180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
11h15 Prefeitura municipal de Alto Longá trabalha para melhorar acesso aos bairros 11h11 Cristino-castrense disputa o Campeonato Piauiense Sub-19,veja 11h00 Empresa de SC vai realizar em Teresina curso gratuito de artesanato 10h54 Família é feita refém e tem moto,dinheiro e objetos roubados 10h50 MPF/PI abre seleção de estágio para a unidade de São Raimundo Nonato 10h46 Joel Rodrigues visita obras da Academia de Saúde de Floriano 10h45 Melhorias no município de Floresta são autorizados pelo Governador Wellington Dias 10h45 Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina amanhã (26) 10h43 Formação do Pelotão Mirim de Colônia do Gurguéia 10h36 Floriano lança campanha em combate ao mosquito Aedes aegypti 10h34 Prefeitura vai implantar academias em praças de Floriano 10h30 Após apresentarem vários problemas, medalhas do 'Rio 2016' são devolvidas 10h27 Marcelo Castro reivindica recursos para construção de Avenida em São Raimundo Nonato 10h27 Homenagem para a'Banda 25 de Maio ' da cidade de Água Branca 10h23 IFPI divulga edital com oferta de 40 vagas para curso técnico em Campo Maior 10h18 IFPI divulga edital com oferta de 40 vagas para cursos técnicos em Floriano 10h13 Prefeito Ribinha realizará audiência pública nesta quinta-feira (25/05) 10h12 Homem sobe em torre de telefonia e diz que só desce se Temer renunciar 10h11 Coordenadoras da Educação de Jaicós participam de Seminário da Prova Brasil em Teresina 10h10 Requerimento para a criação da CPI do BNDES é discutido no Plenário;confira 10h10 Oito procuradores se candidatam para suceder Rodrigo Janot 10h08 IFPI divulga edital com oferta de 80 vagas para cursos técnicos em Parnaíba 10h08 Prefeitura de Uruçuí promoveu o I Encontro Intersetorial sobre Coleta Seletiva 10h06 Defensoria Itinerante estará no município de Agricolândia 09h59 IFPI divulga edital com oferta de 40 vagas para curso técnico em Pio IX

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional