180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
20h35 Novo centro cirúrgico do Hospital Carlos Macieira já atendeu cem pacientes 20h25 Casal é preso em Caxias após sequestrar agente penitenciária em Teresina 20h24 Servidores da Sesapi participam de curso sobre Gestão de Convênios e Contratos de Repasses 20h15 Homem é preso por porte ilegal de armas em Buriti 20h04 De cada dez candidatos, apenas três são mulheres 19h49 MPF notifica todas as prefeituras do Piauí sobre 'Padrão SUS' 19h39 Galvão Bueno desiste de aposentadoria e renova contrato com a Globo 19h22 Aguinaldo Silva comemora sucesso do primeiro capítulo de 'Império' 19h05 Secretário de Segurança visita obras do Batalhão de Polícia Ambiental 19h01 Reynaldo Gianecchini quer ser pai o quanto antes, diz colunista 18h55 Prefeitura inicia fiscalização eletrônica nesta segunda-feira (28) 18h53 Gaga volta a chamar atenção em show por sua barriginha mais saliente; Amplie! 18h50 Liseira: SA suspende a produção de campanha e a AMC pode fazer igual 18h45 Técnicos da SES encerram cursos de qualificação em gestão 18h35 Michael Schumacher se comunica pelo movimento dos olhos, afirma jornal 18h30 Faculdade Pitágoras divulga nota sobre matéria publicada no 180 Graus Maranhão 18h20 Pink Country com Anderson Rodrigues e Stanley & Cristian 18h04 Secretário e membro do CGM acompanham trabalhos de implantação de cisternas 18h03 Lucro do McDonald's cai para US$ 1,39 bilhão no 2º trimestre 18h03 TRE indefere o primeiro registro de candidatura para deputado federal 18h02 Crise se alastra: André Santos é demitido, Elano e Erazo se demitem 18h01 UFPI promove Curso de Extensão em LIBRAS para alunos que cursam Letras 18h01 Ariano Suassuna está em coma e respira por aparelhos na UTI 18h01 Descubra 5 elementos potentes no combate ao envelhecimento da pele; São dicas! 17h57 Dupla que invadiu Correios em RO fez 7 assaltos em 10 dias, diz polícia
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Pelo que foi o primeiro capítulo, a nova novela da TV Globo, Império, será melhor que a novela Em Família?

Total de Votos: 158

Válida de 21/07/2014 a 28/07/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC

    180graus no Instagramno Instagram