180graus

Anne Beleza - 23/02/2012 às 07h51

Quer montar um salão de beleza? Confira a história de Rosário Pereira

\"\"\"\"

Rosário venceu os desafios da vida difícil e montou salão que conquista as teresinenses

Nascida no interior do município piauiense de União, a proprietária do Salão Anne Beleza, em Teresina, Maria do Rosário Pereira (36), é filha de pais lavradores. Ao todo, ela tem mais onze irmãos. Mas, aos sete anos de idade, ela já se destacava a frente dos irmãos pela disponibilidade de ajudar seus pais na labuta diária na roça, quebrando coco para aumentar a renda da familiar e obter alimentos diariamente. Sua história é um excelente exemplo de superação pessoal e empresarial. Há dezoito anos ela abriu a Anne Beleza e em 1999 registrou a empresa.

”Sempre senti que aquele ambiente sofrido e causticante da roça não era o que eu queria para meus familiares. À medida que crescia, pedia minha mãe que deixasse eu morar Teresina para trabalhar em residências como doméstica, pois poderia, assim, conseguir meios de ajudar meus irmãos e quem sabe, tirar todos eles do interior. Eu tinha a certeza que eu iria crescer, ganhar dinheiro e mudar a realidade de nossas vida”, conta emocionada Rosário Pereira ao lembrar dos momentos difíceis pelos quais passou.

Ela conta que em um dos seus empregos a sua patroa tinha um salão de beleza em casa e, aos poucos ela foi sendo inserida na atividade como ajudante de limpeza, fazendo a cera caseira para depilação. “Percebi que aquele tipo de empreendimento tinha muito a ver com minhas aspirações e me dedicava em aprender tudo”, recorda.

Rosário, no entanto, lamenta que ao manifestar seu desejo em trabalhar como cabelereira sua patroa dizia que por ser negra e empregada não teria muita chance de crescer na profissão e que os seus possíveis certificados de cursos não serviriam em nada. A empreendedora enfatizou que nada do que a dona da casa dizia a impedia de sonhar a querer ter seu próprio negócio.

“Engravidei de minha filha mais velha num período de muitas dificuldades, voltei para o interior onde passei somente um mês e resolvi voltar para Teresina com mais afinco em vencer, com a promessa de colocar o nome de minha filha Anne num salão de beleza”, disse. Rosário fala que ela era também um motivo a mais para vencer nos negócios e na vida.

Ela lembra que um companheiro a ajudou a concretizar seu sonho, abrindo caminho para que alugasse um ponto numa avenida movimentada na cidade de Teresina. Ainda com pouco conhecimento mas com muita dedicação, determinação, vontade de vencer, Rosário adquiriu uma cadeira própria para salão e mais alguns utensílios mínimos para o trabalho com a beleza da mulher. A empreendedora prestava serviços básicos à clientela, como corte de cabelo, escovas, manicure e pedicure.

Aos poucos meu negócio prosperava com a ajuda de apenas uma funcionária. À medida que a clientela aumentava, eu ia empregando mais uma pessoa, até chegar ao ponto em que tive que me ausentar mais tempo do salão para me dedicar à minha vida pessoal e ajudar minha família que ainda se encontrava no interior.

”Comprei uma casa e trouxe toda a minha família do interior para morar em Teresina. Esta ausência custou-me uma queda nos negócios que quase fechei o ponto”, disse. Ela afirma que foram momentos ruins, pois teve que demitir funcionários e chegou a perder clientes por falta de recursos para aquisição de bons produtos para o salão.

Passado esse tempo ruim, Rosário diz que hoje todos os seus irmãos têm seus próprios negócios e possuem moradia. “No mesmo ponto alugado desde o inicio, por uma questão de apego e crédito do dono permaneço até hoje”, comemora.

Para evoluir no mercado e ficar antenada com as novas ideias na área da beleza, a empreendedora diz que participa de cursos em Teresina e em outras cidades do Brasil e até em outros países. “Participo de congressos e feiras para conhecer as novas tendências do mercado”, reforça. Em 2011, ela concorreu ao Prêmio Mulher de Negócios, que é promovido pelo SEBRAE, e ficou entre as dez melhores histórias empreendedoras do Piauí.

\"\"\"\"

Rosário e sua equipe de colaboradoras

Rosário não revela seu faturamento mensal, mas diz que hoje se encontra numa situação financeira favorável em relação ao Salão Anne Beleza. Ela revela que tem quinze funcionárias distribuídas em dois estabelecimentos. “Há dois meses abri uma filial em um dos meus quatro imóveis, visando inserir seu companheiro nos negócios. Hoje ele é responsável em fazer o acompanhamento financeiro do novo salão enquanto eu me desdobro em dar assistência aos dois locais”, acrescenta.

A empresária comenta que certos serviços são exclusividade sua. Nos dois salões, ela fica envolvida no acompanhamento das atividades dos serviços, na gestão dos negócios, revisando as anotações necessárias para ter a visão da situação da empresa e fazer investimentos.”Faço até o monitoramento dos cuidados com resíduos químicos e do lixo gerado pela atividade, tais como fios de cabelos, frascos plásticos e vidros. Sempre tive a preocupação de embalá-los de forma correta para que a coleta de lixo seja feita de forma segura”, enaltece a empresária.

Para este ano, Rosário tem um projeto de financiamento já aprovado pelo Banco do Nordeste para ampliar o salão da Av. Campos Sales. Ela pretende organizar a parte de atendimento por setores, tais como: estética, química, cabelos, manicure/pedicure e depilação. Deixando a modéstia de lado, ela afirma que é referência entre as várias profissionais da cidade. “Minha equipe de trabalho faz a diferença e isso facilita sempre o nosso serviço de deixar nossas clientes lindas e com a auto-estima muito maior”, evidencia.

Aos interessados em montar um salão de beleza o investimento inicial, fora o aluguel ou compra do imóvel, pintura e decoração do espaço, deve ficar em torno de R$ 15 mil. O valor contempla a compra dos aparelhos básicos de um salão, como cadeira para corte, lavatório, bancada, cadeiras de espera e demais utensílios, como tesouras, escovas, secador e produtos de tratamento.

A Anne Beleza está localizada a Avenida Campos Sales, 1234. Os telefones de contato são (86) 8801 0070 / 9472 1312 / 3213 7270.

\"\"\"\"

Premiações em eventos do setor da beleza

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Igor Martins
UNIMED - DIGA 33
Últimas Notícias
11h31 Veja os 8 erros que você deve evitar na hora de fazer as suas unhas 11h17 Juiz autoriza 'liberar' suspeito de causar acidente em THE 11h16 Prefeitos discutem na APPM eleição e a prestação de contas nas cidades 11h14 Messi diz que não joga mais pela seleção da Argentina 11h06 Homem é preso por tentar apagar tocha olímpica com balde d'água no MS 10h51 CGE publica manual para orientar sobre despesas com diárias 10h45 Mais da metade das audiências de custódia no Piauí resultam em prisão 10h35 Ruralzão: quatro equipes avançam às quartas de finais 10h25 Após rebelião na Custódia, pelo menos 10 fogem, um morreu e 2 estão feridos 10h18 Pio IX realiza 1º Arraiá da Saúde 10h15 Observatório divulga espetacular imagem detalhada de Júpiter 10h11 Inquérito sigiloso apura se Renan Calheiros recebeu propina no exterior 10h07 Rogério Pereira assume a Secretaria de Turismo de Pedro II 09h52 Confira os 9 sinais de que você pode ser demitido muito em breve 09h47 Homem é preso por tentar apagar tocha olímpica com balde d'água; veja o vídeo 09h45 Ex-BBB Ana Paula fará participação na novela 'Haja Coração' 09h39 Mais um: polícia mata criança de 11 anos durante perseguição 09h34 Concursos com inscrições abertas reúnem 19,4 mil vagas em todo o país 09h31 River perde para o Confiança no Albertão e fica na lanterna no grupo A 09h28 Governo do Piauí pretende reduzir R$ 300 milhões com revisão de contratos 09h26 Munik tenta participação em novelas mas leva não da Globo 09h21 Cauã Reymond divertiu-se para viver transexual: 'Filha me vendo de peruca!' 09h17 Fabio Assunção se declara para a namorada durante férias no Caribe 09h07 Acidente com idealizador do 'Salve Rainha' deixa um morto em Teresina 09h06 Os três petistas presos pela Operação Lava Jato querem responsabilizar o PT

Contratamos designer gráfico

Mais Lidas


    Enquete

    Escândalos de corrupção têm sido cada vez mais frequentes no noticiário. Pagamentos de propina à nível nacional envolvem até políticos do Piauí. Você acha que ainda tem jeito pro Brasil?

    Total de Votos: 241

    Válida de 16/06/2016 a 23/06/2016

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset