180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
06h52 Flávio Nogueira: 'Quero que embora aliado ao governo federal, nunca ser o deputado do amém' 06h45 Desembargador Raimundo Melo é o plantonista do TJMA até domingo 06h30 Após boatos de reconciliação com Cauã, Grazi cancela viagem para Espanha 06h30 Círio de Nazaré promove neste sábado (20), o Círio Solidário 06h15 Dia H da Saúde do Homem será realizado neste sábado (20) 06h13 A Fazenda 7: Babi Rossi revela: 'Namorei um cara e depois descobri que era gay' 06h00 Luis Marcelo & Gabriel no agito deste sábado na Pink Elephant 06h00 Montes Altos comemora hoje Dia do Evangélico 05h52 Candidato a Deputado Federal Flávio Nogueira participa de entrevista e fala de suas propostas 05h38 Luciano Faccioli alfineta Datena: 'Vive um péssimo momento profissional' 05h25 Ex-Spice Girl vira piada na web após comentar tentativa de independência da Escócia 05h25 Em Breve Forró Sacode 04h53 Fernanda Lôbo participa de entrevista e diz que se eleita, vai representar de fato a população 04h52 Flávio Nogueira participa de entrevista na sede do 180 e propõe criar novas clínicas especializadas 04h37 Agora os candidatos não poderão mais ser presos, só em flagrante 04h23 Já? Justin Bieber e Selena Gomez estão noivos e vão morar juntos, diz site 04h03 Cantor Daniel relembra fama de gay no início da carreira: 'Me incomodou' 03h53 Candidata a Deputada Estadual Fernanda Lôbo participa de entrevista e fala de suas propostas 03h52 Candidato a Deputado Federal Flávio Nogueira participa do 'Candidato Responde' na sede do 180 03h38 Segundo jornal, Ronaldinho quer mansão e quadra de futevôlei no México 03h14 Nasce o segundo filho do jogador Paulo Henrique Ganso 03h06 Vinicio Ferreira participa de entrevista e diz que a sua principal luta será a educação 02h53 Fernanda Lôbo: 'Precisamos colocar um trabalho verdadeiro na Assembléia Legislativa' 02h52 Flávio Nogueira diz em entrevista: 'Acho que vou exercer exclusivamente o cargo de deputado federal' 02h22 Vítima de violência doméstica, mãe morre protegendo bebê
Mesário Voluntário

Enquete

Avenidas como Dom Severino, Barão de Castelo Branco, Celso Pinheiro, entre outras, tiveram grande parte de seus retornos fechados pela Strans, no intuito de melhorar o fluidez no trânsito. O que você achou destas mudanças?

Total de Votos: 109

Válida de 19/09/2014 a 26/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram