180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
13h48 Mototaxista é preso, suspeito de ter matado, colega de profissão 13h39 Alunos da Unesp usam roupa da Ku Klux Klan para receber calouros 13h38 Bacci acerta volta para Record, ganhando metade de quando saiu 13h32 Vendas de ingresso para Olimpíadas de 2016 começa nessa terça-feira 13h17 Hospital de Água Branca será monitorado por Ministério da Saúde 13h14 Continuação - Hospital Municipal 13h13 Dados pessoais de líderes do G-20 foram divulgados acidentalmente 13h05 Prefeitura de Água Branca e UESPI farão parceria para Olimpíada Brasileira de Matemática 13h03 Continuação OBMEP 13h02 Saibas quais prefeituras do Piauí vão abrir licitação na 'quinta-feira Santa' 12h50 Prefeitura e SESI promovem Ação Global em Barras 12h49 LUZILÂNDIA: Polícia mata dois suspeitos de executar PM 12h47 Jô Soares faz referência a demissões: 'Atingidos pela crise' 12h35 Renato Janine Ribeiro e o desafio do pacto federativo na educação 12h34 Comemoração Páscoa 12h28 WhatsApp começa a liberar ligações grátis para todos os smarts Android 12h28 Morre repórter cinematográfico da TV Globo, Luis Quilião, aos 57 12h26 Cachorro é encontrado com ferida na cabeça cheia de larvas e é resgatado 12h20 'Fui traída', diz ex-affair de Adriano após fotos do jogador com outra 12h17 Ex-BBB 15, Tamires surge em novas fotos para o Paparazzo 12h10 Zezé Di Camargo pede emprego pra filha a Tom Cavalcante, diz jornal 12h07 Aberta vagas para Conselheiro Tutelar em município do Piauí; acesse o edital 12h05 Eliana Amaral, ex de João Kléber diz que 'Amor e sexo ajudam a emagrecer' 12h00 Após cobrança do sindicato, 30 presos serão tirados da 'Central de Flagrantes' 11h59 Os quatro times que vão disputar as semifinais da Copa Municipal de Futsal 2015 já estão definidos
MELHORES IMOVEIS
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180
ISLAMAR NOITE

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 116

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS

    180graus no Instagramno Instagram