180graus

A PALAVRA TEM PODER - 12/09/2010 às 09h44

Palavras certas são a chave para o sucesso em vendas

Ter um bom produto ou serviço não é suficiente para conquistar clientes. Dentre outros aspectos importantes para o sucesso de uma empresa, destaco as palavras pronunciadas durante as várias negociações que acontecem no dia-a-dia, seja com clientes ou até mesmo os fornecedores. Já dizia Abu Shakur, um poeta persa que viveu no século 10, "O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou."

Estar atento ao diálogo entre empresa e cliente é pensar estrategicamente o negócio. Os consumidores levam um produto ou decidem por um serviço de uma empresa quando assimilam favoravelmente o que eles ouvem das pessoas que nela trabalham. O bom relacionamento com o mercado depende do poder de argumentação com os clientes.

Algumas palavras ajudam seu cliente a optar por sua empresa ou a do concorrente. Hoje tudo o que fazemos é investimento. Assim, do pão comprado em uma panificadora ao carro adquirido em uma concessionária de veículos, os termos utilizados por aqueles que estão no contato direto com os consumidores vão impactar positivamente ou negativamente na venda.

Cito algumas “palavras mágicas” nos dias atuais que reforçam a sua negociação, como: “economia”, “garantia”, “menor preço”, “qualidade”, “durabilidade”, “resistência”, “conforto”, “status”, “elegância”. É lógico que se em um estabelecimento comercial o cliente ouve, nas explicações dos vendedores, que um produto é econômico e durável, ele decidirá por levar onde se sentiu mais seguro para efetuar a compra.

As palavras que dizemos, acompanhadas de um sorriso e de gentilezas, vão auxiliar não somente na primeira compra do cliente, mas em todas as possíveis relações futuras. O consumidor poderá comprar sempre mais e isso levará ao sucesso de uma empresa. Pensar as palavras corretas é ter visão de Marketing, pois envolve relacionamentos duradouros.

Procure evidenciar o que é positivo daquilo que vende. Esqueça o negativo. Por exemplo, evite dizer que não tem algo. Diga o que dispõe e fortaleça os aspectos que levam alguém à comprar. Uma técnica de venda interessante aliada ao que se fala na negociação é citar pessoas, empresas ou segmentos que adquirem aquilo que comercializa.

Para que o uso das palavras seja o mais profissional e eficaz possível, as empresas podem estabelecer um guia ou indicações do que deverá ser enfatizado durante uma venda. Certamente a abordagem de clientes será mais exitosa. Empresários e vendedores expertos e capacitados falam o que os consumidores querem ouvir.

Lembre-se: “a palavra tem poder”. Ela anima ou desanima alguém que procura uma empresa. A boa comunicação é o princípio de tudo. Até a próxima e boa sorte!

Publicado Por: Helder Freitas

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WX - Village Leste
meu blog 2
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
Inocoop Recanto das Palmeiras
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
12h07 Integrantes do MST ocupam Fazenda com faixa de "Fora Levy" 12h06 Prefeitura de Bom Jesus fará licitação de R$ 612 mil com recursos da Funasa 12h05 Algumas posições que levam um homem ao orgasmo mais fácil; Confira 12h03 Receita Italiana com modernidade: mil folhas com mascarpone 12h00 FGTS pode ser usado para quitar dívidas de financiamento de imóvel 12h00 Get Rh oferece oportunidades de emprego para recepcionista de clínica 11h56 Doge prefeito de Simões/PI recebe visita da senadora Regina Sousa 11h55 Homem se dá mal ao jogar garrafa de champanhe em monumento 11h52 Cissa Guimarães chora com matéria de adoção ao reassumir comando do 'Mais Você' 11h51 Município de Pio IX comemora aniversário de 126 anos de emancipação política 11h50 O CAPS de S. Mendes realizará no dia 04 de agosto de 2015 reunião para tratar dependência química 11h45 Prefeito Doge recebe visita da senadora Regina Sousa em Simões/PI 11h45 Celebrações Eventos realiza show com o Padre Fábio de Melo 11h43 A Engipec aqui de S. Mendes disponibiliza consultoria e orientação de arquiteta para clientes 11h43 Nascimento de mais um partido político em Valença do Piauí 'PHS' 11h42 O CAPS de Simplício Mendes realiza mensalmente festa dos aniversariantes de cada mês 11h39 Reunião sobre criação do Partido Humanista da Solidariedade em Valença do Piauí 11h32 Mulher de Alexandre Nero, Karen Brusttolin exibe barriga de grávida em festa 11h22 Vai iniciar uma atividade física? Saiba que exames são recomendados em cada idade 11h22 SIGEFREDO PACHECO: Equipe do CRAS realiza palestra da educação no transito. 11h21 Carro é encontrado capotado durante madrugada na BR-407 em Paulistana 11h13 O 2º. Trilhão de Água Branca foi um sucesso 11h13 Em Valença do Piauí será realizada a VIII Conferência Municipal da Assistência Social 11h12 Em Paes Landim há quem esteja apreensivo com a prisão de José Dirceu 11h06 Juliana Isen dispensa calcinha em lançamento de ensaio nu da revista 'Sexy'
BRISA SUL
VANGUARDA BARCELONA
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like
virada geek
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    MEU BLOG 2
    VILLAGE LESTE - WX
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    VAL PRAEIRO
    THREVO POETIC
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    LIKE HR

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WX - Village Leste
    THREVO POETIC
    Mirante da Mota Machado