Corrida Eleitoral de 2014 -

'Candidato responde': Teresa Britto diz que vai mudar a saúde do Piauí

O 180 iniciou nesta quarta-feira (10/09), o "Candidato Responde", uma série de entrevistas com os candidatos a deputado federal e estadual de maior representatividade neste pleito. Nesta manhã, a então vereadora e candidata a deputada estadual, pelo Partido Verde, Teresa Britto, esteve na sede do Maior Portal do Piauí e foi entrevistada pela equipe de jornalismo.

Na oportunidade, Teresa que já está em seu terceiro mandato como vereadora, apresentou suas propostas, falou sobre projetos e como vai atuar no legislativo. A parlamentar revelou que se eleita pretende priorizar a saúde e segurança que passam por graves problemas, além de dar maior atenção a juventude.

A candidata afirmou também que pretende ser uma voz altiva, já que a Assembleia está muito parada e que ela é a opção para a defesa dos interesses da população do Piauí.

CONFIRA O “CANDIDATO RESPONDE” NA ÍNTEGRA

180- Com a sua experiência, como o senhora pensa que pode ajudar o Piauí com um mandato de deputada estadual?

Teresa Britto- Nós temos um conhecimento muito grande tanto na capital, como temos um conhecimento muito grande do Piauí e das potencialidades do Piauí, assim como seus problemas, então diante disso, com esse conhecimento é que nós vamos trabalhar essas temáticas. Os eixos principais que vamos trabalhar é a saúde, um dos maiores reclames da população piauiense, a segurança pública que nós temos também muitos problemas nessa área, políticas públicas de juventude, a questão do meio ambiente, que sou do Partido Verde, precisamos sim continuar trabalhando essas questões ambientais, educação é a base e temos que fortalecer cada vez mais, nós vamos trabalhar esses eixos, propondo alternativas e cobrando soluções do governador por que na verdade o deputado fiscaliza, ele apresenta as alternativas e ele cobra as soluções. É assim, que vamos trabalhar.

180- A senhora já tem algum projeto especifico de trabalho para o seu mandato?

Teresa Britto-Temos. Por exemplo, segurança pública: nós vamos cobrar um plano de segurança pública para o Piauí, e outro para a Teresina, especifico. E o que é um plano de segurança pública? É integrar as políticas públicas é aumentar o contingente policiais, é avançar com o ensino integral, é colocar as políticas de juventude para funcionar. Por que a questão da segurança não passa só pelo prender o delinquente, ela perpassa também por ações sociais, então nós queremos esse plano integrado e que funcione conjuntamente. É um dos pontos que vamos trabalhar. Sobre a questão da saúde: nós sabemos que a instituição saúde está muito fragilizada e nós precisamos fortalecer a instituição saúde, investir mais na saúde, na rede hospitalar, os grandes centros de saúde que poderiam ter no Piauí, nas regionais, como Bom Jesus, Picos, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato, elas não estão funcionando e ela precisam funcionar então nós queremos que seja descentralizado a saúde, essa rede hospitalar ela tem que acontecer além da regulação de leitos como acontece existe, feita recentemente pelo governador Zé Filho, mas ela precisa ter as especialidades nessa regionais do Piauí e fiscalizarmos. Aqui em Teresina eu tenho feito esse papel, na comissão de saúde, passando o carnaval dentro do HUT, HGV, vendo contraponto. Está superlotado, onde é que está vazio, com o apoio do Ministério Público e isso está acontecendo e está melhorando então nós queremos fazer isso em todo o estado do Piauí. Queremos que os recursos que vem para a saúde sejam destinados a saúde pública. Hoje 60 % dos recursos que vem para a saúde estão indo para a iniciativa privada e nós temos que fortalecer mais a saúde pública e esse é um ponto, alternativa que vamos apresentar e cobrar.

180- A senhora acha que dá para separar a vida pessoal da vida parlamentar ?

Teresa Britto- Dá sim, apesar da gente ser mais público do que pessoal. Na verdade hoje a agente vive muito o público, vive em defesa do público, por que é uma missão que se faz como vereadora, assumir um cargo e dar resposta a população, dentro daqueles reclames das necessidades, das alternativas. Então no estado do Piauí que quero fazer a mesma coisa eu quero me dedicar muito nesse trabalho, como eu já venho fazendo. A vida pessoal é uma vida que a gente preserva, tem família, mas o trabalho de parlamentar é um trabalho antes de tudo missionário onde a gente tem abraçar, ter responsabilidade, compromisso e dar resposta a população.

180- Quem é o candidato que o senhora quer que seja eleito governador do Piauí? A senhora pode dizer que vota de graça em seu candidato ou seu apoio está condicionado à troca de favores?

Teresa Britto- Eu voto no José Filho, por que eu ajudei a elaborar o programa de governo do governador José Filho, na área da saúde , na área da segurança pública, na área do meio ambiente, políticas públicas de juventude e educação. Este é o motivo de estar votando e defendendo por que ele eleito eu vou cobrar aquilo que nós colocamos no programa de governo

180- É de sua vontade indicar ou ser o senhora mesmo uma secretária de Estado, caso seu candidato majoritário vença as eleições?

Teresa Britto-Eu gosto muito do parlamento, tenho me identificado muito com o parlamento, mas a gestão ela é super importante eu não pensei nessa questão de secretarias , eu penso em me eleger deputada, ter essa oportunidade de chegar ao parlamento e defender os interesses da população piauiense. Ser uma voz altiva, naquela Assembléia que hoje é uma Assembléia muito parada, que não se ver os deputados fazerem a defesa dos interesses da população do Piauí, e eu quero fazer o que estou fazendo hoje em Teresina defendendo os interesses da população nos mais diversos problemas da cidade. Na Assembléia quero ser essa voz altiva, onde abro as portas do gabinete, onde vai aos bairros da capital onde possa ir à cidades do Piauí ouvir a população e levar os reclames para o governador.

180- Considerações Finais
Teresa Britto-Piauienses eu queria me apresentar a vocês: sou Teresa Brito do Partido Verde, pelos movimentos sociais da igreja católica, estou aqui me apresentando como candidata a deputada estadual depois de ter três mandatos de vereadora de Teresina, uma larga folha de serviço prestado, experiência, mas também conhecendo o estado do Piauí dos problemas que afligem a população. Quero ir para a Assembleia para ser uma voz altiva em defesa dos cidadãos piauienses. Onde você possa se comunicar. Tanto eu ir a municípios como também aos bairros da capital e estar levando esses problemas ao nosso governador, governador eleito para que possamos avançar mais, seja na área da saúde, que tanto precisa ser trabalhada seja na área da segurança pública que tanto aflige os cidadãos piauienses, seja nas políticas pública da juventude, na educação no meio ambiente. Queria muito ser sua representante na Assembleia Legislativa, ser sua voz ativa. Meu número é 43333.

 

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco