180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

INOCOOP
VANGUARDA
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
21h56 Brasil conquista as duas medalhas de ouro no desafio com EUA de vôlei de praia 21h50 Prefeitura de São Pedro do Piauí realizou Audiência Pública ! 21h28 Show 97 lança novo disco do cantor Maranhense Danilo Lima 21h27 Homem morre pisoteado por manada de 15 elefantes 21h19 Após perna amputada, ator de pegadinhas de Silvio Santos ganha prótese 21h18 Hipólito Araripe será a mais moderna escola da rede Municipal 21h18 Bairro Cruzeta será beneficiado com mais duas ruas calçadas 21h14 Eudes Alves volta a Programação da Guadalupe FM 97.5 21h13 Secretaria de Educação realiza Encontro Pedagógico ! 20h48 Presidente do River afirma:'Não será surpresa se nós chegarmos na final' 20h46 São Paulo confirma contratação do volante Wesley até o fim de 2018 20h37 Rafael Nadal derrota chuva e Mónaco e ganha torneio depois de oito meses 20h02 Papa Francisco pede que Venezuela 'retome caminho do bem' 19h31 Namorada de Zezé não acompanha cantor em festa por causa de Camilla Camargo, diz colunista 19h24 Monte Alegre do Piauí participou de capacitação na área de infância e juventude em Corrente 19h24 Filme estrelado por Rodrigo Santoro e Will Smith lidera bilheterias nos EUA 19h21 Obra do Ginásio Poliesportivo Encontra se Paralisada 19h21 Obra Paralisada II 19h21 Giro pela cidade 19h20 CQC marcará encontros sexuais entre famosos e anônimos 19h15 Fundação Wall Ferraz seleciona currículos para o cargo de supervisor 19h02 Que loucura! Lady Gaga mergulha com o noivo em lago gelado nos EUA 18h58 E ela não se cansa! Paparazzo libera novas fotos da ex-BBB Ana Carolina 18h54 Eliana e Patrícia Abravanel brincam de jogar água e internautas criticam desperdício 18h54 Piauiense Jonas disputa 1º clássico no Flamengo e perde para Botafogo
Vanguarda
ABC
ISLAMAR
VANGUARDA

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    De manhã, qual noticiário você prefere assistir?

    Total de Votos: 139

    Válida de 28/02/2015 a 07/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    INOCOOP