180graus

Setor Gráfico - 04/11/2010 às 13h44

ABIGRAF's do Nordeste se reúnem em Teresina para discutir o setor gráfico

James Santos, presidente da ABIGRAF-PI

A Associação Brasileira da indústria Gráfica Regional Piauí, o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Piauí e o Sindicato das Indústrias Gráficas de Teresina realizam neste sábado, dia 06 de novembro, a VII Reunião das Abigraf’s do Nordeste, com a presença dos presidentes das Abigraf’s Regionais do Nordeste, para discutir diversos assuntos da Indústria Gráfica da Região.

O evento acontece a partir das 08h30min, no Luxor Hotel Piauí, centro de Teresina e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí – SEBRAE-PI e da ABIGRAF Nacional. No mesmo dia, a partir das 10h30min, será ministrada a palestra “Indústria Gráfica e seus Novos Valores” pela Dra. Sílvia Regina Linberger, membro da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG em São Paulo.

A idéia de trazer a palestra é uma continuidade à campanha de valorização do papel e da comunicação impressa, lançada pela Abigraf Nacional em junho deste ano na sede da Fiesp. A iniciativa, realizada em ação dos representantes da cadeia produtiva do papel e da comunicação impressa, tem o mote “Imprimir é dar Vida” e almeja esclarecer dúvidas e informar corretamente à população sobre a origem do papel usado para impressão.

Segundo o presidente da Abigraf-PI e vice presidente da Abigraf Região Nordeste, James Hermes dos Santos, com a palestra, pretende-se esclarecer que a Indústria Gráfica tem compromisso com o meio ambiente, pois diferentemente do que diz o senso comum, o setor é sustentável. "Junto à Indústria de Papel e Celulose, a Indústria Gráfica prioriza a destinação correta dos resíduos que produz, o uso exclusivo de madeira de reflorestamento na produção, a colaboração para a neutralização do carbono da atmosfera com as plantações e a geração empregos", frisou.

Sônia Regina Carboni, diretora executiva da Abigraf Nacional, diz que o setor gráfico desenvolveu e lançou o Guia Técnico Ambiental da Indústria Gráfica, elaborado pelo Sindigraf-SP, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. Com linguagem clara e concisa, o Guia visa conscientizar as empresas do setor gráfico da importância do gerenciamento dos resíduos e da responsabilidade que cabe ao empresário na preservação do meio ambiente. E, mais do que isto, apresentar as alternativas para destinação adequada dos resíduos gerados e obtenção do Licenciamento Ambiental.

Carboni ressalta a importância do papel e da valorização do seu uso na comunicação impressa, em livros, jornais, revistas, folhetos, folders e panfletos, entre outros usos, salientando que o setor deveria informar ao público que não se cortam árvores nativas para fazer papel. "Todo o papel produzido no Brasil e a celulose são oriundos de florestas planejadas, plantadas, colhidas e replantadas para esta finalidade", esclarece.

Sônia diz ainda que "o papel, ao contrário do plástico, não é um vilão para o meio-ambiente, como pessoas desinformadas querem fazer parecer. No segmento de papelão ondulado, por exemplo, 75% do que é produzido no Brasil é reciclado. Ao contrário, no plástico, a reciclagem não chega a 1%."

Publicado Por: Helder Freitas

Últimas Notícias
02h07 Deputados irão discutir a redução do preço da cesta básica em audiência pública 01h56 Teatro João Paulo II recebe Maratona Teatral. Confira! 01h46 Homem é preso por estuprar idosa duas vezes na mesma noite em Agricolândia 01h34 Orquestra Sanfônica de Teresina será lançada oficialmente na próxima sexta-feira 01h30 Sejap e Setres articulam parceria para implantar posto do Sine para detentos 01h02 Reforma do Mercado Central começa ainda nesse semestre 00h56 Judiciário é convidado a participar da reforma da Lei de Execução Penal 00h50 Banda Farra de Rico realiza show no Aniversário da AEMIP 00h40 Maldonado diz que se surpreendeu e até chorou com proposta do Corinthians 00h13 Sinfonia dos bairros leva música onde o povo está em Teresina 00h07 Música do PI chora e canta Edimar Bringeo durante a missa de 7º dia 00h00 Música do PI chora e canta Edimar Bringeo durante a missa de 7º dia 23h58 Projeto Música Para Todos completa 14 anos de incentivo a cultura 23h36 Municípios da região sul terão plano de atenção primária à saúde 23h33 Ciclistas disputam etapa do Piauiense de MTB no 12º Enduro do Marvão 23h30 Flávio Dino alerta Polícia Federal sobre tentativa de golpe 23h23 Secretário de saúde leva Plano de Atenção Primária a cidade de Antônio Almeida 23h14 Congresso não tem pressa para avaliar mudanças no recolhimento do ICMS 23h13 Será implementado Plano de atenção primária à saúde em Baixa Grande do Ribeiro 23h03 Incêndio destroi uma casa inteira no Bairro Bezerrão na periferia de Esperantina 22h58 Lançamento do Documentário em audio dos 75 anos do Flamengo/PI 22h56 Ciclistas disputam etapa do Piauiense de MTB no 12º Enduro do Marvão 22h42 Comarcas do Maranhão promovem atos em alusão ao Dia 18 de Maio 22h37 Plano de atenção primária à saúde será implantado na região sul do Estado 22h31 Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, garante ao Deputado Domingos Dutra mais agências do INSS
Compra e venda de imoveis
Grafica 180

ASSISTA AO VIVO

Compra e venda de imoveis

Enquete

Setut quer dar um jeito de aumentar o preço da passagem de ônibus. Se isso acontecer você é a favor da volta do polêmico protesto #Contraaumento?

Total de Votos: 62

Válida de 21/05/2013 a 28/05/2013

Mais lidas

    Shoppingráfica
    XENHENHEM

    180graus no Instagramno Instagram