180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
21h03 Meninos encontrados mortos dentro de cisterna são enterrados 20h53 Homem entra em uma casa para 'ver carro à venda' e atira em comerciante 20h29 Suspeito apedreja caminhoneiro em tentativa de assalto 20h18 Secretaria de Educação faz reunião com todos os professores para discutir a jornada de trabalho 20h02 Revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio-Enem 2014 20h01 Envolvidos no caso Telexfree têm bens bloqueados pela Justiça 19h50 Após encarada na pesagem, Aldo promete: 'Cinturão vai ficar aqui' 19h31 NOTA DE FALECIMENTO 19h30 Drica Moraes passa mal durante gravações da novela 'Império' 19h06 FUNCIONÁRIA de padaria é baleada durante assalto no PI 19h03 Serial killer de GO: vigilante ameaça detentos em presídio onde está preso 19h02 Fio cai, mata animais na zona rural e fica no chão por mais de doze horas 18h52 Microsoft Lumia é revelado em imagem oficial sem a marca Nokia 18h49 Polícia Rodoviária Federal apreende carreta com madeira sem nota fiscal 18h46 Coligação de Dilma quer matéria sobre Alberto Youssef fora até do Facebook 18h41 Dubai oferece ouro para quem trocar carro por transporte público 18h35 Após imagem falsificada, Neymar grava vídeo em apoio a Aécio, assista! 18h27 Executivo do Google quebra recorde de queda livre e ultrapassa barreira do som 18h25 Prefeitura de Oeiras realizada palestra sobre Regime de Previdência Privada Social 18h19 Prefeitura de Oeiras realiza visitas ao Povoado Mucambo na zona rural 18h01 Zé Filho e Robert são multados pelo TRE do PI por propaganda irregular 18h00 1 em cada 3 profissionais se demite por estagnação ou desestímulo 17h49 MPMA realiza curso sobre elaboração de termos de referência 17h48 Aluno dispara dentro de escola no estado de Washington; dois morrem 17h48 Roberto Carlos veta legendas em livro e chora com foto de Maria Rita
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,221

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram