O governador Flávio Dino entregou ao prefeito de Codó, Zito Rolim, cheque no valor de R$ 100 mil, referente ao prêmio de ‘Prefeito Defensor da Vida no Trânsito’, que tem por objetivo premiar as administrações municipais que se destacaram na aplicação de políticas públicas voltadas para a melhoria do trânsito nas cidades, durante o ano de 2015.

Para estimular a educação para o trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes no Maranhão, o governador Flávio Dino e a diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, lançaram o movimento ‘Maio Amarelo’, o CNH Rural e entregaram o prêmio de ‘Prefeito Defensor da Vida no Trânsito’.

Foto12_Karlos-Geromy_04_05_2016_Movimento-Maio-Amarelo-1024x683-300x200.jpg

(Redação Teresina)


Fonte: Codó Notícias

Compartilhar Tweet 1



Os macacos que pulam de galho em galho, o grande lance é aparecer nas obras que o governo começa a fazer em todo o Estado. Desde a semana passada, observamos a tentativa do Deputado Cesar Pires, ex-líder do governo Roseana Sarney na Assembleia, em posar de tutor da operação tapa buracos aqui na MA – 026, que liga o Km 17 até Codó, Tombiras e Coroatá.

O secretário foi bem claro quando disse muitas vezes que o vereador Pedro Belo foi um incansável em defender as obras, e que por diversas vezes o vereador foi a São Luis, acompanhado de outros vereadores em Codó, como a vereadora Maria Paz, pedir a recuperação da MA-026.


Compartilhar Tweet 1



Com os dois os policiais encontraram quase sessenta papelotes de maconha, uma arma de fogo, duas armas brancas e uma quantidade de dinheiro em cédulas de pequeno valor, o que caracteriza dinheiro arrecadado com o tráfico

A dupla foi conduzida ao Plantão Central da Polícia Civil onde foram autuados em flagrante delito.


Compartilhar Tweet 1



Nesse sábado ( 31 de janeiro de 2014 ) , o grupo Alencar presidido pelo empresário Júlio Alencar inaugura mais um empreendimento em nossa cidade, uma filial do seguimento de hotelaria. A pousada Alencar será a primeira em sua categoria com padrão diferenciado. Apartamentos equipados com uma moderna infra- estrutura para garantir total conforto aos hóspedes.
* estacionamento privativo com máxima segurança
* wireless de alta velocidade
* frigobar
* sistema de câmeras com monitoramento 24 horas
* área de lazer
* bar molhado
* academia
* café da manha
* cozinha até às 22:00 horas
Agradecemos à sua preferência.


Compartilhar Tweet 1



Já está em liberdade Antonio Magno Viana Muniz, de 24 anos, preso na semana passada pela Polícia Militar sob suspeita de ter estuprado e espancado uma mulher que continua internada no Hospital Geral Municipal.

A Justiça entendeu que não houve prisão em flagrante, por isso Antonio deveria ser posto imediatamente em liberdade.

Apesar de não questionar a decisão, o delegado Zilmar Santana que preside o inquérito, nos mostrou depoimentos dos policiais militares que provam que o suspeito foi preso dentro das 24h, contadas a partir do momento do crime, como permite a lei.

A mulher continua se recuperando no hospital, ainda há inchaço no rosto por causa da fratura, mas segundo informações do HGM, houve melhoras em seu quadro clínico.


Compartilhar Tweet 1



O empresário Francisco CARLOS de Oliveira e família receberam ontem (20) convidados especiais de vários Estados, amigos, empresários, políticos, entre os quais o prefeito da cidade Zito Rolim e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Estavam presentes no evento gerentes de grande multinacionais como gerentes da Ypioca,Bombril e Brilux.

O dia foi especial, representou mais uma etapa de crescimento do grupo liderado por Chiquinho Oliveira que inaugurou mais uma fábrica de copos, outra de água sanitária Econômica e a Maranhão Embalo, especializada em caixas de papelão que atenderá, inicialmente, aos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins.

Na ultima quarta feira por volta das 19 hs meu irmão José Ribamar sofreu um acidente e foi levado para UPA de Codó,chegando lá ele foi levado para sala de sutura a onde foi atendida pela Técnica de Enfermagem.

Quando cheguei lá a técnica já estava fazendo os primeiros procedimentos e indaguei pelo médico, e ele me informou que o médico Dr. Francisco Oliveira já tinha passado por lá só que meu irmão disse que ele só teria ido até a porta e voltou,nesse momento o médico entra e diz ” MÉDICO NÃO PRECISA VIM OLHAR PACIENTE NA SALA DE SUTURA POIS ISSO É SERVIÇO DA TECNICA E NÃO DO MÉDICO”, e mandou procurar os médicos Cubanos.
A Drª Socorro Coutinho foi quem fez a Sutura e diagnosticou vários problemas no joelho do paciente.


Compartilhar Tweet 1



Expedito Carneiro provou da maneira mais contundente que, além de possuir um grupo muito forte e ter lideranças políticas tradicionais ao seu lado, tem o poder de levar as massas aos seus eventos. O Parlamentar conseguiu o fato inédito de reunir em seu palanque todos os seus candidatos para as eleições de 2014. Ao lado de Expedito estavam os candidatos a deputado federal, Ricardo Archer, a deputado estadual, Glalbert Cutrin, ao senado, Gastão Vieira e ao governo do estado do Maranhão, além do prefeito Zito Rolim. Todos os candidatos presentes no mesmo palanque durante a apresentação do vereador Expedito Carneiro.

Na manhã desta quinta-feira (5) a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o Sistema Mirante de Comunicação, desenvolveu atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Para a promoção do projeto Codó Sustentável, funcionários da SEMAT e alunos da rede municipal de ensino realizaram a distribuição de mudas para a arborização da cidade. A distribuição aconteceu no centro da cidade e contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito.

Uma cidade mais arborizada é uma cidade mais bela, saudável e com um clima mais agradável a sua população. O Intuito aqui hoje é preservar o nosso meio ambiente”.

A cidade de Codó é uma das primeiras cidades do estado que já tem quase definidos os nomes que irão participar da corrida eleitoral das eleições deste ano.
Em conversa com alguns blogueiros da cidade de Codó, já é possível perceber alguns nomes confirmados vejam só: Camilo Figueiredo, novamente irá pleitear uma cadeira na câmara dos deputados, conjuntamente com ele participaram dessa fatia estadual, Júnior Codó, Cláudio Paz e César Pires. Para a câmara Federal: Ricardinho Archer, Pedro Belo e o agora correndo também nesta raia o empresário Francisco Nagib.OUTROSÉ bem provável que ainda apareçam alguns nomes, pois ainda é muito cedo para se definir com certeza o número exato de candidatos.

Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito de Codó, Zito Rolim, esteve, mais uma vez, ao lado dos amigos e amiga do Projeto Conviver. Na oportunidade, o prefeito deu a largada oficial da programação da “Terceira Idade Rumo a Copa”, agenda de atividades temáticas do Projeto Conviver.

Para eles, que já passaram por outras copas do mundo, tiveram a oportunidade de viver tantas emoções, é um momento especial. Estarem todos juntos celebrando a copa no Brasil. quero agradecer a presença do nosso prefeito Zito Rolim, que sempre foi um grande parceiro do Conviver. Se eles já estavam animados, ficaram mais ainda com a chegado do prefeito”.

Fonte: Codo Noticias

Moradores interditam BR-316 · 26/05/2014 - 09h51

Moradores interditam BR-316 e MA-026 que liga Codó


Compartilhar Tweet 1



Cansadas do descaso do Governo comunidades que moram no entorno da MA-026, interditaram a BR-316. Com o intuito de chamarem a atenção do Poder Público para as condições que se encontram as vias de acesso as suas respectivas localidades às margens da MA-026Codó/Dom Pedro.” Não é porque somos pessoas simples e de baixa instrução que não sabemos dos direitos que temos.

Segundo os organizadores estão preparador para ficar por 03(tres) dias com a BR interditada,tudo aconteceu devido um boato que saiu em que o candidato Domingos Dutra disse que a MA-026 não estaria nos planos do governo para recuperação.

A governadora Roseana Sarney chegará hoje a Codó para solucionar os problemas e evitar algo pior.


Compartilhar Tweet 1



imagem mostra o veiculo estacionado em cima da calçada atrapalhando a passagem de pedestres. O fato se repete todos os dias no município, deixando as pessoas perceptíveis a acidentes ao descerem das calçadas para trafegarem nas vias da cidade. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar veículos em calçadas tem o mesmo peso de parar em cima da faixa de pedestres e a falta é considerada grave. O motorista está sujeito à multa no valor de R$ 127,59, além de perder 5 pontos na carteira.

Armazém Paraiba

Entramos em contato com o gerente da loja o sr Eliel e ele nos informou que foi autorizado ele estacionar o caminhão baú em cima da calçada pelo Cesar do Detran, tentamos entrar com contato com o sr Cesar e não conseguimos.


Compartilhar Tweet 1



Conforme foi antecipado pelo Codo Noticias, o Secretario de Saúde e Ginecologista, Claudio Paz, confirmou ao nosso site que será mesmo pré-candidato a deputado estadual pelo PRP Partido Republicano Progressista nas eleições de outubro próximo.

Claudio Paz participou de um encontro que contou com membros do PRP de São Luis e de outros municípios da região, como Isamara Menezes de Chapadinha,ex-vice prefeito de Timon, Edivar Ribeiro,O vereador de São Luis Nato,A Secretaria de Estado da mulher, Catarina Bacelar,O ex-prefeito de Alexandre Costa, Carlinhos Machado,O Secretário Geral da Executiva Nacional, Lelé Arantes e o Presidente Estadual do PRP, Severino Sales. Além disso, militantes de movimentos sociais e de entidades de classe da região também foram à reunião política.

Em cinco anos, governo municipal construiu e equipou 80 novas salas de aula no campo, tornado-se o governo que mais contribuiu para reduzir a deficiência de infraestrutura da educação na zona rural.Das 234 escolas da rede municipal de ensino de Codó, 64 estão em seu perímetro urbano e 170 estão localizadas em sua zona rural. Em 2009, no início da gestão do prefeito Zito Rolim, existiam 111 escolas de taipa na zona rural. Em cinco anos, o governo conseguiu reduzir esse número para 80 escolas. No mesmo período foram construídas 150 novas salas de aula em todo município, sendo 70 na zona urbana e 80 salas na zona rural, o que revela a prioridade do governo dada à educação no campo.

Todas essas escolas são na Zona Rural

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a aquisição de 4.400 livros para todas as unidades da Rede Municipal de Educação Infantil. Foram investidos R$ 332.410,00 com recursos próprios do Município, por meio do F-40, parcela de 40% do FUNDEB aplicadas em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Desde a administração do então prefeito Ricardo Archer, há nove anos, esse tipo de investimento não era feito. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rosina Benvindo, o investimento é fundamental para o avanço da educação infantil. Rosina explicou que os livros são uma excelente ferramenta para os professores desenvolverem suas aulas.


Compartilhar Tweet 1



Com estes resultados veja como ficaram as semifinais da copa rural 2013.

Bacabinha 1 x 0 Posto Maravilha,Monte Cristo 3 x 1 Bacuri.

Com estes resultados veja como ficaram as semifinais da copa rural 2013. No sábado (15), teremos: 1º jogo – Km 17 x Peixe dia 15/02/2014 às 16:00 horas (Estádio Renê Bayma) 2º jogo – Bacabinha x Monte Cristo dia 15/02/2014 às 18:00 horas (Estádio Renê Bayma) A grande final está marcada para o dia 22/02/2014 às 16:00 horas (Estádio Renê Bayma). Torcedor vá ao estádio e incentive o nosso futebol. A grande final está marcada para o dia 22/02/2014 às 16:00 horas (Estádio Renê Bayma). É a copa rural que está movimentando o interior de Codó. Você que curti um bom jogo de futebol compareça ao estádio e confira mais esse grande evento do nosso esporte.

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) no Auditório da Escola Modelo Municipal Remy Archer, em Codó, o I Seminário Para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. O público alvo do seminário foi composto por Gestores Municipais das Políticas Públicas (Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, Mulher, entre outras) representantes da educação infantil, profissionais da área da saúde, acadêmicos em pedagogia, além de autoridades e representantes de órgãos do município e do Estado, como o Selo UNICEF. O evento teve como objetivo ratificar o Plano Municipal e criar a Rede Municipal da Primeira Infância, oportunizando reflexões

e debates sobre as temáticas pertinentes ao assunto.

O prefeito de Codó, Zito Rolim, inaugurou nesta quarta-feira, 05, mais uma escola de educação infantil e ensino fundamental na localidade na zona rural de Codó. Em dezembro do ano passado o prefeito, a Plan Internacional e uma grande empresa multinacional inauguraram uma escola na localidade Riacho Seco, região de Cajazeiras, localizada na zona rural de Codó. Agora, unidos pela mesma parceria, o governo Cuidando da Nossa Gente contemplou mais uma unidade de ensino na localidade Vertente.A Escola Municipal Francisco de Assis foi o resultado do projeto Escola da Terra e faz parte do programa Escola Ativa, que visa melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo e ampliar o acesso à educação nas zonas rurais.


Compartilhar Tweet 1



Após contratar alguns jogadores, a diretoria do Sampaio Corrêa emprestou o atacante Célio Codó para o Esportivo-RS. Segundo informações do jornal O Imparcial, o jogador assinou contrato para disputar o Campeonato Gaúcho e irá retornar para atuar na Série B do Campeonato Brasileiro.

Anteriormente, os cartolas já tinham emprestado os meias Zé Vítor (Maranhão) e Erlon (Imperatriz), além do lateral esquerdo Pedro Júnior para o Palmas-TO.

Por outro lado, a diretoria contratou o goleiro Gott, os laterais Geovanne, Paulo Ricardo e Wellington Indinho, o zagueiro Jadson, os volantes William e Dênis, além dos meias Hiltinho e Henrique.

O Sampaio Corrêa inicia sua caminhada no Campeonato Maranhense no dia 26 de janeiro, contra o Bacabal, no Correão.

Na manhã desta quinta-feira (16) o prefeito de Codó, Zito Rolim, visitou as obras de pavimentação da estrada vicinal que liga o perímetro urbano da cidade ao campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A obra, que é uma realização do Governo do Maranhão e está orçada em mais de 800 mil reais, foi mais uma conquista do governo Cuidando da Nossa Gente.

A estrada que liga a cidade ao campus universitário existe há mais de dez anos e sempre foi uma reivindicação dos estudantes e da população. No ano passado, o Prefeito Zito Rolim recebeu estudantes em frente o palácio municipal para escutar as reivindicações dos acadêmicos.Após uma decada o Prefeito Zito foi o unico que lutou juntos com os Alunos do IFMA por esse direito,esta de parabens todos os alunos e o Prefeito Zito.

erminou ontem, quinta-feira, 16 de janeiro, o primeiro Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica de Handebol, que levou para o município de Blumenau/SC 113 atletas da categoria juvenil masculina, nascidos em 1996 e 1997. A ação, realizada pela Confederação Brasileira de Handebol com o apoio do Ministério do Esporte, ocorreu no ginásio do Sesi, desde o dia 7 de janeiro.

E entre os 113 participantes estão dois codoenses, Fabrício Lima (Goleiro) e Euzébio Henrique (Armador), os dois atletas atualmente estão morando em Teresina-PI, onde estão no 1º Período de suas respectivas faculdades. Fabrício é da Base do Handebol do Colégio Batista/GHC, enquanto Euzébio originou-se do Hollanda/GHC.

Defesa Civil Estadual realizou na última segunda-feira (13) uma série de visitas a pontos específicos de bairros do município de Codó que são cortados pelo Rio Itapecurú. Os Sargentos Miranda e Luis Henrique, da Defesa Civil Estadual, estiveram reunidos com membros do Conselho Municipal de Defesa Civil do Município de Codó (COMDEC) e foram acompanhados pelos Secretários Municipais Cordeiro Oliveira (Agricultura) e Ferdinando Rocha (Meio Ambiente)  “A equipe da Defesa Civil Estadual está realizando esta visita preventiva, junto às autoridades locais e a COMDEC, para averiguação de áreas de riscos durante a estação chuvosa e para estabelecermos os locais mais críticos, onde serão instalados os pluviômetros em bairros onde há essas áreas de risco”. Explicou Ferdinando Rocha


Compartilhar Tweet 1



Dando seqüência ao maciço investimento feito na educação nos últimos cinco anos, o governo Cuidando da Nossa Gente irá aplicando recursos na recuperação, ampliação e construção de novas escolas para o município de Codó, tanto na cidade quanto na zona rural. No último dia de 2013, em entrevista na rádio, o prefeito Zito Rolim fez uma retrospectiva dos feitos do ano e anunciou mais 18 escolas para zona rural.

* SÃO BENEDITO DO MOZART,

RECREIO

* PENHA

* NOVA VILA

* LAGOA DO COSTA

* BOA ESPERANÇA DA CIT

* CANTO DA ONÇA

* POVOADO 7

* CORUJÃO

* CORDILÉIA

* CONCEIÇÃO DOS PALMEIRAS

* CACIMBA DE AREIA

* SANTA MARIA

O prefeito municipal de Codó, Zito Rolim, recebeu a doação de uma máquina pá carregadeira através do Programa de Aceleração de Crescimento PAC 2, do Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Entrega é parte de um kit que contem quatro tipos de máquinas, que irão ajudar aos municípios maranhenses castigados pela estiagem. É a terceira máquina entregue ao município em menos de 5 meses. Além da carregadeira, a prefeitura de Codó já foi contemplada com uma retro escavadeira e uma máquina motoniveladora patrol.

Trabalho em conjunto

Instituída em 2009, primeiro ano do governo Zito Rolim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Codó (COMDEC) vem tendo um papel fundamental para a chegada de benefícios ao município.