180graus

- 24/06/2011 às 08h30

Hoje Tem Festa Junina: É Dia de São João

Hoje é um dia muito especial: é Dia de São João, o santo festeiro. A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas".
Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país.
Abaixo, você poderá saber mais sobre o santo que deu origem a essa data comemorativa.

As tradições de São João
Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e se erguer mastros como forma de homenagear o santo. A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

A história de São João
O pai de João, Zacarias, era sacerdote e sua mãe, Isabel, também fazia parte da sociedade religiosa da época. Assim, João Batista cresceu em meio aos ritos religiosos e tornou-se um profeta entre os judeus, responsável pela tradição judaica do batismo, o qual realizava nas águas do rio Jordão. Ao tomar a decisão de batizar também os gentios (pagãos) que decidiam se converter ao judaísmo, o profeta angariou admiradores e também inimigos.
Como profeta, João anunciava a vinda do Messias que era esperado pelos judeus como a esperança de tornar seu povo uma nação independente. Quando Jesus foi ao encontro do profeta para que ele o batizasse, João admirou-se e teve sua fé fortalecida. A bíblia diz que, ao batizar Cristo, uma pomba - símbolo do Espírito Santo - sobrevoou o rio e ouviu-se uma voz dizer: "este é Meu filho amado com o qual Me alegro".
João Batista já era seguido por uma multidão quando passou a clamar contra o Rei Herodes condenando sua postura de ter repudiado sua esposa para ficar com sua cunhada, Herodíades. Embora o rei dissesse não se importunar com as pregações do profeta, após assistir uma belíssima dança de Salomé, filha de Herodíades, prometeu dar-lhe qualquer presente que a jovem pedisse. Salomé não pensou duas vezes, e pediu de presente a cabeça de João Batista, a qual lhe foi depois entregue em uma bandeja de prata.

As festas de São João trazem algumas tradições:

É considerado o Santo Protetor:
dos casados e enfermos
protege contra dores de cabeça e garganta

As comidas - Prevalecem as derivadas do milho, mas encontramos outras variações: canjica, pamonha, curau, mugunzá, pipoca, milho cozido, milho assado, arroz doce, pé-de-moleque, bolo de macaxeira, quentão.

Danças- A quadrilha, de origem européia, é sem dúvida a mais popular. Também existem as chamadas danças de fitas.

O Mastro - O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro sustenta uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João com o carneirinho. Seu hasteamento é acompanhado pelos devotos, padre que realiza as orações e benze o mastro.

A cantiga:
Se São João soubesse
Quando era o seu dia
Descia do céu à terra
Com prazer e alegria
Minha mãe quando é meu dia?
- Meu filho, já se passou!
- Numa festa tão bonita
Minha mãe não me acordou?
Acorda João!
Acorda João!
João está dormindo
Não acorda, não!
A festa de São João é uma festa popular, alegre, acessível e está presente em todas as regiões do Brasil

"Viver a vida sem ir a festas é como andar sozinho numa estrada sem destino" (Franklin Delano)

Fonte: Rede Mundial

Publicado Por: Franklin Delano

Tópicos
Últimas Notícias
13h38 Justiça em São Bernardo julga 23 ações de improbidade administrativa 13h36 Concurso para procurador do Estado do RN tem salário de quase R$ 24 mil 13h33 Ex-prefeita de Timon é condenada por improbidade administrativa 13h23 Lideranças acreditam em maioria de votos em Jaicós e Massapê para Elmano 13h21 Depois de quase um mês nos EUA, Bruna Marquezine está de volta 13h10 'Não creio mais em justiça', diz mãe de modelo morta ao colocar silicone 13h09 No ar em 'Império', ator está internado desde domingo (31) no Rio 13h08 Autógrafo de Neymar vira polêmica e pode até render multa ao brasileiro 13h04 'Fiquei até o último momento no Real por causa do Cristiano', diz Di María 13h03 Foto de mulher 'idêntica' a Hugo Chávez vira hit do Twitter 12h55 Lançado o Programa Saúde na Escola em União - PI 12h48 Viciada em compras vende a própria casa após dívida de R$ 150 mil 12h48 Carro colide com van e deixa passageiros feridos próximo a Luís Correia 12h47 Santo Antônio de Lisboa realizará 11ª festa do caju 12h42 W. Dias emite note e diz à OAB que não participará de sabatina eleitoral; confira 12h33 Petistas vão intensificar e encher as redes sociais de ataques a Marina Silva 12h30 Operação da polícia apreende pistola ponto 40 de uso exclusivo de militares 12h20 Vereadora vota a favor de reforma e cobra espaço para mulheres e negros 12h15 Prepare-se bem para o vestibular: veja as dicas para fazer o exame com saúde 12h10 Prefeitura de Corrente realizará um dos maiores desfiles cívicos da história do município 12h08 Prefeitura de Corrente irá realizar um grande desfile cívico em alusão a independência do Brasil 12h06 'Citroen' colide com uma van no PI; 15 passageiros tiveram escoriações 12h06 EXCLUSIVO: Vídeos mostram agonia de motorista na PI-112 12h05 Escritor Ziraldo vai participar da feira literária 'FLOR', na cidade de Oeiras 12h05 Sucuri é encontrada morta e com a cabeça arrancada no litoral do Piauí
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 237

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram