180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Wilson Gondim
Unimed
Unimed
Últimas Notícias
18h50 Rede de computadores da Justiça Eleitoral será bloqueada por segurança 18h40 Picos: filho de Gil Paraibano deseja morte aos opositores em postagem 18h33 São Francisco do Piauí conta com reforço policial para eleições 18h31 Papa Francisco denuncia ‘guerra mundial’ contra o casamento 18h27 Conselho Regional de Psicologia encerra inscrições na quinta-feira, 05 18h14 Ônibus com eleitores trazidos do DF para votar no PI é flagrado pela PRF 18h11 Donald Trump fez participação em filme ‘softcore’ da Playboy 18h00 Creche, Escolas e ônibus são queimados em Ribamar-MA 17h55 Vice-governador de Goiás recebe alta após atentado em Itumbiara 17h39 Partidos continuam privilegiando candidaturas de homens e de brancos 17h34 'Quem ganha e quem perde' em THE se Firmino Filho garantir reeleição? 17h21 Horário de verão começa dia 16 de outubro no Sul, Sudeste e Centro-Oeste 17h16 Polícia no Piauí prende três pessoas e apreende motos, armas e dinheiro 17h02 Eleições 2016: Urnas eletrônicas chegam aos locais de votação 16h31 Allisson Paixão assume o comando da assessoria de Ciro em Teresina 16h10 No PI: Carro com irmão de candidato é atingido por disparos de arma de fogo 15h31 Criança de três anos é encontrada morta em máquina de lavar roupas 14h16 NOTA DE ESCLARECIMENTO: Caminhada de Luís Fernando 45 é cancelada 14h05 Em comício de encerramento de Luis Fernando, Flávio Dino garante apoio à próxima gestão de Ribamar 13h45 Dr Helder autorizou esta semana celebrações com pastores e padres na Chácara Eugênio 13h20 Procissão seguida do arreamento do mastro encerrou festejo ao nosso padroeiro São Francisco de Assis 12h49 Na reta final, Amadeu Campos debate propostas ao vivo no Facebook 12h14 TSE dá dicas para votação tranquila ou justificar sua ausência na eleição 11h33 Véspera das eleições tem prisões por crime eleitoral no PI 11h22 Divulgada a 8ª chamada da lista de espera do SISU 2016.2; veja nomes

Terno e Cia
Dr. Wilson Gondim

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV

    Enquete

    Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

    Total de Votos: 475

    Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

    Casa do cartucho
    Silva, Guedes & Barroso
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Wilson Gondim

    180graus no Instagramno Instagram

    Dr. Wilson Gondim
    Panificadora Canindé