180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Terno e Cia
MEU BLOG
podium
Últimas Notícias
17h51 Libertadores-2017 acaba com limite de estrangeiros em times 17h46 Encontrada caixa-preta do avião que caiu com Teori, diz FAB 17h28 Ativistas distribuem maconha de graça em protesto contra Trump 17h28 Exposição de arte feita por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Sul inicia no sábado 17h24 Unidades do Ministério Público Federal têm novos procuradores da república 17h24 4ª Câmara Especializada Cível pauta 35 processos para julgamento em Oeiras 17h23 Anunciado calendário para chamar aprovados em concurso da 'Seduc' 17h21 Empresário relata drama ao tentar salvar moça em avião que estava Teori 17h20 Polícia Militar se prepara para ocupar a penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal 17h19 Saúde implanta consultório oftalmológico no Hospital de Oeiras 17h15 Donald Trump toma posse como o 45º presidente dos Estados Unidos 17h04 Crise nos jornais: 'O Globo' e Extra unificam redação e mais de 30 são demitidos 16h50 ‘House of Cards’ usa posse de Donald Trump para anunciar nova temporada 16h12 Segunda fase do XXI Exame de Ordem será neste domingo (22) 15h44 Reivindicando junto ao governo e reforçando os pedidos de obras e infraestrura para o município 15h41 Barack Obama recebe Trump na Casa Branca antes da posse 15h21 Mulher é presa com 88 pedras de crack na zona Leste de Teresina 15h17 Homem é preso suspeito de 'acariciar' criança de 13 anos no interior do Piauí 15h15 Deficiente físico é multado por estacionar em vaga de deficiente; entenda 15h14 MP protocola denúncia contra suspeitos de matar policial 15h03 MPF pede gravações e documentos de avião que caiu com Teori 14h58 Advogado 'piauiense' é cotado para vaga de Teori Zavascki no Supremo 14h58 Repórter da GloboNews cai em pegadinha do Vesgo, do Pânico 14h54 Representantes do Mdic (Ministério da Indústria) são recebidos em Parnaíba 14h50 Secretário Municipal Coronel Araújo, participa de formatura no 13ºBPM

Laurice - Projetos
Hospede-se no Islamar
Terno e Cia
MEU BLOG

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba