180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Revisão Atualidades
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
01h50 Gustavo Neiva marca presença em jantar em Sebastião Leal com surpresa de aniversário 01h43 Prefeito faz jantar em comemoração a festejos e surpresa para deputado 00h32 Rodada final da primeira fase com três clubes piauienses na parada do mata-mata 23h33 Caminhada marca encerramento da ‘1ª Semana do Meio Ambiente’ em Landri Sales 21h49 Prefeito do município de Santa Cruz do Piauí participa de missa em Teresina 21h14 Adolescente suspeito de realizar roubo é morto na BR-316 20h16 Discutindo ideias para a XV Semana Cultural de Colônia do Gurguéia 2017 19h08 Dr. Pessoa vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 18h55 Vendedor ambulante é morto a tiros no Centro de Teresina; polícia apura 18h26 Polícia tenta identificar casal que roubou farmácia várias vezes 18h06 Deputado Francisco Limma vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 17h45 Aeroporto de Jericoacoara-CE será inaugurado neste sábado (24) 17h32 Jovem de 23 anos morre ao 'errar a curva' com motocicleta na BR-343 17h23 Deficiente visual, filha de Roger 'toca' gol do pai que ela não viu 17h23 Deputado Antônio Félix vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 17h21 Brasil emitiu quase 8 mil carteiras de trabalho para estrangeiros neste ano 17h20 Mistura Gostosa Cocatelhense participa nesta Sexta do Arraiá dos Municípios 17h16 Prefeito Mirim compareceu a sessão no plenário do TCE na capital 17h13 Igreja Mundial do Poder de Deus será inaugurada na cidade de Curimatá 17h12 Juiz Eliomar Rios fala na Assembleia sobre combate da grilagem no Piauí 17h10 Na capital, prefeito Dr. Carlos reuniu-se em sessão no plenário do TCE 17h05 AABB Teresina sediará o Campeonato Teresinense de Natação 17h04 Comodidade: Aplicativo do Sine Fácil já teve mais de 168 mil downloads 17h04 Na última quinta-feira,prefeito Betão marcou presença em sessão no TSE 17h03 Orquestra Sinfônica apresenta Concerto Junino neste domingo (25)

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional