180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
03h07 150 vagas são abertas em concurso de Fortaleza,inscricões feitas pela internet 02h55 Justiça em casos de assassinato ainda usa pouco a Lei Maria da Penha 02h51 Segundo pesquisa Brasileiro passa mais tempo na internet do que vendo TV 02h08 Conheça as tendências em batons para este verão. Lindos! 01h58 41 Réplicas idênticas de macacão de Senna na F-1 é lançada por R$ 16 mil 01h38 Piauizão procura técnico bom e barato para montar equipe competitiva 01h13 Brasil e Venezuela na semi-final do Sul-americano de futsal 00h54 Após a saída de Zé Roberto, Marcelo Oliveira acerta contratado com Grêmio 00h22 Concludentes da U. E. Prof. Teresinha Bastos fazem descerramento da placa 00h15 Sorocaba vira o jogo e levar taça da Liga Paulista de futsal nesta sexta (19) 23h47 Justiça determina prisão preventiva de ex-presidente e ex-vereadora da Câmara de Juazeiro 23h18 Pesquisa mostra que cearense passa mais tempo na internet do que vendo TV 23h07 51 anos de emancipação política de São João da Serra 22h57 U. E. Prof. Teresinha Bastos realiza entrega de certificados para concludentes 2014 22h45 Justiça barra edital de realização da festa de fim de ano na Esplanada 22h19 Rede Municipal de Ensino realiza últimos encontros pedagógicos do ano em Oeiras 22h16 STJD tem maior número de julgados em um ano; o acréscimo foi de 66% 22h04 Histórico: Medina conquista o título mundial de surf;tem apenas 20 anos 21h19 EUA responderão proporcionalmente ao ataque da Coreia do Norte, diz Obama em discurso 21h04 Após oferta do Palmeiras,Corinthians desiste da contratação de Leandro 21h02 Missa em Ação de Graças pelos concludentes da U. E. Prof. Teresinha Bastos 20h23 Hospitais Universitários abrem 964 vagas em concurso para todo Brasil 20h20 Bandeiras tarifárias entram em vigor a partir de janeiro de 2015 no Piauí 20h00 Ana Hickmann volta ao 'Hoje em Dia' em 2015 ao lado de César Filho 19h50 Diretor do HUT rebate vereador e diz que Ouvidoria funciona diariamente
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 180

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram