Noni: fruta medicinal · 11/01/2013 às 20h46

Professor da UFPI estuda os efeitos preventivos e curativos do Noni

A fruta tem um poder medicinal e nutritivo que chama a atenção de pesquisadores da área da saúde


Compartilhar Tweet 1



Diferente da maioria das frutas, o Noni não possui uma aparência muito boa e sequer é saborosa. Mas tem um poder medicinal e nutritivo que chama a atenção de pesquisadores e profissionais da área de saúde. Desde 2005, o professor do curso de Agronomia da UFPI, Francisco Rodrigues Leal, estuda os efeitos preventivos e curativos que o suco de noni causam no organismo.

E, até agora, os resultados surpreendem. Segundo o professor, o suco dessa fruta atinge cerca de 30 enfermidades com um índice de 78% desde melhora até a cura. Doenças como diabetes, reumatismo, problemas no intestino, hipertensão, artrite, artrose, impotência sexual e até câncer podem ser abrandadas com o uso correto do suco de noni.

A explicação para esse poder medicinal está nos componentes da fruta. São mais de 153 fitonutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas. “As demais frutas possuem menos de 10 fitonutrientes. Somente de enzimas, o noni possui 800 vezes mais que o abacaxi”, ressalta Francisco Rodrigues.

A pesquisa desenvolvida pelo professor da UFPI é baseada em relatos de pessoas da comunidade que fazem uso constante do suco de noni. “Alguns usuários trazem até exames feitos antes e depois de tomarem a bebida, mostrando os efeitos positivos”, conta o pesquisador.

Em pouco tempo, esses usuários deverão ser cadastrados e acompanhados para que as propriedades curativas e preventivas sejam comprovadas. “Para isso, faremos o acompanhamento etinobotânico, usando a relação entre o uso popular e o conhecimento científico”, explica Francisco Rodrigues.

Fonte: Com Informações Do Jornal Meio Norte