180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
06h18 OAB-PI terá dois representantes para acompanhar fases de concurso do TRF 06h11 MPF fará correição no estado do Piauí e vai fiscalizar trabalho de promotores 05h53 Aprovado pela Anvisa, remédio inova como tratar a hepatite C 05h34 Ben Affleck leva 25 minutos para entrar no figurino de Batman 05h12 Anac recomenda a aéreas manter ao menos 2 pessoas na cabine 04h48 Medina vence bateria em Bells Beach e passa para a terceira fase do Mundial 04h39 Kardec chega à Argentina e Ganso é mantido no time por Muricy 04h24 Mais uma vez sem Messi em campo, Argentina vence o Equador por 2 a 1 04h03 Walter abandona o Fluminense antes do treino sem dá nenhuma satisfação 03h50 Católicos representam quase 18% da população mundial, segundo Vaticano 03h35 Anac recomenda presença de duas pessoas em cabines de aviões 03h11 Faculdade dos EUA expulsa três alunos por ofensas racistas na rádio 02h44 Prefeitura inaugura Centro para mulheres vítimas de violência 02h17 Apenas vítimas de trauma devem procurar o HUT durante a reforma 02h09 Fiesp não vê sinal de recuperação nas Industria do pais 01h42 Parnaíba terá uma unidade para tratamento de pacientes com câncer 01h26 Agora mães poderão registrar seus filhos sem a presença do pai no cartório 01h06 Tribunais superiores antecipam o início do feriado e cancelaram julgamentos 00h53 Ratinho alfineta Gugu e afirma que não vai apelar em seu programa 00h48 Funcionária da Record é presa por cometer racismo e tentar intimidar guardas 00h32 Miranda do Norte agora tem Secretaria Municipal da Pesca 00h14 Madonna sobe à mesa fazendo gracinha para assinar 'sociedade' de serviço musical 23h51 Investigada pela Lava Jato, OAS pede ao TJ recuperação judicial 23h44 Bombeiros resgatam cão preso no muro de uma residência, veja vídeo: 23h43 Sessões do Legislativo terão novo horário em virtude do feriado
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180
MELHORES IMOVEIS

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 210

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS

    180graus no Instagramno Instagram