180graus

Mudanças tem sido positivas - 19/05/2017 às 14h04

País tem 'amortecedores robustos' para momentos de crise, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse nesta sexta-feira (19/05) que o Brasil tem “amortecedores robustos” e, por isso, está menos vulnerável a choques internos e externos. A afirmação foi feita em reunião-almoço, promovida pelo banco Santander, em São Paulo, em evento fechado à imprensa.

“A política econômica doméstica mudou de direção há um ano, e as reformas implementadas neste curto período mostraram resultados positivos, por isso a importância de se continuar nesse caminho virtuoso”, disse Goldfajn, de acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Banco Central.

Segundo Goldfajn, o BC continuará monitorando o impacto das informações políticas recentemente divulgadas e atuará, sempre que necessário, para manter a plena funcionalidade dos mercados. O mercado financeiro enfrentou ontem turbulências, no primeiro dia de funcionamento após divulgação de parte do conteúdo da delação dos empresários Joesley Batista e Wesley Batista, donos do grupo JBS.

Goldfajn acrescentou que o Banco Central tem atuado, em coordenação com o Ministério da Fazenda, para dar liquidez aos mercados, por meio de swaps cambiais (equivalentes à venda de dólares no mercado futuro) e dos leilões de recompra de títulos públicos. “O BC e o Tesouro Nacional têm vários instrumentos à disposição. Essa atuação firme e serena tem foco no bom funcionamento dos mercados”, acrescentou.

Segundo Goldfajn, não há “relação direta e mecânica com a política monetária [definição da taxa básica de juros, a Selic], que continuará focada nos seus objetivos tradicionais”. “Em outras palavras, as decisões sobre a taxa básica de juros serão tomadas pelo Copom [Comitê de Política Monetária], no curso de suas reuniões ordinárias, considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium
Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
11h24 Mais de 9 mil candidatos disputam o vestibular da UAPI; início de agosto 11h15 Saiba quanto deve ficar o preço da gasolina em Teresina com aumento 11h04 Manifestantes fazem atos de apoio a Lula em São Paulo e no Rio de Janeiro 11h04 Procissão com o mastro marca a abertura dos festejos de São José em Campo Largo do Piaui 10h59 Deputado manda recado para Xuxa: 'Máscara de Moro já caiu no além-mar' 10h49 Com Temer, Brasil assume presidência temporária do Mercosul 10h37 Nasce filho de jogador da Chape que morreu em tragédia aérea 10h29 Jornalista do 180 processa portal e blogueiro que o imputou falso crime 10h28 Christopher Nolan critica e diz que nunca trabalhará com a Netflix 10h27 'Brasileiros entenderão o aumento de imposto', diz Temer na Argentina 10h22 Cliente morre após troca de tiros durante assalto a cartório 10h20 Instituto de Águas e Esgotos do PI monitora ações da Águas na capital 10h18 Flash é destaque na nova arte lançada para o filme ‘Liga da Justiça’ 10h11 15ª Teresina É Pop tem inscrições abertas nesta segunda-feira 10h07 Capacitação para os visitadores da Equipe do Programa "Criança Feliz" 10h04 Círculo de Fogo 2: Jaegers em novas artes; Confira vídeo com novidades 10h03 HUT adquire equipamentos de última geração para cirurgias ortopédicas 10h02 Atletas de Miguel Alves conquistaram 7 medalhas em Campeonato Brasileiro 10h00 THE: Lixo Zero realiza mais de 500 autuações só no primeiro semestre 09h56 STF restabelece atuação do TCE-MA na fiscalização de contratos de prefeituras com advogados 09h51 Promoters não aceitam fazer festa de aniversário da ex BBB 'Emilly Araújo' 09h51 Mulher morre em grave acidente de carro em rodoanel de cidade no PI 09h33 William Waack é internado e precisará passar por uma cirurgia de emergência 09h21 Internada, Eliana homenageia a mãe no Dia do Amigo 09h10 Cantora Rogéria deixa a UTI, mas continua sem uma previsão de alta do hospital

Informática para concurso
Podium
Mestrado | Vem pro Podium!
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional