180graus

Como Ser Feliz - 03/03/2011 às 07h30

Como Ser Educado, Ser Elegante e Ser Feliz

Em minhas andanças pela cidade - com a finalidade de colher material de pesquisa para meu futuro livro – de vez em quando me deparo com cenas curiosas e, algumas vezes, com cenas esdrúxulas ou deselegantes. Tais como duas que presenciei nesta semana. Em uma delas, eu estava num elevador com uma amiga quando adentrou um senhor que, educadamente, deu bom dia a todos e nos convidou para assistir a um culto evangélico. Imediatamente, uma senhora trajada elegantemente respondeu-lhe com grosseria: ‘sou católica’... talvez ignorando que os católicos e evangélicos têm ambos o Cristianismo como a sua fonte de fé.

Em outra situação, passada dentro de um restaurante no centro da cidade, um senhor (que devia estar com muita pressa ou muito faminto) passou à frente de duas senhoras para fazer o seu pedido de refeição ao garçom, deixando-as perplexas e muito espantadas com tamanha deselegância por parte do distinto (estava de terno e gravata) cidadão que, simplesmente, ignorou o fato delas terem chegado bem antes dele no restaurante.

Fiquei refletindo em tudo isso, especialmente no aumento da falta de elegância ou falta de educação cometida pelas pessoas, onde fatos grosseiros como estes e outros são constantemente praticados tais como: não ceder o lugar nos ônibus aos idosos e senhoras grávidas; não ajudar aos cegos ou crianças a descer dos coletivos ou atravessar as ruas; falar em voz alta ou proferindo palavrões em qualquer lugar; não respeitar o legítimo direito daqueles que o tem; ‘furar’ filas de bancos ou repartições; não oferecer carona ou transporte solidário aos vizinhos e amigos em dias de greve dos motoristas de ônibus etc. Uma deselegância que agride o bom senso e aos bons modos, agravando a violencia do nosso dia-a-dia.

Estou postando abaixo um belo texto de Glória Kalil, jornalista, empresária, consultora de moda e também autora de inúmeros livros sobre elegância, para nossa leitura e reflexão do que realmente é ser chique, ser elegante neste Século XXI

Ser Chique Sempre

Nunca o termo “chique” foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.

Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo.
Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas,
nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens,
mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

Chique mesmo é parar na faixa de pedestre
É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.
É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder jamais!
Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.
É “desligar o radar” quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!

Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo,
de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.
Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!

Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

Fonte: Seguraopicuma

Publicado Por: Franklin Delano

Últimas Notícias
15h00 No Distrito Federal, principal promessa eleitoral é ‘não roubar’ 14h44 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 14h34 Corrida de Cavalos atrai dezenas de pessoas 14h25 Vocalista do Ultraje a Rigor, Roger detona Astrid Fontenelle: 'hipócrita', 'mau caráter' 14h22 DUPLA executa homem com 10 tiros na casa da namorada 14h18 VEJA FOTOS: Noite de festa no parque de vaquejada Nordestão em Canavieira 14h03 Município de Passagem Franca do Piauí recebe homenagem do TRT/PI em Teresina 14h00 Marcelo Rezende acusa César Filho de plágio e ameaça cobrar Silvio Santos 13h59 Veja mostra como ministro ajudou Dilma para botar a mulher em cargo 13h57 Multidão recepciona Hildo Rocha em São João do Paraiso 13h57 Peti de Porto realiza quadrangular com coletivos da zona urbana e zona rural 13h47 Prefeitura distribui brindes para os vaqueiros em Canavieira. Fotos! 13h38 Vice-prefeito Raimundo do PT participa de abertura de festejo 13h33 Ronaldinho Gaúcho negocia transferência para o futebol indiano 13h32 Acontece hoje a 13ª edição do 'Café com Jesus' da comunidade Shalom 13h27 Margarete se compromete em construir um Piauí mais digno de norte ao sul 13h26 Lucas Lucco muda para o Rio e garante que está solteiro 13h23 TRT/PI homenageia município de Morro Cabeça no Tempo 13h19 Após acidente de carro, Justin Bieber relembra princesa Diana no seu Twitter 13h17 Sidney Sampaio foi quem decidiu adiar casamento com Carol Nakamura 13h13 Sabrina Sato se diz mais tranquila e pretende engravidar ano que vem 13h08 Acontece hoje a 2ª edição da Cultura Negra Estaiada na Ponte 13h03 José Dirceu detona Dilma e vê vitória de Marina Sila em outubro 13h02 Prefeitura no Piauí inscreve até dia 02 de setembro para nova seleção; edital 13h02 CFOAB divulga resultado da 1ª Fase do XIV Exame de Ordem; confira resultado
ControlX
Mesário Voluntário

Enquete

A morte de um taxista gerou um clima de revolta em Teresina. Um dos suspeitos já presos tinha várias passagens pela polícia, mas estava solto. Com um número cada vez maior de criminosos à solta, de quem você acredita que seja a culpa?

Total de Votos: 391

Válida de 29/08/2014 a 05/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram