180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
WX - Village Leste
VANITY SANDRA SILVA
LIKE HR
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
VANITY SANDRA SILVA
Últimas Notícias
10h50 João de Deus sugere que auditoria nas contas da Agespisa seja realizada logo 10h33 Empresa promove curso de Educação Financeira e combate à inadimplência 10h33 HOMEM É DETIDO em Picos acusado de estelionato no PE 10h26 Fiat já faz picape em Goiana (PE); preço está certo, falta o nome 10h19 Comissão rebate divulgação errada de notícias sobre concurso dos Cartórios 10h10 Estatística mostra lugar mais seguro para sentar em avião, diz revista 10h02 Governo do Piauí só vai duplicar 3 km nas BRs 343 e 316 10h00 Enquanto Brasil tenta reduzir a maioridade penal, Inglaterra planeja aumentar 10h00 Palestras públicas do mês na Sociedade Espírita Veneranda Joanna de Ângelis. Confira 09h52 Integrante do CNJ, Norberto Campelo falará sobre advocacia pro bono em SP 09h38 Pé de Ferro estreia vencendo União por 7 x 5 pelo II Campeonato Society de São José 09h32 Câmara aprova criação de mais 11 mil cargos na administração federal; lista 09h20 Prefeitura Municipal de Campo Largo realiza a perfuração de poço na Localidade Vermelha 09h15 Ministra denúncia ao MP adesivos que seriam contra Dilma Rousseff; entenda 08h54 CPI propõe a criação de plano nacional de combate a homicídios de jovens 08h37 Maioria dos alunos sai do ensino médio sem aprender matemática, diz relatório 08h13 Bruna Marquezine fica irritada com pergunta sobre Destri: 'Não devo satisfação' 07h55 Aliviado, Cristovão brinca com chance de ser demitido: 'Gosto de carinho' 07h34 MP do Futebol entra na pauta da Câmara e bancada da bola prepara novo texto 07h05 Bayern volta aos treinos, e Guardiola elogia contratação do brasileiro 06h55 Polícia Federal já calcula em cerca de R$ 19 bilhões o prejuízo da Petrobras 06h24 Alckmin e Aécio finalizam a definição de cargos da nova direção do PSDB 06h10 Marco Aurélio critica votação da PEC da maioridade; Cunha diz que é legal 05h38 Deborah Secco posa com Hugo Moura em loja de bebês nos EUA: 'Enxoval pronto!' 05h01 Netflix pode superar audiência de redes de televisão em 2016
SA CAVALCANTE RIO POTY
BRISA SUL
VANGUARDA BARCELONA
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like

Mais Lidas

    VANITY SANDRA SILVA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    Imobiliaria

    Enquete

    Para o Enem, você...

    Total de Votos: 150

    Válida de 23/06/2015 a 30/06/2015

    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    SA CAVALCANTE RIO POTY

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC