180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
Phocus Galerie
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
14h50 175 casos de 'Influenza A H1N1' são notificados no PI; 16 já confirmados 14h46 Aberta as inscrições para o I Encontro sobre Abordagem Clínica de Fibrose Cística em Teresina 14h43 W. Dias não compareceu ao Senado Federal para o impeachment de Dilma 14h40 Dr Ribamar Coelho declara valor milionário em campanha para prefeito de Campo Maior 14h39 'Garota Macrorregião 2016' será sediada em Alagoinha do Piauí 14h29 Secretaria de Saúde orienta sobre o acesso à consultas e exames especializados 14h29 Seis ações de impugnação são recebidas pela Justiça Eleitoral em Campo Grande do Piauí 14h26 Ação eleitoral pede reprovação do candidato Murilo (PP) em Corrente 14h14 PI: Vigilância SanitáriaI orienta para interdição imediata de achocolatado 14h09 Celebração Cultural em comemoração aos 33 anos da Secretaria de Justiça do Piauí 14h07 Parque Zoobotânico de Teresina recebe ponto de wi-fi gratuito 14h03 Nassau/Aliança participa da III Mostra das profissões no 'Universidade ao Alcance de Todos' 13h58 Ação eleitoral pede impugnação da candidatura de Murilo, em Corrente 13h57 Casal é morto a facadas durante festa no interior do PI; motivo seria ciúmes 13h44 CRM-PI faz 'indicativo de interdição' a hospital de Redenção do Gurgueia 13h32 Frase atribuída a Lula em momento de desabafo: ‘eu nunca imaginei...’ 13h31 Theatro 4 de Setembro comemora 122 anos com programação especial 13h28 Definida a data da aula inaugural do curso de Medicina da UFPI de Picos 13h22 Chico Buarque comparece ao Senado em apoio a Dilma Rousseff 13h17 Parada da Diversidade de Picos completa 10 anos marcados pelo respeito 13h15 Em estado vegetativo há 2 anos, Schumacher perde patrocinador 13h14 IFPI anuncia certame para professores e técnicos-administrativos; saiba mais 13h14 Furto de moto volta a ser registrado em Picos 13h12 Elmano afirma que ministro garantiu o seu indicado no comando do DNIT 12h50 Poucas mudanças: Mercado piora previsão de inflação para 2016 e 2017

SAMBAIBA MODULADOS
Phocus Galerie
ISLAMAR
Terno e Cia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 257

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    Casa do cartucho
    Shop Festa - Inauguração
    SAMBAIBA MODULADOS
    Silva, Guedes & Barroso
    ISLAMAR
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Alves e Alves (Dr. Daniel)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé