• Gessivaldo defende projeto que obriga escolas a terem plano de evacuação em situações de risco

    O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou, nessa segunda-feira (03/04), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Indicativo de Projeto de Lei sobre o plano de evacuação nas escolas. Conforme o indicativo, deverão ser avaliados os sistemas de emergência disponíveis, as características físicas do estabelecimento e como professores, alunos e funcionários responderão à situação de risco.

    Gessivaldo destaca que os recentes episódios de ataques em escolas reforçam a necessidade de um plano para esse tipo de situação. “É lamentável as cenas que temos visto em nossas escolas. Antes algo que era comum apenas nos Estados Unidos e em outros países, está ficando corriqueiro no Brasil. Infelizmente essa é a realidade e precisamos de treinamento tanto para os profissionais da educação como também para os alunos enfrentarem esse tipo de situação e assim minimizarmos os riscos”, explica o deputado.

    Foto: Ascom/AlepiDeputado estadual, Gessivaldo Isaías (Republicanos)
    Deputado estadual, Gessivaldo Isaías (Republicanos)

    O parlamentar ainda afirma que, além das situações de violência, o plano prevê treinamento para outros tipos de riscos, “Nem todas as escolas estão adequadamente preparadas para reagirem e realizarem a retirada, com segurança, de seu pessoal e alunos em situações de risco e emergência, como incêndios, explosões, desmoronamentos ou vazamentos de gás e substâncias tóxicas”, argumenta.

    Pelo projeto, o plano deverá ser posto em prática, por treinamento, pelo menos uma vez a cada semestre. Os alarmes para evacuação deverão ser instalados em toda a área de circulação, como ginásio, auditório e lanchonete. O Corpo de Bombeiros deverá, segundo a proposta, ajudar a formar uma mentalidade de prevenção e proteção contra incêndios nas escolas.

  • Gessivaldo é nomeado para as comissões de Administração Pública e Constituição e Justiça

    Essa semana foram instaladas as comissões permanentes da  Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) foi indicado para compor as comissões de Administração Pública e Política Social (Titular) e também para a de Constituição e Justiça (Suplente). As duas comissões são as principais comissões da casa legislativa e analisam todos os projetos que passam pela Alepi.

    Gessivaldo destaca como será o seu trabalho nas comissões. “Me sinto honrado em ter sido escolhido pelos meus pares para compor essas duas importantes comissões. Na comissão de Administração Pública vamos analisar a organização administrativa do estado, dentre outras questões e na Constituição e Justiça, analisaremos se um projeto é constitucional e assim poderá prosseguir na casa”, disse o deputado.

    A partir dessa terça-feira (28/02), a Assembleia Legislativa inaugura mais uma novidade. "Aproveitar para parabenizar o deputado Fábio Novo que hoje coordena esse trabalho de comunicação da nossa Assembleia Legislativa, que a partir de amanhã todas as sessões das comissões técnicas também serão transmitidas ao vivo através do nosso sistema de comunicação: que é a TV, a rádio e o portal, para que a comunidade também acompanhe o debate mais rico, que é o debate nas comissões técnicas ", afirmou o presidente Franzé Silva.

    Os titulares da CCJ serão os deputados Francisco Limma, Dr. Gil Carlos (PT), Nerinho (PT), Henrique Pires, Ziza Carvalho (MDB), Wilson Brandão (PP) e Marden Menezes (PP); suplentes Gessivaldo Isaías (Republicanos), Fábio Novo (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), João Madson (MDB), Severo Eulálio (MDB), Aldo Gil (PP), Thales Coelho (PP). Titulares da Comissão de Administração: Gustavo Neiva, Gessivaldo Isaías (Republicanos), Fábio Novo (PT), Ana Paula (MDB), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Dr. Thales Coelho (PP) e Nerinho.

  • Deputado Gessivaldo Isaías toma posse nesta sexta (10) na Alepi

    A publicação da nomeação do deputado estadual, Jeová Alencar (Republicanos) para a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas será publicada no diário oficial do município de hoje, com isso o suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) toma posse na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

    Foto: reproduçãoDeputado Gessivaldo Isaías toma posse nesta sexta (10) na Alepi
    Deputado Gessivaldo Isaías toma posse nesta sexta (10) na Alepi

    O vice-presidente da Alepi, deputado Evaldo Gomes, confirmou a posse de Gessivaldo para amanhã as 11h. “O deputado Gessivaldo volta a essa casa, ele é um deputado experiente e muito ligado as causas sociais. Tenho certeza que ele retorna para seguir fazendo um bom trabalho. Daremos posse a ele amanhã as 11 horas.”

    Gessivaldo destacou a postura que irá tomar na Alepi e as bandeiras que irá defender. “Seguirei a orientação do Republicanos e terei uma postura independente, sempre votando o que for melhor para à população. Sigo trabalhando pelo social e defendendo os menos favorecidos”, explica o deputado.
     

  • Assembleia Legislativa homenageia peritos criminais na próxima segunda-feira

    Foto: ReproduçãoAssembleia Legislativa homenageia peritos criminais na próxima segunda-feira
    Assembleia Legislativa homenageia peritos criminais na próxima segunda-feira

    A Assembleia Legislativa do Piauí realiza, na segunda-feira (05), uma sessão solene em homenagem aos peritos criminais do estado do Piauí, por iniciativa do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos). O evento acontecerá no Plenário Waldemar Macêdo, a partir das 9 horas, em virtude do dia dedicado à categoria profissional.

    O Dia do Perito Criminal é celebrado em 4 de dezembro, em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia. Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

    Gessivaldo Isaías destaca que "a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal é uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. O perito criminal trabalha sempre em prol da justiça". O parlamentar foi um dos autores do requerimento responsável pela realização de uma sessão solene em homenagem à categoria no ano passado.

  • Gessivaldo e Pessoinha se reúnem em Brasília com o presidente nacional do Republicanos

    Na tarde dessa terça-feira (29) o deputado estadual Gessivaldo Isaías, presidente do Republicanos em Teresina e João Duarte “Pessoinha”, presidente estadual do Republicanos Piauí, participaram de uma reunião em Brasília com o presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira.

    De acordo com Gessivaldo Isaías, a reunião serviu para alinhar um projeto de estruturação e expansão do Republicanos no Piauí, “Saímos da reunião de hoje alinhados com o presidente nacional, com o presidente estadual e todo grupo do prefeito Dr. Pessoa com o objetivo de organizarmos o partido em todo estado e preparamos a sigla para as próximas eleições, trazendo novas lideranças e fortalecendo as bases que já temos no estado”, explica o deputado.

    A reunião serviu também para acabar com os rumores da saída do grupo ligado ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, da direção estadual do Republicanos, que agora segue firme planejando o crescimento do partido para 2026.

    Foto:Gessivaldo e Pessoinha se reúnem em Brasília com o presidente nacional do Republicanos
    Gessivaldo e Pessoinha se reúnem em Brasília com o presidente nacional do Republicanos
  • CCJ aprova projeto de lei de Gessivaldo Isaías incentivo e proteção aos ciclistas

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) aprovou, na última terça-feira (09/11), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 122/22, que institui a Lei de Incentivo e Proteção aos Ciclistas no Piauí.

    De acordo com o autor da proposta, deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos), o Projeto busca promover a melhoria da saúde e do bem-estar dos cidadãos que fazem uso da bicicleta. “Recentemente, aumentou muito o número de ciclistas. Além de ser uma modalidade esportiva, muitas pessoas utilizam a bicicleta para ir ao trabalho. Isso traz benefícios para a saúde e também para a economia”, diz o parlamentar. 

    Foto: Alepi Deputado estadual Gessivaldo Isaías, autor da porposta
    Deputado estadual Gessivaldo Isaías, autor da proposta

    Informações divulgadas, no ano passado, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), mostram que a produção de bicicletas no país subiu em 2021 para 749 mil unidades. A entidade espera encerrar o ano de 2022 com um crescimento de 50%.  

    Dentre os objetivos do PLO também estão o incentivo ao uso de bicicletas como transporte alternativo e o respeito aos direitos dos ciclistas. 

    A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Administração e Política e Política Social (CAPPS) da Alepi antes de seguir para a votação em plenário. 

  • Sancionada lei que institui o projeto cultural Terêmusic

    O Poder Executivo sancionou a lei n.º 7.879, que institui o projeto cultural Terêmusic no Piauí. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a partir de um projeto do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), a iniciativa visa incentivar a prática da música entre crianças e jovens, de 10 a 25 anos, contribuindo para a difusão cultural no estado.

    "Comecei esse festival em 2016, porque considerava que o Piauí precisava de um caça-talentos de verdade. Você vai sonhando, as coisas vão acontecendo naturalmente, até chegar ao ponto que chegamos hoje. O festival é sucesso porque realmente dá oportunidade a quem não tem", afirma o idealizador do Terêmusic, Zé Filho.

    Amigos da Música

    A governadora Regina Sousa ainda sancionou a lei n.º 7.877, também de autoria do deputado Gessivaldo Isaías, que inclui a Associação Cultural dos Amigos da Música Eficiente (Acame) dentre as entidades aptas a receber subvenções sociais do Poder Executivo. De acordo com o parlamentar, a Acame tem como objetivo a promoção da assistência social, da cultura, da defesa e conservação do patrimônio histórico.

    "A Acame é um projeto de inclusão social que utiliza a música como ferramenta de desenvolvimento social e intelectual para crianças, adolescentes e adultos. Além disso, tem 30% das vagas destinadas à comunidade em geral. Durante a pandemia, os trabalhos não pararam, a escola se adequou ao modelo de aulas remotas e realizou, também, atendimentos itinerantes", destaca Gessivaldo Isaías.

  • Alepi aprova projeto sobre identificação de pessoas com doenças raras

    A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou na última terça-feira (25) o projeto de lei n° 94/22 de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos). A matéria versa sobre a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara.

    A proposta busca assegurar às pessoas acometidas por doenças raras prioridade de atendimento em repartições públicas e estabelecimentos privados. Outro ponto a ser garantido pela proposta é a matrícula em instituições de ensino próximas à residência, no caso de pacientes em idade escolar.

    Informações do Ministério da Saúde definem que doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoa para cada 2.000 indivíduos. Ainda de acordo com o órgão, em geral, essas doenças são crônicas, progressivas e incapacitantes e, algumas vezes, podem ser degenerativas e levar à morte, afetando a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. 

    Foto: AsCom / ALEPIAlepi aprova projeto sobre identificação de pessoas com doenças raras
    Alepi aprova projeto sobre identificação de pessoas com doenças raras

    Com a aprovação da Assembleia, a proposta segue para a sanção do Poder Executivo.

  • CCJ aprova PL que garante prioridade na investigação de mortes de crianças e adolescentes

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) que garante a prioridade de tramitação dos procedimentos investigatórios que tenham como vítimas crianças e adolescentes, no âmbito do Estado do Piauí e que visem à apuração e responsabilização de crimes dolosos, tentados ou consumados, com resultado morte; e culposos, com resultado morte.

    Deputado Gessivaldo Isaias
    Deputado Gessivaldo Isaias    Ascom

    Gessivaldo Isaias, destaca que o poder público é responsável por assegurar os direitos das crianças e adolescentes. “O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que Estatuto da Criança e do Adolescente que é dever Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Essa lei visa trazer às vítimas, aos seus familiares e à sociedade como um todo, uma resposta mais célere do poder público quanto à resposta na solução e no controle da criminalidade.”, concluiu o auto do projeto.

    Segundo o projeto de lei que agora segue para votação no plenário, os procedimentos investigatórios instaurados devem ser identificados através de etiqueta na capa dos autos, ou ainda sinalização eletrônica em relação aos feitos que tramitam de forma digital e que faça referência aos termos "Prioridade - Vítima Criança ou Adolescente". As comunicações internas e externas referentes aos procedimentos investigatórios serão identificadas com os termos "Prioridade - Vítima Criança ou Adolescente"

        Ascom

    A proposta foi batizada de Lei Wesley Carvalho, em referência ao menino de 1 ano e 10 meses, que de acordo com informações da polícia pode ter sido morto queimado por familiares durante ritual no sítio da família em Altos, Norte do Piauí. Ainda de acordo com a polícia, antes do ritual
    macabro, os pais também alegaram que fizeram um jejum de alimentos, por semanas e que também envolveram a criança. Sendo assim, antes do ritual, a criança já estava debilitada e com a saúde prejudicada. Os pais da criança foram presos, juntamente com os avós.

     

  • Certificados de qualificação profissional são entregues no Bela Vista

    Nessa terça-feira (31), o deputado Gessivaldo Isaías participou junto o superintendente de relação sociais do governo do estado, Márcio Kildare, da entrega de certificados de qualificação profissional no curso de mídias sociais para o desenvolvimento de negócios, técnicas de vendas, informática básica, orientação para o mercado de trabalho e qualidade no atendimento, através do programa Piauí, no Conjunto Bela Vista, zona sul de Teresina.

    Ao todo 96 alunos concluíram o curso e receberam os seus certificados. Gessivaldo destaca a importância de se preparar para o mercado de trabalho, “Fui secretário de trabalho durante 4 anos, e pesquisas mostravam que a qualificação profissional é um dos principais fatores para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Esses cursos ofertados pelo Governo do Estado, preparam os jovens para poder buscar o primeiro emprego”, concluiu o deputado.

    Márcio Kyldare relatou que os cursos ofertados na comunidade tem como principal objetivo enriquecer o currículo dos jovens que buscam uma primeira oportunidade de emprego. “Os jovens sonham em ingressar no mercado de trabalho, então procuramos ofertar cursos voltados para o primeiro emprego”, explica o superintendente.

    Os cursos são ministraria em uma carreta, durante 22 dias úteis de aula. A Unidade Móvel mede 13 metros de comprimento para o Curso de Informática associado a cursos com Empreendedorismo, Mídias Sociais para Desenvolvimento de Negócios, Orientação para o Mercado de Trabalho, Qualidade no Atendimento e Técnica de Vendas. A estrutura possui 08 computadores, cadeiras e ar condicionado. 

     

Carregar mais
Trabalhe Conosco