180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
23h26 Aconteceu hoje na Câmara Municipal de Agricolândia,uma apresentação do PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS 23h20 Município de Riacho Frio é convidado para evento na APPM 23h15 Estudantes de Direito da UFMA conhecem sobre o funcionamento da Justiça estadual 23h13 Segunda etapa do Pronatec será criada até fim do ano 23h08 Unidade de Saúde do bairro Fripisa começa a ser construída pela Prefeitura 23h08 Rua que interliga cidade tem pavimentação concluída 23h05 Terminal da integração de passageiros necessita de reforma, diz vereador 22h54 Municípios maranhenses não conseguirão cumprir Plano Nacional de Resíduos Sólidos 22h40 Prefeito Gilmar Martins é convidado para evento na APPM 22h35 Último dia para inscrições do 4º Maranhão de Vídeo de Bolso 22h29 Anitta veta perguntas sobre plástica, mas apresentadores ignoram 22h19 Sem saber de gravidez, adolescente dá à luz em vaso sanitário 22h15 Biblioteca do TJMA passará por reforma e ampliação 22h13 Wilsão se reúne com os deputados da base, pela 1º vez, após renunciar 22h09 8 passos para fazer uma demissão virar uma boa notícia para os planos de carreira 22h05 Gestores escolares conhecem plataforma de aprendizagem de conteúdo do Enem 22h05 Sete erros mais comuns que toda mulher comete na hora da maquiagem 22h04 Carla Perez luta para apagar o passado no Tchan e virar a nova rainha das crianças 22h02 O que o seu cocô diz sobre você? Guia de cores revela as pistas de saúde nas fezes 22h00 Caixa realiza seminário soluções e oportunidades e convida prefeito Esdras 21h52 Dr. Pádua: Madeira realiza o maior programa de regularização fundiária do Maranhão 21h45 Produtor agredido por Dado fala sobre a demissão: 'Agora ele vai aprender' 21h35 Operação da Polícia Civil apreende maconha e prende três pessoas envolvidas com o tráfico em Codó 21h32 Banco do Brasil inaugura agência especializada em micro e pequena empresa 21h20 Prefeitura de Bertolínia é solicitada para aderir programa Saúde na Escola
Gerente Eficiente
Gerente Eficiente

Enquete

Você teme que, com o Marco Civil da Internet, passem a controlar mais as pessoas pelo que elas publicam, por exemplo, nas redes sociais?

Total de Votos: 96

Válida de 24/04/2014 a 01/05/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Coelho Fortes Dourado
    BlueShark
    Babylandia

    180graus no Instagramno Instagram

    Gerente Eficiente