180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Galaxy - Curso de Oratória
zika adv6
UNIMED DIA DAS MÃES
Últimas Notícias
22h00 Cláudio Costa vai pedir indenização por danos contra a mãe de Jéssyca 21h19 Antes de deixar ministério, Marcelo Castro liberou R$ 3,6 milhões ao HU 20h20 Faculdade Maurício de Nassau realizou o primeiro 'Café com Sophia' 20h19 Instituto Criminalística do Piauí tem nova coordenadora à frente do órgão 20h17 Colisão entre Corsa e ônibus escolar deixa 1 morto em BR 20h07 Governador W. Dias, visita obras do município de Coivaras 19h36 Menor espanca vítima, rouba celular e é apreendido pela polícia 19h17 Ouro no Pan de judô traz vantagem a Sarah Menezes por vaga olímpica 18h55 Secretário visita obras da Penitenciária de Parnaíba e estuda construção de novo presídio 18h28 Em praça pública, prefeita da cidade de Coivaras faz corte de bolo 18h06 Mototaxista piauiense é morto com tiros de pistola em SP 18h05 Após reprovar filha de Cunha, funcionário do Detran foi punido, diz jornal 17h49 Ministro diz haver descrição de como Wilson Brandão teria praticado crime 17h46 SEMASC promove palestra de Prevenção ao Suicídio 17h43 Localidade Pedra Miúda recebe Unidade Móvel Odontológica 17h42 Fundação Municipal de Saúde anuncia Dia D para vacinação contra 'influenza' 17h30 Moro recebe ação penal contra marqueteiro de Lula e Dilma por esquema na Petrobras 17h27 STJ nega liminar para extinguir ação contra ex-secretário Wilson Brandão 17h18 Bandeira tarifária das contas de luz continua verde em maio 17h17 Secretaria municipal de saúde realiza entrega de filtros na localidade Malhada de Areia 17h14 Cartório Eleitoral de Campo Maior funciona neste sábado e domingo 17h12 Brasil e Peru assinam acordo de livre comércio de veículos 17h12 Acompanhamento das licitações gerou economia de até R$ 5 milhões ao Piauí 17h08 RC Teresina Piçarra recebe a palestra “O Poder da Decisão” 17h05 Bruna Marquezine implanta chip que combate TPM
SUNSET
Construtora Vanguarda

Adv Rafael Dantas
Fabio Veloso
Gráfica180 - Venda Plotter
Galaxy - Curso de Oratória

Mais Lidas

    ZikaZero
    SUNSET

    Enquete

    O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, João Rodrigues, gasta mais com publicidade do que Fábio Abreu gasta com segurança pública. Como você avalia essa situação?

    Total de Votos: 83

    Válida de 27/04/2016 a 04/05/2016

    Galaxy - Curso de Oratória
    Gráfica180 - Venda Plotter
    alves e alves
    elite
    ZikaZero

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    ZikaZero