180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
06h33 Justiça pde prisão de integrante do 'Molejo' por dever R$ 30 mil de pensão 06h31 Buchas FC goleiam por 5 x 0 e fica mais perto da Classificação na Copa União de Futsal 06h30 Governo inaugura Centro de Empreendedorismo na Universidade Federal do Maranhão (Ufma) 06h15 Prêmio Fapema 2014 será entregue nesta segunda-feira (24) em cerimônia no Teatro Artur Azevedo 06h11 Ex-miss é presa acusada de tráfico de drogas nos Estados Unidos 06h08 Agente da Lei Seca poderá derrubar Nicole Bahls para capa da 'Playboy' 06h00 Festival Halleluya encerra programação neste domingo (23) 05h41 'Roberto Justus +' também passará a ser exibido aos domingos 05h34 Neymar faz selfie com Messi para comemorar recorde do ídolo 05h21 Jovem emagrece e cria desejo de ser fisiculturista após 'fracasso' com as mulheres 05h21 Congresso deve votar recomendação do TCU sobre repasses para refinaria 05h13 Atriz Flávia Alessandra organiza festa de 15 anos da filha 05h01 Após saída de Oscar Filho e Guga Noblat 'CQC', Dani Calabresa também pode ser demitida 04h51 Sucesso atrás das câmeras, diretora Amora Mautner é odiada por alguns na Globo 04h29 Ministério Público Eleitoral pede cassação do registro de Pezão 04h00 SBT não pretende implantar novo horário de novelas em 2015 02h58 Para receber restituição no último lote, contribuintes devem consultar extrato 02h30 Estudante é salvo de tiros por um livro que carregava na mochila 02h12 Rombo na Previdência sobe e deve chegar a R$ 49 bilhões 01h58 Bolsas de produtividade ainda têm presença reduzida de mulheres cientistas 01h31 Segundo estudo remédio usado contra HIV trata doença cegueira em idosos 01h08 Moda brasileira chega em outro país através de investimentos empresariais 00h57 Exposição que a partir de 2015 será itinerante retrata as mulheres pioneiras nas ciências no Brasil 00h28 Ebola já matou cerca de 5.459 pessoas, quase todas na África Ocidental 00h09 483 mil estudantes devem fazer o exame que avalia o ensino superior no País
CNH