180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


UNIMED
Phocus Galerie
ISLAMAR
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
UNIMED
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
16h44 Audiência Pública das Eleições 2016 16h35 Ruralzão: sábado (30/07) conheceremos os finalistas da competição 16h33 Eleições 2016: convenções movimentam o cenário político em Pedro II 16h33 Cavalgada, missa, corridas marcam o dia do vaqueiro nos Festejos de São José em Campo Largo do Piaui 16h31 MPE reúne dirigentes de partidos políticos em Pedro II 16h22 Lula e Delcídio viram réus por tentar obstruir investigações da 'Lava Jato' 16h15 Chuva de meteoritos pode ser vista em todo mundo nesta sexta-feira, 29 15h49 MPF pede a liberação dos recursos para o Parque Serra da Capivara-PI 15h16 Mulher quase morre e fica no prejuízo após explosão de botijão 15h12 Sexo no avião é difícil, mas rola: comissários contam histórias picantes 15h07 Placa de obra da Prefeitura de Teresina descumpre a Lei Eleitoral 15h07 Presidente do TJ afirma que no Piauí há 500 mil processos 15h00 PSD, Pc do B, PP, DEM, PRB, PPL, farão convenção municipal em Antônio Almeida 14h45 Olimpíadas Rio-2016 ainda tem 1,3 milhão de ingressos à venda 14h41 PPL realizará convenção municipal para homologação de candidaturas em Gilbués 14h40 Mulher-Maravilha tem que enfrentar o fantasma do fracasso das super-heroínas no cinema 14h30 Homem morre eletrocutado após tocar em guarda-chuva no Centro da capital 14h30 PP, PSB, PTB, PPL, PPS e PSDB irão homologar candidaturas em Santa Rosa do Piauí 14h23 'Quero chegar aos 80 anos sem dar trabalho para ninguém', diz Ivete 14h21 WhatsApp pode acessar conversas deletadas pelos usuários 14h14 Fotógrafa denuncia assédio de técnico da NET através do Whatsapp 14h09 Pré-candidato a vice-prefeito de São João da Varjota é preso 13h57 Vereador Murieel está definido como vice do pré-candidato Luiz Menezes 13h19 PI: Prefeito de Redenção se exercita praticando 'artes marciais' na cadeia 12h53 Homens traem por desejo e mulheres por insatisfação, diz pesquisa

Phocus Galerie
SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Terno e Cia

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    Você acha que o brasileiro irá escolher melhor ou pior o próximo prefeito de sua cidade?

    Total de Votos: 15

    Válida de 29/07/2016 a 05/08/2016

    Shop Festa - Inauguração
    Casa do cartucho
    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    Silva, Guedes & Barroso
    SAMBAIBA MODULADOS
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR
    Alves e Alves (Dr. Daniel)

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé