Autorizadas 500h de máquinas · 28/09/2017 - 12h13

Deputado Zé Santana solicita melhorias na estrutura para escoamento de produção no sul do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual e então Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, reuniu-se com o governador Wellington Dias, na última segunda-feira (25/09), no Palácio de Karnak, para tratar de demandas que beneficiarão produtores e população de cidades do sul do estado. Na pauta, recuperação de partes do leito do rio Gurguéia e a execução do trecho que liga o povoado Serra à empresa Bunge Esmagadora, no município de Baixo Grande do Ribeiro.

 

No encontro, o governador autorizou, por meio de contrato já existente de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, a inclusão de 26 km correspondentes à continuação de 16 Km, que já está em execução ligando o município de Baixa Grande do Ribeiro até a comunidade Serra. O objetivo é que seja implantada melhoria da estrutura rodoviária que liga a empresa Bunge Esmagadora, em Baixa Grande do Ribeiro, à empresa Bunge Beneficiadora, instalada na cidade de Uruçuí, em função do grande tráfego de transportes com carregamento de produção naquela região.

 

Na oportunidade, também foram autorizadas 500h de máquinas para que seja feita a desobstrução do rio Gurguéia, uma demanda reivindicada pelo Sindicato dos Produtores Rurais do Vale do Gurguéia e de todas as comunidades das cidades vizinhas. O leito do rio, entre os municípios de Colônia do Gurguéia e Manoel Emídio, encontra-se totalmente obstruído. Durante o período de chuvas na região, as águas do rio, que têm seu fluxo prejudicado, devido, principalmente, à presença de plantas aquáticas, como aguapés, são desviadas para as laterais, causando alagamento em partes que seriam de cultivo.

 

São mais de 300 famílias prejudicadas e mais de 5.000 hectares submersos nesse período. Estima-se que, a cada ano, são deixados de produzir nessa área atingida mais de 10 mil sacas de feijão de vazante e mais de 3.000 toneladas de arroz de sequeiro.  “Com a recuperação do leito, esperamos conseguir uma solução que melhore a vida dos pequenos produtores daquela região e também a vida no rio”, concluiu Zé Santana. 

 

Fotos: AsCom/Deputado Zé Santana

(Equipe de Municípios)

 


Fonte: AsCom/Deputado Zé Santana

Comentários