180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


180 & Gracom - Maratona
Phocus Galerie
UNIMED DIA DAS MÃES
Terno e Cia
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Casa do Cartucho
Marquinhos do Pará
Panificadora Canindé
vaga pesquisadores
Últimas Notícias
13h48 Refis: Contribuintes têm até o dia 30 de junho para renegociar as dívidas 13h39 MPF instaura inquérito civil público sobre descaso na Serra da Capivara 13h37 Concurso para médicos é lançado por prefeitura no Maranhão; acesse edital 13h10 Agência dos Correios é assaltada por dupla armada na zona Sul de Teresina 13h07 Atuação do MP garante concorrência regular em seleção para a Carro-pipa 13h04 MP realiza vistoria no 9º Batalhão de Polícia Militar de Teresina 12h54 Despedida de Gleice faz jurados e Ana Paula chorarem no 'MasterChef' 12h45 Ticiane Pinheiro tem crise nervosa após ataque a Ana Hickmann e rejeita convites 12h41 Ocupações do MinC já acontecem em todos os Estados, diz movimento 12h40 Fã de Gracyanne Barbosa forçava a namorada a fazer exercício físico 12h32 Ex-presidente Lula pede para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal 12h30 O histórico laboratório de História da UESPI em São Raimundo Nonato 12h28 Mulher se vinga de ex com spoiler sobre 'Game of Thrones' 12h00 Campeonato de Skate de Oeiras é realizado 11h56 Obra inaugurada no Piauí ainda traz o nome de Dilma Rousseff 11h39 Grupo Vivendo Melhor visitando a academia saúde em Sigefredo Pacheco 11h38 Espaço Cidadão inaugurado pelo governo funciona a meia-boca 11h09 Sonia Abrão diz que não teria críticas ao programa se estivesse na Globo 11h09 Sigefredo Pacheco: Prefeito Oscar Bandeira visita construção de estrada na zona rural 11h08 VISITA DE SÉTIMO DIA 11h07 Empresário dono de pizzaria é morto a tiros em Timon-MA 10h56 Fernanda Gentil faz homenagem a editor de esporte do 'JN' morto em acidente 10h54 Prefeito de Floriano decreta ponto facultativo no dia 27 de maio 10h52 Ratinho detona o cantor Luan Santana por preço alto de ingressos em shows 10h51 PI fica em terceiro lugar no ranking de desmatamento da Mata Atlântica

Conplan
Phocus Galerie
Dr. Raimundo Junior
Dr. Wildson de Almeida
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Terno e Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 60

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    vaga pesquisadores
    Casa do cartucho
    Phocus Galerie - Eventos
    180 & Gracom - Maratona
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Raimundo Junior
    ZikaZero
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    Terno e Cia

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé