180graus

Sebrae Jaracaty - 25/03/2009 às 15h17

Alunos expõem trabalhos de pintura em porcelana e azulejo

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae.

Até esta sexta-feira, 27, fica em cartaz no hall do 1º andar do Sebrae Jaracaty (Sede), a II Exposição Arte do Fogo, organizada pelo artesão José de Ribamar Carvalho Pinheiro (Ribinha), com apoio do Projeto de Cultura do Sebrae/MA, Vale e Bradesco. A mostra traz ao público mais de 100 trabalhos de 23 alunos do curso Pintura em Porcelana e Azulejo, ministrado por Ribinha entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.

 

Esta é a segunda exposição organizada pelo artista com o apoio do Sebrae. A primeira Arte no Fogo aconteceu no ano passado, apenas com peças de Ribinha, um dos mestres que ainda luta para manter viva essa arte quase extinta no Maranhão.

 

Nesta segunda exposição, ele resolveu fazer uma coletiva de arte para mostrar ao público os melhores trabalhos dos alunos iniciantes, numa clara demonstração de que a continuidade da pintura em porcelana precisa de divulgação e, obviamente, empenho e técnica de quem se presta a levá-la a sério.

 

“O empenho dos 23 alunos foi tão significativo que resolvi prestigia-los com essa exposição. Sem dúvida, eles ainda precisam ser aprimorados quanto à técnica de pintura em porcelana, mas já demonstram que têm talento para não deixar essa arte morrer”, sinaliza o artista.

 

As peças em porcelana e azulejaria – dentre pratos, porta-retratos, vasos, bandejas, porta-chaves, cinzeiros, canecas, porta-lápis e outros – estão sendo comercializadas na exposição como mais um incentivo para os alunos. “Assim, eles percebem que essa arte tem retorno por meio de pessoas que a apreciam e compram as peças”, coloca.

 

Mesmo com retorno praticamente garantido, Ribinha destaca uma das dificuldades da pintura em porcelana: o preço do material. “Muita gente desiste e não permanece na pintura em porcelana porque os materiais são um pouco caros: são pincéis especiais, tintas, peças para serem pintadas, enfim... Além disso, a grande maioria não possui forno próprio, o que dificulta a queima das peças, sendo obrigado o aluguel do equipamento de outros”, coloca o artista.

 

Para Ribinha, o apoio de empresas privadas e instituições na realização de cursos de formação de novos talentos é de extrema importância para a divulgação da pintura em porcelana, como aconteceu no curso ministrado para iniciantes. “Mas o trabalho realizado foi apenas o básico. Vamos ofertar, em breve, um curso de aperfeiçoamento para os participantes da antiga turma e para quem quiser aprimorar a sua arte de pintar em porcelana e azulejo, que caracteriza uma parte do artesanato de São Luís”, finaliza.
 

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
08h32 Pesquisa põe Brasil em topo de ranking de violência contra professores 08h30 Profis beneficiará contribuintes inadimplentes com o Município 08h24 Projeto desenvolvendo Talentos do Tênis será lançado nesta quinta-feira (4) 08h23 Governo do PI veta projeto sobre piso salarial dos assistentes sociais; saiba 08h22 Acerte o traço! Em busca do pincel de delineador perfeito para cada traço 08h21 Órgãos no Ceará ofertam 2.311 vagas em concursos públicos; veja detalhes 08h20 OAB-PI vai sediar XIV Encontro Nacional do Jovem Advogado 08h20 Motociclista perde o controle de moto e acaba sofrendo acidente na PI 236 08h17 'Ela virou muito diva', dispara Mulher Filé sobre relação com Popozuda 08h17 TSE empossa ministra do STJ e novo corregedor-geral eleitoral nesta terça 08h15 Traficantes são apresentados na SSP 08h14 Algoz de Neymar, Zúñiga chega aos EUA e diz: 'Ele é muito generoso' 08h13 Luciano Paes Landim recebe adesões em 7 municípios do médio Parnaíba 08h12 Como amamentar direitinho um filhote de cachorro? 08h12 Medindo cerca de 2 metros, cobra sucuri chama a atenção ao ser encontrada em PHB 08h10 Nova Miss Rio de Janeiro já pesou 30kg a mais e já sofreu bullying 08h08 Balança tem superávit de US$ 1,168 bilhão em agosto 08h07 Kim Kardashian mostra foto inédita do casamento com Kanye West 08h07 Emerson Sheik nega affair com noiva de Gusttavo Lima em rede social 08h06 ENCERRAMENTO DA 1ª TURMA DO PRONATEC DE ALTO LONGÁ – PI 08h05 Fora de casa, Sampaio busca hoje revanche contra o Paraná 08h05 Dos apelidos às piadas: o debate que você não viu na TV 08h04 Miss Bumbum plus size, July Bittencourt, mostra curvas em ensaio 08h03 Valencia rescinde contrato com Jonas que voltará ao Brasil 08h01 Substituto de Ceni em 2015, Denis já treina para ser o cobrador de faltas
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 136

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram