180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

WS Construtora - Alto das Palmeiras
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
VANITY SANDRA SILVA
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
11h15 11 órgãos abrem inscrições para 1 mil vagas nesta segunda-feira; veja locais 11h12 Piauí tem cinco secretarias sem funcionários efetivos 11h12 Fabiana Karla consegue perder 4,2 kg em 45 dias. 'Caraca, muleke!' 11h05 Hospital negou leitos a pacientes do SAMU, mas atendeu Angélica; saiba 11h04 Inscrições para o ENEM 2015 começam hoje (25), a partir das 10h 11h04 'Foi amplamente debatido' diz diretor do Iapep a sindicato dos auditores 11h03 ESPN Brasil anuncia novo vice-presidente na área de publicidade 11h02 MOTORISTA atropela populares em festejo e mata mulher 10h41 Elmano precisa decidir de fica no PTB, ou vai para PP, PMDB ou PTC 10h41 'Deus ajudou', disse piloto sobre acidente em avião com Huck e Angélica 10h38 Promotora recomenda que militares não façam trabalho dos policiais civis no PI 10h34 Piauiense: Semifinal definida com Flamengo e Parnahyba River e Caiçara no Albertão 10h32 Policiais prendem acusado de tráfico e homicídio com crack,celular e dinheiro 10h20 Campeonato do Poeirão: Em jogo emocionante Emelec arranca empate no final da partida 10h07 Acusado de matar idoso em 'cavalo de pau' será julgado nesta segunda 10h00 Como ganhar Constituição e outros materiais jurídicos grátis em sua casa 09h59 Ex-presidente do PSB diz que fusão com PPS tem focoo de ajudar Alckmin 09h44 Cobertura da abertura do II Campeonato Society de São João Batista na Localidade Vermelha 09h32 Corregedoria do TJ-PI abre sindicância contra cartórios de Teresina e Bom Jesus 09h32 STF quer tirar do Congresso poder de ajustar salários de membros da Corte 09h12 Dilma Rousseff não teme impeachment sem 'base real' para processo; entenda 09h00 Corretor de Imóveis: Pagar ou não a Contribuição Sindical? 08h54 Mesmo de capacete, ciclista morre ao sofrer queda em passeio com amigos no CE 08h33 Chip brasileiro ajudará a registrar estado da matéria no Big Bang 08h21 Justiça obriga IPMT a fornecer prótese peniana a paciente com disfunção erétil
SA CAVALCANTE RIO POTY
MELHORES IMOVEIS
HR like
Mirante da Mota Machado
Tire sua habilitação na Servemplac
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY

Mais Lidas

    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VANITY SANDRA SILVA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON
    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou Lei que isenta a cobrança de estacionamento em shoppings para quem consumir pelo menos 10 vezes o valor do taxa. Você concorda com esta lei?

    Total de Votos: 158

    Válida de 22/05/2015 a 29/05/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    WX - Village Leste
    Tire sua habilitação na Servemplac