180graus

- 24/06/2011 às 08h30

Hoje Tem Festa Junina: É Dia de São João

Hoje é um dia muito especial: é Dia de São João, o santo festeiro. A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas".
Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país.
Abaixo, você poderá saber mais sobre o santo que deu origem a essa data comemorativa.

As tradições de São João
Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e se erguer mastros como forma de homenagear o santo. A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

A história de São João
O pai de João, Zacarias, era sacerdote e sua mãe, Isabel, também fazia parte da sociedade religiosa da época. Assim, João Batista cresceu em meio aos ritos religiosos e tornou-se um profeta entre os judeus, responsável pela tradição judaica do batismo, o qual realizava nas águas do rio Jordão. Ao tomar a decisão de batizar também os gentios (pagãos) que decidiam se converter ao judaísmo, o profeta angariou admiradores e também inimigos.
Como profeta, João anunciava a vinda do Messias que era esperado pelos judeus como a esperança de tornar seu povo uma nação independente. Quando Jesus foi ao encontro do profeta para que ele o batizasse, João admirou-se e teve sua fé fortalecida. A bíblia diz que, ao batizar Cristo, uma pomba - símbolo do Espírito Santo - sobrevoou o rio e ouviu-se uma voz dizer: "este é Meu filho amado com o qual Me alegro".
João Batista já era seguido por uma multidão quando passou a clamar contra o Rei Herodes condenando sua postura de ter repudiado sua esposa para ficar com sua cunhada, Herodíades. Embora o rei dissesse não se importunar com as pregações do profeta, após assistir uma belíssima dança de Salomé, filha de Herodíades, prometeu dar-lhe qualquer presente que a jovem pedisse. Salomé não pensou duas vezes, e pediu de presente a cabeça de João Batista, a qual lhe foi depois entregue em uma bandeja de prata.

As festas de São João trazem algumas tradições:

É considerado o Santo Protetor:
dos casados e enfermos
protege contra dores de cabeça e garganta

As comidas - Prevalecem as derivadas do milho, mas encontramos outras variações: canjica, pamonha, curau, mugunzá, pipoca, milho cozido, milho assado, arroz doce, pé-de-moleque, bolo de macaxeira, quentão.

Danças- A quadrilha, de origem européia, é sem dúvida a mais popular. Também existem as chamadas danças de fitas.

O Mastro - O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro sustenta uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João com o carneirinho. Seu hasteamento é acompanhado pelos devotos, padre que realiza as orações e benze o mastro.

A cantiga:
Se São João soubesse
Quando era o seu dia
Descia do céu à terra
Com prazer e alegria
Minha mãe quando é meu dia?
- Meu filho, já se passou!
- Numa festa tão bonita
Minha mãe não me acordou?
Acorda João!
Acorda João!
João está dormindo
Não acorda, não!
A festa de São João é uma festa popular, alegre, acessível e está presente em todas as regiões do Brasil

"Viver a vida sem ir a festas é como andar sozinho numa estrada sem destino" (Franklin Delano)

Fonte: Rede Mundial

Publicado Por: Franklin Delano

Tópicos
Últimas Notícias
07h14 Nilmar é preservado pelo segundo dia seguido e Inter nem mostra o seu time 07h03 Presidente do River Plate descarta negociar zagueiro Balanta com o SP 07h00 Confira as datas de início das atividades da Evangelização Infantil e da Mocidade na FEPI 06h58 Secretário de Saúde do Piauí recebe representantes de Enfermagem 06h31 Advogados do PI ganham desconto no pagamento de anuidade até sábado, 31 06h15 Judiciário do Trabalho se prepara para Semana Nacional da Conciliação 2015 05h42 Familiares e amigos lotam igreja em velório de jovem morta em acidente 05h39 França divulga campanha para desencorajar potenciais jihadistas 05h34 ONG questiona versão da promotoria mexicana sobre estudantes 05h12 Aline Riscado posa para marca de roupas e mostra suas curvas 04h49 Uso do "pau de selfie" em partidas de futebol é proibido por justiça na Bahia 04h35 NEYMAR e Fernando Torres discutem após o lance de gol 04h07 Empresário de Shogun cogita descida de peso e luta contra Bisping no Brasil 03h46 Petrobras perde R$ 13,9 bilhões em valor de mercado em apenas um dia 03h27 Justiça do Rio quebra sigilos bancário e fiscal de ex-presidente da Petrobras 03h02 Otávio Mesquita é internado em São Paulo; saiba mais 02h52 Madonna sugere que Taylor Swift é a 'princesa do pop' 02h30 Barbudo, ex-BBB Yuri faz ensaio de fotos sem camisa e mostra corpão 02h02 Por causa de amigdalite, Cauã Reymond adia viagem para gravar 'Dois Irmãos' 01h51 Com valor em mais de R$ 1 mi, Vasco pode voltar a pagar dívida à família de Dener 01h36 ProUni: quase 1,2 milhão já se inscreveram e prazo termina nesta quinta 01h17 Mulher Melão relata calor extremo em avião da Azul; empresa explica 00h51 Mercado de transporte aéreo no Brasil cresceu 5,7% em 2014 00h46 III Campeonato Futsal Eliano do Povo 00h46 III Campeonato Futsal Eliano do Povo
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Qual você considera ser a principal causa da violência no Piauí?

    Total de Votos: 164

    Válida de 28/01/2015 a 04/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram