180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


UNIMED
SAMBAIBA MODULADOS
Dr. Igor Martins
Unimed- diga 33
ISLAMAR
Unimed- diga 33
UNIMED
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
21h54 Movimento Espírita de Picos realizará 28ª Feira do Livro Espírita na cidade 20h07 Irmão de Barack Obama diz que votará em Trump para presidente 19h54 Homem com faca invade clínica para deficientes e mata 15 no Japão 19h50 Prefeito e Secretário entregam manhã a segunda Academia de Saúde com animação 19h42 Imagens fortes! Homem morre após subir em poste para ver Dilma falar 19h41 Sogra de Bernie Ecclestone, da Fórmula 1, está sequestrada desde sexta 19h29 Em 5 anos, só SBT ganha público; Globo perde 20% das TVs ligadas 19h05 Eleitorado do PI é 10% composto de analfabetos; o total é de 2,3 milhões 18h55 FFP confirma a realização da Série B do Piauiense 2016 18h42 Suspeita de bomba isola agência do banco Santander localizada na UFPI 18h06 Porto de Luís Correia: ex-secretário não apresentou defesa à Justiça Federal 18h01 Playboy 'mexicana' traz Suzy Cortez em homenagem aos Jogos Rio 2016 18h01 THE: 2º BEC realiza leilão de viaturas e equipamentos na quinta (28);veja edital 17h56 Homem é detido pela PRF-PI com dois revólveres dentro do carro e sem porte 17h44 'Denúncia de homicídio não impede candidatura de Joãozinho Félix', diz juiz eleitoral 17h23 Acusado de matar pai de jornalista recorre a Brasília para obter soltura 17h20 Homem reage a assalto e acaba morto com tiro na cabeça 17h18 Surpreendente: bebê nasce após quatro meses da morte cerebral da sua mãe 17h12 Um dos maiores eventos do mundo, Olimpíadas é pouco comentada no Brasil 17h11 Ruralzão: Felipe e Lagoa largam na frente rumo à final 17h02 Jôve Oliveira recebe apelo de Socorro Mesquita para que não a traia nas eleições de Piripiri 16h59 Desvios no Porto de Luís Correia: ex-gestor não apresentou defesa 16h55 Instituto de Mulheres Negras do Piauí realizam o 'Julho das Pretas' em Campo Maior 16h39 Idoso de 80 anos realiza pedido que filho fez antes de morrer e salta de paraquedas 16h31 Ronaldinho Gaúcho joga dinheiro para cadeirante em show de Safadão

ISLAMAR
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 278

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    SAMBAIBA MODULADOS
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset