180graus

Seja você mesmo - 23/06/2015 às 14h56

Confira 7 dicas essenciais para sua primeira entrevista de emprego






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Você está em busca do primeiro emprego, mas não faz ideia de como proceder durante a entrevista com o recrutador e, só de pensar nisso, começa a suar de tão nervoso? Fique tranquilo que isso é muito mais comum do que você imagina. Tão comum que fomos atrás de dicas preciosas para facilitar a sua vida e de todos aqueles sem experiência de emprego, já que você está chegando agora ao mercado de trabalho e precisa apenas de um empurrãozinho para mostrar suas habilidades.

Quem ajudou nessa tarefa foi João de Queiroz Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, que há anos trabalha no recrutamento de profissionais de diversas áreas e níveis. Quer saber o que ele diz? Vamos lá:

1 – Escolha bem o que vestir

Em primeiro lugar, João aconselha começar pelo mais básico. Que roupa você vai vestir? A decisão não é tão simples. Não vá pensando que é só pegar aquele jeans e aquela camiseta que você adora e tudo está resolvido. Quando falamos de empresas e processo de seleção, alguns cuidados simples podem fazer toda diferença.

“O ideal é que o candidato se vista como se já trabalhasse na empresa”, diz ele.

Na dúvida, a dica é usar roupas mais sociais. “É melhor errar para mais do que para menos”, ele diz. “Além disso, se chegar de gravata e constatar que o ambiente não é dos mais formais, é só tirar a gravata, dobrar a manga da camisa, tirar o paletó”, recomenda. “É mais fácil passar do social para o esporte do que o contrário.” Para as mulheres, cuidado com cabelos e unhas também são essenciais.

2 – Tome cuidado com a fala

A segunda dica é a de tomar muito cuidado com o que vai dizer e também com a forma que vai dizer. Evite erros de português e gírias. “Fale apenas o necessário, sobre o que for perguntado”, recomenda ele.

3 – Valorize sua experiência acadêmica

Em processos de seleção em geral, o que mais pesa são os resultados obtidos pelos candidatos em experiências anteriores. Claro que, se você está procurando seu primeiro emprego, o recrutador já sabe que você não tem experiência profissional (muito menos resultados) para apresentar, mas não é por isso que você vai ficar mudo.

“Você deve explorar seus resultados na escola, participações em congressos, seminários, cursos de aperfeiçoamento, trabalhos desenvolvidos, como TCC e Monografias, e, principalmente, estágios, trabalhos voluntários, trabalho de férias, intercâmbios”, diz João.

4 – Pense em situações em que foi desafiado

Outra dica é que muitas entrevistas de emprego são baseadas em situações que você já viveu. Para não correr o risco de ter um branco na hora, você pode deixar a memória preparada. Lembre, com antecedência, de situações em que você se sentiu desafiado, em que teve que resolver algum problema, por exemplo. É bem provável que alguma pergunta assim surja no bate-papo. Ah, sim, e não se importe com a simplicidade das tarefas que você vai relatar, isso já é esperado pelo entrevistador.

“O que importa é a forma como você alcançou os resultados e não o resultado em si”, diz ele. Isso porque, você tende a agir de maneira semelhante quando se deparar com outro desafio ou tarefa, e é isso que o entrevistador quer saber – como você agiu diante da situação. “As empresas procuram pessoas capazes de produzir resultados e realizar o trabalho da maneira mais eficiente possível e a melhor forma de mostrar que você pode entregar tudo isso é contar o que já fez.”

5 – Estude a empresa

Antes da entrevista, é obrigatório fazer a lição de casa e estudar a empresa em que você quer trabalhar. Use e abuse da internet para investigar e descobrir tudo sobre ela – sua história, o que ela faz, o que produz, qual seu tamanho, se é nacional ou não, quem são suas concorrentes, como ela está em relação à concorrência etc etc etc. “Também procure imaginar como você pode contribuir com o desenvolvimento da empresa e questione por que você quer trabalhar lá.”

6 – Pense nos seus pontos fortes e fracos

Outra lição de casa é pensar no que você tem de melhor. “Descubra seu pontos fortes e prepare exemplos que os demostrem, como situações vividas que comprovam o exercício de tais qualidades”, diz João. Bem, é preciso também descobrir seus pontos fracos, os pontos em que você precisa se desenvolver, porque isso também pode ser questionado durante a entrevista.

7 – Seja você mesmo

Segundo João, o entrevistador já vai esperar que você esteja nervoso porque isso é muito comum. “Se ele for bom entrevistador, cuidará para que você se sinta mais à vontade”, diz. De qualquer forma, a melhor estratégia para combater o nervosismo é ser você mesmo.

A dica é clara: não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Além disso, os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo. “Se você for preterido não significa que é um mau profissional, mas que havia alguém mais aderente ao perfil solicitado”, diz.

Na maioria das vezes, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual. Por exemplo, uma pessoa mais introvertida pode não se desenvolver bem em um cargo que exija extroversão e uma pessoa que goste de fazer análises estatísticas pode não se sentir confortável em uma posição que exija criação. “Portanto, querer forçar um perfil só trará transtornos, no médio e longo prazos, para a empresa e para o profissional.”

Por fim, a dica geral é: “Mostre seus resultados, mostre sua trajetória e seu desenvolvimento, seja claro e sucinto, capriche no português e seja você mesmo!”.

Fonte: Com informações do Vagas

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Mestrado | Vem pro Podium
Matemática Básica
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
14h24 Mais de 9 mil candidatos disputam o vestibular da UAPI; início de agosto 14h15 Saiba quanto deve ficar o preço da gasolina em Teresina com aumento 14h04 Manifestantes fazem atos de apoio a Lula em São Paulo e no Rio de Janeiro 14h04 Procissão com o mastro marca a abertura dos festejos de São José em Campo Largo do Piaui 13h59 Deputado manda recado para Xuxa: 'Máscara de Moro já caiu no além-mar' 13h49 Com Temer, Brasil assume presidência temporária do Mercosul 13h37 Nasce filho de jogador da Chape que morreu em tragédia aérea 13h29 Jornalista do 180 processa portal e blogueiro que o imputou falso crime 13h28 Christopher Nolan critica e diz que nunca trabalhará com a Netflix 13h27 'Brasileiros entenderão o aumento de imposto', diz Temer na Argentina 13h22 Cliente morre após troca de tiros durante assalto a cartório 13h20 Instituto de Águas e Esgotos do PI monitora ações da Águas na capital 13h18 Flash é destaque na nova arte lançada para o filme ‘Liga da Justiça’ 13h11 15ª Teresina É Pop tem inscrições abertas nesta segunda-feira 13h07 Capacitação para os visitadores da Equipe do Programa "Criança Feliz" 13h04 Círculo de Fogo 2: Jaegers em novas artes; Confira vídeo com novidades 13h03 HUT adquire equipamentos de última geração para cirurgias ortopédicas 13h02 Atletas de Miguel Alves conquistaram 7 medalhas em Campeonato Brasileiro 13h00 THE: Lixo Zero realiza mais de 500 autuações só no primeiro semestre 12h56 STF restabelece atuação do TCE-MA na fiscalização de contratos de prefeituras com advogados 12h51 Promoters não aceitam fazer festa de aniversário da ex BBB 'Emilly Araújo' 12h51 Mulher morre em grave acidente de carro em rodoanel de cidade no PI 12h33 William Waack é internado e precisará passar por uma cirurgia de emergência 12h21 Internada, Eliana homenageia a mãe no Dia do Amigo 12h10 Cantora Rogéria deixa a UTI, mas continua sem uma previsão de alta do hospital

Mestrado | Vem pro Podium!
Matemática Básica
Podium
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Polícia Civil
    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium
    Polícia Civil

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional