180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
SAMBAIBA MODULADOS
Terno e Cia
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
ISLAMAR
UNIMED
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
Unimed- diga 33
UNIMED
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Últimas Notícias
10h10 Fica horas em frente à TV? Maratonas elevam risco de morte 09h56 Informativo da Policia Militar 09h53 Morador de favela consegue vaga em duas universidades dos EUA 09h41 Informativo da Policia Militar 09h40 Cantor chama nordestinos de ignorantes após liderança de Lula em pesquisa 09h37 Pré-candidato Edilson (PT) afirma que tem apoio do prefeito Jesualdo 09h36 Governo do PI paga R$ 17 milhões a servidores falecidos;rombo na folha 09h34 Após resgatar gato com bala alojada na cabeça, grupo denuncia agressor 09h25 Governo vai fazer cronograma para chamar os concursados da 'Seduc' 09h25 Meta de vacinação contra Aftosa não é atingida por Itainópolis 09h22 Santana do Piauí não atinge meta de vacinação contra Aftosa 09h19 A Engipec está com o melhor preço da região de Simplício Mendes 09h15 Em 6 anos, PI computa mais de 850 sentenças pela 'Lei Maria da Penha' 09h03 Noite da Insônia 08h59 Governo PT vai iniciar campanha para listar as obras que realizou em Teresina 08h53 Homem perde controle da motocicleta e morre ao colidir em poste na capital 08h53 Coligação 'Desejo do Povo' homologa nomes para prefeitura de Sussuapara 08h43 Apresentação Cultural na Cidade de Paraibano-Ma 08h39 Informação da Policia Militar 08h39 PP realizará convenção municipal em Picos no colégio Santa Rita 08h33 Definição de chapa proporcional causa clima ruim entre aliados de Dr. Pessoa 08h33 Informação da Policia Militar 08h31 Strans muda os sentidos de ruas na área do Centro Cívico; confira mapa 08h29 Informativo da Sexta Companhia Independente de Policia Militar 08h24 Entrega de Prótese Dentaria

ISLAMAR
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS

Mais Lidas

    SUNSET

    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 318

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    SAMBAIBA MODULADOS
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé