Corrida eleitoral de 2014 -

DEBATE Teresina FM: Zé Filho diz que W. Dias está fugindo

Na tarde desta terça-feira (12/08), a rádio Teresina FM larga na frente e é a primeira a realizar o debate com os candidatos ao governo do estado do Piauí. Mediado pelo Jornalista Toni Rodrigues, o debate conta apenas com os candidatos que têm representatividade na Congresso Federal. Sem a presença de Wellington Dias (PT), que alegou não poder adiar compromissos anteriormente marcados em municípios no Sul do Estado, o debate conta com a presenta do governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, Mão Santa (PSC) e Maklandel Aquino (PSOL). No estúdio permaneceu vazia a cadeira do petista.

No primeiro bloco do debate os candidatos foram questionados com a mesma pergunta: qual o maior desafio na gestão do Estado, caso seja eleito? O candidato Makilandel Aquino mencionou projetos de melhorar principalmente a Educação dos jovens piauienses. Já o candidato Mão Santa comentou sobre a desestruturação vivida pelo estado do Piauí nos últimos anos, e declarou a necessidade de retomada do crescimento. O governador Zé Filho, candidato à reeleição, mencionou as melhorias que já implantou na saúde e segurança do estado, dizendo que não está na campanha para fazer críticas, e sim "para dar solução".

SEGURANÇA PÚBLICA
Perguntado sobre seus projetos na área da segurança pública, o candidato Maklandel Aquino citou os altos índices de violência apresentados no estado. Zé Filho respondeu.

Zé Filho: "Violência vem de muitos anos, vem das gestões anteriores, vamos resolver, você também é culpado, me ajude, me dê sugestões para mudar, venha pro meu lado você será bem vindo", disse Zé.

Maklandel: "Uma sugestão que lhe dou é votar no 50, aí sim você terá uma boa solução. Na nossa gestão, teremos uma polícia cidadã, não truculenta", rebateu Maklandel.

SAÚDE
Para saúde, Zé perguntou para Mão Santa sobre projetos para a melhoria dos hospitais do interior, o candidato do PSC respondeu afirmando que estão sucateados, mas que caso seja eleito irá melhorar as condições estruturais de todos os hospitais, visando desafogar a demanda em Teresina, principalmente no HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

EDUCAÇÃO
Que bases serão usados para avanço do ensino técnico no estado?

Maklandel: "A educação é primordial, a educação pública tem que valorizar os professores. Mão santa deixou de pagar o segundo turno dos professores, mesmo com a decisão da justiça, assim como fez Zé Filho, quando era vice. Já Wellington descumpriu vários direitos dos professores", diz.

Mão Santa: "Sem verdade não se chega a nada, não teve greve na minha gestão. Professores eram freires, secretário era educador escolhido por Wall Ferraz, pagamos foi sete meses de atrasos do Alberto Silva, criamos a UESPI. Nunca houve um dia de greve", rebate.

Maklandel: "Em março de 2011, quando entrei na UESPI os professores estavam em greve, e na véspera de ser derrubado pelo crime de violação eleitoral, o senhor não pagou o segundo turno dos professores".

Mão Santa: "Eu tive a coragem de ser verdadeiro e cortar os salários de 27 mil dólares, para dar aos professores e soldados".

GERAÇÃO DE EMPREGO
Mão Santa: "Somos preocupados com isso, o estado é grande, agrícola. Vamos fazer funcionar os órgãos competentes, que ajudam na geração de emprego. Precisamos de uma Emater. Esta sucateada, horrorizada, acabada. Ela tem que adiantar aquilo que foi nossa vocação ao longo dos anos, porque o cerrado no Piauí é obra de Deus, mas a energia foi nós quem trouxemos. As indústrias no Sul do estado para a geração de grãos".

Zé Filho: "Já estamos resgatando a Emater, não me envergonhe de ser seu sobrinho. Nosso governo já viabilizou a vinda de 16 empresas e a instalação de mais 4, que vão gerar 10 mil empregos. Um investimento de mais de R$ 4 bilhões".

Mão Santa: "Nós coincidimos, no meu governo o Antônio José de Moraes Souza e João Vicente Claudino, foram grandes secretários, ajudaram em todas as áreas. O Piauí crescia 11% ao ano e passou de Bahia, Maranhão, Alagoas, e o trabalho é que faz a riqueza".

MOBILIDADE URBANA
Mão Santa: Nós fizemos a maior obra de mobilidade urbana no Piauí. Quais seus projetos?

Maklandel: "O direito de ir e vir é assegurado pelo estado. Nossa candidatura está posta para desvincular o estado de qualquer empresa, porque a coisa pública tem que ser tratada como pública. É impossível ter um estado que atue desta forma, então nossa gestão vai ampliar o metrô a todas as regiões da cidade e vamos levar para Altos e Campo Maior".

Mão Santa: "Acharam que eu tinha ganho a eleição por dei a Luz Santa, Água Santa, remédio e um restaurante popular para o povo. Ganhei para o senado sem apoio do governo, fui o melhor senador do Piauí".

Maklandel: "Respeite o principio do impessoalidade, a agua e luz é um direito do cidadão. O senhor não conhece a constituição brasileira. Teresina hoje é abastecida em parte por carro-pipa. Seu sobrinho governa e não deu jeito, o Wellington também, e foi o senhor quem botou ele lá".

GESTÃO PÚBLICA
Maklandel: "Você vai colocar pessoas como Themistocles, Avelino neiva, roncalli Paulo ou colocará igual mão santa que colocou parentes nos cargos públicos do estado?"

Zé Filho: "Você não enriquece nosso debate, só critica e isso é ruim, eu queria era debater com o candidato da turma do PT, mas ele fugiu. Você devia era respeitar nossa polícia, diz que são truculentos. Você tá muito agressivo. Sou sobrinho do Mão Santa, mas qual o problema? Já votei em Wellington e me arrependi, votei no Mão Santa, mas não participei de sua gestão".

Maklandel: "Cuidado com esse governador, ele não responde minhas perguntas porque todos que falei tem a ficha suja. Avelino responde por processos na justiça, Roncalli tem condenação a prisão por peculato, Themístocles tem as contas reprovadas".

Zé Filho: "Você precisa relaxar Maklandel, tenho nada a ver com eles, eu me preocupo é com o povo, eu quero ajudar, sou da paz, você só coloca o Piaui pra baixo, vamos ser positivo, vamos acrescentar, dê sugestões".

Mão Santa: "Precisamos de uma reforma política urgente no país, temos 34 partidos políticos e isso é difícil aqui no Brasil. Partidos são criados para se beneficiarem financeiramente, precisamos de uma reforma urgente. Fui afastado porque impedi o terceiro mandato de Lula. Tenho nada contra ele, mas o terceiro mandato eu enterrei".

Maklandel: "O questionamento foi conta de prioridade que o governo dá para quem financia suas campanhas. Quando foi governador foi deu secretaria das indústrias para JVC, hoje as poucas que tem aqui no Piauí são deles. O Wellington deu pra Suzano várias regalias".

Mão Santa: "Boto da minha família só as pessoas boas, botei meu irmão e fez um trabalho extraordinário, assim como João Vicente Claudino".

MOBILIDADE URBANA
Mão Santa: "Se nos soubermos fixar o homem do campo melhora muito, temos que levar melhorias habitacionais para o homem do campo. A maior obra de mobilidade fomos nós quem fizemos, aquela estrada de dez pistas para o Sul do Piauí. Vamos nos preocupar com os transportes de massa. Vou levar o trem para Parnaíba, é muito fácil".

Maklandel: "Estado tem que garantir a mobilidade, por isso queremos o metrô para todas as zonas da cidade e para a grande Teresina. Porque o Rodoanel está parado? Vamos fazer uam auditoria de todos os empréstimos que fizeram no governo".

Zé Filho: "Queria discutir era o candidato da turma do PT, todos os problemas são do governo dele. Já criamos várias obras, mais de 4 mil quilômetros de estradas, ampliamos as BR’s, estamos fazendo a ponte Wall Ferraz, a ponte da Frei Serafim, tudo isso faz parte, fora asfalto e rodoanéis em várias cidades do estado".

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Zé Filho:
 "Quero falar para os piauienses, prestem atenção nas propostas, nos programas eleitorais, veja o que estamos fazendo, o que vamos dizer. Peço seu voto, seu apoio, por um Piauí mais alegre, com saúde, segurança, emprego, trabalho, com pessoas donas de seu nariz. Esse Piauí que precisamos construir e estamos construindo. Estamos melhorando a UESPI, vamos aumentar as escolas de tempo integral, e vários outros programas que vamos construir com seu apoio".

Mão Santa: "Piauienses, trarei de volta aquilo que sempre acreditei, em Deus, o amor, a família, o estudo, o trabalho. Juscelino Kubsticheck, diz que é melhor que sejamos otimistas O Piauí está um caos, mas podemos melhorar, acredito em recuperação. Com ajuda de Deus e seu voto vamos reconstruir o Piauí. Fizemos muito, mas vamos fazer muito mais. Acreditai, lutai, trabalhei estudai, amai e votai, que o amanhã será muito mais lindo. Quando Mão Santa voltar, tudo vai melhorar".

Maklandel: "Não existe rancor, nem ódio em mim, mas um piauiense que quer ver um estado que atenda a todos. Que ver um estado precisando de melhorias em tudo, queremos um  estado próspero. Cansamos de ver pessoas no interior se humilhando para vereador por uma ambulância. Aceite as críticas governador. Vocês não usam o público, nós defendemos o cidadão, queremos ouvir as demandas e necessidades, queremos ver o crescimento junto com o povo".

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco