180graus

Brasília - 22/03/2017 às 17h26

Secretário da Sasc participa de reunião do Fonsea em Brasília

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Na oportunidade, Zé Santana foi apresentado aos demais secretários de estado da Assistência Social de todo País

O Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) realizou na terça-feira (21), a segunda reunião do ano de 2017. O encontro teve o objetivo de analisar e aprovar seu estatuto e regimento interno.

A reunião do Fonseas contou com a presença do novo secretário da Sasc, Zé Santana, que na ocasião foi apresentado aos demais secretários de estado da Assistência Social de todo País. “Na oportunidade, discutimos as ações do Criança Feliz e ACESSUAS Trabalho, prioridades do Governo Federal”, salientou o secretário.

A reunião também debateu sobre a questão do cofinanciamento de benefícios eventuais, previsto no Pacto de Aprimoramento do Suas, proposta que foi levada e aprovada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quarta-feira (22).

3.jpg

Para o presidente do Fonseas, Josbertini Clementino, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, a presença dos Estados fortalece o trabalho do Fonseas na realização dos debates dos temas apresentados. “É importante que a gente mantenha essa participação de todos, fortalecendo as decisões que tomamos no campo da assistência social” afirmou.

4.jpg

Tópicos
FECOP - 21/03/2017 às 14h51

Conselho do Fecop tem novo presidente

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Membros do Conselho do Fundo de Combate à Pobreza - Fecop se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), na Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Sasc, para eleição e posse do novo presidente do conselho do Fecop. O secretário da Sasc, Zé Santana, foi eleito por unanimidade.

Durante a reunião, também foi apresentado o projeto da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas - Cendrogas, que tem o objetivo de fomentar o funcionamento regular do programa terapêutico - educacional para dependentes de substâncias psicoativas, que contemplam atividade de prevenção, tratamento e recuperação de usuários.

O conselho do Fecop é formado por integrantes de dezoito órgãos do Governo do Estado. O Fecop foi instituído com o objetivo de viabilizar a população do Piauí o acesso a níveis dignos de subsistência. Esses recursos serão aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço da renda familiar, infraestrutura, segurança e outros programas sociais.

1.jpg

O Fundo inclui ainda, os investimentos e manutenção geral na área da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar, com o objetivo de melhorar a segurança pública estadual. "Os recursos do Fecop devem ser aplicados única e exclusivamente em programas e ações de nutrição, habitação, educação, saúde e temas de interesse social, incluindo proteção à criança e ao adolescente e incentivo à agricultura familiar", disse o novo presidente, Zé Santana.

2.jpg

Tópicos
Rede Nacional - 16/03/2017 às 10h16

Primeira infância é tema de Audiência no Karnak

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O guia para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância foi apresentado nesta terça-feira (14), pela representante da Rede Nacional da Primeira Infância, Simone Valadares. Estiveram na audiência no palácio de Karnak, o governador Wellington Dias, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; o secretário de Saúde, Francisco Costa; além de representantes da OAB-PI, Conselho Tutelar e Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria –PI).

O secretário Zé Santana esteve pela primeira vez reunido com as entidades e ouviu atentamente as diretrizes do guia, bem como, sua viabilidade no Estado. “Estamos iniciando nosso trabalho na Sasc e temos interesse em todas as solicitações e novidades que tragam melhorias”, disse o secretário.

6.JPG

Simone Valadares explicou que o plano ajuda os gestores na elaboração das políticas públicas nos municípios. “Esse guia serve como referência para os planos estaduais e municipais pela primeira infância. Há de se considerar que o plano deve se adequar à realidade de cada local”, ressaltou.

No Piauí, 48 cidades além de Teresina, já possuem um plano escrito. O governador Wellington Dias ressaltou o interesse em maior aproximação com a Rede Nacional da Primeira Infância “Precisamos estimular que o Estado tenha participantes na Rede e dessa forma estreitaremos essa relação que só traz benefícios”, finalizou.

1.JPG

3.JPG

4.JPG

Tópicos
Visita - 14/03/2017 às 13h59

Secretário de Assistência Social e Cidadania realiza visita ao Lar da Criança

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Na manhã desta terça-feira (14), o Secretário de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Zé Santana, realizou uma visita ao Lar da Criança Maria João de Deus. O objetivo foi conhecer a estrutura do prédio, o quadro de funcionários do Lar e quais são as melhorias que podem ser realizadas em caráter de urgência no espaço.

A visita foi acompanhada pela Coordenadora do Lar, Socorro Solano, que elencou os principais problemas estruturais que o espaço enfrenta. “De mais urgente nós temos a mudança do teto. Toda a parte frontal da casa precisa ser trocada. As telhas são antigas e quando chove molha tudo. Outra urgência que temos é em relação a rachaduras na ala onde funcionam o salão de eventos, brinquedoteca, sala pintando o sete e os quartos dos funcionários”, disse.

IMG_1400.JPG

Ainda segundo a coordenadora, esses espaços já foram interditados pelo Ministério Público. “Estamos esperando uma avaliação técnica de engenheiros para analisar o que realmente deve ser feito. Nós do Lar e a Sasc, temos que trabalhar o mais rápido possível para conseguir solucionar esses problemas”, finalizou.

O secretário Zé Santana ressaltou que não irá medir esforços para que essas questões mais urgentes sejam solucionadas. “Estamos conhecendo o espaço e vamos agir rapidamente para resolver esses problemas mais pontuais”, ressaltou.

IMG_1370.JPG

IMG_1378.JPG

IMG_1380.JPG

IMG_1397.JPG

IMG_1400.JPG

IMG_1403.JPG

Tópicos
Vila do Ancião - 09/03/2017 às 15h55

Secretário Zé Santana visita Vila do Ancião e conhece demandas do local

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O novo secretário de Assistência Social e Cidadania - Sasc, Zé Santana, visitou o Abrigo Vila do Ancião na manhã desta quinta-feira (09). A casa atende idosos vítimas de violência e maus tratos ou que perderam seus vínculos familiares e que necessitam de apoio médico-psicológico. Cerca de 59 idosos residem na Unidade de Proteção Social Especial da Sasc.

Durante a visita, o secretário analisou a estrutura física do local e conversou com a coordenação da instituição para tomar conhecimento das demandas. A equipe da Vila do Ancião mostrou algumas demandas urgentes do local, como transporte, equipamentos para conservação de alimentos e reparos na estrutura.

4.jpg

“Nós temos uma equipe muito boa, mas precisamos de alguns profissionais específicos como médico, terapeuta ocupacional e psiquiatra. Nós temos uma série de atividades para que eles não fiquem ociosos, uma programação de passeios é feita anualmente para que possam conhecer outros ambientes e se divertirem, mas um profissional voltado para realizar atividades rotineiras seria essencial”, disse a coordenadora Carla Sueli.

O secretário Zé Santana conversou com os idosos, ouviu as solicitações e afirmou que o trabalho está no início, mas que uma atenção especial será dada ao local que abriga os idosos em situação de vulnerabilidade social. “Nós vamos fazer o possível para atender as demandas apresentadas. O espaço é muito bom e acolhedor, mas precisa de alguns reparos que já vão ser incluídos em nossos projetos”, disse.

2.jpg

3.jpg

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
00h16 SMAS de cocal realiza entrega de Passe livre Intermunicipal 23h28 Condenado por matar Hélio Cortez tem uma 3ª audiência de julgamento 23h23 Câmara de Parnaíba nomeia acusado de estupro de vulnerável 23h22 Whindersson faz surpresa no canal e pede Luísa Sonza em casamento 23h10 Ouvidor da PMT diz que vai liberar gastos do gabinete de Firmino Filho 23h05 River perde para o Vitória/BA e complica classificação 22h50 Nutricionista do NASF de Paes Landim Ministra palestra para Pacientes do Hiperdia 22h45 Grupo 'Eu Social' discute a violência contra mulheres na Câmara de THE 22h43 Nove deputados do Piauí dizem sim à cobrança por curso lato sensu em universidades públicas 22h29 A cidade de Paes Landim realiza I Seminário sobre Captação de Recursos na Gestão Pública 20h50 River perde para Vitória-BA por 3 a 2 pelas quartas da 'Copa do Nordeste' 18h52 Prefeito consegue Centro Administrativo para Avelino Lopes 18h49 Ouvidor da PMT diz que vai liberar gastos do gabinete de Firmino Filho 18h38 Flora Izabel requer Instalação de Telecentro em São Raimundo Nonato 18h10 TSE: Julgamento da chapa Dilma-Temer tem duração imprevisível 18h04 Deputados pedem punição mais branda a Wyllys por 'cuspe' em Bolsonaro 17h52 Adolescente denuncia mãe após ela obrigá-lo a deixar o celular para estudar 17h51 Profissionais protestaram contra Projeto da Reforma Trabalhista 17h47 Decreto do governo estadual prevê a redução de despesas em até 30% 17h39 Primeiro satélite geoestacionário brasileiro será lançado no final de abril 17h38 TRE-PI julga como não prestadas as contas do PRTB e PPS 17h32 Guarda Municipal fez 31 ações de apreensões em parques 17h30 Saiba como melhorar o sexo usando as bolinhas tailandesas 17h26 Sesi inicia cadastro de adesão para empresas que queiram aderir a campanha de vacinação contra gripe 17h19 Desembargador mantém sessão do Tribunal do Júri que julgará advogado