180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
WX - Village Leste
Caminho para o Sucesso
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
21h02 Ibovespa fecha em baixa, mas encerra semana com ganho de 3% 21h02 Cãozinho é encontrado e tutor é só felicidade. 20h50 Comunidade do Cerâmica Cil recebe serviços de prevenção em saúde 20h43 Caxias sedia 6ª edição do Expoempreendedor 20h33 PGM analisa possibilidade jurídica para pavimentação de ruas da zona rural 20h03 XXIV edição do Campeonato Rural de Futebol inicia neste sábado 19h51 Torneio Integração de Futebol Society é adiado temporariamente 19h45 Pronatec qualifica mais 100 alunos de Miguel Alves em atividades agropecuárias 19h31 Campanhas de poliomielite e multivacinação encerram segunda (31) 19h21 Alunos do CEEP Angelina Mendes Braga promovem sessões de cinema 19h03 Prolongamento da Alameda Francisco Nogueira será inaugurado amanhã (29) 18h46 Seleção Peruana não desconvoca Guerrero e deve tirá-lo de Fla-Flu 18h40 Osorio diz que não troca São Paulo por outros clubes, mas deixa ‘portas abertas’ para seleções 18h20 Metade das crianças ainda não foi vacinada contra a poliomielite 18h07 Alunos do Pronatec do PI participam do Seminário sobre Games do Vale do São Francisco 18h03 Pré-candidatos no PI se pronunciam sobre denúncias envolvendo a OAB 17h53 Wellington discute exportação de produtos piauienses para os EUA 17h51 'Parece que morri na praia', diz estudante de medicina sem Fies 17h50 Latino fala sobre a mãe: 'Eu dou grana mas ela gasta mais do que ganha' 17h43 Governo estuda aumentar valor para leilão de transmissão de energia no PI 17h37 Após protesto, Nicki Minaj fará performance na abertura do VMA 17h37 Professor português José Pacheco realiza palestra em Oeiras 17h36 Ciclista morre ao ser colhido por Ford Fusion na BR 343; atravessava a pista 17h31 JUIZ EXPEDE novo mandado de prisão contra ex-prefeita 17h28 Vereadora reivindica quadras esportivas para comunidades rurais
Construtora Vanguarda
Contrutora Boa vista
SEU IMOVEL NA DANTAS
BRISA SUL - BOA VISTA
VANGUARDA BARCELONA
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    VILLAGE LESTE - WX
    Boa Vista
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Caminho para o Sucesso
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste