180graus

Da designer Lorena Kaz - 17/04/2017 às 10h42

Cartunista cria tirinhas e ajuda mulheres superar a dependência emocional






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Iniciado há 4 anos no Facebook (fb.com/projetomorrerdeamor), a série de quadrinhos sobre dependência emocional produzidos pela ilustradora Lorena Kaz tomou forma e agora compõem o livro homônimo Morrer de Amor e Continuar Vivendo. Lançado no mês de março pela jovem Amora Editora, o exemplar contém 64 histórias em quadrinhos que tratam de temas como autoconhecimento e relacionamentos, além de outros mais profundos, como dependência emocional e empoderamento feminino.

As primeiras tirinhas do projeto foram criadas a partir de histórias autobiográficas e, posteriormente, com experiências relatadas em grupos de apoio dos quais Lorena fez parte e de seguidoras da página na internet – atualmente com mais de 176 mil curtidas. "Mais de 40 pessoas por semana me escrevem mensagens de apoio ao projeto, relatos de vida e pedidos de ajuda. Estes contatos me animam muito e me fazem pensar o quanto o projeto é necessário e que estou indo pelo caminho certo".

Em setembro de 2016, durante a 4ª Feira do Livro de Diadema (SP), Lorena conduziu ao lado da psicóloga Angélica Rente o evento Expressando Relacionamento, roda de partilha e arte. Com inspiração nos encontros do grupo MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas), o qual frequentou, as participantes foram convidadas não só a narrar suas histórias, mas também a expressarem seus sentimentos por meio das artes gráficas.

"Durante anos acreditei que minha felicidade e realização pessoal dependiam do meu relacionamento afetivo. Não me sentia capaz de ser feliz sozinha. Com terapia percebi que tinha um alto grau de dependência emocional e que poderia mudar minhas relações se trabalhasse minha autoestima", explica Lorena. "Agora quero ajudar outras mulheres a se valorizarem e saírem da situação de abuso e dependência emocional dentro do relacionamento afetivo".

Na página do projeto no Facebook, a artista publica relatos de seguidoras sobre experiências em relacionamentos para desmistificar estereótipos e aprofundar um pouco mais o conhecimento geral sobre o tema. "Fala-se muito de abuso físico, mas muito pouco sobre outros tipos de abuso, como o verbal e o psicológico ou sobre os motivos que mantém uma pessoa presa ao relacionamento abusivo".

O grande cartunista Ziraldo Alves Pinto, tio de Lorena Kaz, afirma não ter visto nenhum trabalho parecido no mercado editorial, o que a torna uma inventora. “Seu novo livro está aí, tão inteligente nas suas invenções e tão criativo quanto as coisas têm que ser no universo que ela escolheu - ou que a escolheu - para habitar com seu talento.”

Para Silvio Testa, sócio-fundador da Amora Editora, a ilustradora Lorena Kaz foi a escolha certa para a estreia da empresa no mercado. "Nosso foco principal é buscar emocionadores que toquem os leitores ao abordar sentimentos que ampliam horizontes, contribuam para o autoconhecimento e provoquem transformações".

A autora do projeto
Lorena Kaz tem 34 anos, é artista gráfica e ilustradora, formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio. Em 2015 lançou o livro “Uma lhama no cinema” (editora Conrad). É autora de várias ilustrações para livros infantis. Seus trabalhos podem ser vistos no site lorenakaz.com.

capa_morrer_de_amor.jpg

Fonte: AsCom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Revisão Atualidades
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
13h04 Ator Fábio Assunção é preso por dano ao patrimônio público e desacato; veja 12h49 Política de Trump produz mais prisões de imigrantes e 'reduziu deportações' 12h26 Seleção Brasileira é convocada para confronto contra Portugal 12h18 Família e amigos de jovem vítima de feminicídio em THE exigem justiça 12h04 Marcelo Rezende grava mensagem de gratidão e de fé pela 'cura do Câncer' 11h55 Em tentativa de assalto, criminosos atiram em ônibus de Francis Lopes 11h53 Gilmar Mendes será relator de um dos inquéritos sobre Aécio Neves no STF 11h25 Campeonato Brasileiro 2017: Santos e Sport prometem grande jogo hoje (24) 11h18 Investimento público federal em transportes caiu 6,1% em seis anos 10h56 Ex-BBB Juliana Goes anuncia nas redes sociais primeira gravidez 10h43 Atirador mata terrorista do EI com disparo a 3,5 km de distância 10h25 Colisão na PI-113 entre Hilux e Prisma mata duas mulheres 10h23 Com sorteio na Paraíba, Quina de São João deve pagar hoje R$ 130 milhões 10h18 Saiba como denunciar casos de violência contra a mulher 10h17 Cineclube apresenta filmes baseados na obra de Nelson Rodrigues 10h17 Alunos do CMEI participaram do programa 'São João do Nordeste' 10h17 Transporte aéreo cresceu nos últimos 6 anos, mas tendência é de 'reversão' 10h11 Novo Fórum da Comarca de Picos já está com 14.75% da obra construída 10h06 TJ-PI:Corregedoria implanta mutirão para extinguir mais de 20 mil ações 10h05 Datafolha: Com a aprovação em 7%, Temer atinge pior índice em 28 anos 09h58 Deslizamento de terra deixa pelo menos 120 desaparecidos na China 09h41 Avenida Principal do Dirceu recebe novo semáforo neste sábado (24/6) 09h38 APPM tentou negociar redução de 50% nos gastos com Diário dos Municípios 09h17 Prazo para pedir isenção de taxa de inscrição do Enem encerra domingo 09h06 'Fórum das Profissões' na OAB-PI é contra Ensino à Distância

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional