180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


zika adv6
UNIMED DIA DAS MÃES
Últimas Notícias
11h03 Novo golpe de cartão de crédito tem até 'grampo' em vítimas 10h55 Lojas funcionam até as 18h e tem programação especial na véspera do Dia das Mães 10h55 Teori envia a Moro suspeita de propina de R$10 mi na Petrobrás no governo FHC 10h50 A contra gosto, Temer unifica discurso e deve manter 'pacote de bondades' de Dilma 10h49 Formandos Pratenses participam de solenidade de formatura de cursos técnicos pelo IFPI 10h42 Dilma diz que crise política não irá abalar Olimpíadas do Rio: 'A melhor do mundo' 10h38 Dr Helder Eugênio recebe no 180 os prefeitos de Curralinhos e Bertolínia 10h27 Após dois meses internada, morre a travesti baleada por amiga no Corso 10h26 Ação da DPE-PI consegue localizar menor piauiense que fugiu para o RS 10h12 Secretaria de Saúde do Município Recebe Ônibus. 09h51 Em três meses, produção industrial acumula retração de 11,7% 09h49 'Carta de princípios' do PSDB a Temer defende combate à corrupção e redução de ministérios 09h44 Rádio Kolping de Porto realiza curso para novos locutores 09h43 Johnson & Johnson é condenada por caso de câncer em mulher 09h42 Teresina Shopping traz exposição de dinossauros em tamanho realista 09h42 'Chama Olímpica' já está no Brasil e revezamento abre festa em Brasília 09h38 Semel divulga resultado da 1ª rodada da XVI Taça Teresina de Futebol Sub 13 09h35 Teresina recebe 'workshop' de criação com escritor de novelas e minisséries 09h32 Produção industrial cresce 1,4% entre fevereiro e março, mas fica abaixo das previsões 09h30 Semana do MEI está acontecendo em Bom Jesus PI 09h29 Equipe de governo analisará proposta dos servidores da Uespi; greve segue 09h23 Assistência Social promove ciclo de palestras e cursos na cidade e comunidades rurais 09h22 Governo perdoa R$ 579 milhões em dívidas de clubes grandes. Veja lista 09h19 Escola pública de Cocal dos Alves é a primeira a conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016 09h18 SEBRAE e SEMIC promovem oficina grátis sobre empreendedorismo em Corrente hoje
SUNSET

Mais Lidas


    Enquete

    O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, João Rodrigues, gasta mais com publicidade do que Fábio Abreu gasta com segurança pública. Como você avalia essa situação?

    Total de Votos: 176

    Válida de 27/04/2016 a 04/05/2016

    elite
    ZikaZero
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset