1 milhão de contratos -

1 de cada 3 contratos do Fies segue mercado e não é para área estratégica

Um terço de quase 1 milhão de contratos de Fies (Financiamento Estudantil) firmados em 2013 eram para os cursos de direito, administração e enfermagem. Carreiras que têm grande oferta de diplomados no Brasil e não estão entre as consideradas mais estratégicas para o desenvolvimento do país. Engenharia civil, entretanto, teve grande crescimento desde 2010 e aparece como terceiro curso com mais contratos.

O Estadão Dados analisou as informações dos microdados do Censo da Educação Superior de 2010, 2011, 2012 e 2013 -- anos cujos números são os mais recentes disponíveis. Reportagens publicadas pelo Estado no início do mês passado mostraram que, apesar de um salto no número de contratos e de gastos, o ritmo de matrículas no ensino superior privado caiu. No ano passado, o custo do programa chegou a R$ 13,7 bilhões (valores atualizados retroativamente nesta semana, segundo o Portal da Transparência). Os dados de matrículas de 2014, entretanto, ainda não estão prontos.

Em 2013, o Fies custou mais de R$ 7 bilhões aos cofres públicos. Naquele ano, mais de 143 mil contratos eram para estudantes de direito - o que representa 16% do total de financiamentos. A carreira de administração aparece com 74 mil contratos, representando 8% dos contratos. Com 7% do total, o curso de enfermagem tem 64 mil alunos financiados.

Fonte: Com informações do Estadão

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco