180graus

Inscrições abertas - 24/03/2017 às 17h24

Ciee lança curso on-line gratuito para quem deseja falar em público; confira

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Dominar a habilidade de falar em público, um dos maiores medos dos jovens, é diferencial que conta pontos para o sucesso profissional e até na vida pessoal. Com o objetivo de auxiliar os jovens a desenvolver habilidades para fazer apresentações para pequenos e grandes públicos, como reunião de negócios, palestras, contatos com clientes ou trabalhos acadêmicos, o CIEE o curso on-line gratuito Técnicas da Expressão Verbal.

Com duração prevista de 20 horas, podendo ser realizado em até 40 dias, o curso apresenta técnicas teóricas e práticas sobre comunicação verbal e não verbal, para controlar o medo, aprimorar a capacidade de objetividade e clareza, promover o autoconhecimento, entre outras.
O treinamento também está disponível em aulas presenciais, com carga horária de 9h, na capital paulista. Com esse lançamento, o CIEE passa a oferecer 53 opções de cursos gratuitos com monitoria on-line, plantão de dúvidas por chat e e-mail, apostilas para download e certificação ao final.

Para se inscrever nos cursos de EaD e nos presencias, basta se cadastrar pelo site www.ciee.org.br.

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 53 anos, o CIEE já encaminhou 16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CIEE

Sistema nacional de educação - 24/03/2017 às 17h10

MEC anuncia adoção da modalidade de doutorado profissional

O Ministério da Educação anunciou, nesta sexta-feira (24), a adoção da modalidade de doutorado profissional, no sistema nacional de educação, no âmbito da pós-graduação stricto sensu.

Até então, no Brasil, só existia a modalidade de mestrado profissional, que teve início na década de 1990 e, atualmente, conta com 718 cursos em funcionamento. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial.

De acordo com o órgão, a medida visa qualificar profissionais para atender a demandas sociais, promover o desenvolvimento nacional, a inovação e aumentar a produtividade em organizações públicas e privadas.

Titulação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) terá o prazo de 180 dias para regulamentar a oferta, avaliação e o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado profissional.

Os títulos de mestres e doutores obtidos nos cursos profissionais avaliados pela Capes, reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologados pelo Ministro de Estado da Educação, terão validade nacional.

(Com informações do Portal Brasil)

Veja o edital e o cronograma - 24/03/2017 às 14h27

Coordenadores financeiros: 'Seduc' já inicia a lotação dos profissionais

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Antonio das Neves - Peritos Associados
Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

comserv

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início à lotação dos profissionais aprovados no último seletivo para o cargo de coordenador financeiro. Os profissionais irão atuar em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, tanto na capital como no interior, e nas Gerências Regionais de Educação (GREs).

De acordo com Selma Silva, técnica do setor de Enquadramento da Seduc, é a primeira vez que cada escola contará com um servidor específico para o setor financeiro. Antes, apenas as GREs dispunham desses profissionais. "A medida vai proporcionar mais segurança e celeridade para as escolas no que se refere à prestação de contas e transações financeiras como um todo", afirmou a técnica.

Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a Seduc dá um grande passo para a inovação da gestão nas escolas. "A atuação dos coordenadores financeiros permitirá aos diretores se dedicarem mais à parte pedagógica e também poderemos evitar erros e inadimplências", disse a gestora.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) enviou equipes para os municípios, com o objetivo de agilizar o processo de lotação dos coordenadores financeiros.

VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS E CRONOGRAMA DE LOTAÇÕES

Fonte: Com informações da Ascom/Seduc

Matrículas de 29 a 31 de março - 24/03/2017 às 14h01

UESPI divulga primeira convocação da Lista de Espera/SISU 2017.1

A Universidade Estadual do Piauí por meio da Pró- reitoria de Ensino e Graduação (PREG), divulga a primeira convocação para matrícula institucional relativo ao preenchimento das 1.986 vagas remanescentes de candidatos que efetuaram a confirmação presencial de interesse na vaga para ingresso na UESPI por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2017.

O candidato selecionado deve comparecer ao campus para o qual foi aprovado, no período de 29 a 31 de março, das 8h às 13h. Para realização da matrícula institucional, é obrigatório a presença do candidato ou de um representante legal conforme as exigências do edital 005/2017.

ACESSE O EDITAL E A LISTA DE ESPERA

Fonte: Com informações da Ascom/UESPI

Existe indefinição na reforma - 23/03/2017 às 17h10

MEC analisará contribuições para novo currículo do ensino médio; saiba mais!

O Comitê Gestor da Base Nacional Curricular Comum e Reforma do Ensino Médio deve começar na próxima segunda (27) a analisar uma nova rodada de contribuições à Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio. Segundo o coordenador-geral de ensino médio do Ministério da Educação (MEC), Wisley João Pereira, o governo trabalha com a expectativa de enviar a base ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o fim do ano.

Pereira participou hoje (23) do seminário Os Desafios do Ensino Médio, na Fundação Getulio Vargas (FGV), e destacou que essa nova etapa de análises será feita com base na reforma do ensino médio, sancionada em fevereiro pelo presidente Michel Temer. Proposta como medida provisória pelo governo em 2016, a reforma já tinha força de lei desde setembro, mas ainda depende da definição da base curricular para ser implementada.

"A Base Nacional Curricular do ensino médio, podemos dizer, estava em um estacionamento, esperando a definição da reforma do ensino médio, porque muito disso impactaria em como seria o processo de análise das contribuições", disse o coordenador, explicando que as bases curriculares da educação infantil e do ensino fundamental já foram enviadas ao CNE.

Segundo Pereira, o texto inicial recebeu cerca de 12 milhões de contribuições e retornou para o governo, para que, então, fosse enviado aos 27 comitês estaduais. A discussão agora volta ao ministério, e o resultado dela vai exigir mudanças na formação inicial e continuada de professores e nas avaliações do ministério e dos estados acerca dos resultados da educação. O coordenador também prevê que o material didático passe por um processo de revisão.

A Base Nacional Curricular Comum deve ocupar 60% da carga horária do ensino médio, segundo a reforma. Os 40% restantes serão preenchidos pelos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

As mudanças com a reforma do ensino médio devem levar o Conselho Nacional de Educação a ajustar 11 resoluções, segundo o presidente órgão, Eduardo Deschamps, que também vê a necessidade de adaptar regulamentações e normas infralegais. Para o educador, que também é secretário de educação de Santa Catarina, a formação dos professores será um dos maiores desafios.

"A questão da formação dos professores é chave. A gente vai precisar trabalhar com um professor que consiga ter um conceito de integração de conteúdos, de conceitos e ideias, com metodologia baseada em projetos", disse Deschamps, que explicou que serão necessárias ações de curto, médio e longo prazo para adequar a formação dos docentes.

No curto prazo, será preciso capacitar o mais rapidamente possível os profissionais que já integram as redes e, no médio e longo, rediscutir a formação dos professores nas universidades, o que produz resultados apenas cinco anos após a definição das mudanças. Deschamps destaca que, antes disso, a definição da base curricular é prioritária.

"É peça fundamental para o processo e precisa tratar aquilo que é fundamental para todos os estudantes, independentemente da trajetória."

A coordenadora do programa FGV - Ensino Médio, Marieta Ferreira, que organizou o seminário, disse ainda ver muita indefinição na reforma, já que a base curricular é o que vai orientar os próximos passos. "Há uma interrogação em como as coisas de fato vão acontecer. Muitas pessoas acham importante que haja uma reforma, agora é preciso saber bem como ela vai ser implementada. Como a base curricular ainda não está pronta, ainda há uma série de interrogações acerca da eficácia e do formato final."

Presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Educação, Idilvan Alencar, destacou alguns pontos que ele considera como os desafios da reforma: o financiamento das mudanças, o ensino médio noturno e a educação em áreas rurais.

"Não existe reforma de ensino médio em escola nenhuma se não for aberto um intenso processo de escuta de diretor, professor e aluno. A força da lei, por si só, não vai chegar na escola", disse o secretário de Educação do Ceará.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregando, por favor aguarde...
Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
21h51 Pelotão Mirim em Avelino Lopes, uma realidade 21h26 II Encontro da Mulher Progressista presta homenagem a políticas 20h08 Bandidos armados realizam assalto a residência de empresário em Oeiras 19h01 Semana da Mulher Progressista aborda violência contra a mulher 18h42 Em Abril tem Grande Show no Bahamas Clube 18h22 Com taxas menores, consórcios de imóveis apostam em alta das vendas 18h22 Antônio Félix propõe audiência para debater regularização fundiária em Boa Hora 18h17 Policiais Militares de Paraibano-Ma Recuperam Celulares Roubados e Apreendem Arma de Fogo 18h16 Firmino Filho reúne secretariado para tratar de despesas e Plano Plurianual 18h03 Dando Continuidade ao Programa Saúde na Escola 17h50 Antonio Banderas: ‘Sofri um ataque cardíaco em 26 de janeiro’ 17h46 Kitesurfistas do PI treinam na neve antes de Mundial na França; vídeo! 17h44 Eleitor que não vota há três eleições tem até 2 de maio para regularizar título 17h30 Realizado Festa de Aniversário do Forro Pop Vip 17h25 Loteamento Vale do Amanhecer 17h21 Colisão entre motocicleta e bicicleta deixa 3 feridos na região de Piripiri 17h18 Programa Saúde na Escola 17h12 Construsonhos Imobiliária 17h08 Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda 17h06 Produção de alimentos e até de celular pode reduzir reservas de água, alerta ONG 17h04 Temer diz estar confiante de que mais países retomarão compra de carne do Brasil 17h02 Homem é preso suspeito de planejar morte de garota no PI 17h01 Polícia Militar recaptura o acusado de matar procurador federal em Teresina 17h01 Policiais Militares Recuperam na Cidade de Passagem Franca -Ma Carro Roubado em Brasília-DF 16h30 Prefeitura de Itainópolis está com as inscrições de Seletivo abertas;edital