180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
08h21 Família Damásio participa do aniversário de 60 anos de São Felix do Piauí 08h16 Criança de 10 anos morre após ser atropelada por caminhão caçamba 08h13 Bombeiro da Eliana faz ensaio sexy e usando fantasias de fetiche 08h05 Faltam duas semanas para o fim das inscrições do prêmio Esso de Jornalismo 07h47 Polícia prende menor acusado de vários crimes no interior do Piauí 07h45 W.Dias é condenado a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda irregular 07h45 Após licitação, nova empresa retomará obra de ampliação do aeroporto de São Luís 07h45 Escola Judicial promove curso de atualização do PJe 07h42 De maiô, Lindsay Lohan exibe seios caídos ao curtir praia em Ibiza 07h37 Operação da polícia prende traficantes que traziam droga de São Paulo pro PI 07h34 Namorada do jogador Mario Götze dá ajeitadinha indiscreta em biquíni 07h30 Seis meses após leilão, avião permanece na pista do terminal 07h28 Concurso para 140 vagas de José de Freitas tem as inscrições reabertas 07h23 Jovem morre afogado ao atravessar rio; 'ele não sabia nadar', diz o irmão 07h15 Sarney e Sarney Filho estão na lista dos mais influentes do Congresso 07h11 Homicida é morto na porta de casa e acusados voltaram ao local pra olhar 07h09 Ex-prefeita piauiense é condenada a devolver 40 salários; multa de R$ 50 mil 07h05 VII Jogos de Verão do Dom Bosco movimentou a Praia de São Marcos 07h03 Empresário, dono de academia, exagera com anabolizantes e morre aos 52 anos 07h02 Jogador do Ceará dá beijinho no pescoço de Rafael Moura, do Inter; fotos 07h01 Candidatas a nova 'Andressa Urach': veja fotos das novas do Miss Bumbum 07h00 Veja a programação de palestras para Agosto na Sociedade Espírita Fabiano de Cristo 07h00 ADVOGADO é morto com 4 tiros e tem Hilux levada em THE 06h55 DPE inicia ciclo de reuniões de aperfeiçoamento de gestão 06h45 Equipe Albatroz do 8ºBPM efetua prisões e apreende arma de fogo