180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
15h06 Sato revela: 'Sempre estou bêbada ao transar pela 1ª vez com alguém' 15h01 Vídeo causa polêmica ao mostrar represa do Cantareira em SP cheia 14h58 Número de adolescentes assassinados entre 2013 e 2019 pode passar de 42 mil 14h44 Cristalândia comtemplada com mais um ônibus escolar. 14h43 Pacquiao e Mayweather se encontram em jogo da NBA 14h43 Disputa na Alepi continua: W.Dias terá conversa decisiva com Themístocles 14h36 Guerrero assume desejo de volta à Europa e diz que Corinthians barrou saída 14h34 Por 67 mil carros, Brasil mantém 4º lugar, na frente da Alemanha 14h31 Governo promulga lei para combater trabalho escravo no estado do Piauí 14h31 Comunidade Cajueiro é beneficiada com dois projetos sociais do Piocerá 14h29 Adolescente fã de sorvete e Frozen desafia Serena por final na Austrália 14h28 Projeto 'Cine Jovem': Filmes brasileiros são exibidos em praça pública 14h24 Capitã da seleção de vôlei é vítima de insultos racistas durante a Superliga 14h21 Oeiras: Projeto Cine Jovem exibe 'Rio' na programação de férias 14h13 Prazo de inscrições de médicos brasileiros termina nesta quinta-feira (29) 14h12 Piauí, Parnaíba e Picos são citados em ranking de trabalho escravo; veja dado 13h53 Aprenda a receita de um delicioso sorvete com cobertura de chocolate 13h46 Apple libera o iOS 8.1.3 com correções do Apple ID e do Spotlight 13h44 Inscrições abertas para a edição 2015 do Prêmio MPT de Jornalismo 13h42 Casa é incendiada e criminoso deixa o recado na parede: 'Você me paga!' 13h41 Google quer liberdade para o usuário alternar entre várias opções de operadoras 13h37 Cristiano Ronaldo é suspenso por 2 jogos após soco em brasileiro 13h15 'Corpo de jogador de futebol é delicioso, mas você usa e joga fora' 13h09 Suspeito morre após roubar o carro de policial civil; agente está ferido no HUT 12h51 Piauiense inicia treino no Flamengo e diz que já pensa é na 'amarelinha'
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Qual você considera ser a principal causa da violência no Piauí?

    Total de Votos: 75

    Válida de 28/01/2015 a 04/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram