Sejus trabalha forte -

Curso prepara agentes com padrões internacionais de segurança

Os agentes penitenciários que irão atuar na nova unidade prisional do Piauí, a Casa de Detenção Provisória de Altos, estão passando por um curso de capacitação com agentes federais da Escola Nacional de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional - EPEN/DEPEN, do Ministério da Justiça. O curso tem duração de 80 horas e está sendo realizado na Academia/Escola de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen) da Secretaria Estadual de Justiça.

“O aperfeiçoamento segue os moldes do sistema prisional federal e obedece aos acordos internacionais, voltados à garantia dos direitos dos presos e dos agentes”, destaca a supervisora do curso Especial de Gestão e Procedimentos em Ambiente Prisional, Ana Helena Pessoa, da Espen. A abertura do curso, que segue até o dia 8 de maio, aconteceu nessa segunda-feira (28), na Acadepen. Durante a solenidade, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, falou da importância em investir na capacidade de trabalho dos agentes penitenciários do Piauí.

“Sabemos que os desafios são enormes e precisamos investir nos nossos agentes. Esses avanços representam uma nova perspectiva para a Secretaria de Justiça. Junto à retomada de obras e à valorização dos servidores vamos conseguir construir um novo sistema prisional”, destaca Daniel Oliveira. Junto a essas ações, o secretário chama a atenção para a ressocialização dos internos através do trabalho. “Queremos garantir mais emprego para os internos. Vamos avançar nessa diretriz e ainda investir nos cursos de profissionalização”, completa.

O diretor da Acadepen, Jacinto Teles, falou dos avanços na oferta de cursos para agentes. “Essa aqui é a casa do servidor. Já realizamos o primeiro curso de aperfeiçoamento de serviços penais e queremos lançar a primeira pós-graduação em gestão prisional, numa parceria com a Universidade Estadual do Piauí”, disse.

O diretor substituto da Escola Nacional de Serviços Penais, Antônio Dantas, também participou da abertura do curso e falou da importância dessa formação. “Selecionamos os melhores professores do país para esse curso. Precisamos capacitar os servidores que atuam no sistema penitenciário”, diz Antônio Dantas.

A mesa de honra também foi composta pelo deputado estadual Hélio Oliveira, pelo diretor de Administração Penitenciária da Secretaria Estadual de Justiça, Fagner Martins, o advogado e presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-PI, Lúcio Tadeu.

O curso contempla 35 agentes. As aulas teóricas serão ministradas na sede da Acadepen e as práticas na Casa de Detenção Provisória de Altos, que será inaugurada na primeira quinzena de maio.

Fonte: Com informações da Assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco