180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
BrJus - Vendedor
BrJus - Freelancer
unimed fev
Últimas Notícias
15h42 Estado e Exército se mobilizam em THE para combater o Aedes aegypti 15h37 Tite vai com André e Giovanni e poupa Elias no clássico contra o São Paulo 15h29 Força Tática prende 02 suspeitos de estelionato em município do interior 15h22 Congresso Médico do Piauí vai reunir o melhor da medicina brasileira 15h20 HOMEM morre depois de ser atingido na cabeça por trator 15h10 Vasco x Flamengo em São Januário: confira os acessos para cada torcida 15h07 Homem morre em Floriano ao ser atingido por trator que realizava roço 15h01 Castro descarta elo entre larvicida e microcefalia; quer ataque ao Aedes 14h55 Rivais de Manchester (ING) oferecem salários mais altos a Neymar, diz jornal 14h49 Primeira chefe mulher na F-1, Monisha é 'durona', contam pilotos da Sauber 14h37 Ladrão tranca mulher em quarto e faz arrastão em residência no Sul do Piauí 14h30 Professores do PI recusam lecionar em escolas que ficam em bairros violentos 14h29 Governo do Piauí nomeia 5 aprovados no concurso de auditor governamental 13h35 Prefeito Dr. Flávio Carvalho acompanha recuperação emergencial de estradas danificadas pelas chuvas 13h31 Daniel segue surpreso ao descobrir que Ana Paula ia beijá-lo: 'Pior bomba' 13h31 CONTINUAÇÃO:Prefeito acompanha recuperação emergencial de estradas danificadas pelas chuvas 13h24 'A Regra do Jogo': Alexandre Nero fala sobre possível redenção de Romero: 'Só morrendo' 13h23 Após selfie na Avenida, Viviane Araújo justifica punição para escola: 'nunca soube disso' 13h19 02 Padres da Diocese de Bom Jesus receberam em Roma o Titulo de Sacerdotes da Misericórdia. 13h08 Na guerra contra Dengue, prefeitura recolhe toneladas de lixo e faz alerta 12h59 Valeska Reis, rainha de bateria da Império: 'Recebi outros convites' 12h57 Musa Ju Isen posa nua após drama no carnaval: 'Ninguém vai me calar' 12h51 Mr Catra ironiza falta de atitude de homens no 'BBB 16': 'Vou dar aula' 12h48 'BBB16': novo Anjo, Juliana castiga Ana Paula e Ronan com Monstro. 'Prejudicam' 12h39 Menino que mudará de gênero e nome faz planos: 'Quero ter marido e 3 filhas'

BrJus - Vendedor
BrJus - Freelancer

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    BrJus - Freelancer

    180graus no Instagramno Instagram