Benefícios para aluno -

Reta final: estudantes do estado são beneficiados com Pré-Enem SEDUC

Na manhã desta segunda-feira (03), o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou a campanha Pré Enem Seduc: reta final, no Palácio de Karnak. A campanha marca a contagem regressiva da secretaria para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, e apresenta um conjunto de ações tanto de motivação quanto de preparação de conteúdo em benefício dos alunos.

Por meio do Pré Enem Seduc, programa lançado em abril de 2016, foram realizadas dez grandes revisões atendendo milhares de alunos de todo o Estado, todas transmitidas ao vivo por emissoras de TV aberta, Canal Educação, rádio e por meio de ferramentas online. Na campanha reta final, a Seduc realizará mais quatro revisões.

De acordo com o Superintendente de Ensino Superior da secretaria, Ellen Gera Moura, três revisões acontecerão no mês de outubro e uma próxima ao Enem, em novembro. "Em outubro faremos uma revisão no dia 16, em Teresina; dia 22, em São João do Piauí e dia 23, em Picos e Oeiras. Encerraremos a programação com o Corujão da Vitória, em Teresina, no dia 03 de novembro", explica.

Ao todo, o Canal Educação atende 268 escolas ou pontos de recepção, em 180 municípios. Os estudantes podem tirar dúvidas durante as aulas por meio de um sistema de videoconferência, garantindo que elas sejam dinâmicas e interativas. Durante a campanha reta final, as aulas terão um conteúdo especial, focando nas revisões dos principais temas abordados no Enem, ministradas por professores renomados e especialistas na resolução das provas do exame.

A Seduc disponibilizou ainda o aplicativo Canal Educação/Pré-Enem Seduc para celular, tablet e computador. Por meio do aplicativo os estudantes têm acesso a funcionalidades como questões que podem ser respondidas de forma online, correção automática pelo aplicativo; todas as vídeos-aulas do preparatório Enem do Canal Educação; simulados elaborados pelos professores do Canal Educação; ranking pelo qual o aluno pode avaliar seu desempenho e compará-lo com o de outros usuários do aplicativo e um tutor virtual para que eles possam enviar suas dúvidas.

Uma novidade trazida pela campanha é o simulado comentado, que será aplicado entre os dias 10 e 14 de outubro. "Os professores do Canal Educação prepararam um simulado seguindo as mesmas especificações da prova do exame para ser aplicado nas escolas da rede pública de ensino. Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes a mesma experiência que eles terão nos dias de aplicação das provas do Enem", afirma o superintendente.

Outra ação da Seduc, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), será a disponibilidade de um passe estudantil para os alunos do 3º ano da rede pública estadual, que moram na capital, para que estes possam trafegar gratuitamente no transporte público da capital, nos dias de aplicação das provas do Enem. Para os alunos do interior, nos municípios que não contam com transporte público, a secretaria disponibilizará transporte escolar para garantir que os estudantes também tenham condução gratuita.

"A prova do Enem é hoje um dos momentos mais importantes na vida de um jovem. O desempenho na prova pode determinar o futuro profissional do estudante que acaba de sair do ensino médio e agora busca uma carreira a seguir. Nosso objetivo é dar aos estudantes das escolas estaduais todas as condições possíveis para que tenham o melhor desempenho nas provas e, assim, conseguir alcançar seus objetivos de concluir o ensino médio e cursar uma boa faculdade", garante a secretária Rejane Dias.

Elisiane Tenório, aluna da Unidade Escolar Monsenhor Cícero Portela Nunes, falou sobre a importância dos mecanismos oferecidos pela Seduc e recebeu, simbolicamente, o primeiro cartão passe livre. "Estive presente na maioria das revisões que, para mim, foram excelentes. Acredito que todas essas novidades vão ajudar, especialmente por facilitar a nossa vida, já que poderemos estudar em casa com as revisões. Agradeço em nome de todos os alunos pela iniciativa da secretária de educação, Rejane Dias. O que faz o aluno da rede pública conseguir entrar na universidade é o apoio do governo e da escola e espero que através desses mecanismos os alunos se motivem para conseguir alcançar seu sonhos", afirma a estudante.

A Seduc fará ainda uma mobilização de alcance estadual, fazendo-se presente em pontos de apoio aos alunos nos principais locais de aplicação das provas, na qual todas as 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) participarão, além de disponibilizar um Plantão Tira Dúvidas, destinado aos alunos, entre os dias de aplicação das provas.

Hora do Enem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza desde o início do ano o Pré Enem Seduc. A preparação dos alunos é realizada via Canal Educação, Seduc/Enem Online, Revisões de Auditório Transmitidas e Aulas para Áreas Específicas, os resultados já apareceram para os alunos da rede pública estadual.

O Piauí obteve o primeiro lugar no Nordeste na terceira edição do simulado Hora do Enem. No plano nacional, o estado ficou na quarta colocação. Os 2.477 alunos do Piauí que realizaram a prova mantiveram-se acima da média nacional em todas as matérias cobradas no simulado. Grande parte é da rede pública estadual, mantida pela Secretaria de Estado da Educação.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco