180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Publicado Por: Franklin Delano

Últimas Notícias
10h45 Justa homenagem ao presidente da Hapvida 10h37 Filho de Eike Batista, Olin Batista está namorando modelo de Santa Catarina 10h36 Fernanda Lima também rejeita convite para comandar o novo 'Vídeo Show' 10h35 Produção do 'BBB15' começa a sondar participantes das edições anteriores 10h35 Votação sobre contratação de OSCIP para gerir a saúde de Teresina é adiada 10h33 Movimento religioso leva jovens às ruas de Ribeiro Gonçalves em ato de louvor 10h31 Organograma de laboratório contra lavagem de dinheiro é instituido no PI 10h28 Semana das Engenharias: Gincana Intereng com alunos da UNDB.VEJA FOTOS 10h28 Polícia apreende vários malotes de semi-joias sem nota fiscal no Piauí 10h16 Chuva de granizo danifica telhados e assusta moradores em Fronteiras 10h16 Troca de ouro na rede de joalherias Rosa Rio 10h13 Hapvida alerta: Síndrome do Pânico prejudica qualidade de vida 10h13 PRF apreende máquinas sem notas fiscais no município de Oeiras 10h08 Condutor é pego em flagrante em Floriano transportando calçados falsificados 10h05 Rádio Universidade FM comemorou 28 anos com Café da Manhã 10h00 Candidato Pezão declara apartamento com preço muito abaixo do avaliado 09h56 R$ 139 milhões é o valor de investimento da Agespisa para ampliação da rede de esgoto 09h55 Governo Federal atrasa repasse de renda e prejudica extrativistas no MA 09h52 Tarifa de luz já subiu 17,63% e ainda pode ficar maior até final deste ano 09h47 Em sabatina, PSDB propõe mudanças na prova do Enem; confira detalhes 09h47 Em discurso raivoso, o ex- presidente Lula agora compara tucanos a nazistas 09h45 Prefeitura de Ribamar antecipa feriado para próxima segunda-feira 09h42 PRF recupera moto roubada em Amarante; uma pessoa foi presa 09h35 Jovem é flagrado pela Força Tática com trouxas de maconha na cueca 09h33 Amarante e outras cidades ganharão mais recurso para obras de saneamento básico
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 355

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram