180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
23h04 Hospital de tratamento de ebola entra em greve em Serra Leoa 22h41 Caso Bernardo: novos vídeos mostram garoto segurando uma faca durante discussão com o pai 22h20 Polícia faz alerta por suposta ameaça contra Obama nos EUA 21h50 Brasil é centro de excelência na pesquisa da matemática avançada 21h30 Grande carreata é realizada nos Festejos da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré 21h18 EUA: casal tira selfie com amigo morto 20h07 Medidas preventivas podem evitar 90% dos acidentes com crianças 19h57 Congresso Missionário na Primeira Igreja Batista de Teresina 19h51 Conferência Unidade Jovem no Rio de Janeiro 19h48 Prefeitura de Altos firma convênio com Programa Água Para Todos 19h48 Neste dia 30 de Agosto, Cruzada Evangelística no Dirceu Arcoverde 2 19h44 Dia 06 de Setembro, Pastor Lucinho em Teresina, imperdível! 19h40 Hoje, 30 de Agosto, as 20h, Vigilia na Primeira Igreja Batista de Agua Branca - PI 19h34 Missa de 3 anos de falecimento Jonas Victor 19h21 Louvorzão dirigido pelos Jovens hoje na Igreja Cristã da Família Teresina 19h20 Ato cultural na Praça Pedro II pede plebiscito para reforma política 19h06 Leões da Vila derrota o Vitória pelo placar de 3x0 19h06 Leões da Vila derrota o Vitória pelo placar de 3x0 19h06 Missa de 7º dia 18h58 Para muitos casais brasileiros, a casa é uma fonte de conflitos 18h56 Estudo aponta MP como um dos principais agentes no combate à evasão escolar 18h55 Lázaro Ramos revela que iniciou sua vida sexual aos 17 anos 18h54 Ministério da Saúde disponibiliza 2ª dose da vacina contra HPV 18h50 Pronta para nova ricaça na TV, Adriana Birolli admite: 'Já fui pra balada de ônibus' 18h49 Município de Prata do Piauí é homenageado em Teresina
ControlX
Mesário Voluntário

Enquete

A morte de um taxista gerou um clima de revolta em Teresina. Um dos suspeitos já presos tinha várias passagens pela polícia, mas estava solto. Com um número cada vez maior de criminosos à solta, de quem você acredita que seja a culpa?

Total de Votos: 445

Válida de 29/08/2014 a 05/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram