180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
23h45 Homem procurado pela Interpol é preso em aeroporto de Belo Horizonte 23h27 A prefeitura de S. Mendes e todas as Secretarias, desejam um feliz NATAL a todos SIMPLICIOMENDENSES 23h19 Raúl Castro pede aos EUA que respeitem o regime comunista de Cuba 22h43 Juíza manda bloquear bens da Alumini e responsabiliza Petrobras 22h18 CBF promete punir clubes que não cumprirem fair play financeiro em 2015 21h49 Após renovação no Flamengo, esposa de Léo Moura desabafa na web 21h18 Na série B, Botafogo anuncia renovação com patrocinador master para 2015 20h41 Procurador-geral do município realiza balanço das atividades do ano de 2014 20h20 Jogos abertos de Teresina é lançado e envolverá várias modalidades esportivas 19h43 Governador decreta ponto facultativo dias 26 e 31 de dezembro; saiba mais 19h17 Gestores do PI se reúnem para discutir novo 'Plano de Contas' para ano 2015 18h33 Justiça do PI determina fornecimento de medicamentos a pacientes do SUS 18h32 Classificatório do Ifpi 2015.1 registrou cerca de 18 mil inscritos para o exame 18h30 Modelo piauiense Laís Ribeiro, faz fotos quentíssimas de lingerie; veja 18h02 Aos 20 anos, Medina realiza sonho de infância e diz que quer mais títulos 18h02 Homem é preso tentando bota fogo em casa para matar a própria família; fotos 18h01 Juíza do Piauí acata pedido de nulidade de eleições sindicais; entenda 18h01 Após vitória de 'Magazon' e polêmicas, eleição da Câmara pode mudar a forma 17h53 MPF ajuiza 50 ações contra corrupção de verba federal por dia em todo Brasil 17h50 Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual smartphone é o 'top dos tops' 17h45 Cobra de 2 metros de comprimento é encontrada em bairro de Salvador 17h40 Ex-funcionária faz acordo para receber indenização trabalhista em pizzas 17h37 Festa de comemoração aos 19 anos de Vila Nova do Piauí foi um sucesso! 17h35 POLÍCIA divulga foto de suspeitos de matarem empresário 17h26 Sentindo tonturas, Netinho da Bahia está internado há quatro meses
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 198

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram