180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


Caminho para o Sucesso
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
VANITY SANDRA SILVA
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
13h22 Prefeito Dadu é afastado do cargo novamente 13h21 Água com coliformes fecais era distribuída pela Agespisa para município do PI 13h14 Ihorannes e banda forró do Imperador será atração principal dos festejos de Simplício Mendes 13h05 Presidente Dilma defende a criação de receitas para reequilibrar o Orçamento 13h05 34% da Câmaras no PI não tem acesso a internet e transparência e esqeucida 13h02 Dilma reduz quase pela metade vagas prometidas para Pronatec até 2018 13h01 TCE-PI cobra ações da Secretaria de Cultura e quer explicação da Fundac 12h55 Prefeito de Fartura do Piauí é afastado novamente durante votação na Câmara 12h55 Número de empresas cresceu 3,8% de 2012 para 2013, mostra IBGE 12h55 Confira as atrações da primeira noite do 3º Festival de Cultura de Campinas do Piauí 12h52 Namorada de Kadu Moliterno elogia o ator: 'Ele me surpreendeu na cama' 12h49 Sabrina Sato revela que prefere mais intimidade: 'Não consigo sair e pegar' 12h42 Investigação liga ex-ministro de Collor a propina de R$ 1 milhão para petista 12h42 PI:Homem é detido suspeito de manter relação com menor de apenas 10 anos 12h42 TCE julga irregulares aplicações para o FUNDEB da cidade de Queimada Nova 12h34 Mercadante diz que Levy está na equipe e que vai continuar ajudando o Brasil 12h19 VII Conferência Municipal de Assistência Social em São Félix do Piauí 12h07 Conselheiro da OAB e CNJ participa de audiência sobre o Judiciário em PHB 12h04 Confira a programação completa do aniversário de Simplício Mendes 12h02 Reforma do Mercado do São Joaquim será finalizada em janeiro de 2016 11h57 Piauí sediará Campeonato Brasileiro de Kitesurf, em Luís Correia 11h56 Procon obtém liminar proibindo a 'venda casada' em consórcio de Teresina 11h52 Luís Correia sediará Campeonato Brasileiro de Kitesurf 11h49 Mexicana se forma em psicologia aos 13 anos vivendo como adolescente normal 11h48 Apreensão de mercadorias no Piauí rende R$ 22 mil de impostos; fotos!
Construtora Vanguarda
Contrutora Boa vista
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado
HR like
VANGUARDA BARCELONA
180graus
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    MeuBlog
    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    MeuBlog
    VILLAGE LESTE - WX
    Boa Vista
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina

    180graus no Instagramno Instagram

    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WX - Village Leste
    Caminho para o Sucesso
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado