180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Agente PRF
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Casa do Cartucho
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
13h52 Programa Bolsa Atleta recebe inscrições até a próxima terça, dia 22 13h45 Coautora do hit 'Despacito' é cotada para especial de Roberto Carlos 13h27 Marília M. brinca ao enviar recado em show: 'Aqui não pode ligar para ex' 13h25 Vítima de estupro em Castelo conta à Folha de SP: 'Sinto medo de tudo' 13h14 Plano estadual da igualdade racial será lançado esta semana; mais um passo 13h05 Minha Casa Legal vai regularizar 27 mil imóveis no Piauí 13h00 'Volta da Frei' premiou participantes na sua 4ª edição; confira o resultado 12h42 Homem fica ferido em perseguição policial na BR-316, zona Sul de THE 12h26 Dupla Maiara & Maraísa, vítimas de preconceito, exaltam feminismo 12h14 Distritão e distrital misto: saiba aqui como o voto poderá mudar no país 12h14 Preconceito, comparação com Miss EUA, e a 'chuva' de elogios à Mona 12h01 Professor é morto a facadas após desentendimento em bar 11h56 Ministro do Planejamento abre mão de R$ 18 mil da remuneração mensal 11h55 Plenário da Câmara pode votar proposta de reforma política na terça-feira 11h54 Concurso Público da FMS de Teresina segue com inscrições abertas; confira 11h20 Termina na segunda prazo para quem recebe auxílio-doença agendar perícia 11h16 Primeiro grande avião de passageiros chinês; expoente do 'Made in China' 11h11 Acumulou! Mega-Sena pode pagar até R$ 32 milhões no próximo sorteio 11h08 Presidente do TJ cumpre promessa e dota toda Comarca do Piauí com juiz 09h00 Curso de Capacitação para Evangelizadores 03h27 Monalysa Alcântara traz a coroa de Miss Brasil pela 1ª vez para o Piauí 02h43 Rejane Dias visita obras e faz doações para APAE de São João do Piauí 02h15 Copa Piauí: River e Piauí empatam em 2 x 2 no Lindolfo Monteiro 01h35 Monalysa Alcântara chega ao Top 5 do concurso Miss Brasil 2017; siga! 23h33 Prefeitura de Cocal promove curso “Como Conduzir Negociações Eficazes”

Carreira administrativa
Matemática Básica
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram