180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


10 melhores piores prefeitos
18 Piauienses + Influentes de 2015
unimed fev
Últimas Notícias
20h31 Corso Maior se consagra como melhor do interior do Piauí. VEJA FOTOS! 20h26 Fabinho marca único gol da primeira vitória do River na temporada de 2016 20h23 Pré Bola e Leitão Folia resgatam carnaval do mela-mela em Campo Maior 20h17 Serviço de Inteligência prende acusado de participar de assalto a ótica 20h16 Jovem é morto a facadas em THE e PM prende 3 suspeitos 20h10 'Sanatório Geral' chega a 12ª edição com muita animação e alegria; fotos 20h10 Xé Pop e uma multidão abrem o Carnaval de Campo Maior. CONFIRA! 20h03 Transmissão de zika por beijo não está comprovada, diz infectologista 19h57 Jornalista é assediada ao vivo em transmissão de TV na Alemanha 19h52 Vereador reage ao ter residência invadida e dois suspeitos morrem 19h45 Organização do Carnaval culpa produção de Luiz Caldas por atraso em Salvador 19h39 Ivete Sangalo promove diversidade e beijo gay em seu bloco em Salvador 19h35 Capa da Sexy revela preferências na cama: 'Gosto mais de ser dominada' 17h55 Carnaval mela-mela é só alegria em Miguel Leão 17h30 Capote da Madrugada mistura ritmo do frevo com a folia do Piauí. Fotos 15h23 Gabriel Levi e Forró Pura Raiação agitam o sábado em Água Branca 15h20 Corso de Água Branca reúne milhares de foliões na abertura do Carnaval da Magia 15h18 Continuação: Corso 2016 15h14 Motorista morre afogado após salvar jovem no rio Canindé 14h52 Moto é roubada no centro de Beneditinos nesta manhã de Sábado 14h40 Sarah Menezes vence japonesa pela primeira vez e leva bronze em Paris 14h28 Delegacia de Homicídios vai mudar para o Centro Administrativo 14h16 'Eles estavam era rindo', diz Baretta sobre menores que mataram militar 14h03 Secretaria de Assistência Social promove carnaval da terceira idade 13h55 'BBB16': Matheus é o novo Anjo e castiga Munik, Tamiel e Daniel com o Monstro

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 194

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram