180graus

- 24/06/2011 às 08h30

Hoje Tem Festa Junina: É Dia de São João

Hoje é um dia muito especial: é Dia de São João, o santo festeiro. A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas".
Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país.
Abaixo, você poderá saber mais sobre o santo que deu origem a essa data comemorativa.

As tradições de São João
Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e se erguer mastros como forma de homenagear o santo. A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

A história de São João
O pai de João, Zacarias, era sacerdote e sua mãe, Isabel, também fazia parte da sociedade religiosa da época. Assim, João Batista cresceu em meio aos ritos religiosos e tornou-se um profeta entre os judeus, responsável pela tradição judaica do batismo, o qual realizava nas águas do rio Jordão. Ao tomar a decisão de batizar também os gentios (pagãos) que decidiam se converter ao judaísmo, o profeta angariou admiradores e também inimigos.
Como profeta, João anunciava a vinda do Messias que era esperado pelos judeus como a esperança de tornar seu povo uma nação independente. Quando Jesus foi ao encontro do profeta para que ele o batizasse, João admirou-se e teve sua fé fortalecida. A bíblia diz que, ao batizar Cristo, uma pomba - símbolo do Espírito Santo - sobrevoou o rio e ouviu-se uma voz dizer: "este é Meu filho amado com o qual Me alegro".
João Batista já era seguido por uma multidão quando passou a clamar contra o Rei Herodes condenando sua postura de ter repudiado sua esposa para ficar com sua cunhada, Herodíades. Embora o rei dissesse não se importunar com as pregações do profeta, após assistir uma belíssima dança de Salomé, filha de Herodíades, prometeu dar-lhe qualquer presente que a jovem pedisse. Salomé não pensou duas vezes, e pediu de presente a cabeça de João Batista, a qual lhe foi depois entregue em uma bandeja de prata.

As festas de São João trazem algumas tradições:

É considerado o Santo Protetor:
dos casados e enfermos
protege contra dores de cabeça e garganta

As comidas - Prevalecem as derivadas do milho, mas encontramos outras variações: canjica, pamonha, curau, mugunzá, pipoca, milho cozido, milho assado, arroz doce, pé-de-moleque, bolo de macaxeira, quentão.

Danças- A quadrilha, de origem européia, é sem dúvida a mais popular. Também existem as chamadas danças de fitas.

O Mastro - O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro sustenta uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João com o carneirinho. Seu hasteamento é acompanhado pelos devotos, padre que realiza as orações e benze o mastro.

A cantiga:
Se São João soubesse
Quando era o seu dia
Descia do céu à terra
Com prazer e alegria
Minha mãe quando é meu dia?
- Meu filho, já se passou!
- Numa festa tão bonita
Minha mãe não me acordou?
Acorda João!
Acorda João!
João está dormindo
Não acorda, não!
A festa de São João é uma festa popular, alegre, acessível e está presente em todas as regiões do Brasil

"Viver a vida sem ir a festas é como andar sozinho numa estrada sem destino" (Franklin Delano)

Fonte: Rede Mundial

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
Terno e Cia
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS
Phocus Galerie
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
08h56 Homem morre em obra após coluna de ferro cair sobre sua cabeça no PI 08h41 Faça logo! Atualização pode corrigir novo erro preocupante do iPhone 08h41 Operação 'Vulneráveis': polícia quer prender 10 suspeitos 08h39 Emissoras de rádio e TV devem decidir participação dos menores em debates 08h35 THE: Adolescente suspeito de assalto é morto com golpe de facão na cabeça 08h19 Homem carrega corpo de sua esposa por cerca de 12 quilômetros 08h15 Saiba como manter as suas axilas clarinhas e saudáveis 08h15 Dilma quer levar 20 pessoas no impeachment; acusação, ninguém 08h15 PSD, PDT e PP lançam registram candidatos para município de Arraial 08h09 Tribunal de Justiça do PI cria grupo para julgar crime organizado 08h09 Candidatos a prefeito e vice de Curral Novo do PI tiveram registro indeferido 08h02 Saiba como identificar a base ideal para seu tipo de pele 08h00 12º Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo acontece em São Paulo 07h53 'MasterChef' continua campeão de repercussão no Twitter; veja ranking 07h48 CUT afirma que não há dinheiro para militantes acompanharem impeachment 07h44 Após 'Metralhadora', Banda Vingadora lança clipe com muita sedução 07h34 Britney Spears ganhará em 2017 filme com história de sua vida 07h29 Em estreia, Adnet faz piada com sua 'traição' e não poupa Galvão Bueno 07h22 Marina Ruy Barbosa comenta sobre as suas cenas de nudez em nova série 06h31 Segunda rodada dos jogos interclasse acontece neste sábado (27) em Campo Largo do Piaui 00h54 Chapa 1: João Edilberto quer fazer AABB Avançar 00h22 Na UTI: River já contratou mais de 90 jogadores na temporada sem resultados 23h48 Lula poderá comparecer ao Senado quando da defesa de Dilma Rousseff 23h31 Regina não questiona a segunda testemunha de acusação no Senado 23h09 W. Dias tem agenda em Brasília no segundo dia de impeachment

ISLAMAR
Phocus Galerie
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 132

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    Casa do cartucho
    SAMBAIBA MODULADOS
    Shop Festa - Inauguração
    Silva, Guedes & Barroso
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé