180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
Curta a nossa fanpage
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
22h31 PGE garante vitória no STJ sobre tributação do terço constitucional de férias 22h28 Governo e Ministério da Defesa realizarão etapa especial do Projeto Rondon em municípios do Mais IDH 22h24 Pesquisadores criam um humano transgênico e provocam polêmica 22h08 Escola Tertuliano Solon Brandão comemora 29 anos 22h03 Para financiar o BNDES o governo quer usar dinheiro do fundo de garantia 22h02 Grupo de amigos realiza cavalgada na Roça dos Pereira 21h59 Governo investe em curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural 21h53 Joaquim Levy aprende a fazer política para salvar Dilma 21h44 Livro 'Estado Contemporâneo' é lançado pela OAB-PI em solenidade 21h36 Sistema de inteligência artificial ajuda a detectar câncer 21h25 Iracema participa de visita ao complexo eólico da Chapada do Araripe 21h02 Leopoldina Cipriano secretária municipal de saúde Beneditinos participa de encontro com secretário 21h01 Lula aparece fazendo academia em vídeo no Facebook 20h57 Ex-BBB Clara revela que gosta de brinquedos eróticos: 'Tenho uns 20’ 20h38 Calçamento das Ruas Benjamin Constante com 13 de Maio está sendo finalizado 20h35 Vídeo explica por que você não deve esmagar uma aranha; confira 20h34 Federação de Futebol altera a programação de jogos da 1ª rodada do returno 20h02 Brasileira revela que fugiu de pijama após vulcão em erupção no Chile 20h02 Miguel Alves está entre as que serão beneficiadas com micro ônibus 19h56 DER cumpre prazo e BR-343 que dá acesso ao norte do Estado é liberada 19h47 PREFEITO acusado de matar a própria esposa é cassado 19h26 Veja as atrações que irão se apresentar no clube o Moraes nos festejos de Pau d'arco 18h46 CMDCA e SETAS de Piripiri preparam-se para a X Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente 18h41 Motorista de Civic perde controle do carro e derruba poste na Raul Lopes 18h13 Programa ProJovem Campo beneficia 80 jovens agricultores de Miguel Alves
ZAP ZAP DO BETO
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Curta a nossa fanpage

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Sobre a estreia do tão esperado filme Vingadores: Era de Ultron...

    Total de Votos: 30

    Válida de 24/04/2015 a 01/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    VAL PRAEIRO
    THREVO POETIC
    Curta a nossa fanpage
    Duas cabeças pensam melhor do que uma

    180graus no Instagramno Instagram

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    THREVO POETIC
    WX - Village Leste