Inspiração de muitos artistas -

Com 90 anos, morre Gustav Metzger; artista pioneiro da arte auto-destrutiva

Pioneiro da arte auto-destrutiva, com a qual passou a vida provocando e emocionando fãs de artes plásticas pelo mundo, o alemão Gustav Metzger morreu aos 90 anos em sua casa, em Londres, segundo o site do jornal britânico The Guardian. Metzger, que incorporava materiais diversos em suas obras, como sacos de lixo, inspirou artistas de diferentes campos, como o guitarrista do The Who, Pete Townshend. O alemão dizia que o teor destrutivo de sua arte era uma resposta à infância que teve, à experiência de crescer na Alemanha nazista.

Gustav Metzger nasceu em Nuremberg, em 1926, em uma família de judeus poloneses. Mudou-se para o Reino Unido aos 13 anos, com o irmão, no início da Segunda Guerra Mundial, que vitimaria grande parte da sua família, incluindo seus pais. Estudou arte em Cambridge, Londres, Antuérpia e Oxford e, no final dos anos 1950, se envolveu nos movimentos anti-capitalistas e anti-consumistas, assim como com a Campanha para o Desarmamento Nuclear.

O ativismo político foi a motivação para o manifesto de arte auto-destrutiva, lançado por ele em 1959. Tratava-se, segundo ele, de “uma desesperada arma de subversão política de última hora… um ataque ao sistema capitalista, um ataque também aos negociantes de arte e colecionadores que trabalhavam com arte em busca de lucro”.

Fonte: Veja.abril

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco