180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

VANITY SANDRA SILVA
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
Inocoop Recanto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
03h50 Manifestantes entregam na Câmara pedido de impeachment de Dilma 03h30 Instituto Butantan busca voluntários para teste da vacina contra a dengue 03h05 Mãe de Dilma é internada com sintomas de isquemia, diz Planalto 03h01 Câmara aprova fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente 02h56 TCU barra primeiro leilão de gasoduto da Petrobras 02h33 Lava Jato questiona maior empreiteira do país sobre esquema de propinas 02h10 Dilma não se decidiu sobre veto ao fim do fator previdenciário, afirma Temer 02h04 Finalista: Flamengo na raça passa pelo Panahyba e classifica para a final 01h53 Jovens saem para tirar fotos e são sequestradas e violentadas no Piauí 01h50 MP denuncia quatro pessoas por falsificação e fraude a licitação 01h43 PF entra em investigação contra Fifa e visita sede de parceiro da CBF 01h41 Fogo em frente à Delegacia de Castelo do Piauí após quatro garotas estupradas 01h27 Prefeito Tintin confirma as atrações que animarão o XIX Festival Junino de NSR 01h26 Dilma afirma que investigação policia na Fifa vai 'beneficiar o Brasil' 01h06 Novo equipamento que estimula os nervos diminui tempo de cirurgias no HUT 00h59 Vândalos ateiam fogo em biblioteca municipal e caixa do Banco do Brasil de Porto Piauí 00h39 William Travassos é o novo apresentador do bloco de notícias do 'Gugu' 00h21 Gravação de pegadinha de Gugu com Luiz Bacci acaba na polícia 00h04 Anitta se declara solteira e dispara: 'Quisesse estaria namorando uns 30' 23h50 Prefeitura de Avelino Lopes promove grande evento de Cidadania 23h50 Governo admite PIB menor em 2016 e mínimo R$ 1 mais alto, em R$ 855 23h30 Governo inicia plenárias do Plano Plurianual no mês de junho 23h20 Prefeita Dra Salete participa da XVIII Marcha dos municípios à Brasília 23h16 Milhares de pessoas recebem vacina contra a gripe em Porto Piauí 23h05 Cruzamento na Homero Castelo Branco sofrerá intervenção a partir desta quinta
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
Tire sua habilitação na Servemplac
HR like
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    VANITY SANDRA SILVA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    BRISA SUL PISCINA
    Imobiliaria

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 47

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Mirante da Mota Machado
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    Tire sua habilitação na Servemplac
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    WX - Village Leste
    AGUAS DE TIMON
    Mirante da Mota Machado