Debate sobre segurança -

Proporcionais abrem mão de tempo e 'rebatem' W.Dias sobre segurança

Na última segunda-feira (1º/09), o senador Wellington Dias (PT), tocou em seu programa no tema da segurança, levantando que quando foi governador, o estado do Piauí era o menos violento do Brasil. Em resposta, os candidatos da coligação Piauí no Coração, encabeçada pelo governador e candidato à reeleição Zé Filho (PMDB), abriram mão de seu tempo na TV para veicular o que eles chamam de “comunicado”, e desde esta quarta-feira (03/09) eles tentam fazer cair por terra as declarações de Dias.

No “comunicado”, um locutor aparece dizendo “A verdade sobre a segurança no governo do PT”, seguido de um apresentador, que diz: “No programa eleitoral, o PT afirma que no governo dele, a segurança era muito melhor que hoje. Essa é mais uma tentativa de iludir você eleitor. Vamos ver as manchetes dos jornais da época do governo do PT. Elas contam a verdade”.

As imagens seguem com uma sequência de manchetes de jornais datadas entre 2003 e 2010, entre elas: Aumentam casos de violência; Comunicação gasta mais que segurança; Governo corta mais da metade da verba da segurança; aumenta o tráfico de cocaína; Violência está fora de controle; Violência nas escolas afugenta professores; entre outras.

Em um segundo vídeo, exibido também na propaganda desta quarta-feira, são mostrados os dados do mapa da violência, indicando o Piauí como o estado menos violento do Nordeste, já desde o ano de 1993, bem antes de Wellington Dias assumir o governo. A narração segue dizendo: “No programa eleitoral, o PT dá a entender que foi no governo dele que o Piauí se tornou o estado mais seguro do país. Isso não é verdade”, e segue trazendo os dados do anuário, e finaliza dizendo que o estado sempre foi o menos violento da região, ainda nove anos antes do PT chegar ao governo.

A estratégia das manchetes de jornais também foi usada por Wellington, com material mais recente sobre a segurança. São notícias como Piauí registrou 31 assaltos a banco no primeiro semestre; Violência: quatro jovens assassinados em um dia; Adolescente de 14 anos é baleado na porta de casa; Mulher foi morta a facadas em Barras; Taxistas: morte, revolta e confrontos com a polícia.

W.Dias conversa com um taxista onde relembra como era a segurança em seu governo, e reforça que como primeiro ato de governo vai trazer a força Federal para o Piauí, caso seja eleito no pleito de outubro.

O ex-comandante da Polícia Militar, coronel Prado, entra no vídeo falando sobre a necessidade de mais policiais nas ruas, e pede voto para Wellington. O candidato vai ainda até um comércio na Vila Irmã Dulce, que este ano, já foi assaltado por sete vezes.

Ao que tudo indica, segurança deve ser mesmo a principal arma dos candidatos nesta eleição. Sai na frente aquele que der à população a melhor proposta de resolutividade em prol da redução da criminalidade.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco