180graus

Ressocialização - 27/06/2017 às 18h24

Secretário participa da inauguração de novo centro para tratamento de dependentes químico

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, participou, nesta terça-feira(27), na Associação Casa do Oleiro, da inauguração de um novo centro que atenderá adolescentes que lutam contra a dependência química. Esse espaço é uma parceria do Governo do Estado com a Casa do Oleiro, instituição que está inserida no âmbito de tratamento e ressocialização de dependentes químicos em Teresina.

Com capacidade para 30 vagas, o centro atenderá adolescentes com idade entre 15 e 17 anos e, inicialmente, pessoas do sexo masculino. O tratamento deve ter duração de seis meses. Na ocasião, foi reinaugurado o abrigo feminino, que antes tinha capacidade para 26 vagas e agora passará a contar com 40, incluindo 3 vagas para adolescentes mães que ainda estão em fase de amamentação.

Também participaram da inauguração o secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Teresina, Samuel Silveira; o presidente do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas, pastor José Gouveia o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa; e o Coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão.

No mês passado, o secretário da Sasc, Zé Santana, visitou a Associação Casa do Oleiro para conhecer a estrutura e as necessidades da instituição. Na oportunidade, o gestor anunciou que, mediante a viabilidade necessária, a Sasc destinará ajuda para a nova sede da associação, que será instalada na cidade de Uruçuí-PI. O projeto visa cada vez mais ao fortalecimento das políticas públicas de tratamento, prevenção e ressocialização de dependentes químicos também pelo interior do Piauí, como vem ocorrendo a exemplo da cidade de Valença.

7f576a80-93bd-4c01-87cf-ae7135c9741e.jpg

e5013617-e137-4070-81db-4c742a18d0b0.jpg

Tópicos
Direitos - 26/06/2017 às 18h03

Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado com evento na quarta-feira (28)

“Promovendo cidadania e enfrentando preconceitos”, esse será o tema do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), evento que será realizado em Teresina, na próxima quarta-feira (28), às 17h, no parque Potycabana.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, é alusiva ao Dia Estadual do Orgulho LGBT, que no Piauí foi instituído por lei em 2010.

Shows artísticos, estandes informativos e a Gaymada, uma atividade esportiva, farão parte da programação. “Esse evento já faz parte do nosso calendário anual e sempre tem sido um sucesso de participação. Temos como objetivo celebrar e dar visibilidade ao orgulho LGBT e também fortalecer o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência”, afirmou o coordenador do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, Victor Koslowiski.

De acordo com levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia(CGB), que faz o trabalho de resgatar dados e informações nas cinco regiões do Brasil, foram registradas 343 mortes de pessoas LGBT no país em 2016. Os dados mostraram que houve uma morte a cada 25 horas.

Para o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, levar até a sociedade ações como a do evento do dia 28 de junho também fortalecem a promoção dos direitos humanos, promovem cidadania e também ampliam o enfrentamento ao preconceito e à violência sofridos pelos grupos LGBT.

Tópicos
Enfrentamento - 21/06/2017 às 11h47

Encontro discute o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Os números mostram que população brasileira tem conseguido envelhecer cada vez mais. Esse crescimento da população idosa, infelizmente vem acompanhado do também do crescimento do abandono, dos maus tratos, dos abusos físicos, psicológicos e financeiros. Uma realidade triste, que se torna constante na sociedade.

Para tratar sobre esse tema e também em alusão ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, que é comemorado no dia 15 de junho, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou nesta terça-feira (20), o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento contou com representantes de diversos municípios piauienses.

Entre os palestrantes estavam a conselheira nacional da Pessoa Idosa e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Engracia Viviane Rodrigues. Além dela, outras autoridades como o ex-deputado federal e atual coordenador estadual da Mais Vida com Cidadania para o Idoso, delegado Marllos Sampaio, o Conselheiro Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Marcones Dias, a representante da Secretaria de Governo do Piauí, Nubia Lopes e o secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Zé Santana.

“Dentre outras atividades esse Encontro Estadual é mais uma das ações da SASC de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Hoje é um dia para falarmos de respeito, de dignidade e da efetivação de direitos. A SASC esta cada vez mais comprometida com o objetivo comum desse encontro social e vamos seguir trabalhando para alcançarmos esse objetivo. Estamos à disposição e dispostos a não medirmos esforços a fim de alcançarmos esses objetivos”, assegurou o secretário da Zé Santana.

9.JPG

A Representante da Secretaria de Governo do Piauí, Nubia Lopes, acrescentou que as politicas de enfrentamento a violência devem ser pensadas e articuladas pelos órgãos do governo, sociedade civil e na família. “Devemos estar atuando em rede, se sentindo responsável e não permitir que uma pessoa idosa sofra qualquer forma de violência, qualquer forma de discriminação. Os nossos idosos merecem todo o nosso respeito e o nosso cuidado. Por isso, nos colocamos à disposição para contribuir na articulação entre todos os órgãos”, propôs.

3.JPG

Para o conselheiro estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Marcones Dias, o enfrentamento da violência contra os idosos deve ser feitos na base. “Devemos enfrentar a violência não só com a pessoa idosa, mas em todas as esferas. Não adianta todas as instituições do mundo tentarem resolver se nós não fizermos o dever de casa que somos nós pessoas físicas. Nós precisamos fazer o meio de campo, porque a base é a família e o meio de campo são as instituições. A violência encampa não só as pessoas idosas e eu conclamo a sairmos daqui preparados para enfrentar a violência como pessoa física”, pontuou.

4.JPG

Rede de atendimento ao idoso

Fazem parte da rede de atendimento ao idoso o conselho estadual; os conselhos municipais que trabalham especificamente com os direitos do idoso; a Delegacia do Idoso; a Coordenadoria Estadual Mais Vida com Cidadania para o Idoso; Núcleo Estadual de Defesa da Pessoa Idosa e o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi). Além disso, a Sasc também mantém casas de acolhimento, como a Vila do Ancião, em Teresina, e Abrigo São José, em Parnaíba.

2.JPG

5.JPG

8.JPG

10.JPG

Tópicos
Idoso - 19/06/2017 às 08h57

III Encontro de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa será realizado na terça-feira (20)

O Brasil tem envelhecido. De acordo com pesquisa do IBGE, na Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do ano passado, análise anual das condições de vida do brasileiro, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade cresceu em comparação a média mundial: saiu de 9,8% para 14,3%, entre 2005 e 2015.

No entanto, na contramão do envelhecimento da população e da consequente efetivação dos direitos fundamentais das pessoas idosas, este segmento ainda sofre violências das mais diversas formas. No Piauí, por exemplo, o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi), da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), recebe cerca de 30 denúncias mensais. Os tipos de violência mais comuns são abuso físico, maus tratos, abuso psicológico, abandono e abuso financeiro.

E para promover reflexões e debates a respeito dessas condições por quais muitas pessoas idosas passam, a Sasc realizará, na terça-feira (20), às 8h, no auditório de sua sede, em Teresina, o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, oportunidade de articulação para debater e alinhar políticas públicas para a população idosa. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, que foi comemorado no dia 15 de junho.

Participarão do encontro representantes dos municípios piauienses, da OAB, Defensoria Pública, dos Conselhos estaduais e municipais, dentre outros. A Defensora Pública Sarah Miranda, do Núcleo de Defesa do Idoso da Defensoria Pública do Piauí, será uma das palestrantes. Além dela, outras autoridades como o ex-deputado federal e atual coordenador estadual da Coordenação Mais Vida com Cidadania para o Idoso, delegado Marllos Sampaio, também irão proferir palestra no evento.

“Com o encontro, temos como objetivo buscar uma consciência social e política, incentivando o debate e o fortalecimento das mais diversas formar de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa”, destacou o diretor da Unidade de Proteção Social Especial da Sasc, Severo Eulálio Rocha. “As pessoas idosas, como quaisquer outras, têm o direito à igualdade, à dignidade e ao nosso respeito. Elas têm o direito de usufruir de um processo de envelhecimento ativo e saudável”, conclui o diretor.

Fazem parte da rede de atendimento ao idoso o conselho estadual; os conselhos municipais que trabalham especificamente com os direitos do idoso; a Delegacia do Idoso; a Coordenadoria Estadual Mais Vida com Cidadania para o Idoso; Núcleo Estadual de Defesa da Pessoa Idosa e o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi). Além disso, a Sasc também mantém casas de acolhimento, como a Vila do Ancião, em Teresina, e Abrigo São José, em Parnaiba.

Tópicos
Idoso - 14/06/2017 às 15h24

Sasc realiza evento voltado para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Sasc realiza evento voltado para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa
Alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, que é comemorado na quinta-feira (15), a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai realizar no próximo dia 20, no auditório da Sasc, em Teresina, o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. São esperados representantes dos 224 municípios piauienses.

A conselheira nacional da Pessoa Idosa e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Engracia Viviane Rodrigues, será uma das palestrantes. Além dela, outras autoridades como o ex-deputado federal e atual coordenador estadual da Mais Vida com Cidadania para o Idoso, delegado Marllos Sampaio, também irão proferir palestra no evento.

O dia 15 junho foi instituído como Dia Mundial da Pessoa Idosa, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa. No Piauí, o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi), da Sasc, recebe cerca de 30 denúncias mensais. Os tipos de violência mais comuns são abuso físico, maus tratos, abuso psicológico, abandono e abuso financeiro.

De acordo com o diretor da Unidade de Proteção Social Especial da Sasc, Severo Eulálio Rocha, a data serve para promover uma reflexão a respeito das condições desse segmento da população, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da nossa história.

“Com o encontro, temos como objetivo buscar uma consciência social e política da existência da violência contra pessoa idosa. Precisamos incentivar o debate e o fortalecimento das mais diversas formar de prevenção”, destacou Severo Eulálio. “As pessoas idosas têm o direito a igualdade, a dignidade e o nosso respeito. Elas têm o direito de usufruir de um processo de envelhecimento ativo e saudável”, conclui o diretor.

Fazem parte da rede de atendimento ao idoso o conselho estadual; os conselhos municipais que trabalham especificamente com os direitos do idoso; a Delegacia do Idoso; a Coordenadoria Estadual Mais Vida com Cidadania para o Idoso; Núcleo Estadual de Defesa da Pessoa Idosa e o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi). Além disso, a Sasc também mantém casas de acolhimento, como a Vila do Ancião, em Teresina, e Abrigo São José, em Parnaíba.

PROGRAMAÇÃO

08h - Coffee Break

09h - Abertura

09h30 - Mesa Redonda

Tema - Violência Contra a Pessoa Idosa no Estado do Piauí - Experiências Exitosas. Palestrante: coordenador estadual do Idoso, delegado Marllos Sampaio.

Tema: Violência Contra a Pessoa Idosa - Desafios para o Enfrentamento. Palestrante: conselheira nacional da Pessoa Idosa e representante da Contag, Engracia Viviane Rodrigues.

Tema: Política de Atendimento à Pessoa Idosa no Piauí - Plano Estadual de Políticas para a Pessoa Idosa. Palestrante: conselheiro estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira Sousa.

11h30 – Debate

12h - Encaminhamentos: Implantação e Implementação dos Conselhos Municipais de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa e Elaboração dos Planos Municipais de Políticas para a Pessoa Idosa.

13h - Encerramento.

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
23h16 Prefeito de Campinas do Piauí compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 23h11 Prefeito de Uruçuí compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 23h05 Prefeito de Santa Filomena compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 22h59 Prefeito Ângelo conquista mais benefícios para Sebastião Leal 22h50 Polícia Federal suspende a emissão de passaportes 22h28 Operação Pastor: há ex-gestor que é aconselhado a delatar se for preso 22h16 Após operação da PF há muito medo na região de São Raimundo Nonato 22h00 Preso pela PF, Décio Macêdo possui conduta reiterada para o crime; veja 20h40 32ª Vaquejada de Paraibano 20h29 Audiência sobre Homicídio do Professo Manim 20h26 Parada LGBT 2017 20h09 Prefeito de Nazária compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 20h09 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 20h09 Prefeito de Corrente compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 20h02 Prefeito de Landri Sales compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 19h57 Realizado a Décima Sétima Sessão de Vereadores 19h53 Construsonhos Imobiliária 19h48 Prefeita Gilvana Entrega Calçamento na Rua Pedro Gama 19h38 Inaugurado a Unidade Básica de Saúde II do Bairro São Raimundo 19h36 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 19h36 CBF adia início da Segunda Fase da Série D 19h28 Missa em Comemoração aos 79 Anos de São João dos Patos-Ma 18h24 Secretário participa da inauguração de novo centro para tratamento de dependentes químico 17h48 Feminicídio: Tenente do Exército é indiciado pela morte da namorada 17h45 Prefeito de Aroazes compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça