Novos equipamentos · 14/09/2017 às 09h55 | Última atualização em 14/09/2017 às 11h11

Prefeita Lúcia Moura entrega equipamentos para Unidade Básica de Saúde em Colônia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Colônia do Piauí através da secretaria Municipal de saúde, entregou a unidade Básica de Saúde  (provisória ), equipamentos e utensílios de saúde que contribuirão para proporcionar serviços de maior qualidade aos colonienses.

 Foram entregues 3 longarinas, 3 armários, 2 mesas de escritório, 1 balança antropométrica de 300 kg, 4 cadeiras fixas, aparelhos de fisioterapia, 1 tens com 4 canais e um infravermelho. 

A prefeita Lúcia Moura disse que equipar a Unidade Básica de Saúde, tem como objetivo um melhor atendimento em saúde, para auxiliar e prestar serviços de qualidade a população, cuidando e prestando serviços de qualidade.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Colônia do Piauí, Lúcia Moura, está em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro teve início nesta segunda (14/08) e segue até terça. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.

Estão entre os temas: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; pauta política sobre o movimento municipalista e articulação no Congresso Nacional; projetos inovadores da CNM; comprometimentos financeiros e estruturais com o SUS; novo modelo de financiamento do SUS; judicialização da Saúde.

Na última terça-feira · 18/08/2017 às 10h53 | Última atualização em 18/08/2017 às 11h01

Lúcia Moura participou do 'Diálogo Municipalista' com várias autoridades na APPM


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Colônia do Piauí, Lúcia Moura, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), na última terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

(Equipe de Municípios)

Juventude em destaque · 09/08/2017 às 15h22 | Última atualização em 09/08/2017 às 17h14

Programa ID Jovem é lançado pela secretaria de juventude em Colônia


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal da Juventude de Colônia do Piauí realizou uma grande cerimônia na Câmara Municipal, marcando o lançamento oficial do ID Jovem, programa que tem o intuito de auxiliar jovens a ter acessos a eventos culturais e esportivos pagando meia-entrada e passagens interestaduais gratuitas.

O benefício é concedido por meio de um documento de identificação virtual pessoal e é destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade.

A solenidade teve a presença da Caravana ID Jovem Piauí, que faz parte da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí; da prefeita Lúcia Moura; do vice, Zé de João do Bar; do secretário municipal da juventude, Alisson Gomes; demais secretários, vereadores e outras autoridades municipais.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



As escolas urbanas e rurais de Colônia do Piauí, beneficiadas com o Programa NOVO MAIS EDUCAÇÃO realizaram no último sábado, dia 29/07 competições de FUTSAL masculino e feminino visando a integração entre as escolas e alunos envolvidos no programa.

Na oportunidade também aconteceu apresentações das atividades desenvolvidas nas oficinas durante o primeiro semestre letivo como xadrez, dança, capoeira, tudo acompanhado pelos facilitadores e monitores do Programa e com a participação efetiva dos alunos.

Na oportunidade também aconteceu apresentações das atividades desenvolvidas nas oficinas durante o primeiro semestre letivo como xadrez, dança, capoeira, tudo acompanhado pelos facilitadores e monitores do Programa e com a participação efetiva dos alunos.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A 41ª Vaquejada de Colônia do Piauí teve início na última sexta-feira(8/07) com a benção dos Vaqueiros no adro da Paróquia de Santo Antônio logo pela manhã, que foi seguida de uma cavalgada pelas ruas da cidade. A população pôde admirar a passeata que tinha vaqueiros de todas as idades, desde idosos até crianças.

As atividades são prestigiadas não só pelos vaqueiros, mas pela população como um todo

Logo após a cavalgada, os vaqueiros participaram da Corrida de Prado e em seguida foi oferecido pela Prefeitura de Colônia do Piauí, um grande almoço para o público presente, que ainda foi surpreendido com o sorteio de vários brindes, como: arreios, selas, manta, botas e muitos outros, animado por um bom forró Pé de Serra.

FOTOS: Portal Mural da Vila

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A Terra da Vaquejada Apresenta a XLI Vaquejada da cidade de Colônia do Piauí, o evento será realizado nos dias 07, 08 e 09 de julho. A premiação é de 23 mil.

Sexta-feira (07/07), tem Cizinho & Forró Bandido e Erika Diniz, já no sábado (08/07) é a vez da apresentação da banda do Arreio de Ouro, e para finalizar, a animação fica por conta de Forró pé-de-Serra.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Colônia do Piauí, Lúcia Moura, Vilma Lima participou do Seminário sobre medidas de redução e contenção de gastos com pessoal, promovido pela APPM, em evento nesta segunda-feira (05/06).

Na ocasião, foi abordado temas como: Medidas e Providencias necessária para a redução de pessoal nos municípios; Práticas e Dificuldade enfrentados pela Administração na Redução de Despesas pela Administração com Pessoal, e também Obediência aos princípios da legalidade e da eficiência na redução e contenção da despesa pessoal.

(Equipe de Municípios)

Alerta TCE · 23/05/2017 às 16h11 | Última atualização em 23/05/2017 às 16h31

Prefeituras terão contas bloqueadas se não enviarem IEGM até 31 de maio


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias, recebeu na tarde desta última segunda-feira (08/05) mais de 40 prefeitos do Partido Progressista, no escritório da Residência Oficial no Condomínio Mirante do Lago. O encontro foi proposto em conjunto com o senador Ciro Nogueira, como uma oportunidade de estreitar o contato dos gestores municipais com o executivo estadual. A prefeita da cidade de Colônia do Piauí, Lúcia Moura , estava presente no evento para se reunir com o governador para discutirem sobre pautas dos municípios.

Até o final da tarde, os prefeitos serão recebidos em audiências individuais, onde terão a oportunidade de apresentar dificuldades de seu município, que em momento de crise sofrem com a redução dos repasses, grande motor das economias locais.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O advogado Edmar Edson Mendes Rodrigues, natural do município de Colônia do Piauí, fez do estudo um caminho de superação e ascensão social. Oriundo do campo, onde ainda reside seus pais e boa parte da família conseguiu cursar direito na Universidade Estadual do Piauí, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados Brasil e exerceu o cargo de diretor do presídio José de Deus Barros, na cidade de Picos.

O jovem coloniense recebeu a comenda de honra ao mérito por se tornar o primeiro doutor do município de Colônia do Piauí, através da proposição do vereador e advogado Etevaldo Brito. O projeto foi aprovado por unanimidade e recebe assim como demais homenageados o reconhecimento do poder legislativo de Colônia do Piauí.

(Equipe Municípios)

Valor estimado em R$ 5 milhões · 06/04/2017 às 15h02 | Última atualização em 06/04/2017 às 17h07

Município de Colônia do Piauí será beneficiado com obras da Funasa


Compartilhar Tweet 1



Sete municípios, incluindo Colônia do Piauí serão beneficiados com obras de abastecimento de água e melhorias sanitárias. O convênio para a realização das obras foi assinado, na última segunda-feira (03/04), pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, pelo governador Wellington Dias, com a participação do deputado federal, Fábio Abreu, autor da emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões que vai permitir a realização das obras.

O critério das cidades escolhidas foi feito por meio de visitas técnicas que diagnosticaram a necessidade emergencial nesses municípios, o deputado federal Fábio Abreu, autor da emenda, explicou que a demanda dessas comunidades chamou atenção durante as visitas técnicas realizadas.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias autorizou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) a elaboração de projetos para pavimentação asfáltica nos municípios de Floresta, Simplício Mendes e Colônia do Piauí. As solicitações foram feitas no fim de semana em viagem do chefe do Executivo estadual ao interior do Piauí.

Cada município receberá 14 mil metros quadrados de pavimentação de vias públicas urbanas, ruas e avenidas. Além dessas solicitações, o governador autorizou a recuperação da rodovia estadual PI 241, no trecho que liga os municípios de Santo Inácio e Floresta do Piauí, e da PI 242, no trecho que liga Floresta do Piauí e Campinas.

(Redação Teresina)

Some após pescaria · 04/04/2017 às 11h25

Homem desaparece em açude, no município de Colônia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Francisco Neto da Silva, 39 anos, desapareceu no último domingo, após sair para uma pescaria no açude Pau Ferro, que fica na zona rural do município de Colônia do Piauí.

Segundo informações de pessoas próximas a localidade, ‘Neto’ como era chamado, já tinha costume de pescar no local e sofria de constantes crises convulsivas. O homem adquiriu o problema de saúde após um grave acidente de moto que sofreu há alguns anos atrás.

Familiares e conhecidos de Neto acreditam que este possa ter sido o motivo da morte do pescador, que deve ter caído na água e morrido afogado. Durante a tarde de domingo várias pessoas fizeram buscas atrás do corpo de Neto mas não encontraram. As buscas devem ser retomadas durante esta segunda-feira nas águas do açude.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Em visita ao município de Colônia do Piauí, o governador Wellington Dias esteve com estudantes que fazem parte do time de futsal da cidade e autorizou a Seduc a tomar as providências necessárias para elaboração de projeto para construção de quadra poliesportiva, no Ginásio Estadual Dr. José Guimarães, com emenda do deputado estadual Hélio Isaías.


Isabel Ribeiro, Gustavo Miranda e Rafael Araújo


Compartilhar Tweet 1



Em Colônia do Piauí, na última sexta (31/03), o governador Wellington Dias assinou autorização para a Secretaria Estadual de Cidades a tomar as medidas necessárias para realizar obra de pavimentação em paralelepípedo na área urbana do município; autorizou a celebração de convênio entre a Secretaria de Estado Defesa Civil e o município de Colônia do Piauí para processo licitatório na modalidade cabível para implantação de mobilidade urbana por meio de pavimentação e paralelepípedo em diversas ruas; e autorizou ao DER conclusão de projeto e inclusão no empréstimo com a Caixa Econômica Federal no valor correspondente a 14 mil m² de asfalto no município.


Isabel Ribeiro, Gustavo Miranda e Rafael Araújo


Compartilhar Tweet 1



Os vereadores Antwo, Veloso, Cristian, Roniel, Cláudia Lima e Antunim, presidente da Câmara, receberam o governador Wellington Dias, vice-governadora Margarete Coelho, juntamente com a prefeita Lúcia Moura e o vice-prefeito Zé de João do Bar. A solenidade foi dia 31 de março e também contou com presença dos prefeitos de Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita, e Santa Rosa do Piauí, Verissímo; dos secretários de Meio Ambiente, Ziza Carvalho; de Defesa Civil, Hélio Isaías; de Desenvolvimento Rural, Limma; deputados federais Marcelo Castro e Assis Carvalho, diretor presidente do DER, Castro Neto; além de secretários municipais como Marcelle Sá, de Assistência Social.


Isabel Ribeiro, Gustavo Miranda e Rafael Araújo


Compartilhar Tweet 1



Na manhã dessa sexta-feira (31/03), o Governador do Estado do Piauí Wellington Dias, visitou o município de Colônia do Piauí, onde participou de solenidade na Câmara Municipal, para a autorização de obra de pavimentação Poliédrica área urbana do município (SECIDE), e a autorização para implantação de obra de Mobilidade Urbana (DER).

Governador esteve acompanhado de sua comitiva e o evento aconteceu por volta das 09 horas da manhã.

(Redação Teresina)

Mobilidade urbana · 30/03/2017 às 15h16 | Última atualização em 30/03/2017 às 23h00

Wellington Dias participará de solenidade na Câmara municipal em Colônia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da próxima sexta-feira (31/03), o Governador do Estado do Piauí Wellington Dias, visitará o município de Colônia do Piauí, onde participará de solenidade na Câmara Municipal, para a autorização de obra de pavimentação Poliédrica área urbana do município (SECIDE), e a autorização para implantação de obra de Mobilidade Urbana (DER).

Governador estará acompanhado de sua comitiva e o evento acontecerá por volta das 09 horas da manhã.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O vereador e presidente da Câmara Municipal de Colônia do Piauí, Tunim, esteve em uma audiência junto ao governador do Piauí, Wellington Dias, e o secretário da defesa civil, Hélio Isaias, na última terça-feira (14/03).

Em pauta foram discutidas melhorias em benefício do município de Colônia do Piauí, onde o governador liberou recursos que serão destinados a cerca de 18 km de pavimentação, bem como a construção de uma barragem na zona rural do município, calçamentos na sede do município e a reforma no prédio da Câmara de Vereadores.

Na cidade está sendo reformado o ginásio estadual Dr. José Gusmão, que é uma obra do governo do Estado e da secretaria estadual de educação na pessoa da deputada federal Rejane Dias.

(Redação Teresina)

Evento da TV Cidade Verde · 14/03/2017 às 09h56 | Última atualização em 14/03/2017 às 15h23

Prefeita Lúcia marca presença em Congresso das Cidades na capital com prefeitos


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (13/03), a TV Cidade Verde em parceria com o Sebrae realizaram a abertura do Congresso das Cidades. Prefeitos, prefeitas e gestores municipais de várias cidades marcaram presença. Serão três dias para unir lideranças e pensar nos desafios que estão por vir. O evento acontece na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e segue até quarta-feira (15). A prefeita de São Lourenço Michelle marcou presença.

O evento é promovido pelo Governo do Piauí, TV Cidade Verde e SEBRAE, com o apoio da APPM, TCE, CAU, IBGE, FIEPI e SESI, com patrocínio da FUNASA, CAIXA e Governo Federal.

(Redação Teresina)

Com autoridades presentes · 20/02/2017 às 16h55 | Última atualização em 20/02/2017 às 17h17

Prefeita Lúcia participa de evento do PP com comitiva de Ciro Nogueira


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (20/02) a prefeita Lúcia Moura, de Colônia do PI, participou do ato de filiação de vários novos membros do partido do PP, no Cine Teatro da Alepi.

Estavam presentes o senador Ciro Nogueira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador W. Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, os deputados Iracema Portella, Paes Landim, Marcelo Castro, Júlio César, Maia Filho, Themístocles Filho, Júlio Arcoverde e outras muitas autoridades.

No evento, o secretário de saúde de Teresina, Silvio Mendes, a primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, o ex-deputado federal Elizeu Aguiar, os prefeitos de Beneditinos e Elesbão Veloso, além de outras lideranças, se filiaram ao PP.

(Redação Teresina)

Para prefeitos de 2017/2020 · 06/02/2017 às 15h42 | Última atualização em 06/02/2017 às 17h33

Lúcia Moura marca presença no 'Encontro Municípal da Transparente' na APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município da Transparente. A prefeita do município de Colônia do Piauí , Lúcia Moura, marcou presença no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM), que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

(Redação Teresina)

Capacitando os profissionais · 31/01/2017 às 18h03

2º dia de palestras da Undime na APPM; José Guedes participou


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Colônia do Piauí, José Guedes, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM

Municípios selecionados · 26/01/2017 às 12h22

Ministério da Transparência realiza capacitação no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)