180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


meu blog 2
WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
07h32 'Poderosos e partido do governo' se beneficiavam de esquema, diz delator 07h09 Confiança dos brasileiros na política desaba no ano de 2015, aponta Ibope 06h36 Messi posta foto ao lado de Neymar e comemora: 'bom nos encontrarmos' 06h10 Santos ganha 'verba de F. Anderson' e fecha 6 patrocínios para pegar o Fla 05h56 Vanderlei Luxemburgo comanda coletivo e repete formação com três volantes 05h28 Dorival elogia Paulo Ricardo e explica saída de Thiago Maia do time titular 05h19 Gastos de Silas Freire com assessorias de imprensa chamam atenção 05h04 Diego Costa e Cahill estão bem para Super Copa da Inglaterra, diz Mourinho 04h56 Ricardo Gomes prevê 'frio na barriga' em estreia como técnico do Botafogo 04h33 Larissa Manoela se inspira em Gloria Pires para fazer gêmeas na TV 04h05 ONU 'atingiu objetivo central' da missão para resposta de emergência ao ébola 04h03 FHC afirma que Dilma é "honrada" e diz ser contra uma suposta prisão de Lula 03h55 Corinthians recusa vice-artilheiro da Série B e dá responsabilidade a Tite 03h39 Ronaldinho só deverá atuar 45 minutos em estreia pelo Flu; Fred é vetado 03h25 Kangaço está de volta na despedida das férias com Mara Pavanelly. Foto! 03h02 Santos negocia com volante do Atlético-PR e anima Dorival Júnior 03h01 BrVox/LUIS CORREIA: Ex-prefeito lidera intenções de voto 02h56 Irmão de Zé Roberto quer tri com vôlei sentado no Parapan: 'Não há plano B' 02h33 'Ficaremos mais à vontade no 'Tomara que caia'', diz Johnson após mudanças 02h16 River treina em Imperatriz com Carlinhos, Fabinho e Thiago Dias na formação inicial 02h09 CBF promete que dará apoio à Zico em sua candidatura a presidência da FIFA 02h09 Desembargador Ribamar Oliveira recebe processo da GENPP contra decisão do TCE-PI 02h04 Eletrobras Piauí só investiu 15,4% do orçamento previsto para o ano de 2015 01h15 1ª dama de Vila Nova e diretora do CAMPI de Picos conclui curso de mestrado em saúde da família 01h15 Técnicos de Vigilância de Lagoa do Barro participaram do lançamento “Projeto Roda de Conversa”.
HR like
virada geek
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    MEU BLOG 2
    VILLAGE LESTE - WX
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    THREVO POETIC