180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
01h40 Jennifer Aniston e Justin Theroux vão se casar em praia mexicana 01h28 Nicki Minaj exibe bumbum imenso para divulgar nova música 'Anaconda' 01h10 'CQC' cruza Faixa de Gaza para cobrir guerra entre Israel e Palestina 00h57 Para o PT, caso do aeroporto do tio de Aécio pegou nas redes sociais 00h07 Financiamento imobiliário cresce 7% no semestre, mas cai em junho 00h05 Médicos da Índia removem 232 dentes da boca de menino 00h02 Noivo com câncer morre três dias após casar; viúva já esperava 23h55 Judiciário suspende expediente no feriado da Adesão do Maranhão à Independência 23h35 Judiciário controla 4 mil apenados por sistema biométrico 23h15 Sinfra vistoria obras em Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras e Riachão 23h05 CBM-MA comemora Dia Nacional dos Bombeiros com entrega de medalhas e promoções 22h55 Colaboradores da Caema participam de curso de atualização em informática básica 22h45 Louvorsão Jovem Beneficente 22h36 Corregedoria garante cidadania com o acesso aos serviços cartorários 22h35 Namoro Virtual 22h29 Conferência AME MAIS 22h15 Traficante é preso em Viana 22h05 Sedihc acompanha atendimento da Lancha Social 21h55 Encontro de Negócios movimentou Polo São Luís 21h40 Record acerta detalhes para debate com candidatos à presidência 21h35 Seduc promove videoconferência sobre diretrizes curriculares 21h18 Prefeito de Boa Hora será obrigado a implantar ponto eletrônico na Saúde 21h15 Escola Judicial do TRT-MA vai realizar II Semana de Formação de Magistrados em outubro 21h15 Gisele Itié substitui Chris Flores e causa mal estar no 'Hoje em Dia' 21h05 Prefeito Edivaldo fiscaliza ações de recuperação asfáltica no São Francisco e Cohajap
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Violência no Piauí só cresce: você se sente uma pessoa segura hoje em dia?

Total de Votos: 196

Válida de 23/07/2014 a 30/07/2014

Mais lidas

    IRRITEC
    CONSTRUTORA HIDROS
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram