Corrida Eleitoral de 2014 -

Candidato Responde: Zé Carvalho quer trabalhar por desenvolvimento

O candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Zé Carvalho, nesta terça-feira (30/09), esteve na sede do 180para a semana final da série de entrevista com candidatos a deputado estadual e federal, "Candidato Responde".

Entre algumas algumas propostas apresentadas, Zé disse que na Assembleia Legislativa quer lutar pelo desenvolvimento do estado. Ele acredita que o Legislativo precisa atentar para a construção de um Piauí economicamente mais forte, ambientavelmente mais sustentável e socialmente mais justo.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

180- Com a sua experiência, como o senhor pensa que pode ajudar o Piauí com um mandato de deputado?

Zé Carvalho-Primeiramente destacar a importância da Assembleia Legislativa no processo de desenvolvimento do Piauí. Eu como parlamentar, quero colocar a minha experiência de militante político, desde o tempo da minha passagem pela universidade, com atuação no campo estudantil. Depois a minha experiência como engenheiro agrônomo, como assessor da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, depois como assessor da vice-governadoria, como diretor Decnox aqui no estado por mais de 10 anos e também como fiscal agropecuário, da Agência de Defesa Sanitária do Piauí. Esse conjunto de experiência eu queria colocar a serviço do desenvolvimento do Piauí. Experiência adquirida ao longo da vida, não só como vice, como militante, como político ou técnico, mas principalmente como cidadão. Tenho convicção muito grande de que cada cidadão que é honesto comprometido com a construção de um estado melhor, vai nos levar para obter sucesso. E a gente é claro piauiense que acredita no nosso estado, que passa por cima da história de que o desenvolvimento do Brasil foi secundário, a gente busca atualizar o Piauí do contexto de desenvolvimento do Brasil. Por isso a nossa disposição como deputado estadual na Assembleia Legislativa.

180- O senhor já tem algum projeto especifico de trabalho para o seu mandato?

Zé Carvalho-Tenho. A minha candidatura surgiu em um debate dentro do meu partido, PC do B. Depois já representa um conjunto de ideias, que são as mesma do meu partido. Como deputado estadual, quero colocar em pauta na Assembleia Legislativa esse debate de desenvolvimento, que acredito que meu partido pense assim também, que é possível alterar a realidade do nosso estado que seja pelo desenvolvimento, que seja pela geração de oportunidades, que seja pelo os investimentos necessários a serem feitos na educação, na infraestrutura, que é indispensável ao desenvolvimento. Essa é a minha bandeira principal, que é colocar em pauta a questão do desenvolvimento. Segundo democratizar a Assembleia, ela precisa estar mais forte, dentro da população, que é a principal casa política do nosso estado, é ali que estão acontecendo os principais debates sobre o Piauí, sobre os rumos que o estado deve seguir. Tenho convicção de que a Assembleia Legislativa precisa ter uma importância maior no desenvolvimento do Piauí, na construção do estado economicamente mais forte, ambientavelmente mais sustentável e socialmente mais justo. Quero colocar em pauta a importância de a Assembleia Legislativa ser um porta-voz desse debate de desenvolvimento.

180- O senhor acha que dá para separar a vida pessoal da vida parlamentar ?

Zé Carvalho-Não é possível, o cidadão ele vai carregar a suas convicções e carrega também a suas relações. Então, você na política não conquistar também o seu espaço familiar, as pessoas que ficam ao seu redor, fica muito difícil você obter sucesso nessa atividade. Principalmente se você representa ideias e convicções que precisam ser colocadas na sociedade. Você se distancia um pouco desse ambiente intimo e familiar, é preciso ter a capacidade de conseguir juntar as duas coisas. Não só na política, mas em qualquer atividade que o cidadão possa progredir e se firmar naquele ramo que ele escolheu para a sua vida, se ele não tiver a cumplicidade, se não tiver o apoio e o carinho da sua família, de seus amigos, daquelas pessoas que acreditam em você. Eu particularmente não consigo separar a política, do meu ambiente íntimo e familiar.

180- Quem é o candidato que o senhor quer que seja eleito governador do Piauí? O senhor pode dizer que vota de graça em seu candidato ou seu apoio está condicionado à troca de favores?

Zé Carvalho-O PC do B, tem no Piauí todo, tradição política grande de ser completamente leal as composições eleitorais que faz, sem abrir mão de suas ideias. Fizemos isso ao longo da nossa história no Piauí. Acredito que o partido levante uma bandeira anti-oligarquica, não nos aliar ao Wall Ferraz, Alberto Silva, Mão Santa, mais recente com ex-governador Wellington Dias. E nessas eleições em particular o PC do B firmou uma aliança com o PMDB, que tem como candidato a governador o Zé Filho, que está dedicado para a sua reeleição, por entende que ele representa o projeto que vem nesses partidos desde 2002. Infelizmente no final do ano passado, essas pessoas não quiseram continuar mais juntas e houve uma divisão, que deu para perceber que desse lado tem os aliados PSB, o PDT, PMDB, que são históricos aliados do PC do B, nós damos sequência nesse trabalho. Nosso candidato é o Zé Filho, estamos trabalhando para reelegê-lo e não temos condição nenhuma. A condição que temos é a do debate político, que seja um governo democrático, que torne o nosso estado mais justo e economicamente mais forte, para que a riqueza seja mais bem distribuída pelo o povo.

180- É de sua vontade indicar ou ser o senhor mesmo um secretário de Estado, caso seu candidato majoritário vença as eleições?

Zé Carvalho-O PC do B persegue a muito tempo a ideia de ter na Assembleia Legislativa um militante do partido, convicto das ideias que o PC do B defende. Portanto, se eu for eleito, por que trabalhei muito para isso e sou muito grato à militância do PC do B, aos apoiadores e amigos que ao longo desses meses tem-se dedicado a nossa campanha, tem fortalecido o nosso trabalho, então se eu for eleito, serei deputado estadual. Como eu disse, quero ser porta-voz dessas ideias novas, das transformações pela as quais o Piauí precisa passar. Não passa pela a nossa cabeça, nem como militante, nem na direção do PC do B, que eu sendo eleito abra mão desse mandato. Quero ser deputado estadual para representar ideias e defender aqueles que me apoiaram e me apoiam nesta campanha.

180- Considerações Finais

Zé Carvalho-Tenho nestes cinco meses percorrido o estado do Piauí e já me considero um candidato vitorioso, pela experiência adquirida, pelas relações que eu criei, pelos amigos que fiz e por ter conhecido muito mais o meu estado, os sonhos e as aspirações do povo piauiense. Nesse período também, eu pude aprimorar as ideias que eu já tinha, muitas ideias e muitas bandeiras, como por exemplo, a defesa do nosso semiárido, a defesa da irrigação no Piauí, a construção de um sistema de assistência técnica que melhor apoia a agricultura familiar. Então, esse conjunto de ideias, somadas a ideias de ter mais políticas para a nossa juventude, mais políticas culturais, fortalecer a nossa educação, garantir o sistema de saúde de mais qualidade. Investir em mais segurança. Então, esse conjunto de ideias, somadas aquelas ideias do PC do B, que permitem a chegar ao final da campanha com a convicção que nós já somos vitoriosos. Eu queria me dirigir a população piauiense, aos homens e mulheres que sonham com as transformações pela as quais o Piauí possa passar, para pedir o voto de apoio, voto de confiança. Eu sou Zé Carvalho e o meu número é 65123. Muito obrigado.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco