180graus

Garantia dos direitos - 08/03/2017 às 17h16

Ministro diz que mulheres devem ser incluídas em tomada de decisão sobre parto

No Dia Internacional da Mulher, o governo federal anunciou uma série de medidas para humanizar o parto normal, reduzir procedimentos considerados desnecessários e garantir os direitos sexuais reprodutivos das mulheres. Para agilizar os atendimentos de violência contra mulheres, o governo também pretende interligar o Ligue 180, que recebe denúncias de agressões, com os serviços da Polícia Militar.

Durante cerimônia de anúncio das diretrizes, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que até hoje não havia uma diretriz específica para o parto normal. “As mulheres devem ser tratadas com respeito, ter acesso a informações e incluídas na tomada de decisões. Haverá um plano de parto”, anunciou.

Dentre as recomendações do Ministério da Saúde às casas de parto e maternidades, estão técnicas para alívio da dor, presença de doulas e liberdade de posição na hora do parto. A manobra de Kristeller, em que o médico empurra a barriga da mãe para auxiliar na saída do bebê, também passará a ser contraindicada. “As diretrizes garantem assistência qualificada. Há um protocolo e a mulher vai para sala do parto sabendo exatamente o que vai acontecer”, disse Barros.

Dia da Mulher

Ao lado da primeira-dama, Marcela Temer, o presidente Michel Temer participou do evento, no Palácio do Planalto. Segundo ele, o Dia Internacional da Mulher é importante não apenas para o calendário, mas também para que seja recordada a “luta permanente” das mulheres por uma “posição adequada” na sociedade.

“A sociedade de alguma maneira vai bem [devido à importância das mulheres], se os filhos vão bem é porque tiveram formação adequada em suas casas. Isso quem faz não é o homem, é a mulher. Na economia, a mulher também tem grande participação, porque ninguém é melhor de ver ajustes de preços e flutuações econômicas do que a mulher”, citou.

Em um breve discurso, a primeira-dama defendeu o fim da intolerância contra as mulheres. “Mesmo com a busca pela legitimidade de apontar o que é melhor para nós, há momentos em que as mulheres se veem sozinhas no sustento de filhos e netos. [Elas estão presentes] Na rotina para conduzir na família quem mais requer cuidados, como por exemplo as mães de crianças com microcefalia”, disse.

Para a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, o seu desafio à frente da pasta é fazer com que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços de poder. "A mulher negra é merecedora de uma política especial dirigida a ela. Preocupa-me o racismo excludente para essas mulheres negras que eu aqui represento”, afirmou.

DIU

O ministério da Saúde também anunciou a ampliação do acesso ao Dispositivo Intra Uterino (DIU) de Cobre, um método contraceptivo que não possui hormônio. Além das Unidades Básicas de Saúde, as maternidades brasileiras também poderão ofertar o DIU em situações como o pós-parto e pós-abortamento. De acordo com o ministro, as maternidades terão até 180 dias para organizar a implantação do método, que possui índice de segurança de 99% e duração de até dez anos.

Fonte: Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
00h31 River classifica para a próxima fase da Copa do Nordeste 2017 23h57 PM se reúne em Avelino Lopes e fala da saúde 22h23 Altos encerra participação com vitória sobre o Moto Clube/MA - 4 x 3 21h33 EugenioShow apresenta Isabella, mais um talento campo-maiorense 18h55 Compulsão por chocolate? Esta técnica psicológica pode ajudar 18h31 Prótese nos seios pode causar tipo raro de linfoma, afirma a FDA 18h11 É cada vez maior o número de mulheres refugiadas no Brasil 18h07 Algodões: Desembargador designa audiência de conciliação para 05 de abril 17h53 Dia da Água: Na Mata Atlântica, qualidade é boa em só 6 pontos 17h49 Setrans anuncia que a conclusão do Rodoanel será ainda neste semestre 17h44 Menina que 'sumiu' na BA teria sido vista com casal no PI 17h37 Escassez de água deve afetar 660 milhões de crianças até 2040, diz Unicef 17h37 Mulher é presa por esconder arma que foi usada para matar major em assalto 17h32 'Não respeitam cidadão nenhum',diz irmão de major sobre os assassinos 17h27 Homem é preso em Picos acusado de fornecer drogas para a cidade de Oeiras 17h26 Secretário da Sasc participa de reunião do Fonsea em Brasília 17h25 Angelina Jolie e Brad Pitt voltam a se falar após 6 meses da separação; veja 17h23 Aprovado PL que cria 120 cargos em comissão nas comarcas do TJ no interior 17h19 Alexandre de Moraes assume cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal 17h12 Economia: Vendas de iPhone caem pela metade no Brasil em 2016 17h09 Prefeitura no PI convoca classificados para os cargos de professor substituto 17h08 Altos decidirá o primeiro turno do Campeonato Piauiense com o Parnahyba 17h08 Carne brasileira vira piada através de propaganda veiculada no Chile; veja 17h04 ALEPI prestou homenagem a Ordem Demolay no Piauí nesta quarta-feira 17h01 Prefeitura no PI está com inscrições abertas para Seletivo; acesse edital!

Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1192

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram