180graus

Seja você mesmo - 23/06/2015 às 14h56

Confira 7 dicas essenciais para sua primeira entrevista de emprego






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Você está em busca do primeiro emprego, mas não faz ideia de como proceder durante a entrevista com o recrutador e, só de pensar nisso, começa a suar de tão nervoso? Fique tranquilo que isso é muito mais comum do que você imagina. Tão comum que fomos atrás de dicas preciosas para facilitar a sua vida e de todos aqueles sem experiência de emprego, já que você está chegando agora ao mercado de trabalho e precisa apenas de um empurrãozinho para mostrar suas habilidades.

Quem ajudou nessa tarefa foi João de Queiroz Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, que há anos trabalha no recrutamento de profissionais de diversas áreas e níveis. Quer saber o que ele diz? Vamos lá:

1 – Escolha bem o que vestir

Em primeiro lugar, João aconselha começar pelo mais básico. Que roupa você vai vestir? A decisão não é tão simples. Não vá pensando que é só pegar aquele jeans e aquela camiseta que você adora e tudo está resolvido. Quando falamos de empresas e processo de seleção, alguns cuidados simples podem fazer toda diferença.

“O ideal é que o candidato se vista como se já trabalhasse na empresa”, diz ele.

Na dúvida, a dica é usar roupas mais sociais. “É melhor errar para mais do que para menos”, ele diz. “Além disso, se chegar de gravata e constatar que o ambiente não é dos mais formais, é só tirar a gravata, dobrar a manga da camisa, tirar o paletó”, recomenda. “É mais fácil passar do social para o esporte do que o contrário.” Para as mulheres, cuidado com cabelos e unhas também são essenciais.

2 – Tome cuidado com a fala

A segunda dica é a de tomar muito cuidado com o que vai dizer e também com a forma que vai dizer. Evite erros de português e gírias. “Fale apenas o necessário, sobre o que for perguntado”, recomenda ele.

3 – Valorize sua experiência acadêmica

Em processos de seleção em geral, o que mais pesa são os resultados obtidos pelos candidatos em experiências anteriores. Claro que, se você está procurando seu primeiro emprego, o recrutador já sabe que você não tem experiência profissional (muito menos resultados) para apresentar, mas não é por isso que você vai ficar mudo.

“Você deve explorar seus resultados na escola, participações em congressos, seminários, cursos de aperfeiçoamento, trabalhos desenvolvidos, como TCC e Monografias, e, principalmente, estágios, trabalhos voluntários, trabalho de férias, intercâmbios”, diz João.

4 – Pense em situações em que foi desafiado

Outra dica é que muitas entrevistas de emprego são baseadas em situações que você já viveu. Para não correr o risco de ter um branco na hora, você pode deixar a memória preparada. Lembre, com antecedência, de situações em que você se sentiu desafiado, em que teve que resolver algum problema, por exemplo. É bem provável que alguma pergunta assim surja no bate-papo. Ah, sim, e não se importe com a simplicidade das tarefas que você vai relatar, isso já é esperado pelo entrevistador.

“O que importa é a forma como você alcançou os resultados e não o resultado em si”, diz ele. Isso porque, você tende a agir de maneira semelhante quando se deparar com outro desafio ou tarefa, e é isso que o entrevistador quer saber – como você agiu diante da situação. “As empresas procuram pessoas capazes de produzir resultados e realizar o trabalho da maneira mais eficiente possível e a melhor forma de mostrar que você pode entregar tudo isso é contar o que já fez.”

5 – Estude a empresa

Antes da entrevista, é obrigatório fazer a lição de casa e estudar a empresa em que você quer trabalhar. Use e abuse da internet para investigar e descobrir tudo sobre ela – sua história, o que ela faz, o que produz, qual seu tamanho, se é nacional ou não, quem são suas concorrentes, como ela está em relação à concorrência etc etc etc. “Também procure imaginar como você pode contribuir com o desenvolvimento da empresa e questione por que você quer trabalhar lá.”

6 – Pense nos seus pontos fortes e fracos

Outra lição de casa é pensar no que você tem de melhor. “Descubra seu pontos fortes e prepare exemplos que os demostrem, como situações vividas que comprovam o exercício de tais qualidades”, diz João. Bem, é preciso também descobrir seus pontos fracos, os pontos em que você precisa se desenvolver, porque isso também pode ser questionado durante a entrevista.

7 – Seja você mesmo

Segundo João, o entrevistador já vai esperar que você esteja nervoso porque isso é muito comum. “Se ele for bom entrevistador, cuidará para que você se sinta mais à vontade”, diz. De qualquer forma, a melhor estratégia para combater o nervosismo é ser você mesmo.

A dica é clara: não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Além disso, os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo. “Se você for preterido não significa que é um mau profissional, mas que havia alguém mais aderente ao perfil solicitado”, diz.

Na maioria das vezes, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual. Por exemplo, uma pessoa mais introvertida pode não se desenvolver bem em um cargo que exija extroversão e uma pessoa que goste de fazer análises estatísticas pode não se sentir confortável em uma posição que exija criação. “Portanto, querer forçar um perfil só trará transtornos, no médio e longo prazos, para a empresa e para o profissional.”

Por fim, a dica geral é: “Mostre seus resultados, mostre sua trajetória e seu desenvolvimento, seja claro e sucinto, capriche no português e seja você mesmo!”.

Fonte: Com informações do Vagas

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM TO - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
15h44 Neste sábado acontecerá a inauguração das reformas de dois postos de saúde em Valença 15h43 Casal é rendido por assaltantes e tem motocicleta roubada na PI-245 em Itainópolis 15h41 Projeto ensaio aberto realizado pela secretaria da cultura realiza apresentação 15h38 Oito requerimentos são aprovados na Câmara de Jaicós 15h36 Encontro Regional do PSB reúne lideranças políticas em Picos 15h33 Prefeitura de Água Branca realiza limpeza das ruas do município 15h32 Museu Simplício Dias da Silva volta a ser pauta de reunião em Parnaíba 15h29 Comunidades de Batalha se preparam para eventos religiosos 15h28 Bandidos arrombam capela em José de Freitas e fazem arrastão 15h25 Alerp e Secretaria de Cultura homenageiam mães do município de Picos 15h20 Prefeito de Palmeirais estaca problemas resolvidos em sua gestão 15h19 Proposta de eleição direta em caso de vacância na Presidência da República cria impasse na CCJ 15h15 Trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de União é apresentado em Brasília 15h14 Com apoio da prefeitura, 3º Trilhão de Monsenhor Gil será no próximo domingo 15h13 Hospital estadual do município de Luzilândia realizará Mutirão de Cirurgias Pediátricas 15h07 Dr Rubem Martins faz avaliação do evento do PSB em Picos 15h02 Prefeitura de Padre Marcos vai orientar a população sobre benefícios previdenciários 15h00 Governador autoriza reforma do Balneário Natal em Monsenhor Gil 14h58 Santa Cruz do PI: Prefeito Barroso encontra governador e pede ajuda 14h55 Estudante de São Luís do Piauí recebe menção honrosa na Olimpíada de Matemática 14h51 Com torcida pelo consenso, Regina e Assis apoiam Gleisi para o comando do PT 14h38 Baile Retrô reúne sucessos das décadas de 70, 80 e 90 disponibiliza ingressos 14h37 U.E. Evaristo Reis promove festa para as mães de alunos em Agricolândia 14h36 Menor atropela e mata mulher, após roubar motocicleta 14h34 Valença do Piauí: UESPI realiza reunião de secretários municipais de Educação

Teresina Participativa
Vem pro Podium
Vem pro Podium

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional