180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Publicado Por: Franklin Delano

Últimas Notícias
12h05 Moradores da Zona Leste da THE sofrem há 2 dias com falta de água 12h05 Veja como foi o casamento de Toinha e João na noite deste Sábado 20/12 11h55 Prefeitura de Prata do Piauí finaliza 1ª Decoração Natalina da Cidade 11h53 Depois de perder 9kg, Renata Dominguez posa sensual: 'Me sentindo mais mulher' 11h20 19 anos de emancipação de Vila Nova do Piauí 11h13 'Isso sim representa a vontade e soberania do povo', declara o prefeito Odival Andrade 11h13 Corregedoria faz doação para entidade que recupera drogados em Piripiri 11h07 Pax-União Beneditinos sorteia presentes para sócios e oferece café da manhã neste Sábado 20/12 11h06 'Nãos que viram sim': Medina resistiu a assédio em nome do título mundial 11h03 Presidente Dilma Rousseff vai manter Cardozo e chefe da PF em seus cargos 11h01 Prefeito Gilberto Júnior conquista 7 torres de internet para Floriano 10h58 Floriano terá internet gratuita nas praças 10h57 Atacante Eduardo não teme o Fortaleza e diz que o River eliminará cearenses 10h55 Prefeitura de Corrente divulga resultado oficial de concurso para 172 vagas 10h49 Ministro Gilmar sinaliza para manter as doações privadas na campanha; saiba 10h47 Pedro II: Terra Dura e Felipe disputam o título de campeão do Ruralzão 10h45 Terra Dura e Felipe disputam o título de campeão do Ruralzão 10h42 Final da I Copa de Futsal da região do Contentamento de Oeiras 10h40 Líder comunitário do Complexo do Alemão é morto a tiros em centro cultural 10h40 Time Tapera Boa Nova vence I copa de futsal da região do Contentamento 10h39 Relator admite dificuldade para votar texto do Orçamento ainda neste ano 10h32 Dilma tem a tarefa de definir os nomes do primeiro escalão até o fim do ano 10h32 Construções e recuperações de estradas devem beneficiar 14 mil moradores em Oeiras 10h29 Trabalho e renda para a população são agora assegurados por leis trabalhista 10h29 Oeiras: Construções e recuperações de estradas devem beneficiar 14 mil pessoas
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH