180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
03h16 Luan Santana diz que gostaria de atuar em novelas 03h07 Mano vê saída do Corinthians definida por Mário Gobbi como 'grande elogio' 02h18 Fernanda Gentil, do 'Globo Esporte', integra lista das 100 mulheres mais sexy 02h02 Mike Tyson revela que foi vítima de abuso sexual na infância 01h07 Halloween: depois de ataques, cidade do Sul da França proíbe fantasia de palhaço 01h04 Estudante de Desenho Industrial de 22 anos cria ‘portraits datilografados’ 00h38 Grêmio entra com recurso e pede julgamento de Caso Petros no Pleno 00h13 Números do Brasileirão da Série A até a 29ª rodada 00h08 Nova escola padrão já estar pronta 23h56 OAB do Piauí recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário 23h55 Prefeitura de Ribamar promove campanha de vacinação anti-rábica 23h35 Desembargador Kleber Carvalho responde pelo plantão do TJMA 23h34 Governo do Piauí institui comissão para monitoramento dos hospitais do SUS 23h15 Outubro Rosa: 7ª Vara Cível entrega doações ao Instituto Unasol 23h05 Festival de Cultura de Oeiras terá a presença do cartunista Ziraldo 23h05 Casamento reúne 423 casais na Comarca de Imperatriz 22h58 São João da Serra ganha novas ruas 22h55 Encontro define Plano de Desenvolvimento Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 22h53 Mulheres diminuem desigualdade de renda, mas seguem com salários menores 22h35 Sejap encerra campanha Outubro Rosa 22h32 Reforma dos prédios sede e anexo do TJ-PI vai custar mais de R$ 1 milhão 22h15 Promotoria Itinerante é instalada no bairro Santo Antônio 22h05 Escola do município promove inclusão de estudantes surdos 22h03 Concurso de redação do TRE-PI: prazo de inscrição encerra dia 14 de novembro 21h57 Força Tática da 6ªCI Prendem Assaltantes da Agência dos Correios da Cidade de Paraibano/MA

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 986

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram

    MUNICIPIO CONTABILIDADE