180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
00h41 Louvor e Adoração na Igreja Cristã da Família em Manaus - AM 00h37 Seminário de Liderança Transformadora em Betânia do Piaui - PI 00h19 Conferência da Família em Pimenteiras - PI 00h09 Artigo sobre homossexualismo e Aids faz MP abrir investigação 00h04 Sony alerta que baixa procura por smartphones deve frear lucro 00h01 Mulher é presa após polícia descobrir vídeos da acusada executando vítima 23h55 Cine Insight aborda questões contemporâneas com “A Onda” 23h35 Maranhão representa 3,14% do eleitorado brasileiro 23h15 Investigação de assaltos à agência dos Correios é de responsabilidade da Polícia Federal 23h05 Uema participa da SBPC em Rio Branco 22h55 Abertas inscrições para participação na I Mostra Científica do Maranhão 22h35 Secretaria da Mulher inicia ação social com presidiárias 22h21 Vem ai a tradicional "SERESTA DA ZEZA" na data 03 de Outubro de 2014 22h15 Prefeitura promove Brincando nos Bairros na Vila Luizão 22h05 Colaboradores da Caema participaram da Corrida São Luís 2014 21h55 Gil Cutrim é reeleito presidente da Famem para o biênio 2015/16 21h40 Zezé revela que não pretende se casar com Graciele Lacerda 21h35 SES recebe equipamentos para realização de videoconferências 21h24 Após agredir noivo, Nakamura diz: ' O Sidney é o único com quem casaria' 21h17 Neymar nega envolvimento com blogueira Priscilla: 'Ela pediu uma foto' 21h17 I Encontro de Artes Cênicas e Música 21h15 Sejap promove Curso para administradores das Apacs do Maranhão 21h05 Prefeitura inicia elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2015 21h01 41% dos candidatos declaram 'patrimônio zero' nestas eleições 21h00 São Félix comemora 60 anos de Emancipação Política com um mega show