180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Publicado Por: Franklin Delano

Últimas Notícias
08h46 Povoado Várzea Tranqueira em Oeiras recebe ações do Prefeitura Itinerante 08h45 Mara Pavanelly reúne imprensa e fãs em São Luís para lançar o novo projeto 08h38 Prefeito do PSB nega apoiar W.Dias; PT enviou falsa notícia à imprensa 08h37 Marquezine comenta participação em trailer de filme: 'Apareço de costas' 08h36 Estudo que analisou cérebro de quem vê Jesus em torrada ganha o prêmio Ig Nobel 08h34 Lindas garotas farão a recepção nos festejos de Avelino Lopes 08h31 Comitê define novas medidas para o sistema penitenciário do Maranhão 08h26 Excelente ponto comercial para alugar em Esperantina 08h24 PM ATIRA E MATA piauiense em confusão no centro de SP 08h22 Top 5 alimentos que vão te deixar mais bonita e saudável 08h22 Homem pode ser preso por invadir propriedade e subir em torre da OI 08h20 Fora da Seleção, Ganso mantém esperança: 'Não me falta nada' 08h17 Chapecoense amarra, mas garoto de 17 anos marca e deixa jogo empatado 08h16 Confira esse top 3 makes arriscados que você precisa tentar e combinar! 08h15 TRT-MA divulga resultado final do concurso de servidores 08h13 Em noite inspirada, Galo vai à Goiânia e detona o Goiás com belos gols 08h12 Mulher Filé leva tombaço, mas mantém a pose e segue rebolando no chão; assista 08h11 Educandário Conceição Lustosa, Conselho Tutelar, Assistência Social e demais entidades municipais... 08h08 Alonso posa com Ferrari feita de flores e Kimi, com carros montados de Lego 08h06 Prefeitos discutem padronização de tributos para construção da Transnordestina 08h05 Agerp inaugura Usina de Beneficiamento de Leite 08h04 Monitores de Paço do Lumiar participam de curso de formação do programa Esporte da Escola 08h02 De volta ao vôlei, esposa de James Rodríguez filosofa: 'Persigo sonhos' 07h55 Agerp realiza Dia de Campo sobre Piscicultura Sustentável 07h55 Jovem é preso em Esperantina depois de confessar roubo de Whisky e Red Bull no município
Mesário Voluntário