Manter contatos é fundamental -

'Planejamento da mudança é 50% do sucesso dela'; consultor dá dicas

Mesmo sendo natural, a transição de função ou de emprego é um assunto geralmente temido pelos profissionais. Mas, como essa mudança pode chegar de surpresa, o consultor de planejamento de carreira Marcelo Veras orienta que o empregado tenha como aliado um bom suporte de rede de contatos, mesmo que viva um momento de estabilidade na carreira.

"Quando você está empregado, bem no seu trabalho, isso não significa que você deve se isolar do mundo. Você [deve] ficar de olho, cultivar sua rede de contatos e não deixar para fazer esse trabalho só na hora que você realmente viu que não aguenta mais e quer mudar", alerta Veras.

O assunto foi o tema do quadro "Sua Chance" da EPTV, afiliada da TV Globo, desta segunda-feira (2).

Planejar sem desespero
Segundo o consultor, principalmente em momentos de crise, planejar a mudança é fundamental.

"Sempre é melhor você fazer movimentos quando você não está desesperado, com o orçamento comprometido. O planejamento de mudança é 50% do sucesso dela", afirma.

Mudar mesmo na crise
Mesmo assim, para o consultor, crise não significa estagnação. Em algumas situações, ele afirma que pode ser, inclusive, o momento perfeito para realizar mudanças.

"Em momentos de crise, em 80% das contratações busca-se pessoas com desempenho no trabalho melhor. Ter um bom desempenho quando a maré está a favor é mais fácil. Mostrar o seu potencial, ter mais iniciativa nesse momento [de crise] é tudo o que as empresas querem. E, se elas não têm isso em casa, elas vão buscar fora", afirma Veras.

O consultor defende que o profissional que já está empregado deve sempre procurar fazer mudanças dentro e fora da empresa, sem deixar que isso comprometa o seu trabalho.

"Cada um também tem que buscar no seu ambiente de trabalho coisas que consigam reinventar sua rotina. Fazer coisas novas, participar de projetos novos. Grande parte da rotina é culpa de nós mesmos. Mudança não é só mudar de emprego, é mudança de atitude", completa.

Fonte: Com informações do G1.com

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco