180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Terno e Cia
180 & Gracom - Maratona
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
UNIMED DIA DAS MÃES
Panificadora Canindé
Marquinhos do Pará
Casa do Cartucho
vaga pesquisadores
Últimas Notícias
20h39 Em Guaribas, a placa do governo anuncia a obra, mas ela existe? 20h02 Atletismo: Letícia Lima é medalha de prata nos 400 metros rasos em São Paulo 19h16 Curiosidade: Mulheres que usam maquiagem ganham mais 19h14 Homem é executado a tiros e suspeito foge exibindo revólver 19h12 Após especulação, empresário de Neymar desmente reunião com o PSG 18h56 Para Lula, eleição de Dilma foi seu erro mais grave, revela novo áudio 18h53 Real bate Atlético de Madri nos pênaltis e conquista sua 11ª Liga dos Campeões 18h45 Município de Dirceu Arcoverde possui uma viatura policial sofrível 18h44 Estupradores de crianças serão punidos com castração química na Indonésia 18h41 Operação 'Corpus Christi' já registra 6 mortes e 16 acidentes no feriadão 18h39 'Castração química é nosso grito de punição', diz a delegada Vilma Alves 18h09 Guaribas: casas do Minha Casa Minha Vida são entregues sem água e energia 18h06 Câmara de SRN receberá audiência para decidir repasses de verbas à Serra da Capivara 18h00 Terceira Noite da 17ª Exposertão 17h54 Depois de 13 anos, cidade de Guaribas continua sem estradas de acesso 17h51 Informativo da 6º Companhia Independente 17h48 Ciro acompanha final da Champions League em Milão vestindo camisa do River 17h41 Segurança na 17ª Exposertão 17h32 Tradicional Boi no Rolete na 17ª Exposertão 16h59 Projeto Meio Ambiente, novos hábitos: Leva alunos do CAIC a coletar lixos na cidade 16h21 Informativo da 6º Companhia Independente 16h21 Prefeita Paula Miranda é pré-candidata em Brasileira 15h43 Reunião Ordinária da FAEMA 15h01 'Globo' destaca falta de estrutura do PI para atender vítimas de violência 14h47 Lavrador morre ao tentar religar energia de sua residência

Alves e Alves (Dr. Daniel)
Terno e Cia
Phocus Galerie
Dr. Raimundo Junior
Conplan
Dr. Wildson de Almeida

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 210

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    Phocus Galerie - Eventos
    Casa do cartucho
    180 & Gracom - Maratona
    vaga pesquisadores
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Terno e Cia
    Dr. Raimundo Junior
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ZikaZero
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset