180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Publicado Por: Franklin Delano

Últimas Notícias
10h20 No velório, família acusa: 'mesmos que assaltaram ele no ano passado' 10h19 Prefeito Joel se reúne com secretariado e traça metas para o futuro de Miguel Leão 10h04 Bombom é flagrada de cara limpa: 'Não preciso ficar 24h maquiada por dia' 10h02 UFPI realiza 'II Semana de Meio Ambiente' aberto a comunidade 10h01 Neymar é flagrado em clima de paquera com brasileira em Ibiza, diz jornal 10h01 SABATINA 180: 'Eu desenterro cururu que o W.Dias deixou' 10h00 Picos realiza ações que marcam a Semana Mundial de Amamentação 09h59 Semana Mundial de Amamentação movimenta ações no município de Picos 09h57 Ju Françozo ministra workshop a convite do LEMS Casa e Festas 09h44 Passe Legal: Recadastramentos de estudantes continuam e vão até 22 de agosto 09h38 Prefeito e vice prestigiam casamento de irmão do presidente da câmara de vereadores 09h32 Wellington lança candidatura de Aluísio Martins nessa quinta-feira; detalhes 09h24 OAB-PI reivindica celeridade judicial à Corregedoria de Justiça; entenda mais 09h16 Prefeito Reginaldo lança nota de pesar pelo falecimento de Andonias Moura 09h12 A dor de cabeça dela é real mas a sua, não dizem cientistas 09h11 Idosos sentirão mais o reajuste na conta de luz esperado pra próximo ano 09h07 1ª Mini-maratona do Programa Vida Saudável 09h01 Criança é atacada por tigre e tem braço dilacerado no Paraná; Vídeo! 09h01 Justiça concede abatimento da pena do mensaleiro José Genoino 08h49 Prefeitura Municipal de União faz aquisição de livros para Educação Infantil 08h47 Motorista tem carro roubado da porta de casa em Beneditinos 08h44 5 Dicas Para o Sexo no Chuveiro Ser Gostoso e Confortável 08h38 Meu Pênis Torto é Normal? Veja Causas, Sintomas e Tratamento 08h33 MEC abre inscrição para 9 mil vagas no curso de inglês;aulas presenciais 08h30 Bandido invade casa, faz refém, leva jóias e pertences de família no Piauí