180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Últimas Notícias
15h30 Vereador apresenta projeto que visa reaproveitar alimentos em Teresina 15h29 Formação Continuada: Uso do livro didático na Educação Infantil 15h23 Governo quer ter fila única em cada estado para cirurgia eletiva no SUS 15h22 Dois jogos sofreram mudanças para a abertura do Brasileirão da Série B;veja 15h19 Entrega de certificados 15h16 PMT garante entrega de novo cemitério com 40 mil vagas para mês de outubro 15h14 Amapi sugere à bancada alterações em PL que pode afetar fundo do judiciário 15h12 Consumidores de Picos ganham R$ 50 mil e R$ 20 mil na Nota Piauiense 15h12 Secretária de assistência social participa de encontro sobre o Processo Conferencial 2017 15h06 Governador cumpre agenda na região de Picos neste final de semana 15h05 Homem agredido pelo irmão morre em hospital e agressor é preso em Santo Antônio de Lisboa 14h59 Secretaria realiza curso de doces e promove mais uma capacitação 14h59 Contas bloqueadas:Gestão anterior de Colônia do Gurguéia não entregou a prestação de contas de 2016. 14h58 Encontro do Grupo Viva a Vida marca 7° dia da programação de aniversário de Santana do PI 14h58 Homem é assassinado nas proximidades do 3º BEC em Picos 14h58 Expansão de ‘Hot Wheels’ para ‘Forza Horizon’ 3 chega em maio 14h54 Policia prende um dos suspeitos de assalto a empresário de Luzilândia 14h52 Dia 02 de maio espetáculo JUSTIÇA, uma super produção artística de Valdsom Braga 14h51 Presos se escondem em forro para fugir da Penitenciária de Parnaíba 14h46 Acusados de furtar apartamentos são presos em Joaquim Pires 14h45 Em Alegrete, secretaria de assistência social realiza curso e faz entrega de uniformes dos SCFV 14h42 TCE decide pelo bloqueio de contas de 32 prefeituras do Piauí; confira lista 14h39 É divulgada programação do bairro São Miguel no município de São Lourenço do PI 14h36 Visita de Wellington Dias a Santana do Piauí é adiada para sábado (29/04) 14h36 Trecho da Avenida Juarez Távora está intrafegável em Esperantina

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 843

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram