180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


UNIMED DIA DAS MÃES
zika adv6
Últimas Notícias
18h11 Concurso para prefeitura de Lagoa Alegre acaba em uma semana 18h03 Entorpecentes apreende adolescente com cocaína e um revólver municiado 17h36 Lojas Renner vê 'desarranjo' entre demanda e capacidade 17h34 Salário mínimo cresceu 77% desde 2002, diz ministério 17h14 Maurício de Nassau sedia III Ciclo de palestras do XII CONAFISIO 17h07 Prefeita Vânia Ribeiro entrega o Anexo PSF em São Domingos zona rual de Cajueiro da Praia 17h02 Concurso Nacional Novos Poetas. Prêmio Sarau Brasil 2016 16h54 Programa de Proteção ao Emprego já beneficiou mais de 40 mil 16h53 Obras citadas na Lava Jato ficam R$ 162 bilhões mais caras e acumulam atrasos1 16h53 Executivo estadual possui hoje 2.365 servidores comissionados 16h46 Partido do deputado Júlio César ficará com o Ministério da Fazenda 16h33 PP de Ciro Nogueira deve ficar com ministério que 'era de' Marcelo Castro 16h17 Jonathan faz estreia boa estréia e da passe para gol de lira 16h10 DENASUS encontra medicamentos do estado com validade vencida 16h02 Alonso volta a pontuar após 10 meses e elogia equipe: 'fomos competitivos' 15h58 Gramado ruim e até protesto contra Globo. Vasco x Bota reabre o Maracanã 15h46 Paróquia de N. S. dos Remédios celebra em ação graças pelo Dia do Trabalho 15h45 Após o 1 a 1 com o Manchester título histórico do Leicester é adiado 15h08 Festa do trabalhador é realizada em Campo Largo do Piauí 14h58 CGE: nova gestão tem dificuldades em atender pedidos de informações 14h56 Dilma reajusta o Bolsa Família e diz: 'Nunca embolsei o dinheiro do povo' 14h41 Santa missa é celebrada em comemoração ao dia do trabalhador em Campo Largo do Piauí 14h38 Carro bate em mureta de ponte, sai da pista e dois morrem 14h17 Prefeito Arinaldo Leal homenageia a todos trabalhadores e trabalhadoras vilanovenses 12h39 Michel Temer demitiria todos os ministros, incluindo Marcelo Castro
SUNSET

Mais Lidas


    Enquete

    O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, João Rodrigues, gasta mais com publicidade do que Fábio Abreu gasta com segurança pública. Como você avalia essa situação?

    Total de Votos: 120

    Válida de 27/04/2016 a 04/05/2016

    elite

    180graus no Instagramno Instagram