180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
21h18 Abertura Oficial do Carnaval em São João dos Patos - Ma 20h37 Tragédia: Família morre carbonizada após colisão no Piauí 20h19 Socorrista do Samu descobre que filho está morto ao atender acidente 20h18 Árvore cai na BR-343 entre Teresina e Altos; pista ficou interditada. Foto! 20h17 Dependentes podem sacar contas inativas de trabalhadores falecidos 20h14 Veja os municípios alertados pelo TCE sobre limite de gastos com pessoal 20h14 Banco não vai poder cobrar juro maior em caso de inadimplência dos clientes 20h09 Tradicional 'Mela-Mela' reúne centenas de pessoas na orla de Água Branca 19h36 Victor é afastado do 'The Voice Kids' e edição do reality some com cantor 19h30 Carro de médico é incendiado próximo a maternidade de Campo Maior 19h21 Nova versão do ‘indestrutível’ Nokia 3310 é apresentada 19h06 2º dia de carnaval de Monte alegre é só alegria e agitação e muita gente bonita 19h05 Taxista fica ferido em colisão frontal em trecho da BR-343, no litoral do PI 18h45 Motorista desvia de buraco e acaba caindo dentro de barragem no Piauí 18h37 Ministro do governo Temer compara práticas do PT as da máfia italiana 17h35 Paredões no sábado e domingo no Espaço AUCAM em Campo Maior 17h06 Hospital de Floriano realiza primeira neurocirurgia no interior do estado 16h20 Secretária de Saúde de Campo Maior monta 'Barraca da Saúde' e disponibiliza testes de HIV grátis 16h00 Confira 9 dicas para curtir o carnaval em segurança com as crianças 15h58 Eliana mostra seu gingado ao som hit 'Olha a Explosão' de MC Kevinho 15h50 Tempo encoberto frustra observadores do 1º eclipse de 2017 e rende memes 15h36 TCE fiscalizará licitações realizadas na Quarta de Cinzas 15h23 2º Noite do Cidade Folia sucesso total 15h20 Cerimônia do Oscar premia os melhores do cinema mundial hoje à noite 15h18 PL obriga Estado a indenizar paciente atendido em situação degradante

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba