Ações importantes da Seduc -

ENEM: 8 mil alunos da rede pública foram 'aprovados', diz Dona Rejane

As ações Pré-Enem da Secretaria Estadual de Educação começam a dar frutos com a publicação dos alunos da rede pública aprovados no Exame de 2016. Segundo a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, foram mais de 8 mil estudantes da rede estadual de ensino que foram aprovados pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para cursos em universidades públicas.

"Aprovamos mais alunos das escolas públicas este ano porque aumentamos a quantidade das ações. A gente inovou fornecendo vales-transporte e ônibus escolares para os alunos das escolas públicas para que fossem fazer as provas do Enem, porque antes muitos deixavam de fazer as provas porque suas famílias não tinham dinheiro para pagar as passagens de ida e volta para os locais de aplicação das provas”, adisse Rejane Dias em entrevista ao jornal Meio Norte, edição desta quarta-feira (1°/02).

AÇÕES IMPORTANTES
O Pré-Enem Seduc realizou ao longo de 2016 diversas ações que visaram o reforço do conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que prestaram o Enem. Ações que devem continuar no ano de 2017.

As ações consistiram no Preparatório Enem pelo Canal Educação, revisões de auditório Transmitidas via TV e nos presídios. Além de aplicativo para celular, no qual os alunos da rede puderam assistir aulas gravadas e tirar dúvidas. Outra inovação foi o Passe Livre Enem, que garantiu o transporte escolar no interior e cartão com créditos para os alunos da rede estadual de forma que eles pudessem utilizar o transporte público coletivo de forma gratuita, nos dias de prova do Enem.

DESTAQUES NAS APROVAÇÕES
Cleydson Laudísio, aprovado para Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí (UFPI); Maria Caroline Araújo, aprovada para Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e Ana Clara Leocadio, aprovada para Medicina na UFPI, são alguns deles.

Para Maria Caroline, a alegria veio com sabor de vitória. A aluna da Unidade Escolar Francisca Marluce, mora na zona rural do município de Morro do Chapéu e é de família humilde, conta que foi a primeira de 11 filhos a ser aprovada no vestibular. "Foi bem emocionante ser aprovada para um curso que eu sempre quis e dar alegria para os meus pais, que sempre me apoiaram e motivaram. A felicidade foi enorme", afirma.

O diretor da escola, Cosmo Rodrigues, revela que a aluna sempre foi bem estudiosa, e que tanto ela quanto seus irmãos sempre se destacaram. "Eles sempre foram alunos de ouro, era lindo ver a dedicação que possuía de dar alegria e orgulho para seus pais. Os irmãos dela estão indo pelo mesmo caminho, sempre conquistando medalhas em olimpíadas", afirma.

Já a estudante da Unidade Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Ana Clara, conta que o sonho de cursar medicina não é antigo. "Eu não tinha muita afinidade com os cursos de saúde, porém queria trabalhar com crianças. Depois de um tempo, aprendi sobre a pediatria e foi a partir da escolha desta especialização, que descobri que queria medicina", conta a aluna.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco