180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Curta a nossa fanpage
VAL PRAEIRO HELICONIA
ZAP ZAP DO BETO
WX - Village Leste
THREVO PIATZ
Duas cabeças pensam melhor do que uma
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
05h51 Faustão diz que Globo é consciente de defeitos e que deve se renovar 05h33 Ação conjunta prende grupo suspeito de praticar rachas em rodovia 05h12 Aos 16 anos, filho de Schumacher vence corrida da Fórmula 4 pela 1ª vez 03h56 População de Katmandu dorme na rua com medo de novos tremores 03h31 Em depoimento à PF, Gleisi Hoffmann nega ter recebido propina de Youssef 03h12 Famílias recebem notícias de cariocas no Nepal após terremoto 02h01 CEMTI realiza manifestação contra nomeação de novos diretores 01h54 Itamaraty localiza 54 brasileiros no Nepal; não há brasileiros mortos ainda 01h47 Projeto Coreto Itinerante leva música aos bairros de Oeiras 01h27 Em 5,25 segundos um americano conseguiu resolver cubo mágico 01h03 Com crise Petrobras termina 2014 com 5.200 funcionários a menos 00h49 Luciano Huck se desliga de grife após polêmica com camiseta infantil: 'Aprendi' 00h29 Polícia investiga presença de Jon Jones em acidente de carro e fuga 00h03 Andressa Ferreira diz: 'Beijo mais gostoso do mundo do meu príncipe' 00h03 Segelhys Teles se apresenta pela segunda vez no dia do evangélico em Canavieira 23h48 Robinho poderia ter jogado, mas foi poupado para volta na Vila, diz técnico 23h38 Dia do evangélico é comemorado com muitas orações e shows gospel em Canavieira 23h35 Felipão se diz satisfeito com empate e 'cobra' jantar de técnico do Inter 23h14 Botafogo perdeu e terá que vencer Vasco por dois gols, mas René ficou feliz 22h56 Criminosos invadem festa e matam 9 pessoas da mesma família 22h32 C. Rodríguez fica feliz com retorno e Felipão espera evolução na semana 22h28 River conquista invicto o 1º turno do Piauiense de Futebol 22h10 Ajuda chega ao Nepal enquanto aumenta número de vítimas 21h54 Faustão diz que Globo é consciente de 'defeitos' e que precisa se 'renovar' 21h35 Quase 200 cinemas alemães boicotam 'Vingadores: Era de Ultron'
ZAP ZAP DO BETO
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Curta a nossa fanpage

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Para você, no âmbito do Executivo, qual o pior nível de administração?

    Total de Votos: 151

    Válida de 25/04/2015 a 02/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    VAL PRAEIRO
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    Curta a nossa fanpage
    THREVO POETIC

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    THREVO POETIC