180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
23h01 Pedro II garante vitória sobre José de Freitas pela Taça Norte 22h45 River treina com o Sub-20 d0 Guarany de Sobral no Albertão 22h28 Deputado Gustavo Neiva cumpre agenda de campanha em Corrente neste domingo 22h25 Prefeito Jesualdo confirma a participação da prefeitura em evento de nível nacional da UESPI 22h00 BrVox em Jatobá do Piauí: Marllos Sampaio e Aluísio Martins lideram 21h57 Dois ciclistas morrem atropelados nas estradas cearenses 21h51 Helder Eugênio segue bastidores de campanhas de Duda em 3 estados 21h31 Ao menos 170 cidades contarão com apoio do Exército na eleição de 2014 21h19 Destaque para o jovem aniversariante Frederico Cruz 21h11 Em entrevista, Aécio Neves afirma que 'Marina e PT são quase uma coisa só' 20h55 Radialista acusado de sequestro e cárcere privado está foragido no Ceará 20h31 Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides, aos 91 anos 20h27 Jovem "Julim" faleceu Na tarde de hoje vítima de acidente 20h10 Mulher de 27 anos morre queimada dentro de barraco em Taguatinga Norte 20h00 BrVox em Juazeiro do Piauí: Osmar Júnior e Liziê Coelho na liderança 19h23 Site na Veja: Na vila Dilma Rousseff, falta água, mas tem o Bolsa Família 19h15 Deus não pode ser usado para justificar violência, diz o papa Francisco 19h09 No interior, Elmano rebate as críticas e afirma que não vai rebaixar campanha 19h05 Moto Club derrota o Remo e garante vaga na segunda fase da Série D 18h49 River-PI se despediu da Série D com goleada de 7x1 contra o Guarany-CE 18h16 Meia comemora gol abraçando a avó em vitória do Roma sobre o Cagliari 18h10 Professora agride e raspa cabelo da filha de 15 anos achada embriagada 18h01 Corinthians vira para cima do SP e Cruzeiro perde para o Atlético-MG 18h01 Ana Célia participa da Mega Carreata da Liberdade em Piripiri com Marden Meneses 17h54 Prefeita Ana Célia prestigiou 9ª Edição da Festa do Bode em Batalha
Mesário Voluntário