Incentivo da Agência Nacional -

Edital prevê abertura de cinemas em cidades sem salas

O edital do programa Cinema da Cidade da Agência Nacional do Cinema (Ancine) prevê o aporte de R$ 8,3 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a construção de salas de cinema pelos estados, que devem repassar uma contrapartida de pelo menos R$ 2 milhões pelos estados. O período de inscrição vai até 7 de julho.

“É fundamental para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro a ampliação das parcerias e dos investimentos de governos locais. Ampliar o parque exibidor significa mais brasileiros tendo acesso a entretenimento, à cultura e maior circulação da produção nacional. Convidamos os estados brasileiros para essa ação conjunta”, diz a diretora-presidente em exercício da Ancine, Debora Ivanov.

Apesar do crescimento expressivo do parque exibidor e da gradual interiorização, quase 60 milhões de brasileiros ainda vivem em municípios com mais de 20 mil habitantes sem nenhuma sala de cinema. Metade deles em cidades com mais de 50 mil habitantes, estrutura demográfica que seria favorável à sustentação de ao menos um complexo.

Sala e bombonière
O foco dos investimentos serão os 1.402 municípios com mais de 20 mil habitantes sem salas de cinema em operação nem projeto anunciado para implantação. Também poderão ser apresentadas propostas para digitalização de cinemas públicos em operação ou reforma de cinema sob risco de fechamento, quando for o único complexo localizado naquelas cidades.

Como padrão, os complexos terão duas salas de cinema, além de espaços administrativos e bombonière. Conforme o espaço disponível e a necessidade de cada município, poderão ser acrescentados sala multiuso e boxes comerciais. Para além das atividades de oferta de exibição de filmes, as salas poderão ser utilizadas para prestação de serviços que envolvam o audiovisual, tais como ensino a distância, videoconferência, e outras atividades que promovam o desenvolvimento da cultura.

Os recursos previstos para o ano de 2017 serão destinados à implantação de cinemas em pelo menos três municípios de cada estado proponente. Poderão manifestar interesse em parceria com o FSA os órgãos da administração pública direta estadual, assim como as fundações, autarquias e empresas públicas a ela vinculadas.

Programa Cinema Perto de Você
O Programa Cinema Perto de Você, instituído pela Lei 12.599/2012, foi criado com o objetivo de ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas em todo o Brasil. Ele é gerenciado pela Ancine em parceria com o BNDES, agente financeiro das linhas de crédito e financiamento.

O objetivo é fortalecer as empresas do setor, apoiando a expansão do parque exibidor e sua atualização tecnológica, e assim facilitar o acesso da população às obras audiovisuais por meio da abertura de salas em cidades de porte médio e bairros populares das grandes cidades.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Ancine

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco