Cópia na propaganda -

Loja de calçados utiliza duas marcas de novelas da Rede Globo em campanha de outdoor no Piauí

Em propaganda, quando se copia uma ideia alheia, diz-se que houve uma chupada. Coisa de vampirismo. Dói ver uma chupada nacional dupla. É o que está fazendo uma loja de calçados de Teresina, utilizando as logomarcas de duas novelas da Rede Globo. Desculpem, se estiverem pagando os direitos do plim-plim. Fora essa questão dos direitos, a ideia realmente é um exemplo de como não se deve fazer uma campanha publicitária.

Tenho acompanhado a publiciade da loja, tem coisa boa por lá. Mas, reconheçamos, o trocadilho, de fato, ficou muito esquisito e puxou a propaganda piauiense lá pro fundo do poço. Some aí uma família Viking invadindo a fotografia nossa de cada dia. Conheço o mercado. Estou nele há mais de 30 anos.

Conheço a situação que gerou a campanha. Sei que nossas agências tem pouca força e que nossas empresas ainda não conhecem bem o papel de uma agência de publiciade. Não confiam. Digo por experiência própria: amadorismo de ambas as partes. A agência não se impõe como empresa e muitos clientes aproveitam-se da relação ganha-perde. Forçação de barra. Não creio que essa relação possa produzir resultados brilhantes e duradouros. É o barato que sai caro.

Fora as lamentações por alguns aspectos de nossa propaganda, é possível, sim, ver muitos exemplos piauienses de como fazer boas campanhas. Existem agências compromissadas com grandes empreendimentos de sucesso. Estão aí na rua pra todo mundo ver. Tenho dito.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco