180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
02h01 Após três décadas, mulher fala que foi abusada por a própria mãe e o padastro 00h40 Prefeito participa de confraternização em comemoração aos festejos de Prata do Piauí 00h36 Zé Filho é recebido com festa pela população de Fartura do Piauí 23h55 Desembargador Jamil Gedeon permanece no plantão do TJMA 23h35 Justiça do Trabalho mantém plantão judicial no fim de semana e no feriado do dia 28 23h30 Andrej Pejic, modelo sérvio, faz cirurgia de mudança de sexo 23h15 Banco pagará multa por descumprir decisão judicial 23h12 Após escavações, Corpo de Eliza Samudio não é encontrado 23h07 É uma bonequinha', diz Mariana Felício após dá à luz Anita 23h05 Polícia Civil estoura ponto de venda de drogas no Recanto Fialho 23h05 Por determinação da Justiça, mulher de Nem da Rocinha volta para a prisão 22h55 Uema realiza videoconferência com Universidade de Lisboa 22h35 Senai-MA promove consultoria em panificação com especialista francês 22h19 Prefeito Antônio Parambú recebe candidatos em comemoração dos festejos do Sagrado Coração de Jesus 22h16 Candidatos do PSTU fazem campanha na porta da fábrica Lazule Jeans 22h15 Representantes do Moto Club e das Torcidas Organizadas participaram de reunião nesta sexta(25) 22h05 Sindicatos dos trabalhadores e dos empresários de transportes de carga celebram acordo no TRT-MA 21h55 Prefeitura avança no trabalho de recuperação de ruas e avenidas 21h45 Funcionária sai para recarregar celular e deixa crianças amarradas em creche 21h35 DPE encerra Semana de Execução Penal com entrega de certificados 21h20 Após injetar silicone de pneus, mulher tem seios deformados;sofre com dores 21h15 Secretário fiscaliza obras do Governo do Estado na Estrada do Arroz e vias urbanas 21h10 Congresso de Mulheres em Juazeiro - BA 21h01 Real já arrecadou 40% do investimento feito em James com venda de camisas 20h55 Quem lembra do Ademir do Arari ? Veja o Clipe da Música Chinela Querida
Curso in company
ControlX