O Município de Dirceu Arcoverde será um dos beneficiados que terão os precatórios referentes ao antigo Fundef liberados até julho.

Ao todo são 14 municípios que serão beneficiados e que juntos receberão recursos da ordem de cronograma de aplicação desses recursos para o desbloqueio da quantia de 66,392 milhões.

O TCE, no entanto, pediu o bloqueio preventivo desse valor, exigindo para tanto a apresentação de um cronograma de aplicação desses recursos para o desbloqueio da quantia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações UruçuiNews

Compartilhar Tweet 1



Foram apreendidos pela delegacia regional de São Raimundo Nonato 20 kg de maconha na zona Rural da cidade de Dirceu Arcoverde. De acordo com o delegado Ramon Brito Cavalcante, a apreensão se deu com base em investigações feitas pela própria delegacia.

A droga estava distribuída em 31 tabletes e no local também foi encontrada uma balança de precisão. O suspeito preso com a droga foi identificado pela Polícia como Leomar de Oliveira Silva, conhecido como Lion, que recebia a droga de São Paulo para repassar aqui e passou a ser monitorado. A equipe realizou campana próximo ao local onde foi escondido o entorpecente, acrescentou o delegado.

A apreensão é tida como uma das maiores da região e teve a participação apenas do delegado e do agente

(Equipe de Municípios)


Fonte: com informações cidadenet.com

Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias (PT), em decreto assinado nesta quarta-feira (28), estabeleceu racionamento de água em 27 municípios do Piauí por prazo indeterminado. A medida ocorre por conta da estiagem prolongada no semiárido, que provocou a escassez nos reservatórios que abastecem a região, e prevê bônus ou sobretaxa para quem consumir foras metas estabelecidas. Também fica proibido o uso de água da rede pública para lavar carros e calçadas. Dirceu Arcoverde entra no decreto.

A maior cidade alvo do racionamento é São Raimundo Nonato, que conta com cerca de 34 mil habitantes e abriga o parque nacional Serra da Capivara. Os reservatórios nos municípios do decreto estão com capacidade inferior a 10%.

Veja mais detalhes:

(Equipe de Municípios)


Fonte: Fotos: Feriastur.br

Compartilhar Tweet 1



A secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária nesta quarta-feira (31/05) através do Secretário José de Oliveira Lomba Filho e o Engenheiro Agrônomo Linderson Batista, na Câmara de Vereadores, em São Raimundo Nonato da reunião do projeto Rota do Cordeiro.

O programa e apoiado pelo Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva.

A reunião teve como propósito dá andamento ao projeto através do encontro do grupo gestor do polo Serra da Capivara que compreendendo 10 (dez) municípios piauienses entre eles ,Dirceu Arcoverde.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM

Compartilhar Tweet 1



O trecho da BR-324 continua interditado há quase uma semana devido ao protesto dos moradores de Dirceu Arcoverde, Sul do Piauí, e Remanso, na Bahia, que cobram pavimentação da rodovia.

Por conta do bloqueio, caminhoneiros estão procurando rotas alternativas, aumentando a distância entre os dois estados em 200 e até 300 quilômetros.

Desde o dia 16/05, os manifestantes montaram barracas no meio da pista e estão até cozinhando no local..

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e foto do Velho Monge

Compartilhar Tweet 1



Se sabe, entre muitas outras coisas, diante de um relatório do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle Geral da União (CGU), que em compras de ingredientes para a merenda escolar, que teriam ocorrido na gestão passada de Carlão do Feijão, a pasta do governo federal constatou uma possível utilização de notas fiscais frias por parte da prefeitura no valor de R$ 5.776,50.

É pouco? Não. É dinheiro público. Sem falar que a pasta alerta que “para muitos alunos, a alimentação escolar constitui-se na única fonte de refeição diária”. Portanto, se surrupiar recursos públicos é vergonhoso, desviar da educação e ainda mais da merenda escolar, despensa adjetivações.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Carlão do Feijão (PSB) foi eleito prefeito do município de Dirceu Arcoverde com 54,35% dos votos. Dr. Ramon (PT) obteve 45,65%.


Compartilhar Tweet 1



SESSÃO PLENÁRIA (ORDINÁRIA)

14/07/2016 (QUINTA-FEIRA) - 9:00h

PAUTA DE JULGAMENTO - Nº: 022/2016

CONS. SUBST. DELANO CÂMARA

REPRESENTAÇÃO

TC/004506/2016 REPRESENTAÇÃO C/C MEDIDA CAUTELAR CONTRA A P. M. DE DIRCEU

ARCOVERDE (EXERCÍCIO DE 2015)

Interessado(s): Ministério Público de Contas - TCE/PI

Unidade Gestora: P. M. DE DIRCEU ARCOVERDE

Objeto: Ausência de documentos que compõem a prestação de contas do exercício de

2015

Referências Processuais: Responsável: Carlos Gomes de Oliveira - Prefeito

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de TCE-PI

Compartilhar Tweet 1



TC/004506/2016 REPRESENTAÇÃO C/C MEDIDA CAUTELAR CONTRA A P. M. DE DIRCEU

ARCOVERDE (EXERCÍCIO DE 2015)

Interessado(s): Ministério Público de Contas - TCE/PI

Unidade Gestora: P. M. DE DIRCEU ARCOVERDE

Objeto: Ausência de documentos que compõem a prestação de contas do exercício de

2015

Referências Processuais: Responsável: Jailton Santos Silva - Prefeito (SIC)

ERRATA: "Prefeito é o Carlão do Feijão - Carlos Gomes de Oliveira.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de TCE-PI

Compartilhar Tweet 1



Por Rômulo Rocha - Enviado a Dirceu Arcoverde

SECA, SOFRIMENTO E SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO
O município de Dirceu Arcoverde, situado a cerca de 553 quilômetros de Teresina, é pertencente à microrregião de São Raimundo Nonato, abatido pela seca e pela falta d’água nas torneiras. Sua população é sofredora. Na cidade prolifera carros-pipa. Segundo dados do IBGE, há naquele município 6.675 habitantes.

Quando visitado, final do mês passado, havia trinta dias que a população da cidade estava sem água. Chegava a ser comovente ver senhores de idade contando, sob o domínio do medo, que nasceram assim e morreriam assim. Não queriam se expor. Era uma revolta contida, à espera de alguém que pudesse gritar por eles.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)

Ouvindo a população · 07/06/2016 - 14h35 | Última atualização em 08/06/2016 - 10h12

Governador juntamente com a sec. Rejane Dias abrem espaço para ouvir a população de Dirceu Arcoverde


Compartilhar Tweet 1



No município de Dirceu Arcoverde, o governador com sua comitiva foram bem recepcionados pela população. Realizou a inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que dar acesso a divisa com a Bahia, participou da solenidade que houve na escola municipal, as pessoas acompanharam todo o discurso do governador, que falava das melhorias que iria levar para a cidade. A população participou, fazendo várias perguntas e agradecendo o mandato do seu governo.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (08/04) um assalto à agência dos Correios da cidade de Dirceu Arcoverde, distante 571 km da capital Teresina, situada ao Sul do Estado.

Segundo a polícia local, dois homens teriam entrado na agência, rendido o segurança e anunciado o assalto. E acreditem, tudo isso foi usando uma arma de brinquedo, fazendo inclusive clientes de reféns. Após negociação, a dupla resolveu se entregar.

Eles estavam com uma arma de brinquedo e depois de render o segurança, pegaram a sua arma. O clima era tenso, pois eles estavam com reféns e cercados. Após muita conversa eles acharam melhor se entregar.

Clique aqui e leia matéria completa


Fonte: Imagens: Plantão Policial/Facebook

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral decidiu nesta segunda-feira (24/08) manter a cassação do prefeito de Dirceu Arcoverde, Carlos Gomes Oliveira, o Carlão do Feijão (PR).

A sentença pela cassação se deu por 5x0; lembrando que o ex-prefeito está sem exercer o cargo há mais de 120 dias.

O gestor foi denunciado por abuso de poder político ainda em abril e teve o mandato cassado por distribuir materiais de construção e elétricos aos eleitores. Além disso, ele teria recebido ajuda do ex-prefeito, sem ter registrado os gastos na conta da campanha.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí iniciou no mês passado a nova etapa do recadastramento biométrico de eleitores no Estado, para o biênio 2015/2016. Nesta etapa serão contempladas 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios.

Ao todo serão convocados mais de 750.000 eleitores, o que representa mais de 33% do eleitorado do estado. O TRE-PI estima, que até o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, 70% do eleitorado piauiense esteja cadastrado com dados biométricos.

Já estão sendo recadastrados biometricamente, desde o dia 04 de maio, indo até 30 outubro de 2015, os eleitores dos municípios de São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio.

Redação Teresina


Compartilhar Tweet 1



A Justiça Eleitoral do Piauí cassou na tarde desta segunda-feira (06/04), o prefeito de Dirceu Arcoverde, Carlos Gomes Oliveira, o Carlão do Feijão (PR) e seu vice, Marconis Ribeiro Galvão (PTB).

Segundo o advogado Leandro Cavalcante de Carvalho, o gestor foi acusado de abuso de poder político ao distribuir vários materiais de construção e elétrico aos eleitores da cidade. O prefeito também teria recebido ajuda do ex-prefeito sem que os gastos tivessem sido registrado em sua conta de campanha.

"A sentença determina que o presidente da Câmara assuma imediatamente a prefeitura e que o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí seja comunicado para que marque novas eleições no município".

Clique aqui e leia matéria completa

No auditório da APPM · 22/01/2015 - 20h00

APPM convoca Assembléia Geral com todos os prefeitos do Pi


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) convocou para o próximo dia 12 de fevereiro, uma Assembléia Geral Extraordinária com os prefeitos de todo o Piauí. Na ocasião, serão discutidos os principais problemas que prejudicam os municípios atualmente.

Dentre as pautas a serem discutidas, temas como o cofinanciamento da saúde; discussão para deliberação sobre retenção, pelo Governo Federal, de créditos aos municípios e formas de recuperação; discussão para deliberação sobre os erros no preenchimento das GFIP's e formas de correção e recuperação de valores pagos a maior; LRF (limite de gastos com pessoal) - vantagens com a Decisão do TCE relativo ao pedido da APPM.

A reunião de assembleia geral acontece no dia 12 de fevereiro, às 9h da manhã, no auditório da APPM.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O valor do repasse de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro está estimado em R$ 3,470 bilhões, que deverá ser creditado para todas as prefeituras até o dia 10, adianta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. No Piauí o valor chega a R$ 92.112.649,00 milhões representando um aumento de 12,1% em relação ao ano passado. O município de Dirceu Arcoverde receberá, em dezembro, R$ 248.272,04 a mais.

O presidente da CNM lembra que o 1% - pago sempre no mês de dezembro - é uma conquista da CNM e do movimento municipalista aprovado pelo Congresso Nacional em 2007, através da Emenda Constitucional 55. O FPM no ano de 2014 somando o 1%, deverá alcançar R$ 81,5 bilhões, em valores brutos.

Confira matéria completa aqui:


Fonte: Com Informações da Assessoria

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias venceu a disputa para governador em Dirceu Arcoverde com 2.426 votos e 65,55% dos votos válidos. Já Zé Filho teve 1.184 votos e 31,99% dos votos válidos.

Para senador, Elmano Férrer foi o primeiro colocado com 1.747 votos e 50,56% dos votos válidos. Wilson Martins foi o segundo e recebeu 1.688 votos, sendo 48,76% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal foram: Marcelo Castro com 1.182 votos; Flávio Nogueira com 679 votos e Paes Landim com 397 votos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual foram Wilson Brandão com 1.617; Hélio Isaías com 493 votos; e Flávio Nogueira com 464 votos.

Redação Teresina


Compartilhar Tweet 1



Para senador, Elmano Férrer foi o primeiro colocado com 1.747 votos e 50,56% dos votos válidos. Wilson Martins foi o segundo e recebeu 1.688 votos, sendo 48,76% dos votos válidos.

Wellington Dias venceu a disputa para governador em Dirceu Arcoverde com 2.426 votos e 65,55% dos votos válidos. Já Zé Filho teve 1.184 votos e 31,99% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal foram: Marcelo Castro com 1.182 votos; Flávio Nogueira com 679 votos e Paes Landim com 397 votos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual foram Wilson Brandão com 1.617; Hélio Isaías com 493 votos; e Flávio Nogueira com 464 votos.

Redação Teresina


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado federal foram: Marcelo Castro com 1.182 votos; Flávio Nogueira com 679 votos e Paes Landim com 397 votos.

Wellington Dias venceu a disputa para governador em Dirceu Arcoverde com 2.426 votos e 65,55% dos votos válidos. Já Zé Filho teve 1.184 votos e 31,99% dos votos válidos.

Para senador, Elmano Férrer foi o primeiro colocado com 1.747 votos e 50,56% dos votos válidos. Wilson Martins foi o segundo e recebeu 1.688 votos, sendo 48,76% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual foram Wilson Brandão com 1.617; Hélio Isaías com 493 votos; e Flávio Nogueira com 464 votos.

Redação Teresina


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado estadual foram Wilson Brandão com 1.617; Hélio Isaías com 493 votos; e Flávio Nogueira com 464 votos.

Wellington Dias venceu a disputa para governador em Dirceu Arcoverde com 2.426 votos e 65,55% dos votos válidos. Já Zé Filho teve 1.184 votos e 31,99% dos votos válidos.

Para senador, Elmano Férrer foi o primeiro colocado com 1.747 votos e 50,56% dos votos válidos. Wilson Martins foi o segundo e recebeu 1.688 votos, sendo 48,76% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal foram: Marcelo Castro com 1.182 votos; Flávio Nogueira com 679 votos e Paes Landim com 397 votos.

Redação Teresina


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual e candidato à reeleição pelo PDT, Flávio Nogueira Jr., nesta sexta-feira (19/09), participou da série de entrevistas "Candidato Responde", na sede do Maior Portal do Piauí.

Na entrevista, Flávio comentou quais são as suas propostas para um novo mandato, mas destacou como prioridade a educação e ações que estejam voltadas para a juventude. Para ele é necessário que o estado ofereça uma educação de qualidade, que deva ser em tempo integral, para que os jovens estejam bem preparados para o mercado de trabalho. Lutar para que todas as escolas atendam a essa demanda será prioridade no seu trabalho.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou o envio de forças federais para vinte Zonas Eleitorais do interior do Estado do Piauí. Os pedidos de envio de tropas foram encaminhados ao TRE-PI pelos Juízes Eleitorais para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração do resultado das Eleições de 2014 em 64 municípios do Estado.

O Governador do Estado do Piauí concordou com a convocação de tropas federais para auxílio na segurança das eleições 2014. O envio das tropas federais deverá ainda ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os magistrados argumentaram a existência de um tradicional clima de tensão, intranquilidade e acirramento de ânimos no período que antecede o pleito eleitoral.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações do Portal da APPM
Viagens ao interior do PI · 26/07/2014 - 03h43

Comício de Zé Filho em Dirceu Arcoverde reúne multidão em praça


Compartilhar Tweet 1



Após a grande carreata realizada no município, o governador Zé Filho e sua comitiva foram recebidos pela população na praça da cidade onde centenas de pessoas puderam ouvir as propostas que tem para melhorar o estado. “Chega de sermos desrespeitados pelo governo federal, eu tenho propostas para um Piauí novo, que já estão em prática”, disse.

Visitas ao interior do PI · 26/07/2014 - 03h40

População recebe Zé Filho numa grande carreata em Dirceu Arcoverde


Compartilhar Tweet 1



O governador Zé Filho visitou na tarde desta sexta-feira (25/07) o município de Dirceu Arcoverde com sua comitiva, que incluía o ex-governador Wilson Martins e candidato ao senado, os deputados estaduais Wilson Brandão, Edson Ferreira, além do deputado federal Marcelo Castro, entre outros. Eles participaram da maior carreata já realizada no município que reuniu mais de 100 carros e passou pelas principais vias da cidade, recebendo apoio da população.