180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
04h02 Estudante de 14 anos faz pré-matrícula para cursar medicina 03h44 Com inúmeras aparições na televisão, Anitta vai queimando seu filme 03h30 Eduardo Cunha vai à chá da cinco com mulheres de deputados 03h02 Cunha e Chinaglia falam em vitória. Mas Dilma já perdeu 03h00 Em luta morna na sua volta ao UFC, Spider vence 'deboche' de Nick Diaz 02h51 Caminhar na hora do almoço reduz estresse no trabalho, dizem estudiosos 02h33 Apps 'zumbis' são 83% da loja virtual da Apple, diz estudo 02h30 'Baile do Hawaii': público teen agita na última prévia do Iate de Teresina 02h16 Excesso de álcool na meia-idade aumenta risco de derrame 01h54 Mulheres de deputados pedem passagem aérea em verba 01h34 Aumento do PIS e Cofins sobre combustíveis começa a valer domingo 01h14 Desonerações tributárias financiaram baixo desemprego em 2014 00h56 Fique atento: Caminhar na hora do almoço reduz estresse no trabalho 00h37 Namorada de Zezé conta que faz strip-tease: 'Gosta de coisas diferentes' 00h15 Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 30 milhões 00h04 Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha da Hanseníase 23h39 Marina Ruy Barbosa é escalada para ser protagonista de novela das sete 23h35 Elenco de 'Império' grava desfile de escola fictícia na Sapucaí, no Rio 23h13 Scheila Carvalho impressiona com 'pernões' em academia em Salvador 22h44 Portela levará sereia de 23 metros de comprimento para o desfile 22h32 Ex-BBB Ariadna detona Andressa Urach após anúncio de conversão: ‘Quer aparecer’ 22h04 Silvio Santos quer colocar o neto Tiago Abravanel e sua filha Patrícia no seu lugar 21h49 Ex-bailarina de Latino, revela: 'Ele gosta de arrumar amante que seja amiga da esposa' 21h30 'Programa da Tarde' cai 20% no Ibope e é ameaçada de sair do ar 21h06 SUPLENTE DE VEREADOR mata esposa com tiro no peito
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Das seguintes obras que estão paradas, qual deve ser concluída com maior urgência?

    Total de Votos: 392

    Válida de 29/01/2015 a 05/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram