180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
22h23 Altos encerra participação com vitória sobre o Moto Clube/MA - 4 x 3 21h33 EugenioShow apresenta Isabella, mais um talento campo-maiorense 18h55 Compulsão por chocolate? Esta técnica psicológica pode ajudar 18h31 Prótese nos seios pode causar tipo raro de linfoma, afirma a FDA 18h11 É cada vez maior o número de mulheres refugiadas no Brasil 18h07 Algodões: Desembargador designa audiência de conciliação para 05 de abril 17h53 Dia da Água: Na Mata Atlântica, qualidade é boa em só 6 pontos 17h49 Setrans anuncia que a conclusão do Rodoanel será ainda neste semestre 17h44 Menina que 'sumiu' na BA teria sido vista com casal no PI 17h37 Escassez de água deve afetar 660 milhões de crianças até 2040, diz Unicef 17h37 Mulher é presa por esconder arma que foi usada para matar major em assalto 17h32 'Não respeitam cidadão nenhum',diz irmão de major sobre os assassinos 17h27 Homem é preso em Picos acusado de fornecer drogas para a cidade de Oeiras 17h26 Secretário da Sasc participa de reunião do Fonsea em Brasília 17h25 Angelina Jolie e Brad Pitt voltam a se falar após 6 meses da separação; veja 17h23 Aprovado PL que cria 120 cargos em comissão nas comarcas do TJ no interior 17h19 Alexandre de Moraes assume cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal 17h12 Economia: Vendas de iPhone caem pela metade no Brasil em 2016 17h09 Prefeitura no PI convoca classificados para os cargos de professor substituto 17h08 Altos decidirá o primeiro turno do Campeonato Piauiense com o Parnahyba 17h08 Carne brasileira vira piada através de propaganda veiculada no Chile; veja 17h04 ALEPI prestou homenagem a Ordem Demolay no Piauí nesta quarta-feira 17h01 Prefeitura no PI está com inscrições abertas para Seletivo; acesse edital! 16h59 Segundo suspeito pela morte de major se entrega à polícia 16h57 Abertas as inscrições para o 1º Campeonato Sub-15 de Futsal de Água Branca

Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1189

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram