Ganhou prêmio em Berlim -

Brasil indica filme com protagonista cego e gay para tentar vaga no Oscar

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (18), em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que o filme "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2015 de melhor filme em língua estrangeira. A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela organização da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação. A 87ª edição do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.
"Hoje eu quero voltar sozinho" mostra a história de um garoto deficiente visual e homoessexual que lida com as descobertas da adolescência. Um dos temas é justamente um romance jovem gay.

O filme teve estreia mundial no prestigiado Festival de Berlim e ganhou vários prêmios: o Teddy de melhor longa para um filme com temática LGBT e da crítica de melhor filme da mostra Panorama e ainda eleição pelo público como segundo melhor filme de ficção da Panorama.

Sobre a produção, Marta afirmou nesta quinta: "É uma obra de alta sensibilidade, de linguagem universal. Pode fazer história para nós". Dizendo-se surpresa com a pré-indicação, produtora Diana Almeida informou que "Hoje eu quero voltar sozinho" estreia nos Estados Unidos em 7 de novembro. Para ela, o romance gay é mostrado de formava "leve".

"É um filme com formato clássico, mas com um proagonista diferente, cego e gay. E deu supercerto", afirmou. "Foram quatro anos e meio para fazer esse filme. É muita pretensão falar que vai ajudar a diminuir a homofobia no Brasil, mas ele passa uma mensagem muito positiva. E os relatos do público até agora foram incríveis, mesmo do público heterossexual."

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco