180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
01h19 Torcedor do Palmeiras morre atropelado em briga de organizadas; outro é baleado 01h11 Enfermeira espanhola que contraiu ebola 'está sem o vírus' 00h50 Lucas Lucco é eliminado do 'Dança dos Famosos' com o ritmo foxtrote 00h09 Susana Vieira fala sobre decepções amorosas: 'Dou a volta por cima e não choro mais' 23h58 Neymar impressiona e chega ao gol nº 200 na carreira 2 anos antes que Messi 23h39 3º Noite do Tríduo de São Leopoldo Mandic 23h33 'Caravana Dilma 13' percorre cidades da região dos Carnaubais, no Piauí 23h14 Aécio Neves e Dilma amenizam tom e discutem as propostas em debate 23h07 XXII Conferência Nacional dos Advogados tem início nesta segunda (20). Piauí terá representante 22h57 Game tem luta entre Dilma e Aécio em batalha de propostas às cegas 22h35 Escola Arco-Íris é homenageada durante solenidade do Dia do Piauí 22h33 Tombense 2 x 0 Moto Club – Show, golaços e acesso garantido no Centenário 22h09 Enquetes e sondagens eleitorais estão proibidas nas Eleições 2014 21h58 Delator Paulo Roberto Costa afirma que pagou R$ 1 mi a ex-ministra 21h31 Resolução traz nova regulamentação para repasses financeiros do FNDE 21h10 Ministério Público se reúne com instituições para decidir sobre o Casarão de Serra Negra, em Aroazes 21h08 Cocal de Telha: Professores participam de formação do PNAIC. 21h03 Grande festa aos estudantes do Jacy e Urbano Araújo 20h57 NUPEVID participa da posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher 20h31 Escolas Superiores de Advocacia participarão de Encontro durante a XXII Conferência Nacional 20h09 PM realiza curso de formação de Cabos e Sargentos no Piauí 19h59 Missa do aniversário do PI acontece em THE sem Zé, W. Dias e Firmino 19h59 Missa do aniversário do PI acontece em THE sem Zé, W. Dias e Firmino 19h49 Tia da 1ª vítima do suposto serial killer cobra detalhes do caso, em GO 19h09 Ivete Sangalo mantém repouso após diagnóstico de dengue: 'Muita dor de cabeça'
TRE

Enquete

O que você acha sobre o horário de verão?

Total de Votos: 70

Válida de 18/10/2014 a 26/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram