Cadê todo mundo? -

Dona da maior audiência da tv aberta, a Globo bate recorde negativo e perde 16% de sua audiência

Um amigo me pergunta: -Você assistiu o Fantástico no domingo passado? Respondi meio sem jeito: -Não...! E no domingo retrasado? (vixe, quer me pegar...! Pensei) Como não sou dado a mentiras, respondi na lata: Não. Então ele me disse: -Nem eu!

Já falamos desse fenômemo em outros encontros aqui no Drops de Marketing. Mas, preste atenção: segundo o blogueiro do UOL, Ricardo Feltrin, a Rede Globo perdeu, nos últimos três meses pelos números do Ibope, nada menos que históricos 16% de seus telespectadores na faixa de 7h a 0h.

Aqui no Brasil apenas está ocorrendo o que já se dá em outros países. Segundo Regina Augusto do jornal Meio&Mensagem, no Reino Unido, a internet desde 2007 já tinha superado a tv aberta no bolo publicitário.

A Globo (só não estou de cabelo em pé porque não trabalho lá!), que já teve até 70% de audiência no Jornal Nacional, por exemplo, está em queda livre aproximando da Record, que está paradinha, paradinha no segundo lugar.

Cadê todo mundo? Olhe para o lado e veja que tem alguém no smartphone acessando alguma coisa. Os consumidores estão nas redes sociais e é pra lá que vou.

Não há como negar a força da marca da Globo, quando se pensa em anunciar. (só um minutinho, por favor... ...Ops! Peraí...! Voltei. É que eu tava vendo uma coisa aqui no Facebook.) Por outro lado, a internet voa. O que se vê na tv hoje, já se viu na internet algumas horas antes e, muitas vezes, no dia anterior.

Mas e o jornal impresso? Esse é um capítulo à parte. Qual o peso do papel, por exemplo, nas atuais eleições? Absolutamente inócuo.

Muitos anunciantes no Piauí ainda não puseram o pé na web. Mas este tem se mostrado um meio mais democrático de se comunicar com o público. A maior vantagem é a interatividade, que aqui realmente se faz possível. Outra virtude é possiblidade de direcionamento da mensagem. Enfim, quem poderá elogiar sua marca ou produto pela tv ou jornal qualquer hora, em qualquer lugar?

Para não ir longe, vejamos o caso da mobilização pela independência de Hong Kong. Um garoto de apenas 17 anos, via web, está liderando um movimento que arrasta, nesse momento, muitos milhares de pessoas pela ruas.

Grandes anunciantes nacionais embarcaram no Youtube, sem compra de mídia, para conquistar o consumidor. Uau! De graça! Claro que com a orientação de quem entende do riscado. A onda é, além de conquistar o consumidor, conseguir o seu engajamento. Mas esse é assunto para outro encontro nosso aqui no Drops de Marketing.

Veja lá: http://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2014/10/01/distancia-entre-globo-e-record-e-a-menor-da-historia.htm

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco