180graus

Onde o trabalhador está - 22/05/2017 às 16h16

Setre leva qualificação profissional ao interior do Piauí

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Através do programa “Setre nos Municípios”, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) percorreu 650 quilômetros nesta segunda-feira (22), para as aulas inaugurais do curso qualificação profissional de construção civil nas cidades de Lagoa Alegre e Cristino Castro. O curso é ministrado em carretas itinerantes, levando a oportunidade de qualificação em alguma área do estado, para que possam ter mais espaço no mercado de trabalho.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, revela o interesse da qualificação de cursos profissionalizantes à população “A Setre nos Municípios é o caminho entre o conhecimento adquirido e o mercado de trabalho. Buscamos levar a qualificação aos piauienses, para seguirmos em busca da redução do desemprego no nosso estado e vencermos a crise.”, relatou o secretário.

O objetivo do programa “Setre nos Municípios” é qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, através de cursos profissionalizantes. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

O programa também possui o curso de Construção Civil, onde os alunos recebem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

Fotos: Ascom

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

Fonte: Ascom

Veja os dados - 18/05/2017 às 14h36

Piauí é o 2º do Nordeste na geração de empregos formais

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Na última terça-feira (16/05), o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) divulgou, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os dados, o Piauí fechou o mês com saldo positivo (0,08), o segundo estado no Nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, com 6.568 novas contratações formais, atrás apenas do estado da Bahia, os demais estados da região fecharam o mês com saldo negativo de geração de empregos de acordo com o Caged.

O resultado mostra que mesmo em meio a crise econômica que tem assolado vários setores da economia, o estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Caged setores como da Indústria de Utilidade Pública (0,67), Comércio (0,37) e Serviços (0,31) apresentaram avanços, o que ajudou nos números positivos do estado. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 225 vagas.

Apenas 15 das 27 unidades da federação tiveram saldo positivo de empregos em abril, ou seja, criaram mais do que fecharam vagas com carteira assinada de acordo no ranking geral do Caged. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o estado também tinha sido o primeiro do Nordeste, mantendo-se entre os três primeiros na posição em abril com a criação de 6.568 vagas de empregos no mercado formal.

cats2.png

A geração de empregos no Piauí é resultado da participação ativa do Governo do Estado no estímulo ao crescimento econômico e na geração de empregos. O governo estadual mantém os incentivos fiscais, prossegue com o programa de atração de investimentos privados nacionais e internacionais – o governador mantém viagens internacionais buscando investidores – e mantém em dia suas obrigações com fornecedores e com a folha de pagamento do funcionalismo. Somadas, essas medidas mantém a economia aquecida.

cats3.png

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), tem sido um órgão importante responsável para a melhoria pelas políticas públicas de geração de emprego e renda. Gessivaldo Isaías, gestor da secretária, afirma que o Piauí vem remando na contramão da crise e aumento o vínculo com as empresas para novas contratações. “Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego. O Sine diariamente tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo a cada mês alegria de estamos crescendo e dando melhorias para o nosso estado.”

Em abril, a Setre ofertou cerca de 400 vagas nos cursos de qualificação realizados em todo o estado. Paralelo a oferta desses cursos, o órgão atua por meio do Sine Piauí na captação de vagas nas empresas privadas e faz o encaminhamento de trabalhadores que participam dos cursos e que são cadastrados. No segundo mês de 2017, foram feitos 1,5 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho.

No decorrer dos cursos, também é disponibilizada para aqueles que já possuem pequenos negócios a oportunidade de saírem da informalidade e registrarem suas empresas. Paralelo a isso, palestras sobre gestão e empreendedorismo são ministradas como forma de auxiliar os trabalhadores.

Capacitação profissional - 15/05/2017 às 15h32

Setre entrega 100 certificados de qualificação profissional na cidade de Porto

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Na noite da última sexta-feira (12/05), a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) entregou 100 certificados de qualificação profissional dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura no município de Porto, região norte do Piauí, os cursos fazem parte do Programa Setre nos Municípios. A solenidade de certificação aconteceu num clima de muita festa e descontração no Clube de Evento Marruás.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, presente na certificação, destacou a importância da qualificação profissional para a economia das pequenas cidades. "A Setre tem levado aos municípios do interior do estado cursos de qualificação profissional, palestras sobre empreendedorismo e os serviços do Sine-PI. Precisamos estimular a economia das pequenas cidades que na maioria das vezes gira apenas em torno das prefeituras."

O Prefeito Dó Bacelar, agradeceu a iniciativa da Setre em ofertar os cursos de qualificação profissional no município. "Nossa cidade necessita dessas iniciativas, principalmente os jovens, que precisam se qualificarem para ingressarem no mercado de trabalho. Agradecemos o Governo do Estado que através da Setre ofertou os cursos em nossa cidade, no que depender da prefeitura iremos cada vez mais buscar esse tipo de parceria e incentivar os nossos jovens a participarem".

Durante a entrega dos certificados a aluna Adriana Bastos, que concluiu o curso de embelezamento, falou da felicidade em se formar e fez planos para o futuro, "Estou muito feliz, era um sonho me qualificar na área de embelezamento e hoje estou realizando. Eu já tinha uma pequena noção da área, mas o cursos ampliou meus conhecimentos e hoje me sinto capacitada. Vou abrir meu salão de beleza e começar a atender minhas clientes", concluiu Adriana.

As concludentes participaram de um belo desfile com roupas e maquiagem feita por elas, mostrando tudo que aprenderam durante as aulas. Na oportunidade Gessivaldo Isaías e Dó Bacelar resolveram fazer uma supressa aos alunos, juntos irão sortear equipamentos para montar um salão de beleza e uma máquina de costura elétrica para aqueles que participaram do curso. A entrega desses equipamentos será feita no mês de junho, durante o aniversário da cidade, que vai completar 97 anos.

Fotos / Ascom

cats2.png

cats3.png

cats4.png

cats5.png

cats6.png

cats7.png

cats8.png

cats9.png

cats10.png

cats11.png

cats12.png

Fonte: Ascom

Confira as novidades. - 09/05/2017 às 18h23

Setre estará presente no evento da EXPOMAIOR; confira

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Na manhã desta terça-feira (08/05), o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, e os diretores da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) receberam o organizador da EXPOMAIOR, Feira Agropecuária de Campo Maior, Daniel Alencar. Na reunião ficou acertada que a Setre e o Sine-PI irão participar do evento levando todos os seus serviços durante os dias de exposição. O evento está agendado para acontecer de 09 a 11 de junho, no Parque de Vaquejada Nina Alencar.

De acordo com Gessivaldo Isaías, a parceria visa levar qualificação profissional e os demais serviços da Setre para um dos setores da economia que mais cresce no Piauí. "A Setre tem a missão de qualificar para o mercado de trabalho, todos os meses os números mostram que o Agronegócio é um dos setores da economia que mais tem gerado empregos formais. Fechamos hoje a parceria de levar para a EXPOMAIOR os serviços de qualificação, através da oferta de cursos profissionalizantes, empreendedorismo e todos os serviços do Sine-PI.", explicou o secretário.

Daniel Alencar, organizador da exposição, ressaltou a importância da Setre participar do evento. "Nosso evento visa a exposição de caprinos, ovinos e bovinos da região, do Piauí e até de outros Estados com o objetivo de gerar bons negócios e renda para os criadores. Além disso nos preocupamos em ofertar serviços para os moradores de Campo Maior e região, e a Setre irá nos ajudar nesse sentido. Estamos felizes com essa parceria".

Gessivaldo - Expomaior - 01.png

Durante o mês de Maio, em parceria com a organização da EXPOMAIOR e a Prefeitura Municipal de Campo Maior a Setre irá ofertar através do Programa Setre Nos Municípios, os cursos de Embelezamento e Corte e Costura. Dentro do curso de Embelezamento os alunos aprenderão a secar, pranchar e cortar cabelos além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleleiros. Já no curso de Corte e Costura, aprenderão a confeccionar kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos.

Gessivaldo - Expomaior - 02.png

A Setre também levará empreendedores da região de Campo Maior que sobrevivem da economia solidária, para expor e comercializar seus produtos durante os dias de exposição. Já o Sine-Pi, diretoria ligada à Setre, irá atuar captando vagas em empresas da região e fazendo o encaminhamento para essas vagas daquelas pessoas que participarem dos cursos que serão ofertados e aqueles que se cadastrarem no órgão durante o período da exposição.

 

Fonte: Ascom

Especial mês das mães - 08/05/2017 às 17h01

No mês das mães Setre realiza edição especial da Feira de Economia Solidária

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, além de uma data em homenagem as mães, é tradicionalmente conhecida como um período de aquecimento no comércio. Desta forma a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) promoverá nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Centro Administrativo, uma edição especial da Feira de Economia Solidária, votada especialmente para o Dia das Mães.

A Feira de Economia Solidária é realizada mensalmente pela Setre e tem se tornado uma oportunidade para comprar presentes, os quais são produzidos pelos artesãos de Teresina e outras cidades do interior do Piauí, que estejam inscritos no programa da Setre. Os produtos são comercializados a preços populares, com qualidade e variedade de itens como flores, vasos, quadros, panos de prato, utensílios para casa, objetos de decorações, bolsas, bijuterias, crochê, roupas e artesanatos em geral.

De acordo com Laércio Maia, Diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Setre, a ideia dessa edição especial do dia das mães é oferecer produtos de qualidades e com preços acessíveis. “O mês de maio é tradicionalmente um mês que o número de vendas aumentam em todos os setores do comércio, então pensamos nessa edição especial, com produtos voltados para aquela que é a pessoa mais importante em nossas vidas, as mamães. São produtos artesanais, com preços acessíveis, únicos e especiais, vale a pena vir, conferir e comprar”, destacou Laércio.


A economia solidária vem cada dia mais ganhando espaço no cenário econômico atual, de acordo com Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, é um forma de economia democrática. "A economia solidária é mais participativa, justa e democrática. O que estamos fazendo é um projeto piloto que pode ser copiado e estimulado por outros órgãos, prefeituras e até mesmo pela iniciativa privada. Um feira como essas tem baixo custo e gera renda para as famílias que participam", finaliza o secretário.

Esse tipo de economia busca o talento individual de cada pessoa que queira viver da produção da sua arte, visando tornar isso uma fonte de renda. Durante o ano o programa realiza de 10 a 12 Feiras para comercializar tais produtos, sejam eles produzidos individualmente, ou em grupo. Em 2016 foram arrecadados mais de R$ 200 mil, o que segundo a Secretaria, mostra que não houve grande queda no setor da Economia Solidária, que segue estável.

destaque_big.jpg

Com informação da Ascom

Fonte: Ascom

Carregando, por favor aguarde...
Vem pro Podium
Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
Vem pro Podium
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
01h37 A.A.Altos recebe o Cordino no Lindolfo Monteiro na expectativa de mais uma vitória 22h48 Em comemoração ao dia 18 de maio foi realizada caminhada e palestra 22h06 Homem é preso acusado de estuprar a própria filha de apenas 12 anos 21h53 Primeiro Esquenta da Escola São João Batista 21h49 Ação da Campanha Maio Amarelo 21h43 O Sonho da Casa Própria está Chegando em São João dos Patos 20h22 Cocal participa de oficina sobre a Planificação da Atenção à Saúde 19h08 Prefeito entrega cestas Básicas de alimentos arrecadados durante os jogos do Campeonato Municipal 18h57 Confira fotos do 1º dia de EXPOEIRAS com Aviões do Forró 17h49 Empresário denuncia direcionamento em licitação no Piauí 17h38 Janot pede ao STF autorização para ouvir Michel Temer em depoimento 17h27 Menina arrastada por leão-marinho foi infectada por bactéria mortal 17h17 Finalista pela Copa do Brasil, técnico 'Papoca' valoriza o Flamengo sub-20 17h13 Senadores Gleisi e Lindberg reafirmam necessidade do Brasil trilhar pelo caminho das Diretas Já 17h10 Jogos escolares: campeões de atletismo são exemplos em suas escolas 17h06 W.Dias acompanha Padilha, Gleisi e Lindbergh Farias em visita ao CEIR 17h02 MEC faz parceria para oferecer cursos técnicos online 17h01 Atendimento a vítimas de arma de fogo e branca aumenta mais de 30% no HUT 17h00 Poste de energia prestes a cair, preocupa barrenses 17h00 Chuvas devem continuar para o município de Barras e região 17h00 Fiéis se preparam para cumprir Agenda Paroquial em Batalha 16h52 Ex-delegado de Castelo do Piauí pode ser indicado para assumir a futura pasta da Segurança Pública 16h48 Vereadora solicita emenda para assegurar recursos para São João em Jaicós 16h48 Alguns bairros na cidade de Campo Maior ficarão sem energia elétrica neste sábado 16h41 Caminhão atropela pedestres e por pouco não cai de ponte em Parnaíba