180graus

Como Ser Feliz - 06/08/2011 às 09h00

Aprenda a Fazer Agora o Melhor Vatapá Baiano

Atendendo a pedidos, estou colocando agora a receita de uma das estrelas da culinária brasileira: o vatapá. Estou postando abaixo o passo a passo desta deliciosa receita baiana para iluminar o seu final de semana, satisfazer os gourmets mais exigentes e recebendo depois os aplausos de todos.

INGREDIENTES

½ xícara de chá de amendoins torrados
½ xícara de chá de castanhas de caju torradas
½ kg de camarões secos aferventados e sem as cascas (1)
1 colher de sopa de pimenta malagueta
2 vidros pequenos de leite de coco
5 pãezinhos franceses
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ kg de filé de peixe
½ kg de filé de frango
1 kg de camarões grandes frescos limpos
1 colher de sopa de gengibre ralado
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de cheiros verdes picados (salsa, cebolinha e coentro)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1. Bata no processador ou liquidificador os camarões secos (aferventados e descascados) com a pimenta malagueta. Reserve
2. Bata no processador ou liquidificador os pãezinhos com 1 vidro de leite de coco. Reserve.
3. Tempere o peixe e o frango com pouco sal, pimenta do reino e o suco de limão. Reserve.
4. Aqueça o óleo de soja e refogue nele a cebola e o alho até dourarem ligeiramente.
5. Junte ao refogado o frango e deixe cozinhando por 5 minutos. Acrescente então o peixe e os camarões frescos. Deixe cozinhando por mais 3 minutos
6. Acrescente então os camarões secos moídos, o gengibre e os cheiros verdes.
7. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por mais 5 minutos.
8. Quando o peixe, o frango e os camarões estiverem cozidos, retire-os e reserve-os.
9. Junte ao molho que ficou na panela, o pão desmanchado no leite de coco.
10. Mexa com uma colher de pau até misturar bem.
11. Acrescente então o outro vidro de leite de coco, a castanha o amendoim e por último o azeite de dendê.
12. Continue mexendo até obter consistência de um mingau. (Se ficar muito pesado, acrescente um pouco da água da fervura dos camaroes secos)
13. Junte a esse mingau o peixe, o frango e os camarões reservados.
14. Prove para ver se o tempero está bom. Acrescente mais sal ou pimenta malagueta se necessário e mexa delicadamente para ao peixe não se desmanchar.
15. Sirva IMEDIATAMENTE.
16. MUITA ATENÇÃO: O ponto é o grande segredo baiano do vatapá. Não é uma sopa, mas também não pode ter uma consistência muito grossa. Deve ficar com uma consistência de mingau de bebê. Use sempre fogo bem baixo (mínimo mesmo), do início ao fim da receita, mexa com uma colher de pau bem devagar e sempre na mesma direção.

OBSERVAÇÃO: (1) Coloque os camarões em uma panela à parte e jogue água suficiente para cobri-los. Afervente por 5 minutos ou até as cascas ficarem moles. Escorra e reserve a água (Você poderá utilizá-la para fazer arroz ou cozinhar legumes.)

Tenham todos um agradável final de semana.

Fonte: Acidezmental

Publicado Por: Franklin Delano

Últimas Notícias
19h09 Frango com polenta serve de acompanhamento ou prato principal 19h08 Prefeito Edivaldo reforça política de formação continuada para magistério municipal 19h06 Aplicativo para identificar procurados pela Justiça já pode ser baixado 19h02 Colete para gamers simula impacto de tiros em jogos shooters 19h02 Renan diz que Senado vai recorrer ao STF contra CPI exclusiva da Petrobras 19h01 Investigado da polícia é preso com R$ 9 mil em espécie;seguia de motocicleta 19h01 Nova moda da internet é fazer selfie de dedos em pontos turísticos 19h00 Maior evento municipalista garante a participação de vários gestores 19h00 Prefeitura de Socorro do Piauí é convidada para seminário da Caixa na APPM 19h00 Menina de 1 ano 'ressuscita' após ser dada como morta por médicos 18h40 Hugo Napoleão deverá se inscrever no Programa Saúde na Escola 18h40 'Aprendiz Celebridades' está demitindo quase ao vivo e provocando estresse nos bastidores 18h39 Gestora do Hospital Areolino de Abreu é condenada pelo TCE-PI a pagar multa 18h31 UESPI debate Transparência da gestão pública em Teresina 18h20 Gestores garantem participação no maior evento municipalista da América 18h20 Prefeita Renata Coelho é convidada para seminário na APPM 18h19 Mãe é suspeita de envenenar filho após briga com marido 18h18 Convite 18h13 Divulgado o resultados do concurso da CAIXA.Confira a lista 18h11 Coca Cola, Johnson&Johson e Sony sorteiam ingressos para a copa em Teresina 18h08 Curso de capacitação de culinárias em geral com o produto Rosa Branca 18h05 Prefeitura deflagra operação “Para-raios” 18h02 Polícial algema esposa no meio da rua e a mata com 4 tiros. Veja vídeo 18h01 Município de Francisco Ayres só tem até o dia 25 de abril para se inscrever no PSE 18h00 Laerte não aguenta ficar longe e beija Luiza à força
Gerente Eficiente
Gerente Eficiente

Enquete

Você teme que, com o Marco Civil da Internet, passem a controlar mais as pessoas pelo que elas publicam, por exemplo, nas redes sociais?

Total de Votos: 79

Válida de 24/04/2014 a 01/05/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Babylandia
    Coelho Fortes Dourado
    BlueShark

    180graus no Instagramno Instagram

    Gerente Eficiente