Corrida Eleitoral de 2014 -

Candidato Responde:'Jovens vão se profissionalizar', diz Wilson Brandão

O candidato a deputado estadual pelo PSB, na manhã desta terça-feira (16/09), esteve na sede do Maior Portal do Piauí, para participar da série de entrevista com deputado a deputado estadual e federal, “Candidato Responde”.

Candidato à reeleição, o deputado disse que acredita que não é necessário uma renovação na Assembleia, mas uma inovação. Que se reciclem idéias e costumes para se ter uma melhoria continua no parlamento. Ele afirmou também que pensar em políticas voltadas para a juventude é essencial, pois o que se vê são jovens desacreditados e sem expectativa. Com isso o deputado comentou que a sua intenção é dedicar a eles (jovens) cursos profissionalizantes para que ele tenha uma carreira profissional de fato, mesmo que não ingresse na Universidade.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

180- Com a sua experiência, como o senhor pensa que pode ajudar o Piauí com um mandato de deputado?

Wilson Brandão- É um prazer estar com vocês aqui do 180graus dizer da importância desse trabalho que vocês tem feito de poder transmitir ao povo piauiense, e dar essa oportunidade dos candidatos se expressarem nesse veículo de comunicação tão importante. Dizer que nós estamos na Assembléia há seis mandatos, 24 anos. É uma longa história percorrida como deputado de oposição e deputado de governo. Empreendemos muitas batalhas na Assembléia, na tribuna, nas comissões técnicas como também nos projetos que apresentamos, mas vejo que ao longo desses anos o mundo mudou, o Brasil mudo e o Piauí também, então eu acredito que nós temos que inovar também na Assembléia, a gente não é obrigado renovar, mas inovar, reciclar nossas idéias e costumes no parlamento e que tenho certeza que essa nova bancada que saíra a partir de 2015, será um bancada que também renovará suas idéias pelo povo piauiense. Eu acredito que nós temos que trabalhar muito a questão da juventude. Por onde andamos, vemos que a juventude está sem expectativa de futuro, então nós temos que criar instrumentos para que a gente possa dar aos jovens do Piauí a oportunidade não apenas de trabalho, mas preparar para enfrentar o mercado de trabalho.

180- O senhor já tem algum projeto especifico de trabalho para o seu mandato?

Wilson Brandão- Eu acredito que o projeto mais importante para a juventude é não apenas dar oportunidade para o jovem concluir o fundamental, ou concluir o ensino médio, nós temos que dar aos jovens a oportunidade dele ter algum curso profissionalizante quando sai do ensino médio, se ele puder ir para a universidade ótimo, mas se ele não tiver oportunidade lá em Guaribas, lá em Milton Brandão, lá no interior da região de Picos, Valença, onde quer que esteja no Piauí, que ele tenha uma profissão que ele posa enfrentar o mercado de trabalho. Por exemplo, ele termina o ensino médio, mas ele fará um curso de eletrotécnica , terminou o ensino médio, mas fez o curso de manicure, o curso de secretariado, o curso de recepcionista, construção civil. Ele sai do ensino médio, mas tem uma profissão definida. Então temos que estimular o governo a proporcionar cursos profissionalizantes para que o jovem possa então, enfrentar o mercado de trabalho.

180- O senhor acha que dá para separar a vida pessoal da vida parlamentar ?

Wilson Brandão- É muito difícil, é muito complexo, mas nós precisamos ter uma força interior para que isso aconteça. Nós realmente deixamos a nossa família secundária nesse processo, nós damos muita atenção a política que é 24 horas, intensa. Ela mexe com os sentimentos, me com a adrenalina. Chaga na eleição nós temos dificuldade de até conviver com a esposa e com a filha pelo distanciamento, pelas viagens, pelos comícios, chegando em casa muito tarde e acordando muito cedo, mas isso aí faz parte do jogo, nós temos que preparar a família e a nossa vida pessoal e profissional para isso. Eu por exemplo, sou engenheiro da Cepisa, da Eletrobras hoje, estou afastado a mais de 20 anos, mas é o emprego que eu tenho. Então quando eu deixar o parlamento, eu tenho um emprego na Cepisa, mas eu tenho que estar sempre visando a questão pessoal, a questão profissional e a questão política e bem distribuir a nossa vida. Acredito que nós políticos temos que nos debruçar quase que exclusivamente a política por que ela é uma missão, você não pode ter a política como atividade profissional, profissão eu tenho que é a de engenheiro, agora a missão é a política.

180- Quem é o candidato que o senhor quer que seja eleito governador do Piauí? O senhor pode dizer que vota de graça em seu candidato ou seu apoio está condicionado à troca de favores?

Wilson Brandão-Eu voto em Zé Filho, nosso candidato a governador. Foi meu colega de parlamento lá na Assembléia durante dois mandatos, fui também do seu pai; Antonio Morais de Sousa. Foi um deputado participativo na Assembléia, foi presidente da Federação das Indústrias e realmente se propôs a fazer um trabalho pelo Piauí e são por essas condições e expectativa de um bom governo que eu apoio o Zé Filho. Nós temos que escolher as pessoas que a gente ache que possa fazer algo pelo estado, que pode melhorar o estado e a vida das pessoas. Acredito que a minha coligação que é composta pelo PMDB como cabeça de chapa que é o Zé Filho, ele representa o Piauí, está fazendo um governo tampão de nove meses, mas que tenho certeza que nesses 4 anos tenhamos um governador voltado para o desenvolvimento do Piauí por que ele já está inserido numa Federação que trata de Indústrias, está inserido no meio, em um contexto nacional onde ele conhece bem as questões de desenvolvimento. Então acredito que o Zé Filho será o grande governador para o Piauí e o apoio, o meu partido PSB também apoia, por que ele é o melhor para o nosso estado.

180- É de sua vontade indicar ou ser o senhor mesmo um secretário de Estado, caso seu candidato majoritário vença as eleições?

Wilson Brandão-Veja bem, eu estou sendo candidato a deputado estadual, a minha missão é ficar na Assembléia Legislativa trabalhando lá nas Comissões Técnicas, no Plenário, trabalhando projetos e requerimentos. A questão de ser secretário ou não essa aí é uma conveniência do governador. Ninguém se oferece para ser secretário, o governador que convoca, convida algum parlamentar para ser o seu auxiliar, na gestão de Wilson Martins eu tive a missão honrosa de ser secretário de governo, que é Secretaria estratégica, uma Secretaria meio, que articula com os poderes judiciário, legislativo e outros secretários, mas que tem uma missão muito importante que é exatamente o espelho da administração governamental. Então fui Secretário de governo, secretário de justiça no governo Hugo Napoleão, uma experiência também muito exitosa. Mas isso depende do governador que está sentado na cadeira e das suas conveniências administrativas e políticas. Acredito que o governador escolhe seus secretários pelo perfil, mas também por conveniência administrativa e política, mas acredito que qualquer que chegue lá e acredito que seja o governador Zé Filho saber escolher bem seus secretários.

180- Considerações Finais

Wilson Brandão- Bom, nós estamos a vinte dias da eleição e acredito que estamos vivenciando os momentos finais do momento eleitoral, trabalhando, andando pelo Piauí todo, vivenciamos as questões locais, as questões da juventude, do magistério, da saúde, as questões de infraestrutura e diante desse contexto piauiense nós apresentamos mais uma vez o nosso nome para que a gente possa retornara a Assembléia Legislativa. Nós temos uma história do poder Legislativo de muitos projetos e que estão sendo importante para as cidades piauienses como é o caso do projeto do passe livre para o deficiente físico intermunicipal e isso eu tenho certeza que dará , uma sustentação para que continue a minha experiência mo parlamento piauiense. Então dessa forma, por tudo que fizemos, todo esse nosso andar ao longo dos três meses de campanha eu quero colocar meu nome a disposição do eleitorado piauiense da nossa sociedade para que agente possa mais uma vez estar lutando pelos destinos do povo piauiense. Sou Wilson Brandão, com o número 40111, acredito que nós vamos chegar lá e será importante, por que eu sou comprometido com as causas piauienses.Um grande abraço e obrigado!

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco