180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Phocus Galerie
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Marquinhos do Pará
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
00h21 SENAR realiza Curso de Casqueamento e Ferrageamento de Cavalos em Monsenhor Gil 00h01 Jales/Picos: Pe. Walmir tem 35,67% e Gil Paraibano 30% 23h39 Segundona: 4 de Julho x Comercial na Arena Ytacoatiara muda de horário ;Veja 23h01 Café Cultural na Sociedade de Estudos Espíritas de Teresina 22h27 Elmano Férrer vai para a votação do impeachment com o DNIT na mão 22h23 Impeachment: Michel Temer tinha agenda com Ciro Nogueira 21h12 Gil Paraibano livre da inelegibilidade deixa 'páreo' mais acirrado em Picos 21h04 Gilmar Mendes critica a Lava Jato: 'cemitério está cheio desses heróis' 21h02 ALVAL: Deputado recebe homenagens da Academia de Letras do Vale do Longá 20h32 Certo da impugnação do registro de Dr. Alexandre, Gil Carlos se arrisca 18h52 25 g de açúcar: é o máximo que as crianças devem consumir por dia 18h34 Jornalista Goulart de Andrade morre aos 83 anos, em São Paulo 18h14 Beneficiário do Bolsa Família e Minha Casa terá linha de crédito 18h03 Show da Independência 17h58 Suspeito de pedofilia é preso pela Civil no litoral do PI;tentou esconder celular 17h52 Convocação: INSS fará nova perícia em beneficiados por invalidez 17h52 Realizado Grande Show no Bar da Lagoa 17h47 Começou o Tradicional Festejo de São Raimundo Nonato 17h41 Importância do aleitamento materno foi tema de palestra para gestantes 17h38 'Eleições 2016': 20 candidatos já protocolaram desistência 17h34 Astros do Uruguai se unem, peitam federação e ameaçam deixar seleção 17h31 Astro teen com mais 2,7 bilhões de views no Youtube traz espetáculo 17h27 'Malhação' estreia com alta audiência e bomba nas redes sociais 17h17 Ator de 'Teen Wolf' sai do armário, mas volta atrás e diz que não é gay 17h14 Documentário mostra como cubanos utilizam Netflix mesmo sem internet

SAMBAIBA MODULADOS
Laurice - Projetos
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
ISLAMAR
Phocus Galerie
Terno e Cia

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 17

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    SAMBAIBA MODULADOS
    Casa do cartucho
    Shop Festa - Inauguração
    Silva, Guedes & Barroso
    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    ISLAMAR
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Alves e Alves (Dr. Daniel)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé