180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
17h20 Cristiano Ronaldo se irrita com repórter e nega falar sobre Messi 17h15 Wellington convida Aluísio Martins para Assembleia Legislativa em ato público 17h01 Cristiane Pelajo gera risos no Jornal da Globo ao 'corrigir' Waack ao vivo 17h01 Procurador eleitoral promete fiscalizar transporte de eleitores no dia da pleito 17h00 Pela primeira vez no Buriticabana Clube, Banda 100 Stress. 16h59 Tribunal de Justiça publica edital para novo juiz do TRE-PI; vaga é para OAB 16h58 Encerramento da I Semana do Bebê do Município de Itainópolis, Eleição do “bebê modelo” 16h58 Brasiliense é detido em Parnaíba com moto de Ilha Grande sem documentação 16h56 Veja responde Dilma: 'Fatos são teimosos, e não escolhem hora para acontecer' 16h56 Advogado do Piauí é destaque em palestra no estado do Rio de Janeiro 16h53 Rainha Elizabeth II escreve a primeira mensagem no Twitter 16h45 Wellington Dias e comitiva encerram campanha de Dilma na região de Campo Maior 16h43 I Semana do Bebê do Município de Itainópolis, atividades do dia 14/10 (manhã 16h39 I Mostra Cultural do Grupo de Idosos Alegria 16h34 Homenagens aos professores - Secretaria Municipal de Educação comemora o dia do professor com festa 16h34 VW faz recall de 31.894 unidades do Jetta por problema na suspensão 16h17 Ex-capitão de Mano Menezes, William 'copia' Paulo André e processa o Corinthians 16h14 Oi? Scout Willis, filha de Demi Moore, mostra axila peluda 16h13 Atirador deixa feridos em escola nos EUA e depois teria cometido suicídio 16h12 Agricultores de Sigefredo Pacheco receberão Garantia Safra Os agricultores do município de Sigefred 16h09 Polícia prende funcionário acusado de furtar bateria de urnas do TRE-PI 16h02 Conselho Tutelar de Beneditinos monta barraca para atender nos festejos menores e adolescentes 15h51 Festejos da Comunidade São Benedito em Água Branca 15h50 Programa Teresina + Negócios é aprovado na Câmara e beneficia o turista 15h46 FLO: Secretaria de Educação promove dia de lazer para alunos do campo
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,165

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram