180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
00h24 Convite: Prefeito Costinha convida a população para receber o Deputado Jota Pinto! 00h17 Sampaio tenta iniciar reação na Série B hoje contra o Atlético (GO) 00h09 River pronto para vencer o imprevisível Interporto de Tocantins 00h05 Bombeiros se acidentam ao participarem do desafio do balde 00h01 Prefeitura de Paço do Lumiar lança edital de concurso público 23h58 [AGORA POUCO]População fica assustada com tiroteio no Cruzeiro 23h55 Desembargadora Maria dos Remédios Buna permanece no plantão até domingo 23h36 Mulher gasta R$ 500 mil em cirurgias para se parecer com caricatura 23h35 Divulgados os plantonistas da Justiça do Trabalho deste fim de semana 23h16 Nokia Lumia 530 é lançado no Brasil por apenas R$ 399 23h15 Justiça determina que instituição pública Solar do Outono abrigue idoso 23h06 Município de Santa Luzia terá que recolher animais soltos nas ruas e estradas 22h55 Policial militar é condenado por homicídio em São Lui 22h48 Prefeito assina a ordem de serviço de construção do colégio da localidade Faveira 22h40 Grave acidente deixa 3 feridos 22h35 Seduc e Ufma promovem seminário do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Maranhão 22h25 Governo apresenta a parceiros planta da área da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 22h15 Polo Agrícola HortCanaã lança portfolio de produtos 22h10 Hamas executa acusados de colaborar com Israel diante de multidão 22h08 Heráclito diz que produção de energia será sua bandeira de luta, caso seja eleito 22h05 Sejap inaugura Casa de Oração no CDP de Pedrinhas 22h04 Impressora 3D, aparelho que 'cria de tudo', já é vendida no Brasil 22h01 Após ação da CGE-PI, Piauí consegue sair da lista dos inadimplentes da União 21h55 TRT-MA realiza Semana de Execução em setembro 21h51 Prefeitura requalifica ruas no Bairro de Fátima e Coheb de Baixo
ControlX

Enquete

Um dos problemas que mais assombra a população de Teresina é a insegurança. Se hoje, você pudesse se mudar para uma zona 'mais segura' da cidade, onde iria morar?

Total de Votos: 199

Válida de 22/08/2014 a 29/08/2014

Mais lidas

    180 NOVALOGO
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram