180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
19h02 Confira os números do IDEB das escolas do município de Agricolândia 19h00 Inicia segunda etapa de vacinação contra HPV em Agricolândia 18h53 UOL destaca falta de internet e até a 'sobra' de eleitores em cidade do PI 18h46 Alerta: Van é incêndiada por bandidos em Ribamar 18h34 Provas do teste seletivo para estagiário da PGM ocorrem neste domingo 18h32 Credibilidade em Miguel Alves: Júlio César e Oliveira Júnior na liderança 18h14 Piloto sobrevive, mas casal morre em queda de helicóptero em represa 18h11 Namorada de goleiro dos Estados Unidos, faz ‘selfies’ ousados e sem roupa 18h08 Neymar relembra tempos de garoto com amigo após 10 anos; veja evolução 17h56 Candidato Responde: Purificação tem a educação como sua bandeira 17h37 'CHUPA-CABRAS' são encontrados em caixas-eletrônicos 17h10 Para ministro, correção de dados não afeta credibilidade do IBGE 16h48 Psicanalista do programa Encontro é demitido após dizer que não gosta de bichos 16h34 Projeto Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário 16h34 Projeto Escola Aberta no Barro Vermelho 16h31 'Gosto de dominar na cama', afirma Aline Zattar, a Miss Brasil Plus Size 16h31 Após matar diversas aves, jibóia de quase 2 metros é capturada; Fotos! 16h15 'A Fazenda': Peões criticam Lorena: 'barraqueira e exagerada' 15h48 Claudia Leitte passa vergonha em programa e vira piada na internet 15h46 Heráclito Fortes visita 12 municípios piauienses ao lado de Zé Filho 15h33 Unidade Escolar Dr. José de Moura Fé entrega certificados de formação do ProEMI 15h28 Museu de Esperantina teve peças roubadas 15h25 Comércio é alvo de arrombamento em Esperantina, durante a madrugada.foto 15h13 Aécio: 'Irregularidades na Petrobras são crime de lesa-pátria' 15h02 Convite festa para as crianças da comunidade Jabuti II de Paes Landim
Mesário Voluntário

Enquete

Avenidas como Dom Severino, Barão de Castelo Branco, Celso Pinheiro, entre outras, tiveram grande parte de seus retornos fechados pela Strans, no intuito de melhorar o fluidez no trânsito. O que você achou destas mudanças?

Total de Votos: 159

Válida de 19/09/2014 a 26/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram