO SALIPI 2014

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco