180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
18h53 Fora dos planos do Inter, Jorge Henrique pode acertar com o Vasco 18h46 Após elogios ao 'bumbum perfeito', Paolla comenta cenas de minissérie 18h37 Trio invade mercadinho e mata mulher após desferir 8 facadas contra a vítima 18h36 Espanhol faz gol e coloca time na semi do Mundial de handebol 18h29 MP/PI realiza Audiência Pública em Cristino Castro 18h24 CNJ cobra TJ-PI ações voltadas para o combate à violência contra a mulher 18h21 Parnaíba Shopping apresenta Amaury Jucá nesta quinta-feira 18h19 Mototaxistas 'clandestinos' farão manifestação em frente à CMT 18h17 Parlamentar faz reivindicação por pavimentação de via 18h14 Site lança aplicativo para lojistas no marketplace 18h10 Escola da rede municipal de Oeiras se destaca no IDEB 18h10 Coordenação da Campanha da Fraternidade realizará estudo de tema 18h09 Paolla Oliveira de fio dental quase 'quebra' a internet; reveja cena e memes 18h07 MPE-PI firma acordo para sanar graves irregularidades em hospital do interior 18h04 Apresentado no Estudiantes, Álvaro agradece São Paulo e realiza sonho 18h04 Equipe dos professores realizam encontro pedagógico 17h56 Conceição Portela assume interinamente a Secretaria Municipal de Saúde 17h54 Hanseníase: Quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar 17h52 Vagner Love aceita reduzir salário, e Timão busca acordo com o atacante 17h36 Operação no litoral apreende armas, munição e drogas; 2 foram baleados 17h35 Estudo associa puberdade precoce ao consumo de bebidas com açúcar 17h33 Comitê Gestor do TJ-PI discute ajustes no Planejamento Estratégico em reunião 17h31 Camaleões são atraídos por vendedora em parada na Avenida Maranhão. Foto 17h30 Vídeo íntimo de Luana Costa, ex-Gata do Brasil, vaza na web: 'Tô arrasada' 17h05 Faculdade R.Sá divulga relação com 3ª lista de aprovados no vestibular 2015.1
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Qual você considera ser a principal causa da violência no Piauí?

    Total de Votos: 125

    Válida de 28/01/2015 a 04/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram