180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
15h21 Piauiense espanta rivais e consegue o vice no Mundial de Jiu-Jitsu‏ em SP 15h18 Urnas biométricas serão usadas por 15% do eleitorado neste ano 15h02 Drama: mulher relata morte do marido aos 39 anos com 400 kg 14h51 VLI abre inscrições para o programa trainee 2015 14h47 Presidente do Conselho Estadual de Educação manifesta apoio à Secretária de Educação de Corrente 14h29 Presidente do Conselho Estadual de Educação manifesta apoio incondicional à Secretária de Educação 14h22 Lotérica, igreja e farmácia são alvos de arrombamentos em Patos do Piauí 14h18 Prefeita Ana Célia será homenageada pelo apoio ao Projeto Maria da Penha nas Escolas 14h15 Funcionários da Air France rejeitam voos em direção aos países com ebola 14h09 João Mádison participa de reunião com o prefeito Raimundo Ferreira 14h08 Escola do Legislativo mantém abertas inscrições para os cursos de extensão 14h06 Buffet Alegria na Big Corrente de Solidariedade 14h05 Roger Abdelmassih será encaminhado à Penitenciária do Tremembé 14h05 Orgulho de Ilha Grande. 13h57 Força Tática leva dois homens presos após furtarem moto no litoral do PI 13h55 Ex-prefeito de Trizidela do Vale é condenado pelo TCE 13h45 Rei da ostentação do pôquer faz desafio do balde com garotas e cabra 13h45 MPMA expede Recomendação para que o Município garanta transporte escolar 13h44 TAC firmado entre MPMA e Municipio prevê elaboração do Plano de Resíduos Sólidos 13h39 II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão:Juíza do Trabalho ministra palestra sobre a Lei do Estágio 13h29 Para estadual, os candidatos de Zé e de W. Dias foram os destaques na TV 13h25 TJMA aprova Resolução que disciplina acesso de partes e advogados 13h19 Família reencontra filho depois de achar filha 10 anos após tsunami 13h18 Na televisão, W.Dias e Mão Santa usam suas esposas na propaganda eleitoral 13h14 Papa Francisco sobre a morte dos parentes: 'Eu também tenho família'
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 666

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    180 NOVALOGO
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram