180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
22h01 Latino anuncia pausa na carreira: 'Cansado da estrada' 21h45 No Esquenta, Gracyanne Barbosa diz sobre Belo: 'Se não treinar, apanha' 21h27 Andy Serkis diz que série Planeta dos Macacos pode ter até cinco filmes 21h23 Priscila Pires posa para novas fotos no Paparazzo; veja ensaio completo 21h14 Rita Cadillac sobre affair com Pelé: 'Me senti primeira-dama' 20h57 Equipe do CAPS I de Simplício Mendes realiza passeio com usuários 20h39 Rômulo Neto revela que tem vergonha de fazer striptease para Cléo Pires 20h26 Marjorie Estiano já passou dos limites por amor: 'Fiz escândalo, quebrei a casa' 20h21 Ministério da Saúde aprova liberação de recursos para Pedro II 20h05 Dani Calabresa detona estreia de Marcelo Adnet na Globo 19h40 Em São Luís, Flamengo e Criciúma ficam no empate.VEJA FOTOS 19h39 Universitários da UFPI de Esperantina realizaram teste em Teresina 19h06 David Luiz revela tratamento de calvice e fala das cicatrizes do Mundial 19h02 Resultados da rodada do campeonato municipal 2014 em Beneditinos 18h51 Escola promove dia da consciência negra 18h40 No Afeganistão, homem-bomba mata 50 pessoas em torneio de vôlei 18h15 Neymar se envolve em confusão e dá cabeçada em adversário; vídeo! 18h14 Gracyanne Barbosa brinca sobre rotina de academia do marido Belo 18h09 BANDO assaltou bar e atira contra pai e filho 18h03 Com duas rodadas de antecedência, Cruzeiro leva o título do Brasileirão 17h57 Projeto de Ciro busca evitar os abusos em serviços de telecomunicações;veja 17h52 Farmacêuticos e estudantes fazem manifestação contra MP das Farmácias 17h45 Ameaçadas de extinção, Araras azuis renascem nas matas de Canudos 17h43 Prefeita diz ter apoio de 83 prefeitos e do governador eleito para as eleições 17h42 Prazo pra inscrições no II Concurso de Redação do TRE- PI encerra dia 28/11
CNH