Centro de Saúde · 22/02/2017 - 15h34

Zé Santana solicita Centro de Hemodiálise em Uruçuí

Zé Santana solicita Centro de Hemodiálise em Uruçuí


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Zé Santana (PMDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí solicitando ao governador Wellington Dias e ao secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, a implantação de um Centro de Hemodiálise em Uruçuí. Atualmente, os pacientes que residem a cerca de 250 Km de Floriano, cidade que possui o serviço de hemodiálise mais próximo, realizam três sessões semanais, chegando a percorrer cerca de 1500km toda semana. 

A vereadora de Uruçuí Alaiane Sá (PMDB) pontua que diariamente há relatos da desgastante rotina de deslocamento em busca do tratamento. “É muito cansativo para quem já enfrenta um problema de saúde. São quase três horas de viagem durante três vezes na semana. Um centro instalado aqui em Uruçuí contribuiria para a qualidade no tratamento desses pacientes”, disse.

Atualmente está sendo elaborado um relatório para verificar quantos pacientes de Uruçuí, Bertolínia, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves e outros municípios necessitam do procedimento. O deputado estadual Zé Santana destaca que a implantação do Centro de Hemodiálise beneficiará também os enfermos das cidades circunvizinhas que também buscam o tratamento médico.

“O Centro será de extrema importância para os pacientes que semanalmente precisam se deslocar cerca de 1500Km até o município de Floriano para realizarem suas sessões de hemodiálise. Precisamos buscar maior conforto para essas pessoas que já estão em um momento delicado e com saúde fragilizada”, disse.