180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
01h24 Paratleta cadeirante faz B.O. após não conseguir acessar banco: 'Vergonha' 01h07 Luan Santana comenta foto de Bruna Marquezine: 'Por que é tão linda?' 01h00 'Candidato Responde': Fausto Ripardo (PCB) fala de suas propostas para o PI 00h42 Zilu Camargo volta a pegar no pé de Zezé Di Camargo, e ex-casal briga 00h40 Nova Programacao Gospel no Meio Norte do Brasil 00h34 Paula Fernandes vai a coletiva com look que destaca sua cinturinha 00h00 Fausto diz em entrevista ao 180 que quer política pra arrecadação de imposto 23h59 Belê Medeiros (PSB) diz em entrevista que vai buscar desenvolvimento do Estado 23h57 UPA do bairro Catavento terá capacidade para atender 150 pacientes diariamente 23h55 Maranhão é destaque em cumprimento de metas nacionais 23h50 Fugitivo de Pedrinhas é recapturado em Caxias 23h44 Desfile de misses PI abre a noite do Teresina Trend 2014. Confira fotos! 23h35 VTs de Barra do Corda e Presidente Dutra passam por correição na próxima semana 23h33 MPE-PI leva campanha Conte Até 10 para cidades de Parnaíba e Piracuruca 23h30 Barras 173 anos: Zé Filho participa e faz carreata e comício. Veja as fotos 23h30 River tenta recuperar classificação no Tapetão do STJD 23h17 Zé Filho faz mega carreata e comício em Campo Maior; veja fotos do evento 23h15 Novo Centro de Conciliação da FIEMA facilitará acordos entre empresas e credores 23h07 Três comarcas terão atendimento suspenso nesta quarta-feira (24) 23h02 MPE-PI apoia eventos da semana do Dia Internacional do Idoso em Teresina 23h00 Em entrevista ao 180, Fausto Ripardo fala de suas propostas para o Estado 23h00 Eneas Maia fala de suas propostas para o Piauí durante entrevista na sede do 180 23h00 Em entrevista ao 180, Belê Medeiros fala de suas propostas para o Piauí 22h57 Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do MPE-PI desenvolve ações 22h55 FERJ orienta consumidores sobre pagamento de taxas nos cartórios