180graus

PONTO DE VENDA - 10/08/2010 às 07h44

Técnicas de Merchandising e Promoção geram lucros

 

Merchandising cria uma atmosfera agradável e destaca produtos no PDV

Empresário, como consumidor, em determinadas lojas, você entrou e ficou com uma enorme vontade de comprar tudo. O seu impulso em adquirir determinado produto ou serviço não foi por acaso. Talvez não saiba, mas, quando isso acontece, você está sendo “vítima” das técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas.

Você já ouviu falar em Merchandising e Promoção de Vendas? Antes de tudo, saiba que essas duas ferramentas são as mais eficazes da Comunicação Empresarial dentro do chamado Ponto de Venda (PDV). Merchandising é todo o esforço contínuo para dar melhor visibilidade aos seus produtos dentro da empresa. Promoção de Vendas tem tempo limitado e tem como objetivo gerar a comercialização imediata do produto ou serviço.

Como principal ferramenta de Merchandising, temos a “exibitécnica”, que é a técnica de exibir produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem finalidade destacar produtos, ambientes e exposições. Para isso, é necessário que o empresário tenha criatividade, originalidade e funcionalidade. Por exemplo, não adianta criar algo mirabolante, como uma pilha de caixas gigante dentro da sua empresa, se vai atrapalhar o espaço físico e impedir o cliente de circular e perceber outros produtos.

Aliado a exibitécnica, o empresário deverá pensar elementos que agregam valor ao que está sendo mostrado como forma de atender dos funcionários, vitrines, som, aroma, iluminação, cores, decoração, uniforme dos funcionários, forma de atendimento dos funcionários, dentre outros. Auxiliam no Merchandising da empresa, ferramentas de comunicação como: móbiles, cartazetes, balões, letreiros, bandeirolas, manequins, banners etc.

Promoção de Vendas estimula o cliente à comprar determinado produto ou serviço

Já Promoção de Vendas, como o próprio nome está dizendo, tem como objetivo maior promover vendas imediatas. Assim, para pensarmos a diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas, podemos pensar que o primeiro cria uma imagem na mente do cliente, sendo, portanto, contínuo. Já o segundo estimula seu cliente a comprar no momento em que olha para o produto. Se você coloca uma seta indicando uma redução no preço ou mostrando que ele vai levar dois produtos, pagando apenas um, ali existe uma promoção de vendas.

Como técnicas de Promoção de Vendas, podemos citar algumas, como: concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, materiais de apoio a vendas, treinamentos, degustações, demonstrações, peças de PDV, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. Certamente, você já foi a alguma empresa e ficou estimulado a comprar pelo sorteio que tinha agregado na aquisição do produto. Então, frisando: a Promoção de Vendas faz você levar o produto por mostrar alguma vantagem momentânea.

Fica claro que alguns dos objetivos específicos da Promoção de Vendas são aumentar a rotatividade de um produto, eliminar estoques; induzir novos consumidores à experimentar e à comprar; fidelizar de clientes a uma marca; gerar tráfego nas lojas; aumentar participação no mercado e diferenciar uma marca de seus concorrentes.

Reforço que todas as empresas, sejam privadas ou públicas, pequenos ou grandes negócios e formais ou informais terão que estabelecer técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Todos os empreendimentos fazem parte de um mercado e devem ser trabalhados de forma estratégica.

Bem, agora pense em sua empresa: o que você pode fazer em relação as técnicas de Merchandising e Promoção de Vendas. Esteja a todo momento pensando o que estabelecer para tornar o seu ambiente mais chamativo e capaz de conquistar e manter clientes.  Garanto que de nada adiantará a sua propaganda ser veiculada nos meios de Comunicação ou até se um cliente seu fizer o favor de indicar sua empresa, se quando outro determinado consumidor chegar e não encontrar um ambiente confortável e que estimule a comprar.

Ah... fique certo que o seu concorrente já está pensando e agindo  nas áreas de Merchandising e Promoção de Vendas. Ainda duvida? Então, dê uma olhadinha nas outras empresas do seu ramo de atividade. Boa sorte e até a próxima!

 

 

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
14h23 THE Shopping entrega ampliação ao público e sorteia Mercedes a lojistas 14h10 Loja de Jóias é Assaltada por 5 Menores em São João dos Patos 14h07 Prefeitura de Teresina distribui 30 mil sementes de Ipê-Amarelo 14h02 Empresários participam de reunião para tratar de preparativos do IX Festival de Cultura de Oeiras 14h00 Oeiras: Empresários participam de reunião para tratar de preparativos do IX Festival de Cultura 13h55 7ª Vara Cível da capital promove ação social e celebra o Dia Rosa 13h51 Mão na bola? Galo reclama de lance com Cáceres antes do 2º gol do Fla 13h47 Vereador lamenta preconceito contra nordestinos 13h43 Médico Marcos Pacheco será secretário de Saúde no governo Flávio Dino 13h40 Aviso de Audiência pública a ser realizada na câmara de vereadores da cidade 13h39 Edital de Convocação para audiência pública 13h38 Câmara convoca dois ministros e impõe segunda derrota de Dilma após eleição 13h34 Advogado eleitoralista Édson Vieira faz aniversário nesta quinta 13h32 Marquezine vai a evento e comenta título de mais sexy: 'Engraçado' 13h26 Julgamento de acusados de assalto não aconteceu por falta de combustível em viaturas 13h18 ECOSPORT bate em caminhão no GO e mata 3 piauienses 13h11 Em Barras agora o Blog do Téo Pereira 13h10 Cônjuge bagunceiro atrapalha sua carreira, diz estudo 12h58 Souza exalta Sul-Americana: 'Certeza que o Aidar mudou de opinião' 12h36 Picos: SEMAM promove oficina de educação ambiental 12h34 Claro fecha acordo exclusivo com a Apple para financiamento de iPhone 12h25 Acusado por morte de biomédica é condenado a prisão; regime aberto 12h18 Prazo para anistia de juros e multas do IPVA no PI termina na sexta (31) 12h16 Multas de trânsito vão subir até 900% a partir deste sábado (1) 12h13 Agespisa inaugura ampliação de ETA em Padre Marcos e Belém

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 738

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    180graus no Instagramno Instagram