180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
16h08 MPE apura supostas irregularidades no HUT, que 'expõem' os servidores 15h49 A sensação de segurança vai retornar? 15h46 Paróquia de São Benedito Divulga Programação Desta 5ª feira 17/04 Semana Santa 15h42 Ator diz que foi roubado após perder prêmio para Paul Walker no MTV Movie Awards 15h35 Irmãos de Paul Walker ajudarão a terminar Velozes e Furiosos 7 15h32 Aguardado: jogo Titanfall enfim chega às lojas 15h25 McFish: uma boa opção de refeição para a Semana Santa 15h24 Câmara aprova reclusão de 5 a 10 anos para motorista que matar em racha no trânsito 15h18 Escola Padre Anchieta comemora o dia da páscoa 15h11 Murilo Benício revela que foi entregador de pizza nos EUA 15h11 Quase 300 pessoas desaparecem após naufrágio na Coreia do Sul 15h04 Mulher faz tatuagem em lugar mais bizarro e doloroso do corpo humano 15h04 Macas do Samu viram leitos em corredores de hospitais pelo país 15h02 Boato da morte de Catra vira um dos assuntos mais comentados na web 15h01 Anelka desmente acerto com Atlético-MG e dispara 'nunca falei com ninguém' 15h00 Após 'briga', Fotógrafo denuncia ator Murilo Rosa por agressão 14h59 Gestão Pública Sustentável em pauta no Maranhão 14h52 Dona de boate é presa por tráfico e aliciamento de menor 14h49 Miguel Leão participa de discussão sobre o seguro Garantia Safra 14h49 Cidade de Cristino Castro recebe ambulância 0km: Mais um bem adquirido em prol da população 14h44 Secretaria de Saúde faz a entrega de uniformes e kits para agentes de endemias 14h33 Tribunal de Justiça de Alagoas lança edital de concurso para 199 vagas 14h33 Grupo italiano quer instalar matalurgica e pré-moldados em Campo Maior 14h21 Cidade e interior de Simplício Mendes construindo, reformando e ampliando UBS 14h16 Léo Cunha participa de entrega de Centro de Saúde em São João do Paraíso
Lancamento do Guia

Enquete

Semana Santa é época de...

Total de Votos: 126

Válida de 16/04/2014 a 23/04/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Coelho Fortes Dourado
    Babylandia
    BlueShark

    180graus no Instagramno Instagram