180graus

- 24/06/2011 às 08h30

Hoje Tem Festa Junina: É Dia de São João

Hoje é um dia muito especial: é Dia de São João, o santo festeiro. A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas".
Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país.
Abaixo, você poderá saber mais sobre o santo que deu origem a essa data comemorativa.

As tradições de São João
Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e se erguer mastros como forma de homenagear o santo. A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

A história de São João
O pai de João, Zacarias, era sacerdote e sua mãe, Isabel, também fazia parte da sociedade religiosa da época. Assim, João Batista cresceu em meio aos ritos religiosos e tornou-se um profeta entre os judeus, responsável pela tradição judaica do batismo, o qual realizava nas águas do rio Jordão. Ao tomar a decisão de batizar também os gentios (pagãos) que decidiam se converter ao judaísmo, o profeta angariou admiradores e também inimigos.
Como profeta, João anunciava a vinda do Messias que era esperado pelos judeus como a esperança de tornar seu povo uma nação independente. Quando Jesus foi ao encontro do profeta para que ele o batizasse, João admirou-se e teve sua fé fortalecida. A bíblia diz que, ao batizar Cristo, uma pomba - símbolo do Espírito Santo - sobrevoou o rio e ouviu-se uma voz dizer: "este é Meu filho amado com o qual Me alegro".
João Batista já era seguido por uma multidão quando passou a clamar contra o Rei Herodes condenando sua postura de ter repudiado sua esposa para ficar com sua cunhada, Herodíades. Embora o rei dissesse não se importunar com as pregações do profeta, após assistir uma belíssima dança de Salomé, filha de Herodíades, prometeu dar-lhe qualquer presente que a jovem pedisse. Salomé não pensou duas vezes, e pediu de presente a cabeça de João Batista, a qual lhe foi depois entregue em uma bandeja de prata.

As festas de São João trazem algumas tradições:

É considerado o Santo Protetor:
dos casados e enfermos
protege contra dores de cabeça e garganta

As comidas - Prevalecem as derivadas do milho, mas encontramos outras variações: canjica, pamonha, curau, mugunzá, pipoca, milho cozido, milho assado, arroz doce, pé-de-moleque, bolo de macaxeira, quentão.

Danças- A quadrilha, de origem européia, é sem dúvida a mais popular. Também existem as chamadas danças de fitas.

O Mastro - O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro sustenta uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João com o carneirinho. Seu hasteamento é acompanhado pelos devotos, padre que realiza as orações e benze o mastro.

A cantiga:
Se São João soubesse
Quando era o seu dia
Descia do céu à terra
Com prazer e alegria
Minha mãe quando é meu dia?
- Meu filho, já se passou!
- Numa festa tão bonita
Minha mãe não me acordou?
Acorda João!
Acorda João!
João está dormindo
Não acorda, não!
A festa de São João é uma festa popular, alegre, acessível e está presente em todas as regiões do Brasil

"Viver a vida sem ir a festas é como andar sozinho numa estrada sem destino" (Franklin Delano)

Fonte: Rede Mundial

Publicado Por: Franklin Delano

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
unimed fev
Últimas Notícias
11h47 Juiz autoriza PF a abrir inquérito sobre sítio frequentado por Lula 11h42 Oito receitas de sucos para desintoxicar o organismo após a folia de Carnaval 11h40 Desemprego agora também afeta o setor de serviços 11h30 INSS é condenado por quebrar sigilo de dados cadastrais 11h27 Áudio de Fátima Bernardes nos bastidores do Carnaval causa polêmica entre espectadores 11h25 Rafael Fonteles diz que arrecadação de ICMS ficou abaixo da inflação no PI 11h16 Virose deixa Ivete fora do tradicional Arrastão da quarta-feira de cinzas 11h08 Pré-selecionados já podem contratar o financiamento a partir desta quarta (10) 11h02 Em A Regra do Jogo, Toia confessa a Dante que matou Romero: 'Sou um monstro' 10h32 Ao ter acesso às conversas do BBB, Ana Paula chamou Brother de 'naja' 10h31 Brasil reduz alunos sem conhecimento básico de matemática, mas continua atrás em ranking 10h27 Naldo, o irmão e Moranguinho se envolvem em polêmica na web 10h26 Festa de Carnaval acaba com três pessoas feridas no Piauí 10h17 Musas distribuiram simpatia durante o desfile na avenida Marechal; fotos 10h16 Monica Iozzi e Klebber Toledo estão juntos há 3 semanas; saiba quem foi o cupido 10h12 Piauiense Leonardo, ex-atacante do Sport-PE, tem piora e está em coma 09h59 Quarta-feira de Cinzas, início da quaresma 09h37 Bloco Bed Boys arrasta muitos foliões em sua concentração com direito a musica ao vivo e passeata 09h32 Gracyanne Barbosa comenta risos de Vivi Araújo durante seu desfile no Rio 09h28 Veículo desgovernado invade casa e condutor fica ferido no interior do PI 09h19 Confira mais fotos dos foliões do Bloco TIM BEBEDA no Carnaval de Beneditinos 09h17 Andressa Urach é criticada por peso e desabafa: 'Temos espelho em casa' 08h57 'BBB16': Ana Paula vence Paredão do Bem e Adélia alfineta. 'Dormir mais leve' 08h56 9 órgãos abrem as inscrições para 1,8 mil vagas nesta semana 08h56 O Bairro Nova Cidade está de parabéns, foi inaugurado o Supermercado 90º e Distribuidora de bebidas

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram