180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Igor Martins
UNIMED DIA COOPERAR
UNIMED DIA COOPERAR
UNIMED - DIGA 33
Últimas Notícias
19h21 Prefeitura divulga grade oficial da 29º Festa do Vaqueiro de São Francisco do Piauí 18h14 Nota Piauiense realizou o 10º sorteio e divulga ganhador de R$ 50 mil e 20 mil 18h10 Delegacia prende acusado de furtos, roubos e até sequestros em Teresina 18h05 Secretário de Fazenda alerta para risco no pagamento do 13º salário no estado 17h58 Rede realiza super saldão de eletro, bazar e têxtil, com descontos de até 70% 17h56 I Encontro Setorial do PTB de Teresina debaterá sobre a Guarda Municipal 17h55 Ricardo Bandeira propõe lei que cria o Programa de Educação no Trânsito 17h53 Em Campo Maior tem Serviço de Proteção a Mulher 17h51 Abaixo-assinado solicita que museu faça homenagem para Júnior Araújo 17h41 'ROLETA RUSSA' é o novo curta-metragem que promete representar o PI 17h18 Dr.Helder Eugênio recebe secretário Ziza e gestores da 'Embrapa' no 180 16h54 Fiéis participam da missa de encerramento dos festejos de São Pedro na localidade saco 16h49 Emoção na formatura do ex-cortador de cana que virou médico 16h44 Justiça bloqueia bens da prefeita de Uruçuí após cervejada 16h21 Depressão atinge mais de 10% dos brasileiros desempregados, diz IBGE 16h10 Prefeitura de Oeiras expande alcance do projeto 'Suco com Atitude' 16h09 Com nova lei de Minas e Energia, Piauí pode ser beneficiado 15h58 CEE/PI concede autorização de funcionamento das escolas da rede municipal de João Costa 15h44 Confira a programação do IV Festival de Quadrilhas Juninas de Coivaras 15h42 CCJ analisará veto parcial do Governo para o 'plano' de cargos do Judiciário 15h39 Prefeitura entrega reforma e ampliação de UBS na zona rural de Miguel Alves 15h38 6 passos para ter orgasmos múltiplos: aprenda 15h36 Esquema lavou mais de R$ 370 mi por meio de empresas de fachada, diz PF 15h35 Parceria entre ATI e SDR vai atender programa de Geração de Emprego e Renda 15h33 O que você precisa saber para bombar nas redes sociais

Contratamos designer gráfico
180 - Advogados

Mais Lidas


    Enquete

    Escândalos de corrupção têm sido cada vez mais frequentes no noticiário. Pagamentos de propina à nível nacional envolvem até políticos do Piauí. Você acha que ainda tem jeito pro Brasil?

    Total de Votos: 241

    Válida de 16/06/2016 a 23/06/2016

    180 - Advogados
    180 - Advogados

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset