Compartilhar Tweet 1



A ExpoAgro - Feira Agropecuária Piripiri é um evento sociocultural e econômico, que busca o desenvolvimento da cidade de Piripiri e região. O evento aconteceu no último final de semana, afim de incentivar e valorizar o empreendedorismo comercial do Agronegócio, atraindo novos investimentos, desenvolvendo tecnologias e divulgando o potencial de nosso Estado.

 

Para o Secretário Gessivaldo Isaías, os investimentos de recursos públicos foram essenciais para a concretização da obra do Parque de Exposições. “Para concretizarmos esta obra existiram muitos parceiros como os empresários da cidade e criadores. Mas, necessitávamos de investimentos de recursos públicos, pois, daria um impulso para termos retornos para os cofres públicos através das vendas, fazendo também com que a Região Norte ganhasse destaque assim como as outras exposições em Corrente, Teresina e São Raimundo Nonato.”, pontuou o Secretário.

 

  Ascom
  Ascom
  Ascom

 


Compartilhar Tweet 1



O Sistema Nacional de Empregos (Sine) e a Agência de Empreendedorismo (Age), passarão por mudanças de endereço brevemente. O Sine Central e a Age, sairão da Av. José dos Santos e Silva, para a Rua Areolino de Abreu, onde funcionou o Condomínio do Boulevard Shooping, para atender a população no Centro de Teresina.
Na última terça-feira (22), o Secretário Estadual de Trabalho e Empreendedorismo Gessivaldo Isaías, solicitou durante audiência com o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Avelyno Medeiros, a transferência do link de internet que atende o órgão e uma vistoria na rede lógica de computadores da nova instalação.

O secretário Gessivaldo abordou a importância da parceria com a Agência de Tecnologia para a mudança de endereço do Sine e da Age. “Nós temos esse órgão de grande relevância do Estado que é a ATI e que vai nos orientar sobre como devemos fazer a mudança, pois temos um link que é ligado nacionalmente com dados importantes para o atendimento ao público. Então, de uma maneira responsável precisamos dessa parceria com a ATI, que vem se destacando em todo essa gestão do Governador Wellington Dias no auxílio às secretarias”, afirmou o Secretário.

Gessivaldo acrescentou ainda que o apoio da Agência de Tecnologia da Informação evitará quedas no sistema do SINE. “Estamos pedindo esse apoio para que possamos dar ao teresinense um bom trabalho, pois se mudarmos o link e não tivermos uma segurança, teremos uma conexão caindo, com dificuldades”, explicou.

Para o Diretor da ATI, Avelyno Medeiros, a vistoria à rede lógica do novo prédio é de extrema importante, pois permite a conexão dos computadores. “A rede lógica permite que os computadores funcionem utilizando os sistemas do Estado e que tenham dentro da rede do Governo todo um aparato de segurança, é essa a rede que denominamos de rede lógica e que iremos auxiliar o Sine a proceder e ter uma rede de boa qualidade para efetivamente isso impactar positivamente nos serviços que vão prestar no novo endereço”, concluiu Avelyno Medeiros.


Fonte: Sentre.pi

Compartilhar Tweet 1



Deputado Gessivaldo Isaías esteve em São Raimundo Nonato visitando o Posto do SINE. Na oportunidade conversou com a prestadora do SINE, Eliane Bem Vindo, buscando saber sobre as dificuldades enfrentadas no município e providenciou as melhorias necessárias para o bom andamento do serviço para bem atender a população.

Diversas áreas para a Capital · 07/08/2017 - 17h31

Mais de 200 vagas de empregos ofertadas pelo Sine/PI


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (07), o Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI), através da Setre, oferece 217 novas vagas de empregos em diversas áreas para a Capital. Os interessados devem procurar à um dos postos para efetuar o cadastro no sistema de dados.

São necessárias para efetivar o cadastro, documentação como: carteira de trabalho, RG, CPF, PIS, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, CNH (se possuir) e certificados de cursos de qualificação profissional (se possuir). Após realizado o cadastro e caso for de seu interesse, o candidato poderá retirar no SINE uma carta de encaminhamento para a vaga na empresa destinada. Onde, se preencher os requisitos poderá ser contratado.

Todos os serviços do SINE são gratuitos, os postos de atendimento estão localizados no Centro, Parque Piauí, Dirceu e Espaço Cidadania (Shopping Rio Poty), em funcionamento das 07h:30 às 13h:30. Para mais informações os candidatos devem entrar em contato com o número (86) 3221-2940/2941 ou pela Linha do Trabalhador: 0800 0866060.

Abaixo a lista de vagas disponibilizadas pelo SINE/PI no momento:

Alinhador de pneus 1 vaga

Analista de Suporte Técnico 2 vagas

Auxiliar Administrativo 1 vaga

Balanceador 1 vaga

Chefe de Cozinha 1 vagas

Churrasqueiro 1 vaga

Confeiteiro 5 vagas

Costureira em geral 5 vagas

Eletricista de Instalações de veículos automotores 1 vagas

Instalador de Som 1 vaga

Instrutor de Informática 3 vagas

Manicure 3 vagas

Marceneiro 2 vagas

Mecânico 2 vagas

Mecânico de Auto em Geral 1 vaga

Mecânico de Automóvel 1 vaga

Mestre de Obras 1 vaga

Motorista de Carro Forte 7 vagas

Operador de Máquina de Bordar 1 vaga

Operador de máquina de engarrafamento 1 vaga

Operador de máquina de rotular 1 vaga

Operador Eletromecânico 10 vagas

Padeiro 3 vagas

Passadeira de peças confeccionadas 1 vagas

Pedicure 1 vagas

Podólogo 2 vaga

Preparador de peças para bordar 1 vaga

Professor de Inglês 2 vagas

Supervisor de confecção de artefatos de tecido, couro e afins 1 vaga

Supervisor de Segurança (Vigilância) 6 vagas

Supervisor de Vendas comerciais 1 vaga

Técnico de Alimentos 1 vaga

Técnico de Impressora (Matricial) 10 vagas

Técnico em manutenção de equipamentos de informática 1 vaga

Vendedor Pracista 132 vagas


Fonte: Sentre.pi

Compartilhar Tweet 1



A partir deste mês, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), conta com nova Direção na Diretoria de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo (DEAC). Marilene Aguiar assume a Diretoria do DEAC, ela que já passou pela Diretoria de Qualificação Social e Profissional da Setre, mostra competência e motivação em assumir a nova Direção.

“Estou muito motivada em fazer parte desta diretoria. Pois creio que é o pequeno empreendedor que se torna um grande empreendedor, é trabalhando juntos, Secretaria e Empreendedor que crescemos o número de empreendimentos no Estado. Acredito. que juntos vamos colher bons e novos frutos,” afirmou a Diretora Marilene Aguiar.

Como já é de costume mensalmente acontecer a Feira Economia Solidária, na nova direção não será diferente. A próxima Feira já tem data marcada, acontecerá nos dias 04,05 e 06 de setembro no pátio da Seduc que fica localizado Centro Administrativo.

Para o Secretário da Setre, Gessivaldo Isaías, mudanças são necessárias para o crescimento do setor empreendedor do Estado. “Acatando uma solicitação do Governador Wellington Dias, a Setre fez esta mudança que trará maior visibilidade e crescimento para o setor, proporcionando as associações e cooperativas de pequenos produtores de Teresina e cidades do interior do Estado novos olhares, fazendo com que eles, acreditem no potencial do seu próprio empreendimento,” pontuou o Secretário.

Aproximadamente 30 empreendimentos estarão em exposição durante os três dias de Feira. Esta edição contará com várias novidades, como, stands gastronômicos com bolos caseiros, padronização dos stands com as cores da Feira e formalização de cadastros para os empreendedores que não estão com cadastros formais em dia.

E se você possui um empreendimento e gostaria de participar da Feira Economia Solidária, venha fazer sua inscrição na Setre, dos dias 08 a 31 de agosto na Coordenação de Empreendedores na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, localizado no Centro Administrativo das 07h 30min às 13h 30min.

60 vagas a tarde e 30 manhã · 03/08/2017 - 15h54

Setre realiza entrega de certificados em São Miguel do Tapuio


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (28), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio, a certificação do curso de Qualificação Profissional em Construção Civil. O curso faz parte do Programa Setre dos Municípios, que funciona de forma itinerante, com quatro caminhões que circulam todo o Piauí e contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.

Ao total foram disponibilizadas 60 vagas, 30 no turno da manhã e 30 à tarde. Com aulas teóricas e práticas, de 26 de junho a 26 de julho. A faixa etária dos alunos matriculados ficava entre 18 a 29 anos de idade, dentre homens e mulheres.

Os trabalhos e coordenação de matriculas tiveram a responsabilidade do Presidente do PRB no Município, Daniel Cruz, que buscou, junto ao Deputado Gessivaldo Isaías, o benefício coletivo e de grande importância na vida profissional dos concludentes.

Durante o curso, os alunos receberão instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos.

“O nosso objetivo é levar qualificação aos trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, através de qualificação profissionalizante. Por isso pensamos em São Miguel para receber este curso, tendo em vista a necessidade do município em ter profissionais aptos neste ramo da Construção Civil”, enfatizou o Secretário de Estado do Trabalho, Gessivaldo Isaías.

Agora, os participantes certificados e qualificados, comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho


Compartilhar Tweet 1



Pelo terceiro mês consecutivo o número de novas vagas de emprego com carteira assinada superou as demissões no nosso Estado. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (17/07), pelo Ministério do Trabalho, o Piauí criou 8500 vagas formais em junho deste ano.
De acordo com os dados, o Piauí fechou o mês com saldo positivo (0,25), o segundo estado no Nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, ficando atrás apenas do estado do Maranhão. Sete Estados da região fecharam o mês com saldos positivos de geração de empregos de acordo com o Caged.

O estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Caged setores como agropecuária (3,85), Extrativa Mineral (2,36) e Indústria de Transformação (1,20) apresentaram avanços, o que ajudou nos números positivos do estado. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 712 vagas, ocupando a 7ª posição no ranking Nacional.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), tem sido um órgão importante para a melhoria na geração de emprego e renda junto com o Sine/PI. “Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no Estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego. O Sine diariamente tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo a cada mês alegria de estamos crescendo e dando melhorias para o nosso estado,” pontuou Gessivaldo Isaías, gestor da secretária.

Das 27 unidades da federação, 19 tiveram saldo positivo de empregos em junho, diferente do mês de maio com apenas 13, criando mais do que fecharam vagas com carteira assinada de acordo com o Caged. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o Piauí fechou o mês como o primeiro do Nordeste, mantendo-se entre os três primeiros na posição em abril, em maio manteve-se novamente em primeiro e agora fechou junho em segundo, mas com saldo positivo.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (17/07), através do programa Setre nos Municípios, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo do Piauí (Setre) realizou a aula inaugural do curso de Embelezamento e Corte e Costura com cerca de 70 alunas no Bairro Vermelha na Capital. O evento aconteceu ás 9h na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.
O curso foi uma solicitação da Associação de Moradores do Bairro, que pretendem oportunizar novos empregos para as mulheres da comunidade. Aperfeiçoando e qualificando-as para o mercado de trabalho ou até mesmo a criação do seu próprio negócio.

Os cursos ofertados foram o de Embelezamento e Corte e Costura. No curso de Embelezamento, os alunos aprendem a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabelereiros. Já no curso de Corte e Costura, confeccionam kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos.

Tudo feito dentro das carretas itinerantes, que possuem salão de beleza e ateliê de costura montados com equipamentos de última geração, tudo isso num ambiente climatizado. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

O programa Setre nos Municípios tem como objetivo qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem na melhoria da carreira profissional, através de cursos profissionalizantes. O programa é itinerante e possui quatro caminhões que circulam por todo o Piauí levando atividades práticas e teóricas com tecnologia de ponta, dispondo de uma estrutura necessária para sua realização.

Profissionais mais preparados · 17/07/2017 - 15h35

80 alunos certificados para o mercado de trabalho em Campo Maior


Compartilhar Tweet 1



Uma noite glamorosa! Assim é possível definirmos o momento de Certificação do Programa Setre nos Municípios que foi realizado no último fim de semana na cidade de Campo Maior. A cerimônia de certificação e o desfile foram realizados no Complexo Cultural Valdir Fortes, com a diplomação de 80 alunos.

Os alunos participaram dos cursos: Embelezamento e Corte e Costura. Com aulas teorias e práticas, ministradas em carretas itinerantes, levando a oportunidade de qualificação para o município. Fazendo com que os participantes tenham mais oportunidades no mercado de trabalho.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías reforçou a eficiência do Programa percorrer o Estado. “O programa Setre nos Municípios tem como objetivo qualificar trabalhadores para investirem em uma melhor carreira profissional, por meio de cursos profissionalizantes, fazendo essa ponte que liga o conhecimento qualificado e o mercado de trabalho, fazendo com que cresça o número de pessoas qualificadas para o setor empregatício no Estado”, afirmou o Secretário.

O prefeito professor Ribinha falou da importância do Programa Setre nos Municípios para a população campomaiorense. “É importante sempre colocarmos a disposição da população cursos de qualificação como esses que foram oferecidos aqui. Isso leva para as pessoas conhecimento para estarem mais qualificados para mercado de trabalho, abrindo portas para a diminuição do índice de desemprego”, destacou Ribinha.

Estiveram também presentes no evento, o Deputado Estadual Aluísio Martins, o Prefeito professor Ribinha e a Vice, Liége Cavalcante, a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomez, Empresárias do setor de Jeans, Vereadores e Secretários Municipais.


Fonte: Com informações da Ascom
Prazo de entrega em 90 dias · 14/07/2017 - 10h02

Campo Largo ganha Estação de Tratamento de Água


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) iniciou, nesta quinta (12/07), as obras da Estação de Tratamento de Água Campo do município de Largo do Piauí. A cidade localizada a 195 Km de Teresina já possui abastecimento, mas a água que chega às casas dos moradores é feita por meio de poços artesianos, o que não garante uma água tratada e de qualidade.

A obra, que foi viabilizada através de emenda parlamentar do deputado estadual e secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, está orçada em quase 700 mil reais. Para ele, a estação irá beneficiar muito os moradores da cidade. “Com certeza, essa é a obra mais importante nos 21 anos de existência do município, pois água é um bem importante. Agradeço a atenção do governador Welington Dias em atender o nosso pedido", ressaltou o Gessivaldo, que participou da solenidade que marcou o início das obras, acompanhado de engenheiros da Secid.

Everaldo Caldas, secretário de Saúde do município agradeceu a benfeitoria em prol da comunidade. "Essa Estação de Tratamento de Água é um presente para saúde da população de Campo Largo, uma vez que água de qualidade é sinônimo de qualidade de vida e prosperidade. A administração do prefeito Rômulo Aécio e o povo de Campo Largo agradecem o esforço e incansável trabalho do deputado Gessivaldo junto ao Governo do Estado por este grande benefício às residências do povo campo-larguense", enfatizou o Secretário de Saúde.

O Secretário de Obras do Município, Robert Carislanda, lembrou que a comunidade enfrentava dificuldades com o antigo abastecimento, onde moradores ainda carregam “lata d’água” na cabeça, caminhando de suas residências até os poços artesianos. Segundo ele, com a nova Estação de Tratamento, os moradores terão este problema solucionado. “Esta obra vem para solucionar o problema de abastecimento de água, não somente na dificuldade que temos em abastecer através dos poços, mas, principalmente, na qualidade da água tratada para a comunidade”, pontuou o secretário.

A obra tem prazo de entrega de 90 dias, de acordo com o contrato feito com a MC Construtora. Porém, os representantes garantiram que o preza será bem menor. “Uma obra como essa tem um prazo de 90 dias para ser entregue, mas nós iremos trabalhar para concluir em menos tempo. Entregaremos a obra pronta para a comunidade em torno de 60 dias”, afirmou o mestre de obras da MC Construtora, Felipe Garimpeiro, que garante que a comunidade agora passará a contar com água potável e tratada, pronta para ser consumida pelos moradores da região.


Fonte: Com informações da Ascom
Garanta sua empregabilidade · 12/07/2017 - 13h39

SINE-PI oferece mais de 100 vagas para o mercado de trabalho


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo (Setre), por meio do Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI), divulgou nessa quarta-feira (12/07), cerca de 100 novas ofertas de emprego, em diversas áreas para a Capital.

As vagas ofertadas estão sujeitas aos critérios de perfil e seleção exigidos pela empresa responsável. O Sine atua em todo o processo de triagem e seleção de currículo, fazendo o encaminhamento do candidato a empresa que irá fazer a entrevista e escolher o profissional.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, explica a missão executada pelo SINE-PI e como ele é um órgão importante para combater o desemprego no estado. “Nosso objetivo em conjunto com o Sine-PI, é favorecer o crescimento econômico do nosso Estado e diminuir os índices de desemprego no nosso País, através da oferta de variados tipos de vagas favorecendo a população emprego e renda.”, explicou o Secretário.

As pessoas interessadas em concorrer as vagas e que ainda não realizaram o cadastro no SINE/PI, devem dirigir-se à um dos postos para efetuar o cadastro no sistema de dados, sendo necessárias documentação como: carteira de trabalho, RG, CPF, PIS, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, CNH (se possuir) e certificados de cursos de qualificação profissional (se possuir).

Após realizado o cadastro e caso for de seu interesse, o candidato poderá retirar no SINE uma carta de encaminhamento para a vaga na empresa destinada. Onde, se preencher os requisitos poderá ser contratado.

Todos os serviços do SINE são gratuitos e seus postos de atendimento estão localizados no Centro, Parque Piauí, Dirceu e Espaço Cidadania, em funcionamento das 07h:30 às 13h:30. Para mais informações os candidatos devem entrar em contato com o número (86) 3221-2940/2941 ou pela Linha do Trabalhador: 0800 0866060.
Abaixo a lista de vagas disponibilizadas pelo SINE/PI no momento:

Auxiliar de cozinha 4 vagas
Auxiliar de limpeza 2 vagas
Auxiliar de logística 1 vaga
Açougueiro 2 vagas
Balanceador 1 vaga
Cadista 1 vaga
Caixa de bar, lanchonete e restaurante 4 vagas
Chefe de Cozinha 1 vagas
Confeiteiro 3 vagas
Costureira em geral 6 vagas
Cozinheiro de restaurante 2 vagas
Cozinheiro Geral 1 vaga
Eletricista 1 vagas
Estoquista 2 vagas
Garçom 6 vagas
Gerente de bar 1 vaga
Manicure 3 vagas
Mecânico 2 vagas
Operador de máquina de engarrafamento 1 vaga
Operador de máquina de rotular 1 vaga
Padeiro 3 vagas
Passadeira de peças confeccionadas 1 vagas
Pedicure 2 vagas
Podólogo 1 vaga
Salgadeiro 1 vaga
Serralheiro 1 vaga
Supervisor de confecção de artefatos de tecido, couro e afins 1 vaga
Técnico em contabilidade 1 vaga
Técnico em impressora 10 vagas
Técnico em manutenção de equipamentos de informática 1 vaga
Vendedor Pracista 33 vagas


Fonte: Com informações da Ascom
Qualificação profissional · 11/07/2017 - 17h16

Setre Nos Municípios movimenta a cidade de Uruçuí


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Uruçuí que fica localizada a 453 km da capital, recebeu no último mês o curso de Construção Civil pelo programa “Setre nos Municípios”, cerca de 50 alunos estão participando desta qualificação, que já seque com as aulas práticas a todo vapor.

O Secretário do Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, ressalta a importância de oferta este curso para a cidade de Uruçuí. “Como Uruçuí é uma cidade que está na lista dos municípios piauienses que mais crescem nos setores econômicos, decidimos ofertar este curso para seguirmos em busca deste crescimento e da redução do desemprego no nosso estado para que assim possamos vencer a crise econômica mundial”, destaca o Secretário.

Para o Prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho os cursos são essenciais para a qualificação Profissional e Social da comunidade. “Além de proporcionar aos Uruçuienses a oportunidade de qualificar-se profissionalmente, estamos ainda cuidando do social. Nosso compromisso é dar qualificação ao nosso povo, buscar gerar emprego e renda, além de cuidar da vida das pessoas, sobretudo as famílias mais humildes”, pontuou o Prefeito.

O curso proporciona aos alunos a oportunidade de aprenderem na prática todos os “macetes” da área da construção civil. Como uma tarefa prática, eles estão reconstruindo a casa da Dona Helenice, no bairro Bela Vista, casada e mãe de 7 filhos.

O curso foi solicitados pela Secretária de Planejamento, Fran Pellissari e o Secretário de Juventude, Alysson Guimarães, e faz parte do programa “Setre nos Municípios”, que tem como objetivo a qualificação de trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, através de qualificação profissionalizante.

No final do curso, os participantes recebem a certificação que comprova suas aptidões para ingressarem no mercado de trabalho.


Fonte: Ascom

Compartilhar Tweet 1



Iniciaram nesta segunda-feira (10/07), as aulas inaugurais dos Cursos do Programa Viva Semiárido em três municípios do interior do Estado. Comunidade Cocos em Oeiras, recebe o curso de Informática, a comunidade Porenquanto em Barra d’Alcântara, recebe o curso de Associativismo / Corporativismo e a comunidade Gracilândia em Pimenteiras também recebe o curso de Associativismo/ Corporativismo.

Os cursos são divididos em aulas práticas e teóricas, 20h horas teóricas e 60h práticas, totalizando 80h de curso, distribuídos em 20 dias.

De acordo com Gessivaldo Isaías, Secretário do Estado de Trabalho e Empreendedorismo, a Setre irá levar qualificação profissional para mais de 15 mil beneficiários do Programa Viva Semiárido em 46 municípios piauienses. “Esse é um projeto grandiosos e que envolve Organismos Internacionais, Governo do Estado e inúmeros órgãos do Governo. Através da Setre, iremos levar cursos para os municípios beneficiados pelo programa, nossa intenção é avaliarmos a necessidade de qualificação em cada município e ofertarmos os cursos”, explicou Gessivaldo.

O projeto Viva o Semiárido reúne esforços de cinco Secretarias de Estado e de Institutos Internacionais em prol de reduzir a pobreza da população rural - homens, mulheres e jovens - que vivem na região do semiárido piauiense.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu no último sábado (01º), a certificação dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura e Construção Civil nos municípios de Cristino Castro, Lagoa Alegre e São Brás do Piauí.

Em Lagoa Alegre, cidade localizada a 90 km ao norte de Teresina, foram iniciadas as aulas no dia 22 de maio, com 50 alunos inscritos. Em Cristino Castro, cidade localizada a 560 km da capital, as aulas também tiveram início no mesmo dia e com a mesma quantidade de alunos. Já em São Brás do Piauí que fica a 432km de Teresina, o curso oferecida para a comunidade foi o de Embelezamento e Corte e Costura, que alcanço cerca de 90 pessoas matriculadas.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, revela o interesse da qualificação de cursos profissionalizantes à população “A Setre nos Municípios é o caminho entre o conhecimento adquirido e o mercado de trabalho. Buscamos levar a qualificação aos piauienses, para seguirmos em busca da redução do desemprego no nosso estado e vencermos a crise.”, relatou o secretário.

Os cursos fazem parte do Programa Setre nos Municípios e tem como objetivo qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, através de cursos profissionalizantes. O projeto é realizado de forma itinerante e percorre os municípios do Estado com quatro caminhões que contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.

Pós Certificação
A cidade de Porto do Piauí ainda colhe bons frutos do curso de Embelezamento e Corte e Costura do Programa Setre nos Municípios. No último sábado (01º), os alunos do curso participaram do sorteio de uma Máquina de Costurar e de itens para Salão de Beleza.
As sortudas foram Lauriane Rodrigues que participou do curso de Embelezamento e ganhou os itens para Salão de Beleza e Ana Gardênia Silva Reis do curso de Corte e Costura que ganhou a máquina de costurar. Os brindes foram doados pelo Deputado Gessivaldo Isaias e o Prefeito de Porto, Dó Bacelar.

No Parque Potycabana · 04/07/2017 - 11h30

Setre participa do Dia C de Cooperar no Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), promoveu no último sábado (1º), no Parque Potycabana, o Dia C de Cooperar no Piauí. O evento reuniu entidades e parceiros cooperativistas em uma grande ação comunitária de promoção do cooperativismo e de iniciativas sustentáveis.

No Piauí, o Dia C é realizado desde 2014, e a Secretaria do Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Setre), participa desde o início, levando ações como: Qualificação, Empreendedorismo e o Sine-PI.

Para o Secretário do Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías a participação das ações da Setre ajuda a fortalecer e estimular o cooperativismo no Estado. “A Setre participa do Dia C com o intuito de estimular o desenvolvimento de projetos contínuos como a qualificação e o empreendedorismo, que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas”, pontuou o Secretário.

O evento é realizado todos os anos na mesma data e marca a celebração de todas as ações desenvolvidas no cooperativismo piauiense, que vem crescendo cada dia mais. Cerca de 64 cooperativas estão inseridas e atuantes no Estado.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



O Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e de acordo com os dados, o Piauí fechou o mês de maio com saldo positivo (0,29), o primeiro estado do Nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, com 6.681 novas contratações formais.
Na região Nordeste apenas os Estados do Piauí (0,29), Bahia (0,18) e Maranhão (0,17), fecharam o mês de maio com saldo positivo na Geração de empregos formais. Vale ressaltar que desde o ano passado o Piauí vem se mantendo entre os primeiro Estados e um dos poucos do país com saldo positivo no índice medido pelo Caged.

Gessivaldo Isaias, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo destaca a importância de uma política pública de qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo e a economia solidária para o estado conseguir gerando empregos. "Temos procurado implementar com ajuda do Governo do Estado políticas públicas de geração de emprego e renda, para tanto temos investido em todas as áreas, principalmente na qualificação profissional e no incentivo ao empreendedorismo e a economia solidária, estimulando que esses dois últimos setores saiam da informalidade, para assim gerarem empregos formais. Paralelo a isso temos cobrado da nossa equipe do Sine-PI que visitem empresas em busca de vagas de trabalho para disponibilizarmos para os trabalhadores que são qualificados através dos programas da Setre. A soma de tudo isso tem se transformado em números positivos para o estado," explicou o Secretário.

Os resultados mostram que mesmo em meio à crise econômica que tem assolado vários setores da economia, o estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Caged setores como agropecuária (3,00), Extrativa Mineral (2,71), Serviços (0,53), Indústria de Transformação (0,27) e Construção Civil (0,17) apresentaram avanços, o que ajudou nos números positivos do estado. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 113 vagas.

Das 27 unidades da federação, 13 tiveram saldo positivo de empregos em maio, ou seja, criaram mais do que fecharam vagas com carteira assinada de acordo no ranking geral do Caged. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o estado também tinha sido o primeiro do Nordeste, mantendo-se entre os três primeiros na posição em abril e agora novamente em primeiro com a criação de 6.681 vagas de empregos no mercado formal.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Iniciou na última segunda -feira (19/06) até esta terça-feira (20/06), as inscrições dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura na cidade de Isaías Coelho, localizada a 407km de Teresina. Os cursos fazem parte do Programa Setre nos Municípios e são gratuitos para a população. Os cursos são contemplados com aulas teóricas e práticas e as inscrições estão sendo feitas na Unidade Escolar Professor Luiz Ubiraci de Carvalho.

Segundo Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, a intenção do programa é levar qualificação profissional aos lugares mais distantes. “Por meio das unidades móveis, temos levado qualificação profissional de Norte a Sul do Piauí. Dessa vez chegamos a cidade de Isaías Coelho, onde iremos colocar à disposição dos alunos e de toda a sociedade de forma gratuita os nossos cursos e todos os serviços da Setre e do Sine.”, explicou o gestor.

Dentro do curso de Embelezamento aos alunos aprenderão a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabelereiros. Já no curso de Corte e Costura eles aprenderão a confeccionar kits para bebês como camisetas, calcinhas e casacos e terão noções de confecção de roupas para adultos.

A Vereadora do Município Ernanda Lima frisou a importância de qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho. "O mercado atualmente tem exigido cada vez mais qualificação, dando preferência a profissionais mais capacitados e que possuam um diferencial naquilo que se propõem a realizar. Pensando na população de Isaias Coelho, especialmente nos jovens, que aqui tem poucas oportunidades, solicitei a Setre a realização dos cursos em nossa cidade.", destacou a Vereadora.

Ao final dos cursos, os participantes receberão os certificados que comprovam suas aptidões para ingressar no mercado de trabalho.


Fonte: Com informações da Ascom
Valorizando a cultura regional · 20/06/2017 - 10h40

Trabalho e Empreendedorismo juntos em oito noites de Cidade Junina


Compartilhar Tweet 1



Durante os oito dias de Cidade Junina a Secretaria do Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e o Sistema Nacional de Empregos Piauí (Sine-PI) estiveram presentes com exposições de produtos e empreendimentos da Feira Economia Solidária e stands com serviço sobre emprego, distribuídos em 16 stands.

A Setre participou do evento com a exposição da Feira Economia Solidária, com stands individuais e duplos, com a exposição de produtos de artesanato, produtos orgânicos e recicláveis. Já o Sine, disponibilizou dois stands oferecendo vários serviços como informações, captação de vagas, seguro-desemprego e cadastro de emprego.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, destacou a importância da parceria para promover o empreendedorismo no estado, "A Cidade Junina já é uma marca consolidada no Piauí, e agora com esse novo formato e nesse novo espaço, a Setre viu uma vitrine espetacular para expor os produtos dos empreendedores cadastrado sua secretaria, foram oito dias de sucesso aonde milhares de pessoas passaram por nossos stands. Evento bonito e muito organizado, todos nós ganhamos com o Cidade Junina," destacou o Secretário.

A novidade da Feira este ano foi o stand “Caminho Saudável”, focado para pessoas que buscam uma alimentação saudável e na medida certa. O espaço expos alimentos como pão integral, chia, linhaça, aveia, cookies, dentre outros.

Para Gabriel Gomes, empreendedor do Caminho Saudável, a Feira foi muito importante para mostrar o seu empreendimento aos teresinenses que buscam uma alimentação saudável. “Primeiramente quero agradecer a Setre e os amigos que fazem parte da Feira Economia Solidária pela oportunidade de nos inserir na mesma. O stand Caminho Saudável se trata de um empreendimento voltado para a alimentação saudável, constituída de produtos de fabricação caseira, com o foco em prevenção de doenças crônicas e para o público praticante de atividades físicas”, afirmou Gabriel.

No apanhado geral, os stands tiveram um boa visibilidade das pessoas que passaram pela feira, e totalizarão um montante de 10 000 mil reais com os empreendimentos expostos. Já o Sine, fez 20 atendimentos por dia, no total 160 pessoas se dirigiram aos dois stands durante os oito dias de evento procurando os serviços oferecidos, como: cadastros, orientações profissionais e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

A Feira Economia Solidária e as exposições acontecerão no pátio externo do Shopping Rio Poty, dentro do Cidade Junina. Oito dias de festa em um local com mais segurança, estacionamento privativo, mais acessibilidade disponível para todo o público.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Como objetivo qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem na melhoria da carreira profissional através de cursos profissionalizantes, o programa Setre nos Municípios chega as cidades de Lagoa Alegre, Cristino Castro, São Braz do Piauí e Campo Maior. Os cursos são compostos por dois módulos de ensino, divididos em aulas teóricas e práticas.

Em Campo Maior e São Braz foram ofertados os cursos de Embelezamento, onde os alunos aprendem a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleireiros. Já no curso de Corte e Costura, confeccionam kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos.

Em Cristino Castro e Lagoa Alegre o curso de Construção Civil, proporciona aos alunos receberem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos.

Curso de Construção Civil em Cristino Castro
A turma do curso de Construção Civil em Cristino Castro conta com 51 alunos participando das aulas. Em Campo Maior os curso de Embelezamento e Corte e Costura conta com cerca de 100 alunos. Ao final dos cursos, os participantes receberão os certificados que comprovam suas aptidões para ingressar no mercado de trabalho.
O programa é itinerante e possui quatro caminhões que circulam por todo o Piauí levando atividades práticas e teóricas com tecnologia de ponta, dispondo de uma estrutura necessária para sua realização.

Outros Municípios Contemplados
Mais três localidades serão gratificadas com os caminhões ainda este mês. Isaías Coelho, será premiada com o curso de Embelezamento e Corte e Costura, Uruçuí e São Miguel do Tapuio com o curso de Construção Civil. Em Julho, o bairro Santa Maria da Codipi em Teresina será contemplado com o curso de Embelezamento e Curte e Costura.


Compartilhar Tweet 1



A primeira academia pública adaptada para pessoas com deficiência do Piauí foi inaugurada, nessa sexta (02/05), durante as comemorações pelo aniversário de quatro anos do Parque Nova Potycabana, onde os equipamentos foram instalados. A Academia Inclusiva é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e as farmácias Globo.

O secretário de Governo, Merlong Solano, enalteceu a capacidade de articulação da Coordenadoria de Lazer com a iniciativa privada, que possibilita melhorias no Parque, a exemplo do bicicletário, e agora a Academia Inclusiva. “Seria ótimo se todo equipamento público tivesse a cara da Potycabana”, afirmou Merlong em nome do governador Wellington Dias, que cumpre agenda de trabalho em Brasília.

A coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer, Simone Araújo, enfatizou o empenho da gestão em promover ações como esta, mesmo em tempos difíceis de crise. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressaltou que a instalação da academia adaptada é um avanço para a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pois este público passa a ter um local para fazer atividades e com a supervisão de profissionais de educação física.

Fabíola Machado, que é cadeirante, destacou que essa é uma ótima ideia, porque estimula as pessoas com deficiência a fazer exercícios. Ela integra a população de mais de 860 mil pessoas com deficiência no Piauí, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010).


Fonte: Com informações da Ascom
Desenvolvimento econômico · 06/06/2017 - 10h29

Setre leva qualificação profissional para Campo Maior-PI


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (05/06), através do programa Setre nos Municípios, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo do Piauí (Setre) realizou a aula inaugural do curso de Embelezamento e Corte e Costura com cerca de 100 alunos, o evento aconteceu ás 10 horas na Secretaria de Assistência Social e Geração de Renda (SEMAS) em Campo Maior-PI
O programa Setre nos Municípios tem como objetivo qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem na melhoria da carreira profissional, através de cursos profissionalizantes. O programa é itinerante e possui quatro caminhões que circulam por todo o Piauí levando atividades práticas e teóricas com tecnologia de ponta, dispondo de uma estrutura necessária para sua realização.

O secretário de estado do Trabalho e Empreendorismo do Piauí, Gessivaldo Isaias relata a qualificação profissional como um meio de saída para a crise no país. “O programa Setre nos Municípios é o elo entre qualificação e mercado de trabalho, onde através do programa possam encontrar a melhoria da carreira profissional e estarem mais aptos ao mercado de trabalho e sobressair do desemprego no estado.”, destaca o secretário.

José de Ribamar, prefeito da cidade de Campo Maior diz a importância do programa para o crescimento econômico da cidade. “O programa Setre nos Municípios chegou para somar com nossa população a estarem mais qualificados ao mercado de trabalho. Agradecemos a Setre por trazer o programa para nossa cidade e capacitar nossa cidade.”

No curso de Embelezamento, os alunos aprendem a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabelereiros. Já no curso de Corte e Costura, confeccionam kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos. As carretas possuem salão de beleza e ateliê de costura montados com equipamentos de última geração, tudo isso num ambiente climatizado. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.


Fonte: Com informações da Setre
Onde o trabalhador está · 22/05/2017 - 16h16

Setre leva qualificação profissional ao interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Através do programa “Setre nos Municípios”, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) percorreu 650 quilômetros nesta segunda-feira (22), para as aulas inaugurais do curso qualificação profissional de construção civil nas cidades de Lagoa Alegre e Cristino Castro. O curso é ministrado em carretas itinerantes, levando a oportunidade de qualificação em alguma área do estado, para que possam ter mais espaço no mercado de trabalho.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, revela o interesse da qualificação de cursos profissionalizantes à população “A Setre nos Municípios é o caminho entre o conhecimento adquirido e o mercado de trabalho. Buscamos levar a qualificação aos piauienses, para seguirmos em busca da redução do desemprego no nosso estado e vencermos a crise.”, relatou o secretário.

O objetivo do programa “Setre nos Municípios” é qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, através de cursos profissionalizantes. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

O programa também possui o curso de Construção Civil, onde os alunos recebem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. Ao final dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam sua aptidão para ingressar no mercado de trabalho.

Fotos: Ascom


Fonte: Ascom

Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (16/05), o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) divulgou, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os dados, o Piauí fechou o mês com saldo positivo (0,08), o segundo estado no Nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, com 6.568 novas contratações formais, atrás apenas do estado da Bahia, os demais estados da região fecharam o mês com saldo negativo de geração de empregos de acordo com o Caged.

O resultado mostra que mesmo em meio a crise econômica que tem assolado vários setores da economia, o estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Caged setores como da Indústria de Utilidade Pública (0,67), Comércio (0,37) e Serviços (0,31) apresentaram avanços, o que ajudou nos números positivos do estado. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 225 vagas.

Apenas 15 das 27 unidades da federação tiveram saldo positivo de empregos em abril, ou seja, criaram mais do que fecharam vagas com carteira assinada de acordo no ranking geral do Caged. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o estado também tinha sido o primeiro do Nordeste, mantendo-se entre os três primeiros na posição em abril com a criação de 6.568 vagas de empregos no mercado formal.

A geração de empregos no Piauí é resultado da participação ativa do Governo do Estado no estímulo ao crescimento econômico e na geração de empregos. O governo estadual mantém os incentivos fiscais, prossegue com o programa de atração de investimentos privados nacionais e internacionais – o governador mantém viagens internacionais buscando investidores – e mantém em dia suas obrigações com fornecedores e com a folha de pagamento do funcionalismo. Somadas, essas medidas mantém a economia aquecida.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), tem sido um órgão importante responsável para a melhoria pelas políticas públicas de geração de emprego e renda. Gessivaldo Isaías, gestor da secretária, afirma que o Piauí vem remando na contramão da crise e aumento o vínculo com as empresas para novas contratações. “Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego. O Sine diariamente tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo a cada mês alegria de estamos crescendo e dando melhorias para o nosso estado.”

Em abril, a Setre ofertou cerca de 400 vagas nos cursos de qualificação realizados em todo o estado. Paralelo a oferta desses cursos, o órgão atua por meio do Sine Piauí na captação de vagas nas empresas privadas e faz o encaminhamento de trabalhadores que participam dos cursos e que são cadastrados. No segundo mês de 2017, foram feitos 1,5 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho.

No decorrer dos cursos, também é disponibilizada para aqueles que já possuem pequenos negócios a oportunidade de saírem da informalidade e registrarem suas empresas. Paralelo a isso, palestras sobre gestão e empreendedorismo são ministradas como forma de auxiliar os trabalhadores.


Compartilhar Tweet 1



Na noite da última sexta-feira (12/05), a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) entregou 100 certificados de qualificação profissional dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura no município de Porto, região norte do Piauí, os cursos fazem parte do Programa Setre nos Municípios. A solenidade de certificação aconteceu num clima de muita festa e descontração no Clube de Evento Marruás.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, presente na certificação, destacou a importância da qualificação profissional para a economia das pequenas cidades. "A Setre tem levado aos municípios do interior do estado cursos de qualificação profissional, palestras sobre empreendedorismo e os serviços do Sine-PI. Precisamos estimular a economia das pequenas cidades que na maioria das vezes gira apenas em torno das prefeituras."

O Prefeito Dó Bacelar, agradeceu a iniciativa da Setre em ofertar os cursos de qualificação profissional no município. "Nossa cidade necessita dessas iniciativas, principalmente os jovens, que precisam se qualificarem para ingressarem no mercado de trabalho. Agradecemos o Governo do Estado que através da Setre ofertou os cursos em nossa cidade, no que depender da prefeitura iremos cada vez mais buscar esse tipo de parceria e incentivar os nossos jovens a participarem".

Durante a entrega dos certificados a aluna Adriana Bastos, que concluiu o curso de embelezamento, falou da felicidade em se formar e fez planos para o futuro, "Estou muito feliz, era um sonho me qualificar na área de embelezamento e hoje estou realizando. Eu já tinha uma pequena noção da área, mas o cursos ampliou meus conhecimentos e hoje me sinto capacitada. Vou abrir meu salão de beleza e começar a atender minhas clientes", concluiu Adriana.

As concludentes participaram de um belo desfile com roupas e maquiagem feita por elas, mostrando tudo que aprenderam durante as aulas. Na oportunidade Gessivaldo Isaías e Dó Bacelar resolveram fazer uma supressa aos alunos, juntos irão sortear equipamentos para montar um salão de beleza e uma máquina de costura elétrica para aqueles que participaram do curso. A entrega desses equipamentos será feita no mês de junho, durante o aniversário da cidade, que vai completar 97 anos.

Fotos / Ascom


Fonte: Ascom
Confira as novidades. · 09/05/2017 - 18h23

Setre estará presente no evento da EXPOMAIOR; confira


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (08/05), o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, e os diretores da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) receberam o organizador da EXPOMAIOR, Feira Agropecuária de Campo Maior, Daniel Alencar. Na reunião ficou acertada que a Setre e o Sine-PI irão participar do evento levando todos os seus serviços durante os dias de exposição. O evento está agendado para acontecer de 09 a 11 de junho, no Parque de Vaquejada Nina Alencar.

De acordo com Gessivaldo Isaías, a parceria visa levar qualificação profissional e os demais serviços da Setre para um dos setores da economia que mais cresce no Piauí. "A Setre tem a missão de qualificar para o mercado de trabalho, todos os meses os números mostram que o Agronegócio é um dos setores da economia que mais tem gerado empregos formais. Fechamos hoje a parceria de levar para a EXPOMAIOR os serviços de qualificação, através da oferta de cursos profissionalizantes, empreendedorismo e todos os serviços do Sine-PI.", explicou o secretário.

Daniel Alencar, organizador da exposição, ressaltou a importância da Setre participar do evento. "Nosso evento visa a exposição de caprinos, ovinos e bovinos da região, do Piauí e até de outros Estados com o objetivo de gerar bons negócios e renda para os criadores. Além disso nos preocupamos em ofertar serviços para os moradores de Campo Maior e região, e a Setre irá nos ajudar nesse sentido. Estamos felizes com essa parceria".

Durante o mês de Maio, em parceria com a organização da EXPOMAIOR e a Prefeitura Municipal de Campo Maior a Setre irá ofertar através do Programa Setre Nos Municípios, os cursos de Embelezamento e Corte e Costura. Dentro do curso de Embelezamento os alunos aprenderão a secar, pranchar e cortar cabelos além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleleiros. Já no curso de Corte e Costura, aprenderão a confeccionar kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e terão noções da confecção de roupas para adultos.

A Setre também levará empreendedores da região de Campo Maior que sobrevivem da economia solidária, para expor e comercializar seus produtos durante os dias de exposição. Já o Sine-Pi, diretoria ligada à Setre, irá atuar captando vagas em empresas da região e fazendo o encaminhamento para essas vagas daquelas pessoas que participarem dos cursos que serão ofertados e aqueles que se cadastrarem no órgão durante o período da exposição.

 


Fonte: Ascom